novos Degus :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Leslie
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 02, 2008 4:56 pm

quinta mar 11, 2010 9:57 am

Ola...

Ontem fui a uma loja de animais e resultado sai de la com dois degus, mas pelo que andei a ler nem nao loja de animais sabiam grande coisa sobre eles, entao é assim... em primeiro perguntei que tipo de alimentaçao tinha de lhes dar e disseram me que comem comida para hamster mas estou a ver que nao, nem me falaram no feno nem nada :roll: :roll: :roll: , nem me disseram que apenas se podia dar comida 2 vezes por dia, agora estou confusa pois nao sei que comida dar, que feno e onde comprar isso td.
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

quinta mar 11, 2010 10:55 am

Leslie Escreveu:Ola...

Ontem fui a uma loja de animais e resultado sai de la com dois degus, mas pelo que andei a ler nem nao loja de animais sabiam grande coisa sobre eles, entao é assim... em primeiro perguntei que tipo de alimentaçao tinha de lhes dar e disseram me que comem comida para hamster mas estou a ver que nao, nem me falaram no feno nem nada :roll: :roll: :roll: , nem me disseram que apenas se podia dar comida 2 vezes por dia, agora estou confusa pois nao sei que comida dar, que feno e onde comprar isso td.
Cara Leslie,
De facto informaram-te muito mal!!!
Nunca dês comida de hamster aos degus; as suas necessidades nutricionais são muito diferentes e a comida de hamster faz-lhes muito mal (sobretudo nos níveis de açúcar e diferenças vitamínicas).
Podes dar-lhes comida de porquinho-da-Índia, de chinchila, ou dos dois misturados. No entanto, há já misturas próprias para degu no mercado. A mais espalhada em Portugal é a da Versele-laga, a Degu Nature, embora também exista uma da Quicko (que não aconselho). Estou neste momento a tentar fazer com que vendam também a da Beaphar, mas de momento essa só importada.
Podes dar-lhe a da versele-laga, é a melhor relação qualidade/preço no mercado. Quanto às lojas em que os vendem, só poderei ajudar se me disseres a tua localização (envia pm).
Quanto ao feno: é essencial. Sem o feno os degus não obtêm a fibra necessária e têm mais dificuldade em digerir a comida de mistura. Um vulgar feno de ervas do prado é o melhor (verifica o post em que falo sobre isso). O feno deve estar disponível todo o dia. A comida pode ser repartida em várias refeições, mas eu aconselho 2 refeições diárias (os degus têm tendência a comer demais se tiverem sempre comida disponível).
Deves mudar a água do bebedouro todos os dias (se possível vê o nível de água que bebem diariamente, pois o aumento da média diária pode ser sinal de doenças).
Aconselho-te a lavar a gaiola pelo menos uma vez por semana (eu faço de 5 em 5 dias), mas lava todos os dias os pratos de comida e o bebedouro. Os degus também precisam de roer para desgastar os dentes: coloca ramos de madeiras seguras (macieira, pereira, aveleira e - embora não use esta - pinho "seco" e não tratado"), todas sem produtos químicos. Se tiveres comprado uma gaiola com fundo de plástico, preparara-te para vê-los abrir buracos na base...

É de facto incrível que na loja tenham feito tal coisa! Imagino o estado em que estão os degus nessa loja... Ao menos podiam dar comida de pdi ou chinchila, mas isso é um sinal de total desleixo e desprezo.
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

quinta mar 11, 2010 7:59 pm

Leslie Escreveu:Ola...

Ontem fui a uma loja de animais e resultado sai de la com dois degus, mas pelo que andei a ler nem nao loja de animais sabiam grande coisa sobre eles, entao é assim... em primeiro perguntei que tipo de alimentaçao tinha de lhes dar e disseram me que comem comida para hamster mas estou a ver que nao, nem me falaram no feno nem nada :roll: :roll: :roll: , nem me disseram que apenas se podia dar comida 2 vezes por dia, agora estou confusa pois nao sei que comida dar, que feno e onde comprar isso td.
Leslie de facto é uma tristeza teres sido tão mal informada :?

