Chinchila - Gigi

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

terça set 22, 2009 12:21 am

Ora Boas

Comprei uma chinchila, há 2 dias.
è um Black Vevet ( Chinchila preta ), Macho, idade nao sei, mas o homem que me vendeu disse que era nova, ronda os 6 meses talvez.
Nunca tive uma chinchila, esta é a primeira.
Já li sobre chinchilas e retirei algumas informaçoes, mas ainda tenho algumas duvidas.
Porem preciso de umas dicas de alguem que ja tenha chinchilas á algum tempo.
A minha chinchila sempre que me aproximo da gaiola, começa a correr de um lado para o outro, o mesmo aocntece se eu meter la dentro a minha mao.
Posso fazer lhe uma festa por breves segundos, mas depois continua a correr, e sempre que lhe faço uma festa na cabeça, ele coça a cabeça com a pata traseira ( coisa que ate acho engraçado ).
Talvez daqui a 3/4 dias irei tentar solta lo no meu corredor.
Será que me podem dar algumas dicas sobre como "amansar" a minha chinchila?
è que vejo varios videos e elas estao quietas e deixam que lhe façam festas.
Será que é de ainda nao me conhecer?
O que deve estar dentro da gaiola dela?
Li num website que se pode colocar rolos de papel ( so a parte do cartao) dentro da gaiola para eles brincarem, é verdade? nao faz mal se roer?
A gaiola que comprei é de coelho anao, mas ainda tem um bom tamanho.
Ja comprei a alfafa para ele, raçao de chinchila, pedra de calcio para ele roer e claro o bebedouro de gota a gota ( sistema da bolinha).
Para o chao comprei aparas de madeira, nao sei se sera o mais indicado.
Comprei tambemuma barra de guloseimas de coco, ke pendurei na gaiola.
dentro de dias, irei fazer uma casa para ela, de mandeira nao tratada e uma especie de 2º andar para ele poder pular pular.

Estou a pensar em comprar uma segunda gaiola para o colocar, já sei as medidas e tudo, pois vi num site, so gostaria que me podessem indicar algumas fotos ou sites que tenham fotos de productos para eu ver a gaiola e o respectivo preço, pois axo que ali "o meu chinchilo" esta um pouco preso :/

Já agora, se me poderem dar algumas dicas ou truques sobre chinchilas agradeço imenso :D

Obrigado pela atençao.

Deixo aqui uma foto do meu "veludo" ( Traduçao de Black velvet ), o nome ainda nao esta decidido,pois estou indeciso entre veludo, balofo e Gigio ( de topo gigio). Esta sera a melhor fotos dele, pois ele nao para quieto :D
Imagem

Cumprimentos a todos
Última edição por xRubenx em quarta out 21, 2009 8:41 pm, editado 2 vezes no total.
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

terça set 22, 2009 1:31 am

boa noite...

entao eu vou tentar ajudar te com o pouco se sei sobre chinchilas... pois ja passaram algumas para adopçao por minha casa...

1º as chins preferem alturas, pelo que seria importante arranjares uma gaiola alta...

2º seria uma boa ideia seres tu a construir uma gaiola... mes taré que ser em metal que elas roem tudo o que conseguem roer... pelo que uma gaiola de madeira nao sera uma boa soluçao...

3º um bem essencial: areia para chinchilas... elas gostam de um banho diario em areia propria e limpa, pelo que nao convem te-la na gaiola de dia e noite... mas sim coloca-la lá ao anoitecer (as chins costumam ser mais activas de noite do que de dia...)

em questao ao solta-la... podes faze-lo numa divisao ampla e sem buraquinhos ou fios eletricos (como referido elas adoram mesmo roer...)

para já dois dias é mesmo pouco tempo... tenta ir com calma... eu sei que quando temos um animal novo a nossa curiosidade é imensa e tamos sempre ao pé dele... mas deixa-a ambientar se primeiro... à casa, aos barulhos... aos horarios... e é preferivel ficares da parte de fora da gaiola... falares com ela... encostar a mao as grades da gaiola para que ela te conheça e nao te veja como uma ameaça...

