novos Degus :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

domingo mar 07, 2010 4:20 pm

Boas,

Eu sou relativamente novo aqui no forum : )
Ontem fui a loja Zooexotico ver gaiolas e acabei por sair de lá com dois Degus. Já tinha feito alguma pesquisa sobre degus e procurei topicos sobre eles aqui na arca mas ainda tenho algumas duvidas,e espero que me possam dar algumas dicas ; )

São dois Degus machos novinhos e da mesma ninhada (segundo o senhor da loja).

1-As vezes vejo que eles se debatem em pequenas lutas, isso é normal ou devo ter algum cuidado?

2-Na loja não me disseram nada e eu sinceramente também me esqueci... mas pelo que li eles lavam-se como as chinchilas, com areia. Devo ter alguma pressa em adquirir a tal areia?

3-Eles estão um pouco assustadiços mas suponho que seja normal. Qual a melhor maneira de os habituar a mim? devo solta-los apenas quando estiverem mais habituados a mim e não fugirem?

4-Também li que eles precisam de fazer exercicio, devo comprar uma roda para eles? também sei que gostam de trepar, devo arranjar troncos? e uma casa de madeira para eles? e o que melhor para eles desgastarem os dentes?


Peço desculpa por todas as perguntas mas quero mesmo ter toda a informação possivel. Obrigado desde já aos que me ajudarem : )

cumps,
Diogo Parrinha
FeelingNerD
Membro Veterano
Mensagens: 875
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

domingo mar 07, 2010 5:35 pm

1- As lutas são normais e não deves intervir a menos que se tornem mais graves do que apenas briguinhas, se se morderem e aparecerem com feridas dá jeito ter uma gaiola a mais. Mas se for macho e femea pode ser por causa do acasalamento, no primeiro ano são mais agressivos mas é aconselhavel deixar juntos na mesma.

2- Não é tão indispensavel como nas chinchilas, mas pode se por para tomarem banho de vez em quando. Não deixes ficar na gaiola permanentemente que podem começar a defecar ali.

3- Vai com calma, não os tires, deixa a gaiola aberta e fica a observar, controla o espaço por onde andam para não fugirem e da lhes a possibilidade de voltarem para a gaiola.

4- O tronco dá jeito, mas nao ponhas nada muito alto para nao se magoarem a serio se cairem. Se tiveres grades eles talvez as tentem roer tal como vao fazer ao tronco.


Não te baseies só na minha resposta, pois estou a responder pela pesquisa que fiz quando comecei a conviver com eles mas sobre degus a informação as vezes varia um bocado de site para site.

EDIT: não reparei que tinhas dito que eram ambos machos, de qualquer forma confirma por imagens na net, porque ao meu namorado supostamente tambem tinha comprado 2 machos.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

domingo mar 07, 2010 6:47 pm

Obrigado FeelingNerD, vou seguir o conselho e mante-los na gaiola, fico a espera de mais respostas ; )
Mortinho
Membro Veterano
Mensagens: 248
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

domingo mar 07, 2010 8:48 pm

FeelingNerD Escreveu:1- As lutas são normais e não deves intervir a menos que se tornem mais graves do que apenas briguinhas, se se morderem e aparecerem com feridas dá jeito ter uma gaiola a mais. Mas se for macho e femea pode ser por causa do acasalamento, no primeiro ano são mais agressivos mas é aconselhavel deixar juntos na mesma.

2- Não é tão indispensavel como nas chinchilas, mas pode se por para tomarem banho de vez em quando. Não deixes ficar na gaiola permanentemente que podem começar a defecar ali.

3- Vai com calma, não os tires, deixa a gaiola aberta e fica a observar, controla o espaço por onde andam para não fugirem e da lhes a possibilidade de voltarem para a gaiola.

4- O tronco dá jeito, mas nao ponhas nada muito alto para nao se magoarem a serio se cairem. Se tiveres grades eles talvez as tentem roer tal como vao fazer ao tronco.
Não te baseies só na minha resposta, pois estou a responder pela pesquisa que fiz quando comecei a conviver com eles mas sobre degus a informação as vezes varia um bocado de site para site.

