Venho contar-vos a história do meu chinchila cinzento - standart, o Teco. Era um chinchila muito dócil e meiguinho. Veio para minha casa em Julho de 2007 e foi sem duvida um grande companheiro, nos bons e maus momentos.
Entretanto, como eu sou doida por animais, decidi adoptar 1 gatinho amarelinho que tinha sido vítima de maus tratos, em Maio de 2009.
Embora nunca tivessem sido os melhores amigos, o q é certo é que se habituaram rapidamente à presença um do outro, também porque o gatinho, o Gaudi, foi lá para casa muito bebé e cresceu na presença do Teco.
Mas desde aí e talvez porque o gato andava solto e ele estava preso na casota, começou a ficar cada vez mais triste.
Decidi então, a 29 de Setembro deste ano, arranjar-lhe o melhor dos presentes anti-tristeza: uma namorada  e aproveitei para comprar 1 casota maior, topo de gama para chinchilas, muito prática para limpeza, com uma escada para acesso à prateleira superior e pelo que na loja de animais me indicaram, com o único sistema de fecho de porta à prova de abertura pelas chinchilas.
A Maya, a fêmea castanha, com 1 aninho, foi recebida com muita alegria pelo Teco. Parece que este até rejuvenesceu!!! Deram-se logo muitíssimo bem a partir do primeiro dia. Era só miminhos, beijinhos e claro está, acasalar até mais não;)
Eu estava extremamente contente com a aquisição e feliz por ver os meus animais tão felizes…
No domingo passado, 18.10.09, ao acordar, deparei-me com 1 cena horrenda: O Teco tinha entalado uma das patinhas traseiras na escada e por azar na parte de cima, já quase no acesso à prateleira superior. Desequilibrou-se e ficou com o peso todo do corpo na tal patinha. Tinha rasgado tudo… carne, músculos… e só restava o ossinho que já estava a lascar.
Fui logo de urgência para o hospital veterinário mais próximo e teve que amputar a tal patinha  Mas domingo à tarde veio para casa. Dei-lhe muitos mimos e atenção, para ver se ele recuperava bem e depressa, era eu que lhe dava as injecções com antibiótico (coisa que me faz imensa impressão e que nunca pensei fazer na vida) e até se pode dizer que ele estava com alguma energia. E já me estava a habituar à ideia de ter um chinchila com três patas.
Entretanto começou a piorar, a ficar cada vez mais quieto, a fechar os olhinhos e a ter espasmos… e senti que o estava a perder.
Morreu esta noite, por volta da meia-noite e pelo que o veterinário disse, tudo indica que tenha sido uma septicemia, bactérias que atacaram o meu bichinho durante a exposição do rasgo e fractura. Sim, porque a zona que foi cozida estava impecável, a cicatrizar muitíssimo bem.
E escrevo esta história para alertar os donos das chinchilas para os perigos que existem para os nossos bichinhos, para terem muito cuidado na escolha da casota e para os fabricantes das casotas reverem os aspectos técnicos das mesmas.
Que a situação do Teco tenha valido a pena para evitar iguais situações trágicas.
E agora é esperar que a Maya, a minha “menina” já tenha bebés… Pelo menos fica cá uma semente do meu Teco…
Alerta sobre casotas de chinchilas
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
- Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD
Lamento pela perda!!
Penso que fez muitíssimo bem em postar o seu testemunho para os restantes donos de chinchilas,para estes futuramente poderem estar mais alertas.
Parabéns também pelo seu incansável esforço e dedicação para com o seu Teco!!
Cumprimentos

Penso que fez muitíssimo bem em postar o seu testemunho para os restantes donos de chinchilas,para estes futuramente poderem estar mais alertas.
Parabéns também pelo seu incansável esforço e dedicação para com o seu Teco!!
Cumprimentos
"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>