Eu também tenho 3 esquilos, os meus são muito meiguinhos, mas sei que se podem tornar territoriais e tenho sempre cuidado para lhes dar guloseimas a todos ao mesmo tempo... Além da comida própria para esquilos e das barras de sementes/ cereais, podes dar-lhe toda uma vasta gama de "extras": todos os cereais, frutos secos, frutas normais (os meus sao doidos por laranjas e cerejas), alguns vegetais (adoram cenoura). As proteinas também são importantes, os meus adoram queijo, ração de cão/ gato, ovo cozido e iogurte.
Os esquilos precisam de muita actividade para estarem felizes, justamente porque são muito ageis... Tenho varias bolas de pvc, feitas especialmente para roedores... é só mete-los lá dentro e deixá-los "rolar" pela casa... Acaba por ser uma boa alternativa às rodas de exercicio.
No fundo da gaiola coloco aparas de madeira, e como ninho tenho uma caixa de madeira grande... Ponho-lhes feno e alfafa no chão, assim eles divertem-se a carregar o material para o ninho.
Limpo a gaiola 1 vez por semana, mas os meus são muito limpinhos e fazem tudo no mesmo cantinho, por isso dia sim, dia não limpo esse cantinho.
Os meus são diurnos, se acordarem durante a noite, é porque me ouvem a tratar dos "primos nocturnos" que tenho, e vêm espreitar para ver se lhes calha uma avelã ou uma uva.
Para quem quiser adicionar mais um esquilo à familia, por experiência em vários tipos de animais, recomendo que adquiram um de sexo oposto ou então 2 femeas, com mais ou menos o mesmo tamanho e idade... Deixar o novo membro numa gaiola junto à principal, para que ambos se possam conhecer e tornarem-se familiares... Ao observar o comportamento de ambos, é facil ver que passados alguns dias, eles já não se estranham... Troca-los de gaiolas para que se habituem um ao outro e aos cheiros e territorios tambem é bom... Este processo pode demorar até um mês, mas o sucesso é quase garantido. Boa Sorte