alimentaçao PDI

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
paprika201
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 12:17 am

sexta jan 15, 2010 8:37 pm

ola!

Gostaria de saber como deve ser a alimentação de um PDI, mais especificamente, que quantidade e quantas vezes ao dia se dá de ração a um PDI...

(eu normalmente dou umas 3coleres de sobremesas cheias de raçao de manha mais o feno e agua....durante a tarde uma couve ou cenoura....e á noite novamente o que faço de manha...) mas acho que é um bocado de mais...ate pk ta um bocadinho gordo o meu PDI!
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

sexta jan 15, 2010 8:43 pm

Ainda há pouco tempo houve um tópico sobre esse assunto...

Acho que 3 colheres cheias de ração para um só porquinho é talvez excessivo :P E ração dá só uma vez de manhã!

O importante nos vegetais é os porquinhos obterem a vitamina C que tanto precisam.
A importância do feno é a boa manutenção dos dentes, sistema digestivo, não engorda e entretem-nos bastante.
A ração é um complemento.

Eu faço:
De manhã: cenoura
Deixo toneladas de feno para comerem durante o dia
Quando chego a casa, mais feno e ração
Mais tarde: vegetais

E depois uma corridinha pra não ficarem gordas!
Os porquinhos têm tendência para serem bichos anafados, mas por mais engraçados que fiquem pode trazer problemas.

Por isso, toca a pesar esse porquinho para lhe controlar o peso e a po-lo a fazer exercicio!
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
paprika201
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 12:17 am

sexta jan 15, 2010 8:53 pm

como vou ter outro PDI serao 2:P...vou dar talvez tres colheres de sopa de raçao por dia, feno e água sempre á disposição... e mto exercicio:D
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo jan 17, 2010 4:54 am

paprika201 Escreveu:como vou ter outro PDI serao 2:P...vou dar talvez tres colheres de sopa de raçao por dia, feno e água sempre á disposição... e mto exercicio:D
Calma pessoal... :?
Comedouro cheio uma vez por dia não mata. Para adultos está bem assim. Para porquinhos bebés e jovens não se vai limitar a alimentação e, consequentemente, o seu desenvolvimento... É dar à vontade para que não tenham fome... Nunca tive problemas.
Em adultos é que se deve ter atenção com excessos de peso por causa dos problemas inerentes à obesidade. :)
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

domingo jan 17, 2010 4:58 am

paprika201 Escreveu:ola!

Gostaria de saber como deve ser a alimentação de um PDI, mais especificamente, que quantidade e quantas vezes ao dia se dá de ração a um PDI...
Alimentação diária dos meus porquinhos:

- um comedouro cheio de ração (VERSELE-LAGA, CAVIA CRISPY EXTRA VIT. C);
- feno sempre à disposição (podem comer sem qualquer limite de dosagem);
- cenoura e pepino.

Duas vezes por semana dou:

- laranja partida em pequenos pedaços (deixar ir com casca);
- maçã partida em pedaços pequenos (para não abrirem feridas nos cantos da boca);
- salsa;

Regularmente:

-bróculos (ricos em vitamina C, óptimos para substituir a laranja, caso os porquinhos não a comam), tomate, pimento. Estes podem ser dados mais que 2 vezes por semana, não faz mal, mas com calma nas dosagens;
-folhas verdes escuras de couve portuguesa ou lombardo (não dar as folhas claras), mas cuidado com as couves no verão... dar apenas um pedaço da folha e 1 ou 2 vezes por semana, não mais.

--------------------------------------------------

*Durante a época do verão podem comer cascas de melão e melancia limpas com algum miolo ainda agarrado.

*Todos os vegetais e frutas não devem ser dados molhados, pois provoca diarreia! Enxugar antes de dar no comedouro ou limpar apenas o pó com um pano seco.

*Água limpa sempre disponível, mudar diariamente.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

domingo jan 17, 2010 8:42 pm

3 colheres de sobremesa parece-me pouco. Se for 3 colheres de sopa cheias então já seria suficientes. Nós aqui não damos mais de 3 colheres de sopa por dia e os nossos porquinhos estão em boa forma. Para além da ração, o importante é obterem diariamente vegetais frescos, e também não é por vezes a quantidade que importa, mas a qualidade, pois a ração deve de ser de boa qualidade especial para os porquinhos.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”