Vamos tornar-nos ratz-dependentes!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Anvilfolk
Membro Júnior
Registado: terça set 01, 2009 11:08 pm

segunda set 07, 2009 4:03 pm

Bem, parece que já há mais convertidos. Decidi criar este tópico para não estar a off-topicar o dos petauros, e para vos manter a par do que andamos a fazer.

Encontrei uma loja que consegue arranjar uma gaiola para ratz, Marchioro Tom 82, de 82x51x80, onde os 80 são a altura. Para além disso, já vem com uma série de acessórios (tubos, garrafa de água, plataformas, etc, salvo erro), e acho que é cromada e não galvanizada - pelo que o problema o envenenamento por zinco não se deve pôr. O espaçamento entre as grades também é correcto. É chata de limpar por ter aberturas pequenas e em locais mas dá perfeitamente para dar a volta a isso. No geral, parece-me uma muito boa compra.

A loja também tem ração específica para ratos e ratazanas, da marca que parece ser a preferida por estas bandas: Versele-Laga, Tem substratos e também tem as ratz... tenho de confessar que não gostei das condições em que as mantinham, portanto não devo comprar lá.

Estou seriamente a pensar em encomendar o kit da Marchioro, que me dá um "quick start". Alguém tem opiniões sobre a marca? Gostava muito de ter algumas ratz o mais cedo possível, já que vou ter de ficar fechado em casa bastante tempo este mês e aproveitava para estar mais com elas. A caixa consegue estar cá esta semana ainda, supostamente, e consigo tratar de arranjar ração base e suplementos, mais acessórios e substrato até lá.

Digam coisas, que aproveitava para encomendar ainda hoje :)

P.S. Não sei qual é a política sobre mencionar o nome das lojas onde encontrámos X ou Y. Pelas regras não me parece proibido, mas será mal visto? Por mim digo-vos onde encontrei isto :)
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

segunda set 07, 2009 4:15 pm

Não conheço a marca das gaiolas, no entanto esse tal Kit parece-me ser bastante bom, se o preço for tambem bom parece-me uma boa opção :wink:
Quanto à alimentação... Existe de facto uma raçao (no minimo) da versele-laga que completa as doses necessárias para uma ratazana, no entanto, uma mistura também tem as suas vantagens, penso que já cabe a cada um decidir aquilo que prefere desde que forneca as quantidades necessárias de proteina etc as ratz.
Quanto ao substracto, aconselho aparas de madeira ou entao aparas de madeira prensada, a versele-laga também tem mas há em várias marcas :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Anvilfolk
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 4:20 pm

Quanto ao preço, dependerá de cada um. Pessoalmente estou disposto a dá-lo :)

Esqueci-me de uma coisa... como devo fazer para treinar as minhas futuras ratz a ir à W.C.? Começo por colocar substrato apenas num cantinho, e depois adiciono OUTRO tipo de substrato no resto da base da gaiola? Posso inclusivamente colocar substrato dentro de uma "taça" adequada para o efeito, a ver se se torna ainda mais fácil de limpar depois. Com isto não pretendo abdicar das mudanças semanais, claro :)

E com a ração também não vou eliminar outros alimentos. Vou tentar ir variando - dá para perceber que é na variedade que se encontra o melhor :)
Litoss
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 4:43 pm

Quanto ao W.C, podes treiná-las a irem lá, claro que dependerá um pouco da vontade delas e a única coisa que consegues é que façam lá os cócós porque os chichis é onde calhar :twisted:
O W.C tem de ter um litter (substracto) diferente do resto da gaiola para que elas possam ver que é um local diferente :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

segunda set 07, 2009 4:48 pm

Boa escolha, as ratazanas são animais fascinantes e não param de me surpreender.
Se fosse há pouco tempo atrás eu tinha duas ratazanas para dar uma branca e uma hooded, mas como o ambiente ca em casa acalmou devo ficar com elas até porque não me consigo despegar delas... Fiquei ratzaólico :lol: :lol:

