Pandinus Imperator

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Telma88
Membro Júnior
Registado: sexta nov 27, 2009 8:31 pm

sexta nov 27, 2009 9:05 pm

Boa noite... sou nova nestas andanças e preciso de uns conselhos :D

Adquiri à pouco tempo um Escorpião Pandinus Imperator fêmea, que aparenta estar grávida...

como posso ter a certeza que ela realmente está?

já agora, eu comprei um terrário na altura na loja onde a comprei, mas acho-o pequeno, como sei qual é o ideal para ela?

e posso construir um? como?

sei que são muitas perguntas, mas espero que me ajudem!! :lol: [/b]
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta nov 27, 2009 9:29 pm

Telma88 Escreveu:Boa noite... sou nova nestas andanças e preciso de uns conselhos :D

Adquiri à pouco tempo um Escorpião Pandinus Imperator fêmea, que aparenta estar grávida...

como posso ter a certeza que ela realmente está?

já agora, eu comprei um terrário na altura na loja onde a comprei, mas acho-o pequeno, como sei qual é o ideal para ela?

e posso construir um? como?

sei que são muitas perguntas, mas espero que me ajudem!! :lol: [/b]
quais as dimensoes do terrario? em que condiçoes mantens o escorpiao?
claro que podes construir um, da é um pouco de trabalho mas compensa, podes usar vidro madeira etc etc
Telma88
Membro Júnior

sexta nov 27, 2009 10:19 pm

nao tenho a certeza das dimensões, mas posso tirar e depois postar...

penso que lhe ofereço as condições necessárias...tem uma lampada de aquecimento, tem um gel especial como água, come grilos, tem uma pedra com buracos para se puder esconder, tem uma espécie de areia branca e gravilha laranja...e umas folhas artificiais penduradas nas laterais...

ela esconde-se muito dentro da pedra, ou então cava um buraco debaixo do recipiente da água...

antigamente ela era sociável, apesar de atrevida, mas agora nem mudar o gel posso que ela fica logo em posição de ataque...

ultimamente anda sempre fugida, e também já a apanhei a subir as plantas,n sei se atraz da luz ou dos grilos :lol:

como tenho a certeza se é mesmo gravidez todo o mau feitio dela?! :oops:
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado nov 28, 2009 2:31 pm

que eu saiba nao existe nenhum artropode sociavel ! Poderias era manusea lo com mais ou menos facilidade. Mas isso de estar agressivo penso que seja normal. Pois um escorpiao nao e propriamente um animal para se andar a dar festinhas.

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda nov 30, 2009 2:27 am

Telma88 Escreveu:penso que lhe ofereço as condições necessárias...tem uma lampada de aquecimento, tem um gel especial como água, come grilos, tem uma pedra com buracos para se puder esconder, tem uma espécie de areia branca e gravilha laranja...e umas folhas artificiais penduradas nas laterais...

ela esconde-se muito dentro da pedra, ou então cava um buraco debaixo do recipiente da água...

antigamente ela era sociável, apesar de atrevida, mas agora nem mudar o gel posso que ela fica logo em posição de ataque...

ultimamente anda sempre fugida, e também já a apanhei a subir as plantas,n sei se atraz da luz ou dos grilos :lol:

como tenho a certeza se é mesmo gravidez todo o mau feitio dela?! :oops:
Quais as dimensões do terrário, onde é que se encontra a lampada (centro, ou num canto), qual a temperatura ou o gradiente termico, e qual a humidade.

Retire essa gravilha, isso é péssimo para um escorpiao tropical, a humidade deve estar muito baixa no terrário, aconselho a usar uns 7\10cm de humus, fibra de coco, ou misturas das mesmas (pode misturar vermiculite também), para reter as humidades (75-90%) e ele puder escavar e arrefecer.

A lampada é ceramica, iv, outra? Aconselho um tapete numa lateral do terrário.

Quanto á agressividade, pode ter muitas origens, feitio, temperaturas e\ou humidades erradas, outros factores externos.

Mas coloque uma foto, para se ver se está grávida.
psylizart Escreveu:que eu saiba nao existe nenhum artropode sociavel ! Poderias era manusea lo com mais ou menos facilidade. Mas isso de estar agressivo penso que seja normal. Pois um escorpiao nao e propriamente um animal para se andar a dar festinhas.

cumps
Psylizart, aposto que não leste bem o que escreveste.

Nos artropodes o que não falta são animais sociaveis, e que precisam mesmo de colonia para sobreviver, é o exemplo das abelhas, formigas, termitas etc. E ainda tens gafanhotos, caranguejos, lagostas, baratas, aranhas sociaveis :twisted:
Mas eu percebi o que o quiseste dizer, mas mesmo assim, há especies de escorpiões que se podem manter em grupo (senao quase todos), milipedes etc.

Cumps :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Telma88
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 9:45 am

bom dia...

uma foto só tenho a de apresentação, pq ela escondeu-se dentro da pedra à 3 dias e agora n consigo tirar mais nenhuma... essa será suficiente?

por cima da gravilha meto uma espécie de musgo,mudo normalmente de 2 em 2 dias...

a lâmpada está no meio do terrário, e é daquelas tipo halogénio de 35w.

em relação a dimensões logo à noite digo, pq agora não tenho a certeza =)

bigada por toda a ajuda!!!
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda nov 30, 2009 10:12 am

[quote="Nazgul93
psylizart Escreveu:que eu saiba nao existe nenhum artropode sociavel ! Poderias era manusea lo com mais ou menos facilidade. Mas isso de estar agressivo penso que seja normal. Pois um escorpiao nao e propriamente um animal para se andar a dar festinhas.

cumps
Psylizart, aposto que não leste bem o que escreveste.