EDIT: não reparei que tinhas dito que eram ambos machos, de qualquer forma confirma por imagens na net, porque ao meu namorado supostamente tambem tinha comprado 2 machos.
oposto, quanto mais alto alto melhor, eles adoram trepar,saltar, tenh uma gaiola de 1 m de altura e é junto á grade do tecto que dorme
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

segunda mar 08, 2010 2:09 pm

já agora, que tipo de tronco é que eles gostam?
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

terça mar 09, 2010 9:17 am

Eu tenho degus e penso que posso ajudar (ou tentar):

As lutas são normais, principalmente na hora da comida. Eu tenho macho com fêmea e dão-se lindamente, excepto na hora das refeições (sem ser o feno, que deve estar sempre disponível). Estas lutas são normais porque os degus são muito defensivos em relação à comida, mas é preciso supervisão porque há relatos de casos em que degus ficam gravemente feridos com dentadas devido a quezílias dessas. É essencial que dês um prato a casa degu (e mesmo assim pode haver problema), ou então, tendo tempo, dar-lhes a comida à mão (o que favorece a confiança - passado pouco tempo até sobem por ti acima).
Também é normal terem medo quando mudam de casa; os meus estiveram assim alguns dias e até faziam barulho nas 2 primeiras noites, mas agora dormem sossegadinhos toda a noite (e estão no meu quarto, por isso já vês como não incomodam).
Quanto à areia: não fará muito mal se ao início estiverem uns 3 dias sem a usar, mas eu todos os dias coloco a areia na gaiola durante uns minutos e eles apreciam muito o banho (que é, de resto, muito divertido de ser visto, são muito engraçados a lavarem-se); quando acabarem de se "banhar", tira a areia, pois têm tendência a urinar ou defecar lá dentro se a banheirinha ficar lá muito tempo (podes usar uma tigela alta de caco, sem arestas, é o que eu uso). De resto, a areia fica relativamente barata, porque não tens de mudar todos os dias; podes guardar numa caixa, sem apanhar lixo. Mas muda pelo menos uma vez por semana, esvaziando e enchendo de novo. Não coloques areia até cima, basta uns 2 cm de altura, ou menos que isso.
Quanto a rodas: eles apreciam muito, mas há poucas rodas no mercado que se adequem a eles. Neste momento uso uma metálica, sem barra central, feita para chinchilas, mas como ainda não é a roda ideal, estou a fazer uma com uma forma de bolo sem projecção no meio e um suporte de prato giratório ("lazy susan"); se der resultado irei colocar aqui no fórum fotos e ajuda para fazerem uma, pois fica muito mais barato que rodas feitas e é muito segura: não tem rede para magoar os pés, não barra que magoe as costas, não tem tinta para ser engolida ao roer, e é metálica e leve, resistente aos dentes dos degus. Não uses rodas muito pequenas ou de plástico.
Se possível, solta-os num ambiente fechado. Eles são muito espertos e aprendem a entrar e sair da gaiola sozinhos, principalmente se os treinares com comida.
Quanto a madeiras: uso macieira, pereira e aveleira não tratadas, tiradas da árvore (raminhos).
Aconselho-te a veres o site degutopia, caso saibas bem inglês: tem todas as informações.
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

terça mar 09, 2010 6:19 pm

Obrigado degutix, ja estou esclarecido quanto às lutas.
Eu so tenho uma taça com comida na gaiola, mas vou tratar de meter outra, e tentar dar-lhes a comida à mão quando possivel. Eles comem a alguma altura especifica do dia, ou é quando teem fome?
Quanto à questao da roda, se pudesses dar essa ajuda era bom : )

obrigado
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

terça mar 09, 2010 8:42 pm

freak33 Escreveu:Obrigado degutix, ja estou esclarecido quanto às lutas.
Eu so tenho uma taça com comida na gaiola, mas vou tratar de meter outra, e tentar dar-lhes a comida à mão quando possivel. Eles comem a alguma altura especifica do dia, ou é quando teem fome?
Quanto à questao da roda, se pudesses dar essa ajuda era bom : )

obrigado
De nada.

