Tenho um hamster roborovski há 4 dias que comprei numa loja. O meu objectivo, ao criar este tópico, é o de saber mais sobre o comportamento deles (hamsters). Suponho que varia de raça para raça, gostaria que me dessem uma ajudinha.
Ora bem, o meu bichinho tem cerca de mês e meio e não sei se é macho ou fêmea (por absurdo esquecimento não perguntei na loja) e não consigo ver. Quando cheguei com ele a casa e o pus na gaiola ficou super curioso e estava assustado, como eu é normal, penso eu, pois é tudo novo para ele. Dormiu cerca de 13 horas e depois de acordar e de andar a passear um bom tempo na gaiola tirei-o para um alguidar para limpar a gaiola. Andou um pouquinho nas minhas mãos e coloquei-o de novo na gaiola.
Tenho reparado que ele vai para o canto da gaiola por baixo do ninho e farta-se de esgravatar duante tempos e tempos. Mas ele sabe ir para o ninho; quando quer dormir vai sozinho. Hoje reparei que ele saiu do ninho, andou pela gaiola durante um pouco e foi para outro canto arranjar o feno para fazer ninho ali. Quando coloquei a mão com uma semente à espera que ele lá fosse ele mordiscou-me. Não pensem que tento tirá-lo à força, longe de mim, ele ficaria aflito se o fizesse, para além disso quero que se sinta à vontade em ir sozinho para a minha mão.
É muito "envergonhado", está sempre escondido, raramente anda pela gaiola na parte mais descoberta. Mas não foge quando me chego ao pé da gaiola. Ah! Sempre que pego nele faz cocozinho e xixi nas minhas mãos. Estará com medo ou é para mais tarde reconhecer as minhas mãos?
Bom, gostaria que me dessem algumas dicas sobre o comportamento dos hamsters, no geral, e sobre estes comportamentos que descrevi, em particular.
Espero que me possam ajudar

Desde já agradeço.
Aguardo as vossas opiniões.
Cumprimentos a todos.
PS: O meu hamster é o Ervilha, tem petsite.