dicas para juntar duas chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

domingo fev 21, 2010 3:50 pm

Boa tarde!
Tenho duas chinchilas, a Mia e a Six, e queria que me dessem umas dicas para as juntar na mesma gaiola.
A Six é a mais velha, tem 1 ano e pouco, e já teve junta com outra chinchila (que infelizmente morreu) sem qualquer problema. Nunca andaram à bulha nem nada. Passados uns meses da chinchila com quem ela estava ter morrido resolvi comprar outra para lhe fazer companhia e, por isso, em Janeiro comprei a Mia com dois meses.
Como nunca tive problemas em juntar outras chinchilas antes, pensei que estas também não me fossem dar problemas mas tal não foi o caso. Já há mais de um mês que estão em gaiolas separadas lado a lado para se cheirarem através das grades, soltou-as juntas, já as troquei de gaiola durante uns tempos, mas nada resulta. Sempre que tento juntá-las na mesma gaiola andam à bulha. Quem costuma começar sempre é a mais novinha, a Mia. Basta a Six aproximar-se um bocadinho para cheirar e a Mia mete-se logo em posição de ataque a fazer barulhos. Como a Mia veio directamente da companhia dos pais para aqui, sem nunca ter estado sozinha, não sei se terá alguma coisa a ver com isso.
Já não sei o que tentar mais... Alguém sabe de mais alguma técnica?
Obrigada.
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quinta abr 08, 2010 8:43 pm

ola=)
o que aconselho em relação a chinchilas mais relutantes é o método da box quando todos os outros falham. Este método consiste em:
1- pegas nas aparas onde está o chichi e esfregas as duas com isso para ficarem a cheirar igual
2- esfregas também um bocado no nariz para não verem diferenças de cheiros
3- juntas numa transportadora grande o suficiente para ambas caberem mas não grande demais para elas andarem a correr uma atras da outra. o ideal é estarem lado a lado sem se mexer muito
4- pegas na transportadora e vais passear
5- poes numa gaiola nova ou lavadinha sem cheiros

Este método pode parecer um bocado "terapia de choque" mas acredita que as vezes após tentar tudo esta é mesmo a última solução e mesmo assim por vezes não resulta pois os animais são como nós, podem "embirrar" com o outro.
Tive apenas de fazer isso uma vez e foi com duas chinchilas de um amigo meu. Andei a passear com elas umas duas horas, as vezes começavam a rosnar mas abanava um bocadinho a transportadora e calavam-se. A ideia é como elas não gostam de transportadoras e de serem passeadas nelas distraem-se e esquecem se que a outra lá está ode modo que ficam com os cheiros misturados... eu depois de as por na gaiola limpa elas ainda se mijaram e rosnaram um bocado mas umas horitas depois já dormiam enroscadinhas uma á outra. Ah outra coisa- a gaiola nova não deve ter casa ou nada que uma delas possa marcar como território e querer defender pois os problemas podem começar por aí. só depois de veres que se entendem vais pondo os esconderijos um a um =)
espero ter ajudado e que resulte!!
boa sorte
Responder

Voltar para “Exóticos”