Eu dou-lhes comida duas vezes por dia: uma de manhã, após o meu pequeno-almoço, e depois ao fim da tarde/ noitinha, entre as 19.30 e as 20.30. Convém que tenham a dose repartida em duas. No entanto, não há horário específico, visto serem animais diurnos, podendo comer noutras horas. É uma questão de os habituares aos teus horários; eu tento não dar o "jantar" muito cedo porque senão depois acordam mais cedo, ou seja, lá para as 6, acordando-me também :lol:
Deixo feno todo o dia. É, de resto, o que devem comer mais; faz-lhes bem, devido ao teor em fibra, e é barato. Aconselho um feno de ervas do prado (meadow hay), embora possas dar outros. Não aconselho é feno de cereais, pois a longo prazo o teor mais elevado de proteína pode fazer-lhes mal. Mas podes sempre variar de marca (caso encontres várias) e ver a qual se adaptam melhor (eles preferem comida de mistura, tentam fugir ao feno se tiverem outra hipótese.) Também podes juntar um pouco de alfafa (luzerna) caso não comam o feno, mas só um pouco porque também tem muita proteína. Mas caso queiras mais informações sobre marcas de comida para degu em Portugal, vegetais que podes dar de vez em quando, feno, etc., podes dizer que eu mando-te uma pm sobre marcas, preços, qualidade, lojas, etc. Eu costumo aconselhar a procurar uma boa comida, pois os degus são propensos à diabetes (e alguns à obesidade), e fica mais barato e é mais fácil prevenir certas doenças do que pagar ao vet (sendo que em Portugal poucos sabem sobre degus).
Os degus são animais desconfiados, não irão logo ganhar confiança contigo, tens de dar tempo de se habituarem a ti. Não os pegues por trás, pois nunca gostam disso, mesmo quando conhecem o dono há muito. Deixa-os ir ter contigo.

Quanto à roda: recebi hoje a tal peça, mas tenho de pedir um berbequim para furar. Quando tiver resultados envio fotos e explicações.
Caso queiras comprar uma em loja, aconselho uma com tamanho grande, em que um degu não tenha de sobrar, e metálica, para não roer (embora seja difícil encontrar metálica sem tinta, quase todas são pintadas); e já agora, sem barra atravessada a meio do eixo, senão torcem as costas. Há umas da Trixie que têm o tamanho certo e são metálicas, sem eixo no meio; as únicas desvantagens são a tinta e a grelha, que embora fina pode magoar a longo prazo. Essas custam cerca de 10 euros (dá perfeitamente para usar).
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

terça mar 09, 2010 9:36 pm

ok... eu acordo cedo para ir para a escola, por volta das 6:30h/7:00h e a essa hora eles ainda estão a dormir, e por exemplo, a esta hora já estão a dormir. Achas que os devo acordar de manha para lhes dar comida para se habituarem? pois so volto a estar em casa por volta das 17h na maioria dos dias.
E quanto à quantide, que dose de comida lhes dàs?

Na loja deram-me feno da montanha com ervas da versele-laga, e ração Degu Nature também da versele-laga. O caso da diabetes também ja sei, e se me pudesses enviar pm sobre as rações agradecia imentso :D

Quanto à confiança ja estou a fazer progressos :D ja lhes estive a dar alguma comida à mão, já vem para cima de mim as vezes e ja me deixam aproximar para dar umas festinhas x)

Amanha ou depois vou a uma loja ver se têm uma roda apropriada. De qualquer maneira também gostava de saber como estas a fazer a tal roda, e boa sorte com isso :wink:
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

terça mar 09, 2010 10:22 pm

Já que quando sais eles ainda estão a dormir, aconselhava-te a deixar a comida no prato (ou pratos), para terem algo mais que o feno para comer. É possível que quando os dias ficarem maiores eles comecem a acordar mais cedo também. Quando chegares a casa, dás quando quiseres (eles depois regulam a hora de dormir com a refeição, luz, estímulos do dono, etc.).

