Ratz [Já Chegaram]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

terça ago 04, 2009 7:50 pm

Pois é, parece que me vou meter no que dizem "viciante mundo das ratazanas" :twisted: :twisted: . Para já ainda estou em fase de pesquisa, e tenho algumas duvidas que gostava de esclarecer:
-Estou a pensar em adquirir 2 exemplares (para já 8) ) e gostava de saber se 2 femeas ou 2 machos, se a diferença esta apenas no tamanho ou algo mais...
-Estou a pensar em construir ou comprar uma "casa" com cerca de 1m(alt.)x45cm(comp)x30(larg), o que me dizem?
-Quanto à alimentaçao, existe uma comida para ratazanas? ou dá-se uma de hamsters ou algo de genero? Depois tambem li que se deve complementar com por exemplo comida de cao, alguns cereais.. Está correcto?
-Depois tenho tambem algumas duvidas em relaçao ao "substracto", o que aconselham?
Para já é só, depois ainda tenho de arranjar algum criador pk sem o animal n presta :P :twisted: mas isso fica para mais tarde.. 8)
Última edição por Litoss em domingo set 20, 2009 3:58 pm, editado 1 vez no total.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça ago 04, 2009 8:11 pm

Diferenças entre machos ou duas fêmeas... os machos deixam com mais frequência um pequeno rasto de urina, e também podem ter um cheiro um pouco mais activo. Eu tenho dois machos comigo, e o cheiro não é nada de mais se a gaiola for limpa uma vez por semana.

O tamanho da gaiola podes confirmar aqui: http://www.rattycorner.com/odds/calc.shtml

Existe comida própria para ratazanas à venda, embora em certas zonas seja um pouco difícil encontrar. Tens por exemplo a linha da Versele-Laga: http://rongeurboutik.com/images/246.jpg ou http://rongeurboutik.com/images/1366.jpg
Comida de hamsters não serve, mas há receitas alternativas, se não encontrares as rações próprias. E sim, deve-se complementar sempre, pelo menos com fruta e vegetais ^_^

Substracto... há imensa informação sobre isso neste fórum, uma ou duas páginas abaixo. Olha aqui: http://www.rattycorner.com/odds/calc.shtml

Espero ter servido de alguma coisa, mas isto só também não chega, por isso continua a perguntar :)
Litoss
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 9:32 pm

Antes de mais, obrigado pela ajuda :wink: .

Estive a verificar o tamanho da gaiola e as medidas que tenho em mente servem perfeitamente para o pretendido :) .

Quanto à comida, vou iniciar uma pesquisa pelas lojas de animais da zona a ver se encontro comida para ratazanas, creio que ja vi ate algures mas nao tenho a certeza. Posso sempre encomendar pela net se aqui nao houver, nao deve haver problemas :P

Quanto ao substracto, tive a ver que se pode utilizar aqules "rolitos" tipo cat's best que eu ainda tenho alguns dos hamsters que tive em tempos..

Depois ja vi que nao ha grandes diferenças entre machos e femeas exeptuando o tamanho mesmo assim estou indeciso pois nao sei o que optar, ja pensei em femeas pois como sao mais pequenas o espaço que eu possa proporcionar sera sempre maior mas ainda nao sei :P

Depois quanto a decoraçao estou a pensar colocar varias plataformas, cordas com nós para que possam trepar, algumas caixas com 2 entradas, aqueles "hammocks" que posso fazer facilmente ja vi em varios sites e alguns tubos com rolos de papel de cozinha e coisas do genero...

Ah, outra coisa que queria perguntar, qual é o periodo de adaptaçao para as ratz? Devo deixa las ficar alguns dias a ambientar se ao espaço ou posso começar a interagir com elas pouco tempo depois? É que como estou mais habituado aos repteis que primeiro que se adaptem... :twisted: :twisted:

Penso que nao me esta a escapar nada, para ja pelo menos :P
marianamar
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 12:34 am

Muito bem ^_^

Adaptação... não sou a pessoa mais indicada para te aconselhar, não tenho muita experiência além dos meus dois rapazes (mais dois a caminho, eheh).
Eu diria para as deixares explorar a gaiola e descansar um bocadinho, mas mexer logo no primeiro dia.
Há muita gente por aqui que te pode esclarecer!...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta ago 05, 2009 8:10 am

Pela experiência que tenho, de algumas dezenas de ratz, nenhuma delas necessita de períodos de adaptação. Se a viagem for muito longa (atenção muito cuidado com o calor) devem deixar-se sossegadas por um bocado de modo a explorarem a gaiola.
O único cuidado que deves ter é escolher o local onde vais, ou a quem vais, buscar as ratz. Há muita gente que pura e simplesmente não lhes mexe e se assim for corres o risco de ter na mão uma ratz agressiva.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Litoss
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 9:18 am

Obrigado pelas dicas :wink:

Kitten: Claro que vou ter muito atençao ao modo como as ratz que adquirirei sao tratadas, provavelmente ate encontro algum criador aqui do forum que tenha ratz perto da minha zona que nesse caso ja sao bastante manuseadas, nao estou nada interessado em comprar numa loja de animais pelas razoes que ja se conhecem...

