FURAO MACHO recem chegado!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Crusty
Registado: quarta jun 03, 2009 1:50 pm

terça nov 17, 2009 1:36 pm

Ola boa tarde a todos, ja tenho a minha furanita desde Maio, está agora com 9 meses, entretanto consegui arranjar um macho que tem mais ou menos a mesma idade, chegou hoje! A minha duvida é se devo ou nao junta los ja no mesmo espaço,ou se devo deixa los conhecerem se aos poucos. Ele supostamente é mansinho, mas nunca se sabe, como ja vem meio adulto nao conheço ainda a sua personalidade. Qual a melhor opçao?

Obrigado :D
<u>Crusty</u>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça nov 17, 2009 9:45 pm

Passe pelo subforo de furões que tem aí 2 tópicos fixos que deve ler e muitos outros que ajudarão a cuidá-la.
E sobretudo, sendo eles carnívoros estritos, a aprender quais as melhores rações.

Os dois estão inteiros ou esterilizados? Se estão inteiros, algum deles está no cio? Se estão, não é conveniente juntá-los, porque são muito novos para criar.
Também deveria juntá-los a pouco e pouco e em terreno neutro de preferência.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça nov 17, 2009 10:16 pm

A não ser que queira fazer criação e saiba muito bem o que está a fazer, devia esterilizar a fêmea e castrar o macho.

As fêmeas quando entram no cio, se não acasalarem correm riscos para a sua saúde, no entanto acasalamentos sucessivos também são bastante maus.
Por sua vez, um macho castrado perde algum do seu cheiro característico.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça nov 17, 2009 10:17 pm

(repetida)
MHZ
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 3:07 am

Zahn, o mais aconselhável, é deixá-la passar ao menos o primeiro cio e depois, perto de entrar no próximo cio, esterilizá-la. Se possível, deixar passar mais alguns cios. Evidentemente, sempre vigiando-a e cortando o cio de preferência com Acetato de Leuprolide (há a opção de cortá-lo com hormonas HCG mas estas podem trazer algumas complicações).
Se respeitarem o fotoperíodo e a alimentarem com ração de qualidade, tem menos probabilidades de sofrer essa anemia aplástica. Mas acontece a cerca de 50% das fêmeas, se não fõr parado o cio.Contudo, este processo deve ser seguido por um vete que entenda deles e saiba como proceder.

Digo isto, porque pelos últimos estudos, a esterilização/castração pode provocar uma hiperplasia das glandulas adrenais. Esta hiperplasia, ainda (felizmente) não é muito comum nos furanitos portugueses, pois tem também uma componente genética por detrás, segundo também estudos já efectuados e que ainda estão a decorrer.
Crusty

quarta nov 18, 2009 1:35 pm

Muito obrigado pela resposta! Bom,nenhum deles está com o cio ainda, mas tambem tenho receio de os juntar ja. Ontem foram apresentados, soltei-os na minha sala, foi uma festa! :D a Lora ficou doida de felicicidade.. penso que vou mantendo assim um ritmo, solta los um bocadinho todos os dias num espaço neutro ate se conhecerem bem. Inicialmente pensei em estereliza la, mas tenho lido bastante sobre eles e percebi que nao é aconselhavel estereliza la ainda .. como me disse prefiro deixar passar mais algum tempo.. uma ou duas epocas de cio. Tambem sou sincera, antes de o fazer gostava de a deixar ter uma ninhada, vou deixar passar agora uns mesitos e depois vou tentar acasalar. Se houver algumas dicas importantes em relaçao a isso sou toda ouvidos. ;)

Fiquei bastante intrigada com o que me disse em relaçao ao cio.. o que quer dizer com cortar o cio? Eu tenho conhecimento do "problema" nas femeas em relaçao ás anemias, mas nunca li nada sobre cortar o cio...

Obrigado
!
<u>Crusty</u>
MHZ
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 2:51 pm

Leia estes tópicos e não esqueça que são animais foto-periódicos (quer dizer que seus ciclos biológicos se orientam pelas horas de luz e estações do ano por isso não devem ter mais de umas 8 horas de luz por dia, luz eléctrica incluída e nem temperaturas elevadas que os façam acreditar que é hora de entrar em cio); e que são carnívoros estritos (ainda mais que os gatos) e portanto a sua alimentação é na base de carne e não hidratos de carbono. As rações para furões, existentes em Portugal até à data, não são boas para eles (melhor importá-las online, de Espanha). Se comprar em Portugal, compre só a Orijen de gatitos ou a Eukanuba Kitten. http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Em Oeiras, sei que há um vete, Dr. Rui Patrício que já usa o Acetato de Leuprolide (conhecido como Lupron) para cortar-lhes o cio. E se faz tenções de acasalá-la, não aconselho as hormonas HCG porque há um risco de provocarem quistos ováricos.

Se quer criar e se se der bem com o espanhol, leia os artigos fixos deste foro, dados no sub-foro de cria, sobretudo nos de reprodução, gestação e amamentação (lactancia). http://huroncetes.com/forums/default.aspx?GroupID=10

E depois de ler estes artigos, terei muito gosto em esclarecer suas dúvidas.
MHZ
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 2:52 pm

Esquecime de lhe dar um conselho que poderá ser util para juntá-los: Troque as camitas, ponha ele a dormir na dela e vice-versa para se habituarem ao cheiro um do outro.
Crusty

sexta nov 20, 2009 12:49 pm

MHZ Escreveu:Leia estes tópicos e não esqueça que são animais foto-periódicos (quer dizer que seus ciclos biológicos se orientam pelas horas de luz e estações do ano por isso não devem ter mais de umas 8 horas de luz por dia, luz eléctrica incluída e nem temperaturas elevadas que os façam acreditar que é hora de entrar em cio); e que são carnívoros estritos (ainda mais que os gatos) e portanto a sua alimentação é na base de carne e não hidratos de carbono. As rações para furões, existentes em Portugal até à data, não são boas para eles (melhor importá-las online, de Espanha). Se comprar em Portugal, compre só a Orijen de gatitos ou a Eukanuba Kitten. http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Em Oeiras, sei que há um vete, Dr. Rui Patrício que já usa o Acetato de Leuprolide (conhecido como Lupron) para cortar-lhes o cio. E se faz tenções de acasalá-la, não aconselho as hormonas HCG porque há um risco de provocarem quistos ováricos.

Se quer criar e se se der bem com o espanhol, leia os artigos fixos deste foro, dados no sub-foro de cria, sobretudo nos de reprodução, gestação e amamentação (lactancia). http://huroncetes.com/forums/default.aspx?GroupID=10

E depois de ler estes artigos, terei muito gosto em esclarecer suas dúvidas.
Obrigado pela atençao, vou dar um check nos links e se surgir mais alguma duvida entretanto venho aqui melgar. :)
<u>Crusty</u>
Responder

Voltar para “Exóticos”