Mas lê as respostas do degutix neste topico, ajudaram-me muito a mim e tenho a certeza que também te ajudarão :wink:
Leslie
Mensagens: 5
Registado: quarta jan 02, 2008 4:56 pm

quinta mar 11, 2010 8:19 pm

pois é, via se mesmo que na loja nao sabiam nada de nada sobre degus, mas prontos ja tenho os meus fofinhos em casa e ja andei a ler os vossos topicos que me ajudaram muito.
FeelingNerD
Membro Veterano
Mensagens: 875
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta mar 11, 2010 8:40 pm

Mortinho Escreveu: oposto, quanto mais alto alto melhor, eles adoram trepar,saltar, tenh uma gaiola de 1 m de altura e é junto á grade do tecto que dorme
Não me fiz entender bem, a gaiola deve ser alta sim, mas por exemplo se alguem tiver uma gaiola como por exemplo a seguinte:
http://images04.olx.pt/ui/4/97/14/66309 ... um-BCP.jpg
O degu mesmo que caia nao se magoa pois cai por cima doutra 'prateleira'.
Mas se só puseres uma 'prateleira' ou assim a grande altura pode nao ser grande idea.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
FeelingNerD
Membro Veterano
Mensagens: 875
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta mar 11, 2010 8:49 pm

Já agora vou aproveitar o tópico para falar duma pequena coisa que li, uma senhora que tinha varios degus treinou os com um sininho, basicamente sempre que lhes dava um brinquedo novo ou uma guloseima ou assim dava dentro da gaiola e antes agitava o sino, fazendo barulho, e ao que parece conseguiu habituar os degus basicamente a solta los dentro duma divisão e quando ela toca o sino eles associam á gaiola. Basicamente usou estimulos positivos e sons.

Alguem já tentou algo do genero?
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta mar 11, 2010 9:00 pm

É de facto incrível que na loja tenham feito tal coisa! Imagino o estado em que estão os degus nessa loja... Ao menos podiam dar comida de pdi ou chinchila, mas isso é um sinal de total desleixo e desprezo.
é precisamente nas lojas que encontro as pessoas mais ignorantes, mesmo assim compram-lhes animais, como pode ver :wink:
FeelingNerD
Membro Veterano
Mensagens: 875
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta mar 11, 2010 9:21 pm

Charlie2 Escreveu:
É de facto incrível que na loja tenham feito tal coisa! Imagino o estado em que estão os degus nessa loja... Ao menos podiam dar comida de pdi ou chinchila, mas isso é um sinal de total desleixo e desprezo.
é precisamente nas lojas que encontro as pessoas mais ignorantes, mesmo assim compram-lhes animais, como pode ver :wink:
Recentemente o meu namorado e um conhecido dele candidataram se a um emprego numa loja de animais, a loja aparentemente nao tinha recebido praticamente candidatos. O meu namorado já teve muitos animais e só falhou a identificar algumas especies de peixes foi recusado, enquanto o outro rapaz que tinha as mesmas habilitações que ele mas nao percebia nada de nada de animais e ainda so tinha tido um peixe foi contratado. Portanto não me parece que eles estejam preocupados com os animais.
Fora na gramm vert (e mesmo ai varia) e numa loja de matosinhos muito raramente vejo alguem que perceba alguma coisa do assunto.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

quinta mar 11, 2010 9:26 pm

FeelingNerD Escreveu:J� agora vou aproveitar o t�pico para falar duma pequena coisa que li, uma senhora que tinha varios degus treinou os com um sininho, basicamente sempre que lhes dava um brinquedo novo ou uma guloseima ou assim dava dentro da gaiola e antes agitava o sino, fazendo barulho, e ao que parece conseguiu habituar os degus basicamente a solta los dentro duma divis�o e quando ela toca o sino eles associam � gaiola. Basicamente usou estimulos positivos e sons.