quanto a alimentaçao... convem continuares a dar-lhe a raçao a que ela estava habituada... e mudares gradualmente para uma raçao melhor/ou que axes mais apropriada... quanto às goluseimas... devem ser dadas mesmo so como goloseimas... pelo que deverás tirar a barra de coco da gaiola... podes por exemplo quando xegares ao pe dela chegar-lhe a barra na tua mao, para que ela veja que tu és amigo, e lhe trazes coisas boas, para que ela perca o medo de ti...

para já nao me lembro de mais nada... também já é tarde... mas espero ter ajudado... e com certeza que utilizadores do forum mais experientes te virao ajudar...

só um aparte: devias ter te informado melhor antes de adquirires a chin... mas agora que já a tens em casa tenta fazer o melhor e aprender o maximo possivel, o mais rapido possivel... para que tu e a tua chin possam ser felizes e grandes amigos, e assim em breve ela confiará em ti e podes solta-la e ela vem ter comigo e podes passar os tais episodios que vês nos videos...

vai dando noticias do desenvolvimento dela, e dela para contigo...
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

terça set 22, 2009 1:57 am

Sim, arranja uma gaiola com vários andares pois elas gostam é de saltar. E para o soltares podes tentar na casa de banho (é onde solto as minhas quando lhes limpo a gaiola), onde não costumam haver fios e é fácil de limpar. Lembra-te é de fechar a tampa da sanita, senão ele ainda salta la para dentro.
Ah e ele não me parece nada um black velvet. Parece-me mais um cinzento standard. Mas posso estar enganada.
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

terça set 22, 2009 2:00 am

pois... quanto a coloraçoes pouco precebo nas chinchilas... mas penso que em primeiro (para já) deve estar o bem-estar do menino... do que a coloraçao... mas sei que existem (de momento sofro de preguicite aguda para os procurar) em que pode confirmar a coloraçao da sua chin...
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça set 22, 2009 10:00 pm

Como ja foi dito, antes de comprar a chin devia ter-se informado de tudo o que uma chin precisa e só depois de ter tudo é que a devia ter comprado...

Gaiola tem de ser o mais alta possivel, pois adoram saltar. Há umas muito boas num post que custam 35€ e que para um animal são suficientes.

Deve ter o tal bebedouro de esfera e ir vendo se está a funcionar.

A ração, perto de 40gr por dia, convem mudar todos os dias. Dê ração a que já esteja habituada e va mudando para outra gradualmente. evite dar guloseimas, por exemplo, passas só 3 ou 4 por semana.

Feno tem de estar sempre á disposição. Alfafa, convem ser em cubos e por 1 cubo de 2 em 2 dias ou dia sim dia não. feno e alfafa servem para desgastar os dentes.

Faça uma casota para ela com pinho não tratado. ela roi a madeira mas não faz mal.

fundo da gaiola podem ser as aparas ou corncubs.

Tem de arranjar areia para banho propria para chins. Pelo menos dia sim dia nao deve dar banho durante 15 minutos. No inverno use antifungico.

Cuidado quando a soltar com fios, e tudo o que possa roer. Feche a tampa da sanita.

Não a solte quando está calor. só á noite.

As chins são animais nocturnos, durante o dia estão quase sempre a dormir e só acordam para comer e beber água.

Dê tempo a sua chin para se habituar e não a force a estar ao pé de si. é preciso muita paciencia e tempo, pois não é um cão...tem de conquistar a confiança dela aos poucos.

Como está sozinho, brinque com ela e fale com ela, elas gostam :lol:

Penso que está tudo...

Há mais posts por aqui relacionados com chins. ponha a preguicite de lado e vá vendo o que foi dito nesses posts. :evil:
alguns têm gaiolas. A de coelho não é adequada.
xRubenx
Membro
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

terça set 22, 2009 11:45 pm

Ora Boas

Obrigado a todos pelas preciosas dicas, já as tou a por em acção :D

Eu li sobre chinchilas antes de o ter comprado.