Nos artropodes o que não falta são animais sociaveis, e que precisam mesmo de colonia para sobreviver, é o exemplo das abelhas, formigas, termitas etc. E ainda tens gafanhotos, caranguejos, lagostas, baratas, aranhas sociaveis :twisted:
Mas eu percebi o que o quiseste dizer, mas mesmo assim, há especies de escorpiões que se podem manter em grupo (senao quase todos), milipedes etc.

Cumps :wink:[/quote]

ups ! :oops: :oops:
Tens razao , my bad !!

Desconhecia totalmente que se poderiam manter varios escorpioes juntos no mesmo terrario. Nao ia comecar a haver dispustas entre eles para se saber quem iria ficar com a melhor toca ou pelo alimento etc ???

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Nazgul93
Membro Veterano

segunda nov 30, 2009 11:25 am

Telma88 Escreveu:bom dia...

uma foto só tenho a de apresentação, pq ela escondeu-se dentro da pedra à 3 dias e agora n consigo tirar mais nenhuma... essa será suficiente?

por cima da gravilha meto uma espécie de musgo,mudo normalmente de 2 em 2 dias...

a lâmpada está no meio do terrário, e é daquelas tipo halogénio de 35w.

em relação a dimensões logo à noite digo, pq agora não tenho a certeza =)

bigada por toda a ajuda!!!
Só vendo a foto, secalhar há quem tenha mais facilidade com outras fotos, mas o escorp tem que idade?

Sim, mas o musgo só serve para reter alguma humidade, e ela precisa mais que isso, precisa de escavar e fazer tocas, e essa gravilha nao deixa! Repito, coloque uns 7\10 cm de humus ou fibra de coco, e com este substrato nao precisa de mudar 2 em 2 dias, nem sequer 2 em 2 meses :wink:!

A lampada no meio do terrário nao cria gradiente térmico, ou seja tem a mesma temperatura em todo o terrário, o que é péssimo uma vez que nao tem um sitio mais fresco ou mais quente para ir. A lampada fica acesa 24 sobre 24h? A lampada, mais temperaturas e humidades erradas, mais o substrato inadequado, pode ser a causa do stress e agressividade, porque o animal nao está nas condiçoes devidas...

Repito, compre um tapete, ligue a um termostato e coloque numa lateral do terrário (do lado de fora), e substitua esse substrato!
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Telma88
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 11:44 am

poxa, se soubesse que lhe estava a causar tanto mal já tinha feito tudo isso.. :(

tenho feito o que me têm aconselhado na loja onde a comprei...

mas hoje vou tentar comprar o tapete e a fibra de coco...

à alguma loja que seja a indicada para ir?! :D

a idade dela não sei, está comigo pelo menos à dois meses... quando a comprei também não me souberam dizer...
Nazgul93
Membro Veterano

segunda nov 30, 2009 11:54 am

Telma88 Escreveu:poxa, se soubesse que lhe estava a causar tanto mal já tinha feito tudo isso.. :(

tenho feito o que me têm aconselhado na loja onde a comprei...

mas hoje vou tentar comprar o tapete e a fibra de coco...

à alguma loja que seja a indicada para ir?! :D

a idade dela não sei, está comigo pelo menos à dois meses... quando a comprei também não me souberam dizer...
Por isso é que nos devemos informar sobre o animal em questão antes de o comprar e nao durante a estadia :wink:!

Os logistas só querem vender e vender, não se guie por logistas!

De que zona do pais és? O que precisas podes mandar vir por correio, o que pode ser mais facil.

O tapete tens que ligar a um termostato, para ter uma temperatura regulada e estavel, compra termometros e higrometro tambem.

Quanto á idade, se lhe puderes tirar uma foto junto a uma moeda de 1€ ou 2€ era mais facil :wink:
<strong>

Telma88
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 12:08 pm

Eu moro em S.João do Estoril mas trabalho em Lx...

pô-la perto duma moeda é que vai ser mais complicado, ela não se deixa mexer... :lol:

A pessoa em quem comprei a minha menina parecia-me até bem informada do que me estava a dizer, mas comecei a achar estranho a ausência dela no terrário por estar sempre escondida dentro da pedra, e como me disseram que estava grávida, fiquei com receio que algo se passa-se e então decidi informar-me por outras vias :D e pelos vistos é o mais certo... :wink:

para mandar vir por correio qual é o site ao qual posso ir?!
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

segunda nov 30, 2009 1:05 pm

Sabes que os imperador são de habitos nocturnos?!
Telma88
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 1:41 pm

sim sei, já tinha reparado nisso... uma vez às 6h da manha quando me estava a despachar po trabalho dei com ela a subir pa parte de cima do terrário... :lol:
Nazgul93
Membro Veterano

segunda nov 30, 2009 1:49 pm

Telma88 Escreveu:sim sei, já tinha reparado nisso... uma vez às 6h da manha quando me estava a despachar po trabalho dei com ela a subir pa parte de cima do terrário... :lol:
Mas creio que o Gekkos quando te perguntou isso, foi pelo facto de teres uma lampada de halogenio no terrario, que emite luz, e se tem luz 24 sobre 24h, nao sei até que ponto ele fará o ciclo de dia e noite...o que é um grande factor de stress, imagine-se a viver com 24hrs sobre 24hrs com sol, era igual :wink:

Dai eu ter perguntado la em cima se tinha a lampada ligada 24 sobre 24h, mas se a desligar ele deixa de receber calor, por isso o que tem que fazer é retirar a lampada, e por um tapete, até porque é nocturno, basta a luz da divisao da casa que está para fazer o ciclo dia\noite.

Compre um tapete, termostato, e substrato adequado :wink:
<strong>

Responder

Voltar para “Exóticos”