Chinchila solitária

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

sábado mar 13, 2010 8:43 pm

Olá a todos. :)
Este vai ser o meu segundo tópico deste fórum.
Em primeiro lugar gostava de agradecer a toda a gente que contribui para bom funcionamento deste fórum. Já aprendi imensa imensa coisa a ler os vossos posts e os vossos conselhos pessoais. :)

Há coisa de dois meses dei-vos a conhecer o problema do meu porquinho da índia, o Nestum, que estava a perder pêlo à volta dos olhos. Acontece que ele faleceu na passada quinta-feira. Quando acordei nessa manhã ele estava deitado de lado, não se conseguia levantar e soltava uns guinchinhos que metia pena. Levei-o ao veterinário mas ele acabou por falecer umas 6h depois de eu o ter deixado lá.

Bom, o que me traz aqui hoje é que o Nestum morava com uma chinchila, o Tobias, que agora está condenado a passar os dias sozinho na sua enorme gaiola de 1,40m.

Queria pedir-vos a vossa opinião acerca de eu arranjar um novo companheiro para o Tobias porque dá-me imensa pena pensar no facto de ele passar horas e horas sozinho, até porque ele e o Nestum costumavam dormir muito juntinhos e agora... puff!

As minha questões são as seguintes:
- Será que o Tobias se vai sentir realmente sozinho daqui em diante ou é sobre-protecção minha?
- Dado que o Tobias tem cerca de 1 ano e 4 meses, qual a idade aconselhada do seu companheiro?
- Qual a probabilidade do Tobias e do seu novo parceiro não se adaptarem um ao outro?

Partilhem comigo as vossas sugestões e, quiçá, as vossas experiências pessoais neste assunto em particular.

Aqui vai um fotografia do Tobias para vocês verem como ele é lindo. :)

Imagem
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

sábado mar 13, 2010 9:13 pm

OMG! Ele é tão giroooooooooooooo! Se for um macho aconselho-te outro chinchila macho, se não quiseres criação! Caso não te importes com a criação! arranja lhe um namorada!
Como o teu é macho, e tendo em conta o seu temperamento mais flexível quando se trata de receber novos elementos, aconselho uma chinchila por volta dos 4 meses de idade, ou ligeiramente mais!
De qualquer forma, convém fazeres o passo de apresentação, de 2 semanas, gaiolas lado a lado, e todos os dias troca-los de gaiolas para se habituarem ao cheiro!
Porém, podes sempre um primeira vez deixa-los passear ao mesmo tempo, com a tua supervisão, numa divisão da casa que se possa considerar neutro!
Neste primeiro encontro poderás ficar a saber o quanto tempo pode vir a ser necessário para se habituarem.
Existem casos de chinchilas adultas que logo no primeiro dia aceitaram o novo membro sem quais quer problemas, nesse caso é deixa-los juntos na gaiola apenas!
Se fores arranjar uma companheira, então mesmo que eles se deem bem logo de principio, só lhes podes deixar juntos na gaiola, quando ela tiver uns 6 meses!

Já agora! Chinchila e PDI juntos? Também comiam a mesma comida? O PDI comia a comida da chinchila ou era ao contrario?
De qualquer modo, só deixava juntos estes dois animais se fosse hora de passear, e sem a chinchila chegar a comida do PDI!
MartinhaNS
Membro

sábado mar 13, 2010 9:23 pm

Eles davam-se mesmo bem. Até fiquei estupefacta no início! Comiam a mesma comida, se bem que o Tobias faziam uma selecção das coisas que mais gostava na ração. :)

Se eu lhe arranjasse um amigo gostaria que fosse fêmea. Tenho para mim que as chinchilas também gostam de ter um pouco de romance na sua vida. :)

Conheces algum caso de um animal que tenha ficado deprimido por perder o seu amigo?
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado mar 13, 2010 9:24 pm

Porquê 4 meses? Porque não arranjar um bebé de 2 meses? Afinal de contas as chinchilas até aceitam bem bebés.

Quando eu quis um amigo para o Freddie, comprei um chinchila de 2 meses. Numa questão de semanas eles estavam juntinhos na sua gaiola. Já passou mais de um ano e eles são super amigos. Dormem abraçadinhos e tudo.

Eu compraria um de 2 meses, até para poder acompanhar o seu crescimento desde o desmame. Mas lá está, a escolha é da dona.

