Manutenção de mantideos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta set 23, 2009 7:27 pm

Boas,

gostaria de ler ideias de donos (portugueses) que mantêm louva a deus (no meu caso, uma de Africa Ocidental) acerca dos seguintes temas:

- Dieta (proporção de insectos/dia- tamanho do louva a deus) - tenho estado a dar grilos e moscas da fruta até querer;
- Aquecimento (o que sugerem, o que usam) - neste momento não tenho ainda nada ligado, mas tenho um tapete de aquecimento para o Inverno;
- Estimativa de vida que as mesmas têm/tiveram nas vossas casas;
- Se tiveram sucesso no manuseamento e na alimentação «na mão», como os nuestros hermanos;
- Período de ecdises;
- Problemas que tenham tido ou problemas potenciais que tenham conhecimento.

Estes são os pontos que gostaria de ver clarificados, da pesquisa que tenho realizado e também, quem sabe, partilhar novas e melhores formas da manutenção de mantídeos.

O meu tem cerca de 1 mês, é acastanhado e encontra-se num faunário de 20cmx15cm de alturax15 de espessura, com ramos verdes para se poder pendurar e realizar as ecdises, 50% de humidade e 24ºC, como substrato tenho coco husk (de forma a manter o ambiente mais húmido), tenho um recipiente com água e a alimentação já disse 8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

quarta set 23, 2009 8:41 pm

Não te posso ajudar porque não seu grande perito no assunto mas podes sempre colocar umas fotos do bicho 8)
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quarta set 23, 2009 9:58 pm

psy qual a tua especie?
os que percebo mais são os da oceania
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta set 24, 2009 9:11 am

Mantis religiosa.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
DeadMaaann
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 9:15 am

Psynapse Escreveu:Mantis religiosa.
:twisted: :twisted:
DeadMaaann
Membro Veterano

quinta set 24, 2009 9:17 am

pelo que li, estas a fazer o acertado, e conheço casos de ootecas bem formadas e tal, a unica cena que tens de ter é o sexo oposto
para veres o sexo, deixa o mudar de pele até á fase adulta, se for uma besta e com um ganda abdómen é menina :wink:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sexta out 02, 2009 12:52 am

Ui Mantideos :twisted:
Aqui não consegues grande ajuda Psy, o pessoal não adere muito aos artropodes infelizmente, muito menos desta ordem.

Já andei interessado em mantis orquidea (hymenopus coronatus), mas não passou dai, do interesse, por motivos de força maior.

Quanto á dieta acho que podes\deves dar até ele recusar, como se faz com os outros artropodes (isto até certo ponto, dependendo do seu estado claro), apostando na variedade e tamanho apropriado.

O aquecimento podes por tapete na parte de fora da caixa, numa das laterais.
A temperatura não faço a minima, mas uns 26\24ºC no inverno parece-me agradável :twisted: (lado quente, aposta num gradiente bom, como não sabemos as temps, assim ele escolhe).

Ele já realizou alguma ecdise? Normalmente são sensiveis a isso, aliás é um precesso "puxado" para qualquer artropode.

Dá aqui um salto, és capaz de te safar melhor, embora mantideos seja aquela base.
http://www.exoticos.org/forum/index.php

:wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Responder

Voltar para “Exóticos”