Comportamento de hamster roborovski

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Paulisca
Registado: terça fev 09, 2010 11:13 am

terça fev 16, 2010 6:55 pm

Boas!

Tenho um hamster roborovski há 4 dias que comprei numa loja. O meu objectivo, ao criar este tópico, é o de saber mais sobre o comportamento deles (hamsters). Suponho que varia de raça para raça, gostaria que me dessem uma ajudinha.

Ora bem, o meu bichinho tem cerca de mês e meio e não sei se é macho ou fêmea (por absurdo esquecimento não perguntei na loja) e não consigo ver. Quando cheguei com ele a casa e o pus na gaiola ficou super curioso e estava assustado, como eu é normal, penso eu, pois é tudo novo para ele. Dormiu cerca de 13 horas e depois de acordar e de andar a passear um bom tempo na gaiola tirei-o para um alguidar para limpar a gaiola. Andou um pouquinho nas minhas mãos e coloquei-o de novo na gaiola.

Tenho reparado que ele vai para o canto da gaiola por baixo do ninho e farta-se de esgravatar duante tempos e tempos. Mas ele sabe ir para o ninho; quando quer dormir vai sozinho. Hoje reparei que ele saiu do ninho, andou pela gaiola durante um pouco e foi para outro canto arranjar o feno para fazer ninho ali. Quando coloquei a mão com uma semente à espera que ele lá fosse ele mordiscou-me. Não pensem que tento tirá-lo à força, longe de mim, ele ficaria aflito se o fizesse, para além disso quero que se sinta à vontade em ir sozinho para a minha mão.

É muito "envergonhado", está sempre escondido, raramente anda pela gaiola na parte mais descoberta. Mas não foge quando me chego ao pé da gaiola. Ah! Sempre que pego nele faz cocozinho e xixi nas minhas mãos. Estará com medo ou é para mais tarde reconhecer as minhas mãos?

Bom, gostaria que me dessem algumas dicas sobre o comportamento dos hamsters, no geral, e sobre estes comportamentos que descrevi, em particular.

Espero que me possam ajudar ;)

Desde já agradeço.

Aguardo as vossas opiniões.

Cumprimentos a todos.

PS: O meu hamster é o Ervilha, tem petsite.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

terça fev 16, 2010 8:26 pm

Info Hamsters- http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73197
Espero que ajude ;)

É normal que esteja assustado, deixe-o ambientar-se à gaiola e a si.
Aos poucos vai ganhando a confiança*
Kathamina
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 8:29 pm

Kathamina Escreveu:Info Hamsters- http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73197
Espero que ajude ;)

É normal que esteja assustado, deixe-o ambientar-se à gaiola e a si.
Aos poucos vai ganhando a confiança*
Edit: Não é uma raça, mas sim uma espécie ;)
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça fev 16, 2010 10:14 pm

Boas, a minha área é mais os sírios, de roborovskis não estou muito por dentro dos comportamentos mas penso que talvez possa ajudar em qualquer coisita.

Se estavas à espera de um hamster para andar na mão e festas e tal os robbies não são o ideal. São super assustadiços e "eléctricos", não são por completo o hamster mais afável.
Quanto a fazer as necessidades nas mãos é medo mesmo, não está habituado tens que ter muita calma, tempo e paciência. Não te preocupes com o morder, mordidela de robbie não faz grande "mossa", o mais provável é ter mordido por ter sentido o cheiro a comida.
O ninho é coisa que só eles decidem onde fazer, a gente bem pode meter onde quisermos mas o resultado final é lá com eles, mudam-no para onde se sentirem melhor.
Quanto a andar a raspar a gaiola não me parece (minha opinião claro) que seja problemático, eles têm que andar a fazer qualquer coisa, já dormem uma enorme parte do dia portanto é normal que encontrem coisas para fazer (raspar, roer grades, andar freneticamente na roda...), não é assunto para causar dores de cabeça :wink:

Sorry pelo tamanho do post e é possível que ainda me tenha escapado qualquer coisa... Volto a afirmar que o meu forte não são os robbies, portanto se estiver errado em algo agradeço correcção :wink:

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Claudiaf7
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

terça fev 16, 2010 10:50 pm

É natural o seu hamster estar assustado, afinal de contas está numa casa nova:)
Verá que daqui a uns tempos ele já se sente mais à vontade.
Contudo, casa animal tem o seu feitio, eu tenho um hamster. Não é propriamente agressivo, mas tem o seu feitio. Aceita carinhos, mas gosta do seu espaço e de estar no seu cantinho.
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

terça fev 16, 2010 10:55 pm

Boas!
Bem, eu sou mais hamsters sírios. Mas há algumas coisas que ambas as espécies têm em comum. :wink:

Quanto a saber o sexo do seu bichinho é muito fácil. Se o genital dele tiver muito, muito perto do anus (cerca de 3 milimetros), é femea. Se for mais que isso, é macho. Isso de andar sempre a bisbolhetar tudo, é normal, pois ainda nao conhece os sitio onde está e só quer é explorar. :)