Cumps
Bondage2009
Registado: segunda set 07, 2009 3:02 pm

segunda set 07, 2009 4:56 pm

Para habituar ao wc eu poria uma caixaWC com substrato e o resto da gaiola sem nada no inicio, e os cós cós que encontrasse espalhados iria coloca-los na caixa WC os xixis em principio vão fazendo onde calha os machos costumam largar mais gotinhas que as femeas numa de marcação.
Anvilfolk
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 4:57 pm

Heheheh, parece que vou mesmo encomendar a caixinha. Penso que é o melhor. Não tenho encontrado mais nada a não ser isto... e as outras de esquilos precisam de muita readaptação. Eu depois vou modificando para ficar mais "meu" e personalizado.

Eu estava a perguntar mais COMO é que se treina a fazerem as necessidades no mesmo sítio. Depois li isto, e assustei-me: Keep some of bedding that has their poop and pee in it. You will put that in the litterbox to encourage them to use it.

Depois da conversa de eles só treinarem o fazer cócó, pensei que era para ir buscar substrato com cócó e fazer xixi lá dentro :lol:
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda set 07, 2009 6:56 pm

Como "ensinar" uma ratz a usar W.C:

Pela observação.
Ver em que sitios da gaiola deixam mais "presentes" e colocar aí o recipiente.
É normal que vão deixando presentes espalhados até se habituarem, mas no caso das minhas mais velhas, cócós fazem sempre no w.c.
No meu caso, visto á dimensação da gaiola ser um pouco grande optei não usar litter, uso apenas no w.c.
Mas na altura em que tinha litter em toda a gaiola tive que fazer diferênciação, elas associam as aparas de madeira ao w.c e uma gaiola cheia de aparas de madeira ficou um mega W.C, lol.
Pensem em 2 tipos de litter para definir as áreas, por exemplo madeira prensada para a gaiola e aparas de madeira (SEM AROMAS) para o w.c.
Sejam paciêntes, nos primeiros tempos são capazes de vos presentear a gaiola toda, mas vão colocando os cócós no sitio onde devem ir.
Quanto aos xixis, não há volta a dar.

Em termos de limpeza, a minha gaiola é um "pincel" para limpar, exactamente por ter uma abertura pequena, ás vezes dou por mim presa, metade dentro, metade fora da gaiola.
Já se falou em alguns tópicos quais os produtos indicados para limpar/desinfectar. Desde que os produtos que usam na limpeza, seja detergentes, lixivias (peq.quant), devem ter a preocupação de tirar qualquer residuo dos mesmo e secar bem.
Descobri, também aqui num tópico, que vinagre é um bom desinfectante e não tem tantos componentes quimicos, logo é melhor e ainda é óptimo para no caso dos hammocks, camas suspensas tirar o cheiro da urina.

As medidas para a gaiola parece-me bem, estive a ver as gaiolas e gostava tanto de ter uma assim, desmontável e fácil de limpar, sim não se queixem que a minha para desmontar fico com as grades todas na mão, sortudos :twisted:
O sitio é em lisboa? Digam-me que sim, palise, ehehe

E pronto, falei que me fartei :oops: desculpem, mas quando começo a falar de ratz, é isto...
Litoss
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 7:02 pm

Vinagre para limpezas... Deve deixar um aroma um pouco desagradável (digo eu) :lol:
Depois a dificuldade da limpeza varia de gaiola para gaiola, há aquelas que sao muito faceis, desmontáveis e tudo mais e as mais dificeis que têm aberturas mais pequenas e não dá para desmontar e que no fim ainda têm de levar fita-cola anti-fuga 8)
Kathamina
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 7:19 pm