Já tenho a areia, o anti fungico ( obrigado pela dica para so usar no inverno ;)), alfafa prensada, feno normal ( ou seja para chinchilas mas sem ser prensada), no chao tenho aparas de madeira, bebedouro de gota a gota, tenho a comida no comedouro ( raçao para chinchila que comprei igual á que o sr usava para ele ), um cubo de calcio para ele roer, tenho tambem umas guloseimas em barra de coco que agora uso para quando chego a casa sento me ao pe dela a falar com ela e meto la a barrinha para ele roer :D

Comprei hoje passas, uvas e umas maças, para lhe irdando como guloseima quando chego a casa ou quando estou ao pe da gaiola.

Hoje fui comprar uma gaiola nova, só que aqui na minha zona ninguem vende gaiolas para chins =/
Entao vi uma de coelho ( sim eu sei que nao sao as mais adequadas ), mas tem uma boa altura e comprimento, agora vou comprar madeira ( nao tratada, pinho) para fazer uma especie de 2º andar para ele pular á vontade.
As dimensoes sao:
- Comprimento: 72cm
- Altura: 42cm
- Largura: 42cm

A gaiola custou 65e, e ja trazia um bebedouro, casa, suporte para feno/Alfafa.

Penso que é espaçosa, pelo menos ele gostou e ja anda a correr e a saltar de um lado para o outro.

Quem sabe no futuro, nao compro outra mais eapaçosa e outra chin para fazer companhia ao Gigio :D

Muito obrigado pelas dicas, se quiserem dar mais alguma agradeço :D
Mas tenho andado a ler muito e varios sites e foruns sobre chins para poder aprender tudo sobre elas, o que me inquietava mais era a parte de ele nao aprar quieto nem deixar que eu o agarra-se, mas ja percebi que é por ainda nao ter confiança em mim.
Vou tentando ir dando noticiassobre o Gigio e vou actualizando o petsite dele, que se quiserem comentar e ver, estao á vontade.
Amanha irei colocar mais fotos, nomeadamente da nova casa dele :D

Mais uma vez obrigado :D

Cumprimentos a todos/as :D

P.s: tenho só uma pequena duvida, eu tenho deixado a alfafa e o feno, e tambem a raçao o dia todo na gaiola do Gigio, estou a proceder bem?
Ou será que so devo colocar a raçao a uma certa hora e depois retirar?
xRubenx
Membro

quarta set 23, 2009 12:15 am

Ora boas

Tenho só mais uma pequena questao ( peço desculpa por tar a colocar tantas, mas nem todos os sites respondem a isto tudo ), eu queria comprar uma roda para a minha chin, qual o tamanho? penso que seja uns 35cm?
Ja andei a ver em varias lojas hoje e ate mesmo no jumbo/continente e so vejo para hamsters =/
sei que tem de ser especial para a chin nao entalar as patas.

Mais uma vez obrigado por me eslcarecerem as duvidas, amanha irei postar aqui as fotos da nova e da velha gaiola :D
Tambem irei postar fotos no petsite ;)

Cumprimentos
chinchilavis
Membro Veterano

quarta set 23, 2009 12:45 am

O feno, ração e alfafa ficam na gaioola, a areia é que é só estar lá 15 minutos. Já lhe deste banho de areia? não uses agua.
O comedouro que tens é de plastico o que não é aconselhavel. ha uns de inox muito bons e não sao caros.

A gaiola é muito baixa. Na pet manias ha iguais a minha por 35€. Tem perto de 90cm de altura, 60 comp e 31 de largura. é o minimo para uma chin porque elas adoram pular...não podes trocar a gaiola? Arranjar forma de a po^r mais alta?

Da uma passa de 2 em 2 dias e se as fezes dela se alterarem: vet. A diarreia nas chins é muito perigosa.

Informa-te bem da idade dela. Têm de ser desparasitadas de 6 em 6 meses, mas não sei a idade minima. Só desparasitei o meu Teco com 1 ano.