Outra coisa que eu gostava de perguntar, a zona da minha casa onde tenho mais espaço para disponibilizar é na parte de baixo, na "cave", apesar de tudo é um espaço bem iluminado quase como um piso superiorm aliás é onde passo a maioria do tempo quando estou em casa, apenas é um pouco mais humido, haverá problemas?

EDIT: Podem me indicar algum sitio/loja/site onde possa comprar uma gaiola para ratz? Nao tenho encontrado com boas medidas, se nao conseguir encontrar terei de construir uma e como nao tenho muito jeito era bom saber :P
piriii
Membro
Registado: sábado abr 05, 2008 9:20 pm

quarta ago 05, 2009 4:44 pm

As melhores gaiolas para as ratz são as de esquilo, chinchilas e furões. Não são dificies de encontrar na net mas o preço é que por vezes é elevado :twisted:
As diferenças que vejo entre machos e femeas para além do tamanho e do cheiro é que as femeas são mais agitadas, mais brincalhonas e não gostam tanto de colo como os machos que são mais pachorrentos :) . Falo pela minha experiência não sei se é sempre assim.
Litoss
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 5:00 pm

piriii Escreveu:As melhores gaiolas para as ratz são as de esquilo, chinchilas e furões. Não são dificies de encontrar na net mas o preço é que por vezes é elevado :twisted:
As diferenças que vejo entre machos e femeas para além do tamanho e do cheiro é que as femeas são mais agitadas, mais brincalhonas e não gostam tanto de colo como os machos que são mais pachorrentos :) . Falo pela minha experiência não sei se é sempre assim.
Eu quando tiver mais tempo ando mais um pouco e vou a uma loja que tinha bastantes gaiolas de esquilo deve ter la alguma que dê senão tenho mesmo de por maos a obra :twisted: :twisted: :P
Quanto ao sexo, ainda nao me decidi :? mas em principio talvez opte por femeas, nao pelo cheiro nem pelo facto do tamanho talvez haja uma ligeira diferença a nivel de temperamento mas ainda nao sei.
De qualquer forma obrigado :wink:
Litoss Escreveu:Outra coisa que eu gostava de perguntar, a zona da minha casa onde tenho mais espaço para disponibilizar é na parte de baixo, na "cave", apesar de tudo é um espaço bem iluminado quase como um piso superiorm aliás é onde passo a maioria do tempo quando estou em casa, apenas é um pouco mais humido, haverá problemas?
Gostava que me esclarecessem quanto a isto.
Cumps :wink:
marianamar
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 10:16 pm

Se passas mais tempo na "cave" é óptimo, vão ter a tua companhia ^_^
No Verão até é melhor que seja fresco, e no Inverno se for mesmo muito húmido podes sempre meter lá um desumidificador.
Hoje estive a "adaptar" uma gaiola e tirei umas fotos, depois posso mostrar-te o passo-a-passo.
marianamar
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 10:17 pm

Se passas mais tempo na "cave" é óptimo, vão ter a tua companhia ^_^
No Verão até é melhor que seja fresco, e no Inverno se for mesmo muito húmido podes sempre meter lá um desumidificador.
Hoje estive a "adaptar" uma gaiola e tirei umas fotos, depois posso mostrar-te o passo-a-passo.
Litoss
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 10:22 pm

Sim, la tem um desumidificador para manter a humidade nao muito elevada. Quanto a adaptaçao da gaiola, se puderes mostrar era muito bom para ter umas ideias :wink: :D
marianamar
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 1:59 am

Tem algumas falhas, se calhar mais do que vi, mas espero que te ajude: http://fancyratsportugal.files.wordpres ... aiola1.pdf
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

quinta ago 06, 2009 2:04 am

Cuidado só com o barulho do desumidificador já que as ratz possuem audição muito sensível. :wink:
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta ago 06, 2009 7:48 am

marianamar Escreveu:Tem algumas falhas, se calhar mais do que vi, mas espero que te ajude: http://fancyratsportugal.files.wordpres ... aiola1.pdf
Isso é uma transportadora, é desdobravel e fica tipo mala, tambem tenho uma, mas acho pequenita para ratz.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Litoss
Membro Veterano

quinta ago 06, 2009 9:23 am

marianamar Escreveu:Tem algumas falhas, se calhar mais do que vi, mas espero que te ajude: http://fancyratsportugal.files.wordpres ... aiola1.pdf
Independentemente das falhas, foi sem duvida uma boa adaptaçao :wink: , a ideia dos tabuleiros é bastante interessante nunca tinha pensado nisso.. Entao com florzinhas daquelas :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Apesar de tudo tem boas ideias se tiver de constriuir/adaptar algo, no entanto se conseguisse comprar uma ja feita jeitosa era melhor porque nao tenho grande jeito para bricolaijes :twisted: :P
Siwain Escreveu:Cuidado só com o barulho do desumidificador já que as ratz possuem audição muito sensível. :wink:
Penso que nao deve haver problemas, a sala ainda e grandita e o desumidificador iria ficar afastado do local, tambem e bastante silencioso e tive de trocar porque tinha um que fazia tanto barulho que tinha de levar uma chapada para abrandar :twisted: :twisted: 8)
Responder

Voltar para “Exóticos”