Quanto à dose: há alguma "polémica" quanto a isso. Os fabricantes das rações aconselham entre 20 e 30 gramas diários por degu, mas não vás nessa cantiga, eles querem é vender mais :lol: 10 gramas diários chegam perfeitamente para cada degu, e a prova disso é que os meus, apesar de não comerem mais do que isso e de eu até ter chegado a baixar para 7-8 g cada, estarem gordos. Tenho uma fêmea que está uma lontra, parece quase uma chinchila, embora coma só isso e faça muito exercício (estou a aumentar o nível de estímulos sempre que posso, para a tentar emagrecer). Eles ficam muito queridos quando são gordinhos e tal, mas existe sempre o risco de doenças associadas, tal como os humanos. Claro que a dose pode variar de degu para degu, pois tenho um que come a mesma dose e está perfeitamente na média normal de peso para um adulto (cerca de 240 gramas). É de notar também que as fêmeas costumam ser mais encorpadas que os machos.

Vou enviar-te uma pm assim que possa, mas pelo que me dizes estás a usar uma boa comida e feno, não terás muitos problemas com esses. Queria só aconselhar-te a dares um bocadinho de alimentação extra, uma vez por semana no máximo, que contenha vitamina C, pois a ração Degu nature tem um nível um pouquinho baixo (nada de grave). Podes dar-lhe, em segurança, brócolo, salsa (gostam muito) e cenoura (esta mais raramente, tem muito mais açúcar). Dá-lhes só um bocadinho, lavado e escorrido, de vez em quando. (Há outros vegetais que podes dar, também com moderação; depois envio-te uma lista.) Os vegetais, ao contrário do que muitos pensam, podem e devem ser-lhes dados, usando a regra de ouro da moderação, como em tudo na vida. Não lhes dês fruta, devido ao elevado teor de açúcar: há quem dê por vezes maçã, uma vez por mês, como guloseima, mas eu não aconselho. Fica oxidada, eles não apreciam mais do que a comida normal e não traz qualquer outra vantagem.

Terei todo o gosto em mostrar a roda assim que o meu trabalho me dê tempo para a fazer :wink: Estou confiante que vai ficar uma bela roda, com preço final de cerca de 5 euros, com todas as peças incluídas.

(depois verifica as tuas mensagens; vou dar a minha opinião sobre as rações, embora por mim possas perfeitamente usar a que usas de momento)
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

quarta mar 10, 2010 7:37 pm

esclarecido :)
obrigado pelas dicas, tens dado uma excelente ajuda :D
fico a espera da mp e de novidades na roda :wink:
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

quarta mar 10, 2010 8:37 pm

freak33 Escreveu:esclarecido :)
obrigado pelas dicas, tens dado uma excelente ajuda :D
fico a espera da mp e de novidades na roda :wink:
Já te enviei pm ontem :wink:

A roda ficou feita hoje, mas ainda não tive tempo de a fixar à gaiola. Vou tirar fotos.
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

quarta mar 10, 2010 10:06 pm

ja vi a pm, muito obrigado :D

Eu estou a tentar dar-lhes a comida à mão, mas passa-se o seguinte:
a ração é composta po varios componentes, entre eles uma especie de "cereais" brancos. Quando lhes tento dar a comida à mão, eles so comem esses pedaços, e quando lhes dou os outros eles so tentam trepar-me o braço ou mordiscar-me os dedos :roll:
Alguma dica?
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

quarta mar 10, 2010 10:26 pm

freak33 Escreveu:ja vi a pm, muito obrigado :D

Eu estou a tentar dar-lhes a comida à mão, mas passa-se o seguinte:
a ração é composta po varios componentes, entre eles uma especie de "cereais" brancos. Quando lhes tento dar a comida à mão, eles so comem esses pedaços, e quando lhes dou os outros eles so tentam trepar-me o braço ou mordiscar-me os dedos :roll:
Alguma dica?
Há alguns componentes que eles preferem. Os meus, por exemplo, não gostam daqueles "comprimidos" castanhos que algumas rações têm, e deitam-nos para o lado. Tenta insistir, ou então dá só os que aceitam e deixa os outros no prato até ganharem mais confiança :wink:
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

quarta mar 10, 2010 10:29 pm

ok, obrigado :) vou tentar isso
Responder

Voltar para “Exóticos”