Rodas para chins são dificeis de encontrar. Ideal era um flying saucer, mas em portugal não há...

Há outras. Têm de ser tapadas onde põem as patitas. as que se vêem a vender, normalmente têm ranhuras e isso é perigoso porque partem as patitas.

Em vez da roda, podes fazer como eu. Quando está fresco anda mais tempo á solta, num local seguro.

Agora não a soltes quando está calor. pode ter golpe de calor e morrer....

Quanto á coloração, parece ser cinza standard, que é a cor mais comum. Pagaste mais por te dizerem que era veludo? se sim, e se foi aí que compraste a gaiola, faz negócio tipo: como comprei mais caro a pensar que era uma cor e afinal é outra, quero uma gaiola mais alta pelo preço da que comprei :lol:

Agora a sério, não importa a cor mas sim o carinho e o amor que desenvolvemos pelos pequeninos. Tem paciência e vais ver que o que tens na gaiola é a versão chin de um cão. São adoráveis e fantasticos. São muito inteligentes e de vez em quando amuam :lol:
xRubenx
Membro

quarta set 23, 2009 2:18 pm

Ora Boas

Sim já lhe dei banho, dou banhos de 10min todos os dias, sempre ás 8h/9h da noite.

A gaiola eu bem queria uma mais alta, so que o problema mesmo é a minha mae, que nao queria uma tao alta =/
Mas eu ando a engenhocar uma maneira de interligar as duas aiolas que tenho, com uma rampinha para ela subir e tudo :D
A que eu comprei inicialmente era só para a desenrascar, porque eu sou de ao pe de Sintra e comprei a minha Chin na feira de São mateus ( Elvas, Alentejo ), porque já tinha tido ideas para comprar, mas nao tinha os euros necessarios para a manter e comprar todos os productos, entao decidi cravar os meus avos :P
O problema foi convencer a minha mae, porque ela tem um certo nojo/pavor de roedores, mas como foram os avos que compraram, nao disse nada, juntou se o util ao agradavel, e agora ate ela já se ri com o Gigio a pular na gaiola, mas de longe xD

E agora tenho o problema da idade, nao sei como saber a idade, o Senhor só me disse que eram novas todas =/
Mas nesta semana ou na proxima, vou leva-lo a um veterinário para ver se esta tudo bem ou se precisa de alguma coisa :D

A coloraçao nao interessa, o que interessa é o amo e carinho que pode ser dado, e eu ate gosto delas cinzas :D

Pois a Rodinha para eles andarem nao vi á venda por portugal =/
Quanto á soltura, ainda nunca a soltei, estou a pensar em solta-la para a semana pois já esta a uma semana comigo e de dia para dia vejo melhoramentos no comportamento dela, agora qundo meto a mao na gaiola, ela cheira me a mao e ate ja se epoleirou nela :D
Ele só nao gost muito de festas na cabeça, cada vez que lhe faço uma, ele coça a cabeça com a patita traseira.

Irei construir tambem, uns andares neste gaiola que tenho, ainda esta semana, uma especie de plataformas , para ela saltar, e uma casinha maior para ele :D

Aqui ficam as prometidas fotos:
Gigio a quase a dormir
Imagem

Gigio já a dormir
Imagem

Gaiola Nova
Imagem
Imagem

Canto da paparoca
Imagem

Gaiola Velha Vs Nova
Imagem

A gaiola, vi uma na Petmanias agora, e custa 40€, é altinha e tem um bom comprimentos, so tenho uma duvida, depois a gaiola ja traz aqueles patamares todos ou compra-se á parte?
è que se for melhor po Gigio, prefiro devolver ( ou tentar )a que comprei e encomendar essa da petmanias :D

Só tenho uma questao, hoje pela primeira vez vi o Gigio na casinha ( pois so comprei ontem, porque vinha junto com a gaiola ), e ele la dentro esta com as orelhas baixas, é normal? ou pode estar doente? =/
Estou um pouco preocupado, porque ele dantes nao tinha casinha e andava cá por fora e quando eu chegava ou oa meus pais eles andava por la a saltitar mesmo de dia, e hoje cheguei e ate já la fui tirar os cocozinhos e ajitar a gaiola para tar limpinha e ele ficou la dentro o tempo todo =/
Se poderem ajudar, agradecia :D

