cruzamento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
barreto
Membro Júnior
Registado: quarta fev 18, 2004 10:53 am

sexta set 04, 2009 12:44 am

obrigado pela vossa preocupação....são de estimação e a lei já foi alterada faltando só a sua publicação, Cumnprimentos
Última edição por barreto em sexta set 04, 2009 3:56 pm, editado 1 vez no total.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta set 04, 2009 1:28 am

O furão é um animal de detenção ilegal em Portugal.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta set 04, 2009 1:38 am

fang escreveu:
Mas qual é o problema do furão??

Se houver denúncia é apreendido e o dono adquire outro na "candonga"...

Enquanto não houver alteração legal, é assim que funciona se as situações forem resolvidas conforme o establecido na lei...

Pode haver quem perceba a "problemática legal do furão", mas um agente de autoridade que não esteja " sensível" ao "problema", irá reger-se pela legislação em vigor, nada mais.

Quem tem furões tem responsabilidades acrescidas e deve saber lidar com elas.
Ou então faz-se sócio de uma associação de caçadores, e fica fiel depositário do animal, em representação da mesma, registando-o na ANF.

Quem disse que os furões são ilegais em Portugal??

São!... detidos por particulares e sem registo na AFN.
Em clubes e associações de caça o que não falta é furões legais...
Citação por Fang:
Artigo 26º
Processos e meios de caça
(CRIME)
(Ver tb art.º 78º e seguintes do DL 202/04)
1- A caça só pode ser exercida pelos processos e meios permitidos.
2- A detenção, uso e transporte de furões só são permitidos aos serviços competentes do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e as entidades gestoras de caça, para efeitos de ordenamento de populações de coelho-bravo ou da sua caça, quando autorizadas.
(Prisão até 6 meses ou multa até 100 dias – n.º 2 do Artº 31º )
3- É obrigatório o registo dos furões nos serviços competentes do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

http://www.gnr.pt/portal/internet/legis ... 173_99.pdf

Citação:
Artigo 85.º
Furão
1 - As entidades gestoras de zonas de caça e as associações de caçadores devem proceder ao registo anual dos furões nos serviços da DGRF da área onde os mesmos se encontrem instalados.
2 - A utilização de furões em acções de ordenamento de populações de coelho-bravo depende de autorização prévia da DGRF.
3 - O transporte e a utilização de furões devem ser acompanhados de guia de transporte de modelo da DGRF, emitida pela entidade detentora dos mesmos.

http://www.gnr.pt/portal/internet/legis ... 202_04.pdf
Neste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4&start=30
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 1:53 am

Kathamina Escreveu:fang escreveu:
Mas qual é o problema do furão??

Se houver denúncia é apreendido e o dono adquire outro na "candonga"...

Enquanto não houver alteração legal, é assim que funciona se as situações forem resolvidas conforme o establecido na lei...

Pode haver quem perceba a "problemática legal do furão", mas um agente de autoridade que não esteja " sensível" ao "problema", irá reger-se pela legislação em vigor, nada mais.

Quem tem furões tem responsabilidades acrescidas e deve saber lidar com elas.
Ou então faz-se sócio de uma associação de caçadores, e fica fiel depositário do animal, em representação da mesma, registando-o na ANF.

Quem disse que os furões são ilegais em Portugal??

São!... detidos por particulares e sem registo na AFN.
Em clubes e associações de caça o que não falta é furões legais...
Citação por Fang:
Artigo 26º
Processos e meios de caça
(CRIME)
(Ver tb art.º 78º e seguintes do DL 202/04)
1- A caça só pode ser exercida pelos processos e meios permitidos.
2- A detenção, uso e transporte de furões só são permitidos aos serviços competentes do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e as entidades gestoras de caça, para efeitos de ordenamento de populações de coelho-bravo ou da sua caça, quando autorizadas.
(Prisão até 6 meses ou multa até 100 dias – n.º 2 do Artº 31º )
3- É obrigatório o registo dos furões nos serviços competentes do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

http://www.gnr.pt/portal/internet/legis ... 173_99.pdf

Citação:
Artigo 85.º
Furão
1 - As entidades gestoras de zonas de caça e as associações de caçadores devem proceder ao registo anual dos furões nos serviços da DGRF da área onde os mesmos se encontrem instalados.
2 - A utilização de furões em acções de ordenamento de populações de coelho-bravo depende de autorização prévia da DGRF.
3 - O transporte e a utilização de furões devem ser acompanhados de guia de transporte de modelo da DGRF, emitida pela entidade detentora dos mesmos.

http://www.gnr.pt/portal/internet/legis ... 202_04.pdf
Neste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 4&start=30
Sim, esqueci-me desse pormenor :oops: Mas será permitida a sua procriação? E se o user em causa estivesse registado como caçador não conheceria alguém que tivesse um macho? :twisted:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Kathamina
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 2:17 am

Secalhar o user, pode ser sócio de uma associação de caçadores e ter o animal registado na ANF e não ir própriamente á caça, logo não conhece quem tenha um macho, penso eu de que :roll:

Ou então, não é sócio, nem o furão está registado na ANF e não conhece ninguém que tenha um macho...ah pera aí, então é ilegal, tu queres ver!? :twisted:
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sexta set 04, 2009 2:48 am

Kathamina Escreveu:Secalhar o user, pode ser sócio de uma associação de caçadores e ter o animal registado na ANF e não ir própriamente á caça, logo não conhece quem tenha um macho, penso eu de que :roll:

Ou então, não é sócio, nem o furão está registado na ANF e não conhece ninguém que tenha um macho...ah pera aí, então é ilegal, tu queres ver!? :twisted:
Temos pra já que aceitar as duas possibilidades, só o user nos poderá dizer de sua verdade... Se nos mostrar o registo do animal, talvez conheçamos um furão macho ...

Kathamina
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 12:54 am

Olha, boa!! Não sabia que a lei já tinha sido alterada! :|
Rapinus
Membro Júnior
Registado: quinta set 02, 2004 2:27 pm

segunda set 07, 2009 1:27 pm

Ai sim? mesmo bom :D
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça set 08, 2009 10:06 am

O Decreto-Lei já foi assinado mas a portaria que irá consentir que possamos detê-los (através de registo) ainda não...
Responder

Voltar para “Exóticos”