Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
obscure
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 3:58 pm

segunda jan 04, 2010 4:07 pm

Olá!

Eu descobri as chinchilas este ano, e fartei-me de pesquisar porque sempre quis um animal de estimação, mas a minha mãe é esquisita com os cheiros, não temos espaço para cães... E o meu pai é simplesmente dificil de convencer. No entanto como todos dizem que a chinchila é perfeita para viver num apartamento, eu queria mesmo mesmo ter uma para me fazer companhia durante as tardes, e já comecei pedir para os meus anos.

Gostaria de saber se conhecem alguns criadores de chinchila ou alguem que esteja disposto a dar/vender baratinho... porque entre comprar uma gaiola (eu queria fazer eu uma casinha para ela, mas não deixa de custar), alimentação, etc etc fica muito caro para os meus pais.

Também queria perguntar, isto porque nunca tive um animal de estimação, eu li que se podia ensinar uma chinchila a fazer as necessidades num recipiente. Como é que se pode ensinar?

Muito obrigada!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jan 04, 2010 6:38 pm

Se não podem suportar as despesas basicas, como é se ela adoecer e precisar de consultas de veterinario e medicamentos??
obscure
Membro

segunda jan 04, 2010 7:10 pm

Bondage2010 Escreveu:Se não podem suportar as despesas basicas, como é se ela adoecer e precisar de consultas de veterinario e medicamentos??
É só a compra total. Fazendo as contas para uma chinchila de, por exemplo, 35 euros, de forma a ter tudo o que é necessário pelo menos para 2 semanas (convinha, até porque vem tudo em kilos) se se pagar tudo pela mesma altura sao mais de 130 euros. ^^' é só por isso. Se for necessário deve dar para tudo, se realmente encontrar uma chinchila a este preço, mas queria evitar, se possivel, uma sobrecarga para os meus pais visto que ainda não ganho o suficiente.

ah, e também porque faço anos quase a seguir ao Natal, o que acaba por ser um bocado chato.

---------
ocorreram-me novas perguntas:
Li num blog que a pessoa apanhava ramos de pinheiro na mata e depois desinfectava em casa. Pode-se fazer isso? Com alcool? =/

O feno tem de ser obrigatoriamente de compra? Eu consigo arranjar feno numa escola de equitação, mas não sei se será o mais adequado.
Última edição por obscure em segunda jan 04, 2010 7:28 pm, editado 1 vez no total.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

segunda jan 04, 2010 7:26 pm

Porque não tentas aguardar mais um tempo? É assim tão importante teres já a chinchila? :?
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

segunda jan 04, 2010 7:27 pm

Quanto a chinchilas podes obter informações aqui: http://clubedaschinchilas.blogspot.com! Tem o básico! Quanto a criadores o xRubenx conhece uma boa criadora na zona de Lisboa! Ele próprio fez a gaiola da chinchila, talvez ele te possa indicar onde arranjar uma gaiola boa e a preço acessível, ou então ajudar a criares uma!
obscure
Membro

segunda jan 04, 2010 7:34 pm

Bem, eu queria para os meus anos, dia 24. A verdade é que estou a passar por um momento de imenso stress na faculdade, e o chegar a casa para estar sozinha acaba por me deixar ainda pior. Gostava imenso de ter companhia.

No entanto, como referi, os meus pais ainda não estão convencidos, simplesmente me disseram que como sou a interessada eu é que tenho de procurar e organizar as coisas todas para depois eles verem.

Silviel, já tenho o link aberto, é um dos blogues que tenho lido frequentemente para saber o que preciso de fazer. Agradeço desde já esse trabalho todo, que me vai ajudar imenso ^^

Sou da zona de Lisboa, mais concretamente Queluz.

Obrigada!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jan 04, 2010 7:40 pm

Companhia á tarde, sabes que elas são activas é de noite....
obscure
Membro

segunda jan 04, 2010 7:47 pm

Bondage2010 Escreveu:Companhia á tarde, sabes que elas são activas é de noite....
O que não deixa de ser um problema, porque infelizmente também eu sou, apesar de ter de acordar as 6h. Raramente me deito antes da meia noite.

No entanto pelo que me informei as chinchilas adaptam-se, podem estar despertas durante a tarde se houver "coisas" para fazer, e até se chegam a deitar às mesmas horas que os donos.

Eu sei que parece mal esta pressa, e o pedido de uma chinchila barata... mas li que não é tão incomum vender-se chinchilas a 35 euros, enquanto o minimo que vi nas lojas foi de 50, e o maximo 200. Daí o querer encontrar um criador. Quanto à pressa... bem, depende do criador, dos meus pais... etc. só queria arranjar contactos e informações o mais cedo possível.
Silviel
Membro Veterano

segunda jan 04, 2010 8:48 pm

Eu entendo a ansiedade! Mas o melhor que podes fazer agora é mandar uma mp ao xrubenx, o mesmo rapaz com quem eu tenho estado a escrever aquele blog! Se não estou em erro, vocês os dois devem até serem vizinhos de zona!
E já vi um criador a vender chinchilas cinzentas a 35, na zona de Lisboa.
Mas já deves saber que o melhor é mesmo ter 2 chinchilas, para fazerem companhia uma há outra quando tu não estiveres presente!
E não deve ser assim tão caro! 2 chinchilas a 35 euros cada + uma gaiola por exemplo standard para chinchila, que aqui no Algarve consegue chegar aos 50/60 euros!
Deve rondar tudo por volta de uns 120 ou 130 Euros!
A comida aconselho a Cunipic, tem pelo menos 3% de ácidos gordos, e o preço costuma ser acessível, até aos 5 Euros, máximo que já aqui no Algarve! A pedra de calcio rosa, deve rondar os 2.50E, a Areia pode chegar também aos 5 Euros aqui!

