Esquilos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta jul 10, 2003 12:01 pm

Olá a todos, obrigada pelas dicas que me deram...

Agora, tenho mais um animal. Deram - me no sábado uma esquila. O rapaz que a tinha, não a podia ter porque os pais não deixavam.
Dei - lhe o nome de Tuca
Mas não percebo nada de esquilos. Já consultei a net e tirei algumas dúvidas, sobre a alimentação, o tipo de gaiola, o substracto que se deve por no fundo da gaiola.
Reparei que o Membro Cleo tem dois esquilos. Será que me podias ajudar?
A minha esquila de momento está numa gaiola um bocado apertada :? ...
mas no próximo mês vou comprar uma maior.
A Tuca no 1º dia, ferrou - me logo os dentes num dedo... e tinha umas luvas bem grossas :cry:
Ela passa o dia e a noite sempre no ninho que eu lhe arranjei. É normal?
Pus na gaiola uma roda para ela fazer exercício, mas ela ainda não foi para lá. Será que ela não precisa?
Se algum membro me puder dizer alguma coisa sobre os esquilo, agradeço.

Beijinhos e abraços para todos aqueles que adoram animais como eu

Tchinho
:D
xOfiNha
Membro
Registado: sexta abr 18, 2003 1:25 pm

sexta jul 11, 2003 11:23 am

Oi :D

Também tenho um esquilo (esquilo voador), ao principio era muito desconfiado e tinha medo de mim. Depois passei algum tempo durante os primeiros dias com o braço dentro da gaiola para lhe tentar dar um pedacito de maçã e ele acabou por vir comer à minha mão. Agora já vem sem medo comer da minha mão e adora noz.

O espaço é muito importante para eles porque são animais muito ágeis, tenta comprar a gaiola o mais rápido possível. Quanto à roda o meu esquilo também tinha uma roda mas nunca a usou, acabei por tira-la. Eles gostam muito de saltar por isso aconselho-te a arranjares uns pauzinhos de alguma árvore (os meus são da oliveira do meu jardim) e colocares de forma a que ela possa saltar de uns para os outros. Fiz também uma plataforma que coloquei num canto alto da gaiola onde ele faz sempre o ninho (ninho para hamsters). O ninho deve ser mudado de 15 em 15 dias e a gaiola deve ser limpa todas as semanas.

Deves passar algum tempo com a tua esquilinha todos os dias para que ela se habitue a ti e para que não se sinta sozinha, os esquilos precisam de muita atenção.

Se tiveres mais alguma dúvida pergunta, se eu não poder ajudar, alguém o fará por mim :D

xOfiNha
Tchinho
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 4:10 pm

Olá Xofinha!

Obrigada pela tua ajuda. Tenho mais umas perguntas a fazer - te... ;)

Pode ser? :lol: :D :)

Até já

Tchinho
xOfiNha
Membro

sexta jul 11, 2003 7:16 pm

Podes fazer as perguntas que quiseres!

Fico à espera! :D

xOfiNha
Tchinho
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 9:46 pm

Olá Xofinha!

:D

Quando cheguei a casa fui dar um bocado de pêra à minha esquila, mas ela não ligou nada :( ... , então pus a pêra quase dentro do ninho e a Tuca sentiu, apanhou - a, levou - a para o ninho e comeu - a toda . Fiquei toda contente :lol: .Depois de comer, ficou a dormir e até agora ainda não acordou!
Já lhe tirei a roda, que não estava lá nada a fazer...
Estou a pensar em lhe comprar um companheiro... achas que não vão andar à luta? Será que depois preciso de pôr dois ninhos? Um para cada um? O ninho que eu tenho é daqueles em madeira para piriquitos e pus feno lá dentro... ela está lá sempre a dormir :roll: o teu ninho é como?
No fundo da gaiola tenho aparas de madeira, pedaços de casca de árvore, folhas secas, feno e pequenos raminhos de árvore. É o ideal? Ou há outra coisa melhor? A comida que eu lhe estou a dar é da vitakraft, é boa esta comida? Também lhe comprei umas barras de cereais com mel que ela tem comido um bocado todos os dias, deve adorar! :lol: :D :)
A gaiola que eu lhe vou comprar é bem grande e vou colocar lá dentro uns ramos para ela trepar, várias plataformas e dois ninhos. Achas que é preciso mais alguma coisa?

