desparazitaçao para a chinchila, sos chinchila muito magra

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
pywy
Membro Júnior
Registado: quarta mai 03, 2006 5:45 pm

domingo nov 08, 2009 1:13 am

ola alguem sabe dizer-me que desparazitante interno se usa para as chinchillas?

tenho um chinchila que é sempre o 1º a ir comer e o ultimo a acabar mas ele esta sempre muito magrinho e nao se nota a desenvolver, enquanto que a irma dele que tambem tenho noutra gaiola esta muito maior do que ele. se alguem puder ajudar agradecia.
ha ja agora a raçao que uso é verselaga nature
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

domingo nov 08, 2009 2:04 am

Olá

Tenho umas questões a colocar para tentar ajudar:
- Que quantidade de ração lhe põe diariamente?
- Ele come a ração toda?

A chinchila ao comer e não desenvolver, depende de muitas coisas, pode ser um problema dentário, que faz com que a chinchila coma menos, pode ser um parasita nos intestinos, podem ser várias coisas, que não dá para analizar por aqui :?

O meu conselho é: leve a sua cinchila ao veterinário o mais rapido possível. No veterinário eles desparatizam as chinchilas, mas só a partir de 1 ano de idade, acho.
Mas atenção a que veterinário vai, tem de ser um con especialização em exóticos, pois uma desparatisação mal feita pode trazer complicações.

Se podesse postar fotos dos 2 chins, agradecia.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
pywy
Membro Júnior
Registado: quarta mai 03, 2006 5:45 pm

domingo nov 08, 2009 10:10 pm

xRubenx Escreveu:Olá

Tenho umas questões a colocar para tentar ajudar:
- Que quantidade de ração lhe põe diariamente?
- Ele come a ração toda?

oi, a quantidade que ponho de raçao é uma mao para cada chinchila tenho 5 naquela gaiola onde ele esta se come a raçao toda penso que sim entre ele e as outras a raçao desaparece.
e quando estava sozinho na gaiola comia sempre tudo.

ele so tem 5ou 6 meses penso que dentes nao seja o problemas ao que vejo sao perfeitamente normais e com uma cor saudavel.
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

domingo nov 08, 2009 11:29 pm

Olá

Uma mão é um pouco vago,as mãos variam de pessoa para pessoa, eu costumo dar 2 colheres de sopa de ração, por vezes fica 2 colheres e meia, foi o que me aconselharam a fazer.
Que idades têm os outros chins?
a gaiola é grande? quais as dimensões?

Ñão posso ajudar muito por aqui, tal como disse a kathamina, o melhor era levar a um veterinário mesmo para avaliar a situação. Geralmente quando um chin deixa de comer, pode ser grave, pode ser uma obstipação ou algo pior, como parasitas internos no intestino, e como já deve saber ele stêm um sistea digestivo bastante sensivel :?

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta nov 12, 2009 7:58 pm

Vet...que mania de querem diagnósticos via net, para isso vão ao veterinário, logo apresente sintomas de não parecer estar bem.

Já foi ao vet?
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

quinta nov 12, 2009 8:37 pm

Se o animal parece não estar a comer bem! O melhor é mesmo leva-lo a um veterinário! Porque pelo que sei, quando isso acontece, a situação já está a começar a sair um pouco for do controlo!

Aconselha-se a dar apenas uma passa de uva por dia as chinchilas, porque se diz que ajuda a desentupir os intestinos aos animais! Mas apenas uma por dia! Mais pode ser demasiado açúcar para o animal, e para além de apanhar uma tosga, por ficar com vários outros problemas!

A Alfafa, pelo que li tem propriedades que ajudam no melhor funcionamento dos intestinos! E por vezes acho que é aconselhado a pessoas, chá de Alfafa também!

Isto das passas é aconselhado a fêmeas gravidas!

(Nunca mais escrever quando se está quase a sonhar!)
Última edição por Silvius em sexta nov 13, 2009 1:11 pm, editado 1 vez no total.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta nov 13, 2009 9:07 am

É Alfafa, é uma passa de uva por dia é muitissimo açucar para um chin.

Vá ao vet com o animal.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Chinchila84
Membro Júnior
Registado: segunda nov 16, 2009 1:40 am

sexta nov 20, 2009 12:42 am

Boa Noite,

Eu não te posso aconselhar essa raçao natura, a marca é a mesma que eu dou as minhas chinchilas, mas eu dou-lhes a complete. É um pouco mais cara mas é mto mais segura e tem outro aspecto, e tens que ter em conta que as chinchilas sao mto gulosas, e essa raçao só tem guloseimas.

Diz-se que as chinchilas com esse tipo de raçao nao tem a mesma longevidade de anos de vida. Tudo isto é mto subjectivo mas fazes o raciocino que entenderes.

http://www.versele-laga.com/Nutri/Nutri ... .jsp#20687

Passa neste site e dá uma vista de olhos nas vantagens de cada uma destas raçoes.

Fica bem
Responder

Voltar para “Exóticos”