Lista:
2x chinchilas - 35E (Cada uma)
1x Gaiola Standard Chinchila - 50E a 60E ( Preços típicos no Algarve)
1x Comida Cunipic - Até 5E (Algarve)
1x Pedra de Calcio rosa - Até 2.50E (Algarve)
1x Areia de Banho- Até 5E (Algarve)
1x Pacote de serradura - Até 2.50E (Algarve)
1x Banheira Living World para chinchila - Até 11E (Algarve)
1x Bebedor - Até os 1.50E (Algarve)
Preço total de inicio : +- uns 157.5E

Até que não fica caro! Só para veres só com o meu casal de chinchilas gastei uns 135 Euros! Mas ambos são mutações de cor!
Depois presta atenção ao detalhe! No Algarve os preços são sempre mais altos do que em Lisboa, por causa... Sei lá! Já deram tantas desculpas!
Dai que até te pode ficar bem mais barato que esta estimativa!
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda jan 04, 2010 9:22 pm

:o

Se andas em stress com a faculdade, aconselho a fazeres umas aulas de yôga ou algum desporto que gostes, mas yôga é uma óptima opção.

Acho bom quereres informar-te, mas...qual é a pressa em ter a chinchila? Devias reunir em primeiro lugar informação, condições para as manteres é que normalmente coisas feitas á pressa não dão bom resultado.
Depois a questão monetária, se precisares de ir ao vet como vai ser?
Se achas que serão os teus pais a ter estes encargos, devias pensar e se eles acharem a conta do vet cara e se estarão dispostos a pagar as despejas?

Deves equacionar tudo e ponderar. Digo eu...
marisafrias
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 10:00 am
Localização: Toy o Braco Alemão,Estrela a Pointer, Becas diiz que é uma especie de Caniche, Ruffy o Chinchila, Ch

segunda jan 04, 2010 10:06 pm

Boas obscure. Olha adquiri uma chinchila recentemente, o meu namorado deu ma para me fazer companhia pois tambem estou a estudar fora ja á dois anos...Mas se queres companhia para a tarde olha que nao é o animal indicado, porque a essa hora ta a dormir, bem pelo menos o meu Ruffy :)
Ah e ja pensas-te no transporte??? trouxe a minha este fim de semana nao sei como, a gaiola é enorme, e nao é so isso. Como vais fazer aos fins de semana?? (como disses te que tavas sozinha presumo que estejas longe de casa) vais ter 2 gaiolas(uma na tua terra e outra na terra onde estudas) e uma transportadora? ou vais ficar todos os fins de semana ai com ela?
Sao os tais promenores que so sao pensados depois porque tas muito ansiosa para a teres :?
Carminhoss
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 10:17 pm

segunda jan 04, 2010 10:48 pm

Ora nem mais, antes de adquirir o animal pense muito bem!
Eu tenho 3 gaiolas até eheh
Mas de momento uso apenas duas, uma no meu apartamento e outra em casa (aldeia) para quando lá vou. Tenho também uma transportadora para as viagens.
E são porquinhas que tenho, não chincilas. Chincilas saem mais caras quer a nivel de aquisição, quer de manutenção...
Portanto pense muito bem.
obscure
Membro

terça jan 05, 2010 12:04 am

Silviel, já lhe mandei um mail, obrigada. =)

Kathamina, o meu problema é que desportos não dá mesmo para fazer. Já fui tentando, mas o meu trabalho "part-time" em casa tira-me um bocado o tempo de me deslocar. A pressa, também, como já disse é mais para informar os meus pais porque seria uma prenda de anos, este mês. A questão monetária tem mais a ver com este impacto dos anos logo a seguir ao Natal e comprar tudo para que a chinchila se sinta em casa. Nenhum deles quer mal aos animais e obvio que não negariam ir ao veterinario, se for necessário. Eu tou a ponderar, esta é a minha forma de ser. Tenho pesquisado muito acerca das chinchilas, vejo vídeos, já tinha um plano para construir eu uma "gaiola". A verdade é que me sinto como uma rapariguinha a quem lhe vão dar um doce, sempre quis um animal de estimação mas nunca me deixaram. Mas obviamente que não me tenciono comportar como uma face a um ser vivo, alias a unica condição imposta pelos meus pais é ser eu a tratar de tudo.

marisafrias, percebeste mal, desculpa. Eu passo muito tempo sozinha em casa porque os meus pais passam o dia todo fora, mas eu estudo numa faculdade a 20min daqui ^^' por isso não tenho desses problemas

As chinchilas são assim tão caras a nivel de manutenção? Sem contar com as visitas ao veterinário, que espero que seja esporádico, tive a fazer as contas e não pareceu assim tanto. Nem comem muito =/ Não tenho meios de comparação.
Silviel
Membro Veterano

terça jan 05, 2010 3:13 pm

O comer varia! De chinchila para chinchila! Tens é que ter um pouco de controlo para não abusarem! Mas também para não ficarem muito magras!

Vet só precisas de ir de 6 em 6 meses! A menos que suspeites que algo esteja errado!
obscure
Membro

terça jan 05, 2010 3:15 pm

ok, muito obrigada =)
Responder

Voltar para “Exóticos”