Cumprimentos
veela
Membro
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

quarta set 23, 2009 5:57 pm

Nenhuma dessas gaiolas é adequada para uma chinchila. Se fosse a si tentava trocar, porque elas precisam mesmo de andares para andarem a saltar e esticarem as perninhas. Essa nem um andar tem. Mais vale investir numa gaiola boa e alta do que estar só a comprar gaiolas novas que não são boas para as chinchilas. E desculpe estar a dizer isto, mas se já sabia que a sua mãe não queria gaiolas grandes em casa não devia ter comprado uma chinchila.
É normal que ele não saia da casotinha durante o dia. Se tiverem um sitio mais escuro para se esconderem é lá que normalmente passam o dia.
xRubenx
Membro

quarta set 23, 2009 7:04 pm

Ora boas

Sim eu sei que estas gaiolas nao sao as mais adequadas para chinchilas, mas conheco pessoas que têm as chinchilas em gaiolas destas, apenas lhes acrescentaram um piso, como eu queria fazer nesta.

Irei tentar devolver a gaiola, para depois comprar a que vi na Petmanias, só gostaria que me esclaresessem, se a gaiola tem os andares todos como ha em algumas fotos ou temos de comprar em separado?
se alguem tiver um modelo daqueles ou parecido, se postar fotos agradecia :D

Não expliquei bem o que quiz dizer com a minha mae nao querer gaiolas grandes, o problema nao é altura, mas sim comprimento, mas penso que a da petmanias tem 3 pisos e mede 89cm de altura, estive a ver e é uma altura razoavel, so irei ver é o comprimento e largura da mesma, pois como viram a chin esta na sala, mas devagarinho se vai ao longe :D
Quero o tudo do melhor pa minha chin, mas sou eu que compro tudo, desde a propria chin, á gaiola, comidas etc, tenho de ir com calma,e ir comprando as varias coisas que ela precisa, axo que neste momento so me falta resolver o problema da gaiola, e o da confiança da chin, mas tenho visto melhorias de dia para dia, aos pouquinhos, mas é como se diz, grao a grao enche a galinha o papo :D

Sobre o flying saucer, já estive a pesquizar sobre o que é, é uma especie de disco, onde elas podem correr, parecido com a roda, mas como já disseram nao encontrei nada pelos lados de portugal =/
o maximo que encontro é uma roda, tapada, em plastico, com 16cm de diametro =/

Senao conseguir trocar, irei tentar fazer o tal 1º piso e depois irei falar com o meu pai, para ele tentar soldar as duas gaiolas 8 ele tem jeito para isso ) e assim construo mais um piso, com umas escadinhas, axo que fica bem porreiro ;)

A petmanias funciona com entregas e cobranças ao domicilio certo?

Agradeço todas as opinioes e conselhos, se quiserem continuar a dar, agradeço imenso :D

Ou alguem que seja dos arredores de lisboa/sintra que saiba lojas de animais por aqui perto, queluz,oeiras e por ai, que venda destas gaiolas, se quiser dar morada/numero/site agradeço tambem.

Cumprimentos a todos/as
chinchilavis
Membro Veterano

quarta set 23, 2009 7:52 pm

A gaiola da petmanias é esta:

Gaiola p/ Chinchilas (60x89x31)
comp - alt - largura

Entregam ao domicilio e podes ver de outras coisas que precisem e encomendar tambem, porque se calhar fica + barato. A gaiola ja inclui os 3 patamares, que são em metal.

Esta gaiola é mesmo a altura minima e mesmo assim...

Os chins gostam de dormir na casota durante o dia. como ta calor solta-o mais tarde ainda. se ele á noite tiver as orelhas arrebitadas é que importa. durante o dia, com o calor, ficam com as orelhas para baixo e ate se deitam de lado. Se vires que as orelhas estão muito vermelhas, po~e-a num sitio fresco. cuidado com o calor.