Os meus hamsters, mais o primeiro que tive, também tinha a mania de esgravatar os cantos da gaiola. Mas apenas escolhia um para fazer chichi. já o segundo tem uma casa de banho para fazer. Mas até esse, deu-me uma dica num canto, fazendo lá chichi, e assim pus lá a casa de banho. A cama é outra das coisas que eles fazem questão de ser eles a decidir onde a fazer e onde dormir. Por mais que tentemos nao nos cabe a nós decidir isso. Eu por acaso tive a sorte de nunca ser mordida, o meu hamster é super carinhoso a tirar as coisas da minha mão e dos meus dedos. Mas em caso que mordisque convem que nao grite para nao o assustar. Os ouvidos deles sao muito sensiveis e para além disso assustam-se.

No que toca a fazer as necessidades na sua mao, cada vez que o pega talvez seja o medo como já disseram. A mim nunca me aconteceu. Mas também só peguei no meu hamster uma semana depois de ter chegado, quando já confiava em mim. :P E talvez nao o veja a passear tanto pela gaiola porque eles sao animais muito noturnos. De dia dormem que se fartam durante horas a fio. :)

Espero ter ajudado, cumprimentos :wink:
Kathamina
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 12:02 am

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Superfamília: Muroidea
Família: Cricetidae
Subfamília: Cricetinae

[Links]
:arrow: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamster
:arrow: http://www.cphamster.pt/
:arrow: http://hamstersdaries.com.sapo.pt/
:arrow: http://www.syrianhamster.com/
:arrow: http://www.mundodosanimais.com/portal/m ... sters.html
:arrow: http://hamstersdaries.com.sapo.pt/

Criadora Portuguesa de Hamsters Sírios e Roborovskis:
:arrow: http://niarctaahamsters.no.sapo.pt/

[Info]

No que diz respeito aos hamsters, nem todos são territoriais e solitários, como é o caso do Sírio, mas deve haver especial atenção aos seus comportamentos a fim de evitar lutas.
Anão Russo siberiano e Campbell e Roborovski são sociais.
Atenção: Espécies sociais:
A parte de terem que ser da mesma ninhada está completamente incorrecta. Existem várias combinações de idades que se podem fazer, umas mais fáceis outras mais difíceis.
A combinação mais fácil é sem dúvida a introdução de animais muito jovens com a mesma idade e mesmo peso, mas a introdução de um macho adulto com uma fêmea Jovem também resulta muito bem.
As combinações que se devem ter mais atenção é a junção de uma femea adulta com outro anão seja de que sexo ou idade for, porque as fêmeas são mais territoriais, no entanto, nada que normalmente não se possa resolver com uma boa apresentação.
Imagem

Imagem

Gaiola:
O mais espaçosa possivel para conter as seguintes áreas:
*Zona para exercicio: rodinha, pontes, tubos
*Ninho
*bebedouros e comedouros

Deve ser limpa 1 vez por semana, especial atenção ao uso de produtos tóxicos, deve passar bem a gaiola e acessórios por água a fim de remover qualquer tipo de produto utilizado. Secar bem.

Litter:
Para forrar o fundo da gaiola poderá utilizar os seguintes absorventes:
*corn cobs ( produto natural)
*aparas de madeira
*madeira prensada
Imagem

Ninho:
Não deve utilizar algodão que as lojas costumam vender como próprio para ninho do hamster pelo seguinte motivo: As fibras podem enterlaçar-se nas patas do seu hamster e prender a circulação provocando amputação nos membros do animal.
Pode utilizar:
* tiras de papel higiênico
* feno
Imagem

Roda:
Especial atenção para que seja fechada, não tenha espaços abertos para que o hamster ao andar nela não magoe as patas.
Imagem

Alimentação:
*ração própria para hamster e existem várias no mercado, aqui ficam algumas
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pode ser dado em pequenas quantidades ou como guloseima:
*cenoura
*maçã
*queijo
*nozes (miolo)...

A água deve ser mudada todos os dias.
Imagem

Higiene:
Não dê banho ao hamster com água.
Eles cuidam da sua própria higiêne, a única coisa que se têm que preocupar é com a higiene da gaiola.
Pode usar areia própria para chinchila se vir que o seu hamster tem o pêlo com um aspecto meio oleoso, a areia ajuda a limpar e secar essa oleosidade.
Para tal, coloque a areia para chinchila dentro de um recipiente e coloque dentro da gaiola e ele fará o resto. Um hamster não é uma chinchila, logo não é necessário colocar areia regularmente

Visto que links não são visto, aqui fica o conteúdo do link.
Paulisca

quarta fev 17, 2010 12:27 am

Obrigada a todos pelas vossas respostas! Apenas estava preocupada com o esgravatar incessante do bichinho no cantinho da gaiola. É a primeira vez que tenho um.
Não estou à procura de um hamster que ande nas mãos o tempo todo, nem para me divertir, apenas o quero habituar a andar nas minhas mãos para que se habitue a sair de vez em quando e, se algum dia for necessário tirá-lo da gaiola por qualquer razão que não seja limpar a gaiola, não fique demasiado assustado. Mas ele sobe para a minha mão sozinho, não parece ter medo.
Eu fiz alguma pesquisa antes de o ter e sei que são assustadiços.
Quanto às mordidelas, é verdade, não causam mossa e eu não grito nem tiro o dedo bruscamente, sei que isso o iria deixar assustado.
Em relação à paciência e calma, isso tenho.
No que toca ao ninho, ele tem uma casinha com o algodão que desde o início tomou como ninho, pois arranjou-o logo levou para lá bastante comida e dorme lá sempre. Só hoje é que o vi fazer o ninho lá em baixo.

