Coelha doente- afinal é um coelho !

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
nickamoreira
Membro
Registado: sábado fev 26, 2005 11:14 pm
Localização: 2 porquinhos da india , 3 tartarugas , 2 piriquitos , 1 papagaio, 1 canario, 2 gatas, 1 coelha
Contacto:

quarta set 09, 2009 9:04 pm

A minha coelha anã, está com diarreia desde hoje por volta das 20h... já liguei ao Vet e falei com ele, já estava fechado quando eu liguei e vou lá com ela amanhã de manhã mal a Clínica abra.
A questão é que nem eu nem o Vet estamos a ver o que fiz de mal para ela estar com diarreia. Há 3 dias atrás dei-lhe um bocado de cenoura e ela ficou com as fezes moles, e eu tirei-lhe logo a cenoura e não lhe dei mais. Hoje e ontem só lhe dei a ração normal, a palha ela tem sempre a disposição, e a água foi mudada ontem , e hoje já mudei outra vez.
Alguém tem alguma sugestão do que poderá ser que esteja a causar isto?
Ela come na mesma e corre , e está arrebitada, mas a diarreia continua.
Se alguém tiver alguma sugestão ou se já aconteceu com algum coelho vosso , agradeço uma ajudinha!
Obrigado
Última edição por nickamoreira em quinta set 10, 2009 1:24 pm, editado 1 vez no total.
<strong><u>Namast&ecirc; !&nbsp;&nbsp;</u></strong>
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

quarta set 09, 2009 9:10 pm

ola nickamoreira... já tive um problema parecido... nao sei o k pode ter causado a diarreira ao teu coelhinho... mas por esperiencia, penso que o mais sensato seria retirar a raçao ao coelho... e deixa-la so a feno e agua... até pode pegar nela e dar-lhe o feno a boca... a ver se ela come... pois em caso de diarreira o feno ja tem feito milagres... pelomenos em minha casa...
e tenha atençao para que o coelho continue a beber agua, uma vez que pode chegar à desidrataçao se ela nao beber...

Quanto à causa... mudou alguma coisa recentemente na alimentaçao para alem da cenoura?

va dando novidades...
nickamoreira
Membro
Localização: 2 porquinhos da india , 3 tartarugas , 2 piriquitos , 1 papagaio, 1 canario, 2 gatas, 1 coelha
Contacto:

quarta set 09, 2009 9:23 pm

Olá , obrigado pela resposta.
Não lhe mudei nada na alimentação, o vet perguntou-me a mesma coisa, ele disse-me que lhe vai dar uma pasta para repor a flora bacteriana, para lhe parar com a diarreia, e disse-me para tirar a ração porque podia estar estragada, mas amanhã ainda vai ver com cuidado se ela tem algum sinal de doença.
É que ela está normal, fora a diarreia, ela salta e corre, e come e bebe água normalmente. Dei-lhe pepino , duas rodelas e ela já as comeu, e está a comer feno agora...
Amanhã logo de manhã vou levá-la ao vet e depois actualizo o tópico.
Obrigado pela ajuda*
petaurinha1
Membro Júnior
Registado: domingo set 06, 2009 6:54 pm
Localização: 1 cão, 2 porquinhos da india, 1 tartaruga e futuramente.... =)

quarta set 09, 2009 10:26 pm

nickamoreira nao há a hipotese de a agua estar "morna" com o calor que se fez sentir? Mesmo mudando várias vezes, a propria agua da torneira sai assim :( :S é só uma opinião, nunca me aconteceu nada assim, mas para os porquinhos eu deixo correr bastante agua porque ao inicio a àgua vem menos fria =( fica a sugestão...as melhoras da coelha =)
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

quinta set 10, 2009 12:42 am

Concordo com a monchichi: feno e água.

Ela foi desparasitada internamente?
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

quinta set 10, 2009 1:41 am

se ela esta com diarreia feno e ração por menos com os porquinhos e assim , nunca se da verduras a animais com diarreia , as melhoras dela

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
Loriath
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 8:12 am

danhusky Escreveu:se ela esta com diarreia feno e ra��o por menos com os porquinhos e assim , nunca se da verduras a animais com diarreia , as melhoras dela

Daniel
Feno e agua. Nao se da racao a um coelho com diarreia
nickamoreira
Membro
Contacto:

quinta set 10, 2009 12:05 pm

Olá outra vez, antes de mais obrigado por todas as respostas. Eu tirei-lhe a ração, ela comeu feno e bebeu muita água e hoje de manhã já estava melhor, já tinha as fezes normais. Mesmo assim levei-a ao Vet, já tinha ideias de a levar este mês para um check-up. Ela ainda não tinha sido desparasitada, o vet desparasitou-a e deu-me duas novidades surpreendentes...