Litoss Escreveu:Vinagre para limpezas... Deve deixar um aroma um pouco desagradável (digo eu) :lol:
Depois a dificuldade da limpeza varia de gaiola para gaiola, há aquelas que sao muito faceis, desmontáveis e tudo mais e as mais dificeis que têm aberturas mais pequenas e não dá para desmontar e que no fim ainda têm de levar fita-cola anti-fuga 8)
Vinagre sim, olha que fiquei a olhar de lado quando li, mas não fica cheiro nenhum do vinagre, até porque depois passas bem com água corrente.
Experimenta e vais ver ;)
E não é fita-cola :twisted: é fita isoladora.
E confirmo, a minha gaiola para limpar...é uma carga de trabalhos, mas não me importo ;)
Kathamina
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 7:21 pm

Bfddone Escreveu:Boa escolha, as ratazanas são animais fascinantes e não param de me surpreender.
Se fosse há pouco tempo atrás eu tinha duas ratazanas para dar uma branca e uma hooded, mas como o ambiente ca em casa acalmou devo ficar com elas até porque não me consigo despegar delas... Fiquei ratzaólico :lol: :lol:

Cumps
Hello...sabes que mais, fico contente que fiques com elas. Lamento não ter conseguido ajudar, mas vais ver que vais adorar tê-las contigo ;)
Boa sorte ;)
Litoss
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 7:57 pm

Kathamina Escreveu:
Litoss Escreveu:Vinagre para limpezas... Deve deixar um aroma um pouco desagradável (digo eu) :lol:
Vinagre sim, olha que fiquei a olhar de lado quando li, mas não fica cheiro nenhum do vinagre, até porque depois passas bem com água corrente.
Experimenta e vais ver ;)
E não é fita-cola :twisted: é fita isoladora.
E confirmo, a minha gaiola para limpar...é uma carga de trabalhos, mas não me importo ;)
Eu acho que prefiro lavar bem lavadinho com àgua e um bocado, pouca lixivia se necessário :P
Anvilfolk
Membro Júnior

segunda set 07, 2009 7:58 pm

Bem, já entendi a situação do substrato. Agora vou experimentando com o que encontrar até ver um que ache mesmo bom :)

Para conseguir limpar bem estou a pensar, pura e simplesmente, em cortar um buraco na gaiola que me dê espaço suficiente para ir lá limpar sem chatices. Antes de o fazer, vou ver bem como é que depois vou fazer com que dê para voltar a pôr. Pelo que já percebi deste tópico, a fica cola funciona bem :lol:

E a calculadora diz que esta gaiola dá para 5 ratazanas! Nós só planeamos ter 2, portanto cheira-me que chega! Vá, talvez 3... :)
Bondage2009
Registado: segunda set 07, 2009 3:02 pm

segunda set 07, 2009 8:02 pm

Anvilfolk Escreveu:(...)

E a calculadora diz que esta gaiola dá para 5 ratazanas! Nós só planeamos ter 2, portanto cheira-me que chega! Vá, talvez 3... :)
Sim sim...depois aperece aquela cor que ainda não tinham e depois a outra que é dumbo com uma carinha tão fixe e bla blá blá blá...logo conversamos
Once upon a native ...
Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

segunda set 07, 2009 8:37 pm

Kathamina Escreveu:
Bfddone Escreveu:Boa escolha, as ratazanas são animais fascinantes e não param de me surpreender.

Cumps
Hello...sabes que mais, fico contente que fiques com elas. Lamento não ter conseguido ajudar, mas vais ver que vais adorar tê-las contigo ;)
Boa sorte ;)
Obrigado :D
Elas de momento estão numa gaiola provisória, e ando a ver se vejo uma melhor para elas e quem sabe uma amiga.
Entretanto também já as baptizei, a branca é a Cookie e a hooded a Dot, e basta abrir a gaiola que eles vêem a correr ter comigo e andam ao pé de mim :D
Eu depois devo abrir um tópico com elas :wink:

cumps
Responder

Voltar para “Exóticos”