Alguem j� tentou algo do genero?
Os meus entram e saem da gaiola sozinhos quando eu mando. Basta fazeres o seguinte: associa sempre comida (não precisa ser guloseima, basta comida "normal") sempre que os chamas ou quando fazem aquilo que lhes queres ensinar, juntamente com um sinal sonoro, nome do degu, pancadinha na mesa, etc. Se fizeres isso várias vezes, eles acabam por aprender (não demoram mais que um cão).
inte alla förtjänar att leva...Titta bara på b, mb och k. ..
FeelingNerD
Membro Veterano
Mensagens: 875
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta mar 11, 2010 9:38 pm

degutix Escreveu:
FeelingNerD Escreveu:J� agora vou aproveitar o t�pico para falar duma pequena coisa que li, uma senhora que tinha varios degus treinou os com um sininho, basicamente sempre que lhes dava um brinquedo novo ou uma guloseima ou assim dava dentro da gaiola e antes agitava o sino, fazendo barulho, e ao que parece conseguiu habituar os degus basicamente a solta los dentro duma divis�o e quando ela toca o sino eles associam � gaiola. Basicamente usou estimulos positivos e sons.

Alguem j� tentou algo do genero?
Os meus entram e saem da gaiola sozinhos quando eu mando. Basta fazeres o seguinte: associa sempre comida (não precisa ser guloseima, basta comida "normal") sempre que os chamas ou quando fazem aquilo que lhes queres ensinar, juntamente com um sinal sonoro, nome do degu, pancadinha na mesa, etc. Se fizeres isso várias vezes, eles acabam por aprender (não demoram mais que um cão).
Hum eu ainda nao tenho, mas é algo que vou tentar. :)
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

sexta mar 12, 2010 5:53 pm

Boas,
tenho so mais uma duvida :roll:
hoje o meu padrasto deu-lhes uma noz... isso faz-lhes algum mal ou não ha problema?
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

sexta mar 12, 2010 6:01 pm

freak33 Escreveu:Boas,
tenho so mais uma duvida :roll:
hoje o meu padrasto deu-lhes uma noz... isso faz-lhes algum mal ou não ha problema?
Se for dada muito de vez em quando, como guloseima...não. Se for dada com muita frequência faz mal, tem muita gordura.
inte alla förtjänar att leva...Titta bara på b, mb och k. ..
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

sexta mar 12, 2010 7:01 pm

ok, ja esta registado :wink:

mais uma vez obrigado :D
freak33
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sábado fev 13, 2010 7:56 pm

sábado mar 13, 2010 3:07 pm

estou a tentar treina-los seguindo as dicas que estão no site degutopia que me indicaste uns post's atras, e sei que a melhor recompensa para eles é comida. Mas que tipo de comida eles preferem como recompensa? eles não ligam muito a ração normal, ha alguma outra coisa que lhe possa dar como recompensa que não lhes faça mal?
degutix
Membro
Mensagens: 83
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

sábado mar 13, 2010 9:49 pm

freak33 Escreveu:estou a tentar treina-los seguindo as dicas que estão no site degutopia que me indicaste uns post's atras, e sei que a melhor recompensa para eles é comida. Mas que tipo de comida eles preferem como recompensa? eles não ligam muito a ração normal, ha alguma outra coisa que lhe possa dar como recompensa que não lhes faça mal?
Eu sempre treinei os meus com a ração porque eles gostam sempre, não são esquisitos. Podes tentar com "guloseimas". Já tentaste dar algum tipo de vegetal? Podes experimentar com bocadinhos de cenoura (lavada, pode ir sem casca) - há quem seque a cenoura no forno para ficar rija, mas podes dar ao natural. Podes dar também salsa, eles apreciam muito. Podes experimentar outros legumes (couve-flor, brócolo, batata-doce, etc,...). Podes dar legumes frescos de vez em quando, por isso podes aproveitar essas alturas para lhes dar.
Existem outras guloseimas: flocos de aveia (sem mais ingredientes), ou milho (seco, não daquele de lata). O milho arranjas facilmente e não faz mal aos degus. Também podes dar as tais nozes, ou amendoins, avelãs, pinhões...Mas só mesmo como recompensa extra, porque em grande quantidade todos os frutos secos fazem mal. Se deres algum destes, parte em bocadinhos para darem para mais vezes, e assim terem mais associações a recompensas. O ideal mesmo seria habituarem-se com a ração normal. Estão a rejeitá-la? Tem também em conta que, dado o pouco tempo em que estão contigo, ainda não os conseguirás treinar muito.
inte alla förtjänar att leva...Titta bara på b, mb och k. ..
Responder

Voltar para “Exóticos”