Obrigada
Beijinhos e abraços para todos aqueles que adoram animais como eu

Tchinho
xOfiNha
Membro

sexta jul 11, 2003 10:03 pm

Oi de novo :)

Eu custumo comprar ninho para hamster e deixo um mão cheia dentro da gaiola...ele depois arranja o ninho como quer e onde quer. É muito giro vê-lo a fazer o ninho. Mudo-lhe o ninho de 15 em 15 dias! No fundo da gaiola ponho uma coisa da Vitakraft de eucalipto que se chama comfort plus higien litter e que absorve os cheiros. A água também é muito importante...o meu esquilinho tem um genero de biberao e mudo-lhe a água todos os dias apesar de ter lido que é para mudar dia sim dia não eles gostam muito de ter sempre aguinha fresquinha :D A comida que lhe dou também é da Vitakraft e ele gosta muito...parece-me ser muito boa e é muito variada.

Quanto a ter mais um esquilo não sei :? também gostava de saber se dava pa ter mais um na mesma gaiola mas tenho medo que eles são bichinhos que gostam de ter o seu espaço bem definido!

Que raça é a tua esquilinha?

Eu custumo tar no MSN e já te adicionei aos meus contactos :D

Qualquer coisa é só perguntares!

xOfiNha
xOfiNha
Membro

sexta jul 11, 2003 10:03 pm

Oi de novo :)

Eu custumo comprar ninho para hamster e deixo um mão cheia dentro da gaiola...ele depois arranja o ninho como quer e onde quer. É muito giro vê-lo a fazer o ninho. Mudo-lhe o ninho de 15 em 15 dias! No fundo da gaiola ponho uma coisa da Vitakraft de eucalipto que se chama comfort plus higien litter e que absorve os cheiros. A água também é muito importante...o meu esquilinho tem um genero de biberao e mudo-lhe a água todos os dias apesar de ter lido que é para mudar dia sim dia não eles gostam muito de ter sempre aguinha fresquinha :D A comida que lhe dou também é da Vitakraft e ele gosta muito...parece-me ser muito boa e é muito variada.

Quanto a ter mais um esquilo não sei :? também gostava de saber se dava pa ter mais um na mesma gaiola mas tenho medo que eles são bichinhos que gostam de ter o seu espaço bem definido!

Que raça é a tua esquilinha?

Eu custumo tar no MSN e já te adicionei aos meus contactos :D

Qualquer coisa é só perguntares!

xOfiNha
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado jul 12, 2003 7:50 pm

Eu também tenho 3 esquilos, os meus são muito meiguinhos, mas sei que se podem tornar territoriais e tenho sempre cuidado para lhes dar guloseimas a todos ao mesmo tempo... Além da comida própria para esquilos e das barras de sementes/ cereais, podes dar-lhe toda uma vasta gama de "extras": todos os cereais, frutos secos, frutas normais (os meus sao doidos por laranjas e cerejas), alguns vegetais (adoram cenoura). As proteinas também são importantes, os meus adoram queijo, ração de cão/ gato, ovo cozido e iogurte.
Os esquilos precisam de muita actividade para estarem felizes, justamente porque são muito ageis... Tenho varias bolas de pvc, feitas especialmente para roedores... é só mete-los lá dentro e deixá-los "rolar" pela casa... Acaba por ser uma boa alternativa às rodas de exercicio.
No fundo da gaiola coloco aparas de madeira, e como ninho tenho uma caixa de madeira grande... Ponho-lhes feno e alfafa no chão, assim eles divertem-se a carregar o material para o ninho.
Limpo a gaiola 1 vez por semana, mas os meus são muito limpinhos e fazem tudo no mesmo cantinho, por isso dia sim, dia não limpo esse cantinho.
Os meus são diurnos, se acordarem durante a noite, é porque me ouvem a tratar dos "primos nocturnos" que tenho, e vêm espreitar para ver se lhes calha uma avelã ou uma uva.
Para quem quiser adicionar mais um esquilo à familia, por experiência em vários tipos de animais, recomendo que adquiram um de sexo oposto ou então 2 femeas, com mais ou menos o mesmo tamanho e idade... Deixar o novo membro numa gaiola junto à principal, para que ambos se possam conhecer e tornarem-se familiares... Ao observar o comportamento de ambos, é facil ver que passados alguns dias, eles já não se estranham... Troca-los de gaiolas para que se habituem um ao outro e aos cheiros e territorios tambem é bom... Este processo pode demorar até um mês, mas o sucesso é quase garantido. Boa Sorte :)

:lol:
Tchinho
Membro Veterano

sábado jul 12, 2003 9:18 pm

Olá Xofinha e Moya!

Obrigada pelas vossas dicas...

Vou tentar agora ir dar um pouco de pêra à Tuca... ela hoje de manhã estava a comer uns cereais, assim que me viu, levou o comer para o ninho e ainda lá não saiu :( :| :(

Não lhe posso tocar, que ela morde - me logo... se calhar ainda não está ambientada...

:o :o :o

Beijinhos e abraços para todos aqueles que adoram animais como eu!

Tchinho
Responder

Voltar para “Exóticos”