Obrigada a todos pelas vossas respostas. Como é a primeira vez, queria ter a certeza de que estava tudo bem com ele e que estou a fazer as coisas da maneira correcta.

Muito obrigada :wink:

Se tiverem mais dicas são todas bem vindas.

Cumprimentos a todos!
Pure
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 12:32 am

Boas, Kathamina o hamster chinês também é comunitário (talvez mais do que os winter-white/siberianos)

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

quarta fev 17, 2010 12:34 am

Paulisca Escreveu:Obrigada a todos pelas vossas respostas! Apenas estava preocupada com o esgravatar incessante do bichinho no cantinho da gaiola. É a primeira vez que tenho um.
Não estou à procura de um hamster que ande nas mãos o tempo todo, nem para me divertir, apenas o quero habituar a andar nas minhas mãos para que se habitue a sair de vez em quando e, se algum dia for necessário tirá-lo da gaiola por qualquer razão que não seja limpar a gaiola, não fique demasiado assustado. Mas ele sobe para a minha mão sozinho, não parece ter medo.
Quanto às mordidelas, é verdade, não causam mossa e eu não grito nem tiro o dedo bruscamente, sei que isso o iria deixar assustado.
No que toca ao ninho, ele tem uma casinha com o algodão que desde o início tomou como ninho, pois arranjou-o logo levou para lá bastante comida e dorme lá sempre. Só hoje é que o vi fazer o ninho lá em baixo.

Obrigada a todos pelas vossas respostas. Como é a primeira vez, queria ter a certeza de que estava tudo bem com ele e que estou a fazer as coisas da maneira correcta.

Cumprimentos a todos!
Olá.
Eu queria salientar o aspecto que coloquei a negrito.
Os hamsters roborovski são muito pequenos e como tal têm as patinhas muito finas. Atenção ao algodão que usa no ninho, pois muitas marcas, mesmo sendo "próprias" para hamsters vendem algodão muito compacto, que pode facilmente prender as patas do animal, cortar o fornecimento sanguíneo provocando uma amputação.

Acho preferível usar papel higienico às tiras, ou papel de cozinha. É económico e mais seguro :wink:
Paulisca

quarta fev 17, 2010 12:35 am

Ah! Esqueci-me de uma coisa. O sexo do/da Ervilha. Pois bem, não consigo ver porque ele é muito pequenino, mede uns 3 centímetrozinhos, e quando o tento virar ele vira-se logo e não quero estar a stressá-lo mais do que se calhar já está por estar nas mãos, não é? Mas obrigada pela dica! Vou tentar ver daqui a uns tempos, quando ele já estiver mais habituado, suficientemente habituado.

Obrigada mais uma vez :wink:
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

quarta fev 17, 2010 12:40 am

Estive a ver o seu petsite e de facto é muito pequenininho ainda. :? Daqui a algum tempo tente ver de novo :)

Já agora, tem um bichinho bem amoroso :D
Kathamina
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 2:09 am

Pure Escreveu:Boas, Kathamina o hamster chinês também é comunitário (talvez mais do que os winter-white/siberianos)

Cumprimentos
Obrigada, mais tarde acrescento à informação ;)

Xiki, comadre...só para reforçar a ideia que o típico algodão utilizado para ninho de hamsters, não deve ser usado, exactamente pelos factores que apresentaste.
;)
Pure
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 3:05 am

xikilana Escreveu:
Paulisca Escreveu:Obrigada a todos pelas vossas respostas! Apenas estava preocupada com o esgravatar incessante do bichinho no cantinho da gaiola. É a primeira vez que tenho um.

Cumprimentos a todos!
Olá.
Eu queria salientar o aspecto que coloquei a negrito.
Os hamsters roborovski são muito pequenos e como tal têm as patinhas muito finas. Atenção ao algodão que usa no ninho, pois muitas marcas, mesmo sendo "próprias" para hamsters vendem algodão muito compacto, que pode facilmente prender as patas do animal, cortar o fornecimento sanguíneo provocando uma amputação.

Acho preferível usar papel higienico às tiras, ou papel de cozinha. É económico e mais seguro :wink:
Acrescento uma coisa: Feno (normal de alimento para coelhos, porquinhos, chinchilas, etc) é o que "eu" uso maioritariamente para ninhos.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Exóticos”