Chinchila - Perda de pelo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Anish
Registado: quarta jul 25, 2007 2:06 pm

quarta jul 29, 2009 9:02 am

Olá
Tenho uma Chinchila macho com cerca de 2 anos, sempre foi saudável, está a comer bem, brinca, mas neste momento está-lhe a cair muito pelo, vejo rolinhos de pelo espalhados pela casinha dela, deixa pelo pelo chão, e quando lhe passo a mão por cima fico com pelo nas mãos. Isto nunca antes tinha acontecido.
Gostaria de saber se é normal, se esta é a epoca deles perderem e nascer outro, ou se ele pode estar com alguma doença de pele.

Obrigada pela ajuda.
amsobral
Membro
Registado: domingo fev 26, 2006 9:36 pm

quarta jul 29, 2009 10:49 am

Olá,
Penso que essa queda é normal. Se não tiver alguma pelada, vermelhidão ou escamação na pele à partida não tem fungos.

Em relação ao banho de areia, costumas dar? Com que frequência?
É importante eles tomarem bangho pelo menos de 2 em 2 dias duante 10 minutos ajuda a manter o pêlo saudável e bonito.

Sei que às vezes elas largam pêlo quando nós as tentamos pegar e elas não querem, é uma forma de defesa delas.

A minha também está a largar algum pêlo e penso que deve ser pela época do ano.

Mas acho que se ele está com o comportamente normal, activo, come bem e tem aspecto saudável não te deves de preocupar. :D

No entanto vai o viginado nos próximos dias e se vires que não é normal a queda do pêlo aconselho-te a ires a um Vet de exóticos.

Boa sorte e vai dando notícias do teu pequenote. :D
Xilinhah
Membro Júnior
Registado: sexta nov 21, 2008 4:47 pm

quarta jul 29, 2009 11:05 pm

Olá!

a minha chin tambem tem o pelo a cair muito.
teve uma pelada :( mas nunca se viu a pele nem nada.. e ja voltou a crescer, nao ta totalmente recuperado mas ja esta muito melhor :D

mas penso que a queda seja normal... :)
Genmaken
Membro Júnior
Registado: quinta abr 16, 2009 4:56 pm

quinta jul 30, 2009 1:15 am

Como já disseram, desde que não haja pelada não deve haver problema.

No verão noto sempre um aumento de queda de pêlo e penso ser normal.

Pode também ser consequência de stress. Certifique-se que não factores novos que possam estar a perturbar o animal.
Responder

Voltar para “Exóticos”