1º - Não tinha 2 meses como me tinham dito quando a comprei :oops: ...tem á volta de 4 a 8 meses, e já atingiu a maturidade sexual.

2º- Não é uma ela mas sim um ele :oops: . Não é Caramela, mas sim Caramelo, é um macho :lol: . Eu tinha tentado ver mas com tanto pêlo não conseguia, e acreditei no que me disseram da loja, que era fêmea...mas afinal não sabiam ver muito bem o sexo :evil: .

O Vet disse que estava tudo bem , ou foi a ração ou foi um parasita interno, e daqui a 15 dias vai levar a segunda desparasitação e uma vacina que os coelhos precisam de levar para prevenir uma doença , maxomitose ,ou qualquer coisa parecida (não consigo atinar com o nome). De resto o peso, temperatura , e pêlo, unhas , está tudo bem.
O Vet não lhe deu agora a vacina porque quer ter a certeza que ela está mesmo sem diarreia e sem problemas.

Felizmente foi só um susto pequenino.
Já lhe mudei a ração.

Obrigado a todos*
nickamoreira
Membro
Contacto:

quinta set 10, 2009 12:11 pm

petaurinha1 Escreveu:nickamoreira nao há a hipotese de a agua estar "morna" com o calor que se fez sentir? Mesmo mudando várias vezes, a propria agua da torneira sai assim
Também pensei nisso, mas costumo deixar correr bastante água antes de encher, pode o calor ter alterado a temperatura, penso que não, mas mesmo assim vou estar mais atenta! Obrigado :wink:
Loriath
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 1:29 pm

Mixomatose ;) E além da vacina da mixomatose (que é semestral) ainda deverá levar uma contra a febre hemorrágica (que é anual). Mas sim, o melhor é não dar tudo ao mesmo tempo e fazer um intervalo entre a desparasitação e a vacinação :)
nickamoreira
Membro
Contacto:

quinta set 10, 2009 2:17 pm

Sim o Vet. também falou nessa doença e respectiva vacina ! Disse-me que a maior parte dos coelhos que atende são para carne ou criações :evil: , que é raro atender coelhos anões e de estimação e acha importante ter essas vacinas para "evitar desgostos".
E eu quero o meu coelho mais saudável possível :roll: ! Giro giro foi descubrir que era macho isso sim ainda me está a causar confusão :oops: ainda me dirijo a ele como uma ela de vez em quando. Oh menos não veio grávida, nem me mentiram em relação a ser anão, podia ser pior :lol: .
Loriath
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 2:25 pm

Reparei agora que é de perto do Porto, se tiver oportunidade de se deslocar ao centro da cidade encontra pelo menos 5 ou 6 clínicas onde têm grande experiência em exóticos. Eu optei pelo CVE, porque está lá o Dr. Joel, embora a Dr.ª Francisca não lhe fique minimamente atrás (é só mesmo porque ele já é reconhecido como uma das autoridades em exóticos pelo país).
nickamoreira
Membro
Contacto:

quinta set 10, 2009 3:40 pm

Já fui uma vez com um papagaio cinzento a uma Clininca Vet. nas antas. Mas abriu á cerca de 2 anos uma clinica Veterinária em Valongo, onde vivo, é de um casal de médicos veterinários, a mulher é responsável pelos cães e gatos, o homem é que é especializado em animais exóticos. Até agora não tenho razão de queixa mas se for preciso alguma vez mudar de vet eu pesquiso no Porto, já sei que lá encontro com certeza, obrigado pela sugestão :)
Loriath
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 4:14 pm

Atenção às "especializações" em exóticos, porque isso não existe em Portugal. ;)
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

quinta set 10, 2009 7:31 pm

onde eu moro graças a deus estou muito bem servido de Veterinarios e os meus exoticos , tao bem e recomendam se :)
interessa e sentir se bem com o seu vet , tudo de bom
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
Responder

Voltar para “Exóticos”