Se vires que ele mesmo á noite está muito parado leva-o ao vet. os primeiros dias são importantes para eles. Quando o soltares vigia-o. cuidado com fios e sanitas.

A tua mãe vai apaixonar-se por ele, da-lhe tempo.

Essa ração qual é?é para chins? não podem comer a de coelho.
Qualquer duvida é so dizeres. :D
veela
Membro

quarta set 23, 2009 7:59 pm

Quanto ao flying saucer eu já perguntei preços, incluindo portes para Portugal, ao dono do site que as vende e ficam por volta de 85€. Para o mês que vem devo mandar vir uma para as minhas, já que são mesmo as melhores rodas para as chinchis.
xRubenx
Membro

quarta set 23, 2009 9:46 pm

Ora Boas

A gaiola axo que tera de ficar em stand by, porque onde a comprei nao efectuam devuloções neste tipo de artigos =/
quando comprar a femea, compro logo uma gaiola com 1.20m que vi num anuncio do olix :D
Penso que aquela gaiola, com as modificacoes que vou fazer, vai ficar bem gira e com uns bons sitios para pular e se conseguir unir as duas gaiolas, melhor ainda, fica com uma especie de 2º piso panoramico :D

Tenho sempre atençao a issso, coloraçao nas orelhas, ou o gigio estar deitado de lado, digamos que sou um "mariquinhas" com ele, como quando se compra aquele carro novo e que se anda sempre a ver se esta tudo bem com ele ;)

quanto á alimentaçao, comprei tudo o que ele precisa, logo no dia em que o comprei :D

Deixo aqui uma foto:
Imagem
Descriçao da esquerda para a direita:
Feno natural, aparas de madeira para o chao, alfafa prensada, areia para o banho da chin, por cima está o calcio para ele roer e o anti-fungico, depois as barrinhas de coco e por fim a ração dele :D

Se virem algum produto que nao seja indicado para chins, avizem me PF, que eu retiro logo da gaiola/alimentaçao.
Eu procuro sempre caixas, que digam que é para chinchilas e que tenham na caixa a imagem de uma.

A minha mae ja gosta dele, só nao lhe toca, ontem quando cheguei a casa, tavam os meus pais a olhar pa gaiola sentados no chao :D

Agora o gigio já acordou e ja anda a saltitar pela gaiola, tomou o banhinho ás 8h30 como de costume e recebeu umas dentadinhas da barrinha de coco :P

Obrigado por todos os conselhos pessoal :D

Cumprimentos

P.s: Se alguem quizer comprar uma caixa de raçao para cavias/PDI's vendo a 2e ( na loja custa cerca de 6e ), nova a estrear, ainda nao foi aberta. Entrgeo em mao na zona de lisboa ou mando á cobrança ;)
xRubenx
Membro

sábado set 26, 2009 3:26 am

Boas

Como nao disseram nada sobre os productos que comprei po gigio, suponho que sejam os correctos :D

Hoje foi o dia do 1º passeio fora da gaiola, no corredor, cerca de 8m para ele fazer uns sprints e pulo, sem fios para roer, apenas umas caixas de madeira, que usei para fazer uma especie de pista de obstaculos :D

Hoje consegui finalmente fazer lhe umas festas pelo corpo, mas durante uns segundos apenas, mas devagar se vai a longe :D

Deixo apenas uma questao, os vossos chins, quando chegaram a casa, como eram? Rebeldes? já mansinhos? assim-assim?

Preciso de o levar a um veterinario para saber se esta tudo bem com ele, e porque axo que ele precisa de desparasitar ( axo eu ), alguem conhece algum veterinario de exoticos na zona de Sintra/Queluz/Oeiras/Cascais?
Se conhecerem e me poderem dar uma morada ou numero de telefone, agradecia imenso, e o Gigio tambem ;)

Depois dou mais noticias :D

Abraços pessoal
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”