Edit: Quer fazer criação, é? Os animais não precisam de romance para serem felizes! E lembre-se que as chinchilas têm 2 ninhadas por ano (se não me engano). Mantém-nos sempre juntos, ela vai engravidando, a determinada altura pode não conseguir arranjar donos para os filhotes... e depois? Fica com uma colónia de chinchilas. Você lá sabe o quer fazer, mas não diga que é por eles, porque as chinchilas precisam de companhia, não de romance. Os humanos é que têm essa ideia.

Se até dava a mesma comida ao chinchila e ao PDI, não me parece que reúna as condições necessárias para fazer criação. É preciso pesquisar e aprender muito sobre o assunto antes de decidir enveredar pelo "romance" . Pense bem (muito, muito bem) no caso.

Se depois de pesquisar e pensar muito bem no caso, ainda quiser uma fêmea, lembre-se do que o Silviel disse. Não pode juntá-los logo, pois correrá o risco dela engravidar prematuramente.

Para mim tudo isto (e mais) foi razão suficiente para não querer fazer criação. Mas isto sou eu, que por mais que goste deles, não reúno condições (em termos de espaço) para fazer criação.

Que ração lhes dava? De PDI ou de Chinchila? Dava legumes aos dois?
Última edição por GSfanatic em sábado mar 13, 2010 9:37 pm, editado 2 vezes no total.
MartinhaNS
Membro

sábado mar 13, 2010 9:26 pm

GSfanatic Escreveu:Porquê 4 meses? Porque não arranjar um bebé de 2 meses? Afinal de contas as chinchilas até aceitam bem bebés.

Quando eu quis um amigo para o Freddie, comprei um chinchila de 2 meses. Numa questão de semanas eles estavam juntinhos na sua gaiola. Já passou mais de um ano e eles são super amigos. Dormem abraçadinhos e tudo.

Eu compraria um de 2 meses, até para poder acompanhar o seu crescimento desde o desmame. Mas lá está, a escolha é da dona.

É uma boa ideia. Até porque o Tobias poderia adoptar uma postura paternal em vez de territorial em relação ao recém-chegado.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado mar 13, 2010 9:41 pm

MartinhaNS Escreveu:
GSfanatic Escreveu:Porquê 4 meses? Porque não arranjar um bebé de 2 meses? Afinal de contas as chinchilas até aceitam bem bebés.

É uma boa ideia. Até porque o Tobias poderia adoptar uma postura paternal em vez de territorial em relação ao recém-chegado.
Exacto. Foi por isso mesmo que comprei um de 2 meses. Hoje o mais novo é um mandão, mas também gosta de se esconder atrás do "papá". Nota-se ali uma hierarquia estabelecida, em que o Freddie é o pai e o Tommy o filho. E de vez em quando vê-se o Tommy a tentar tomar o lugar do "pai" e a falhar. Tem piada, sinceramente. :D
MartinhaNS
Membro

sábado mar 13, 2010 9:42 pm

GSfanatic Escreveu:
MartinhaNS Escreveu:

Exacto. Foi por isso mesmo que comprei um de 2 meses. Hoje o mais novo é um mandão, mas também gosta de se esconder atrás do "papá". Nota-se ali uma hierarquia estabelecida, em que o Freddie é o pai e o Tommy o filho. E de vez em quando vê-se o Tommy a tentar tomar o lugar do "pai" e a falhar. Tem piada, sinceramente. :D

Acredito. x) Um dia filma e mostra aqui. :)
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

sábado mar 13, 2010 9:59 pm

Se ele tinha um companheiro vai sentir-se deprimido, quase de certeza. Tal como já indicaram, se não queres criação o ideal é arranjares um chinchila macho. Quanto mais novo for, melhor. O problema é que a introdução de um novo macho no território do mais velho pode arranjar cacetada entre eles. Segue os conselhos de apresentação dados já acima pelos outros users.
inte alla förtjänar att leva...Titta bara på b, mb och k. ..
GSfanatic
Membro Veterano

sábado mar 13, 2010 10:07 pm

Bom, não tenho vídeo do Tommy a tentar usurpar o lugar do "pai", mas tenho fotos deles juntinhos.

O Freddie por cima e o Tommy por baixo (lógico).
Imagem

O Tommy "escondidinho" atrás do Freddie
Imagem
MartinhaNS
Membro

sábado mar 13, 2010 10:27 pm

Que coisa mais amorosa... =')

O Nestum e o Tobias também dormiam assim... =(

Acho que vou arranjar uma amiga (feminino!) para o Tobias.. :)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado mar 13, 2010 10:41 pm

não vou comentar a aquisição, mas posso comentar a situação do porquinho.
Não sei porque razão tinha as duas espécies juntas, dado que não devem estar.
Existem doenças que alguns animais são portadores e não lhes fazem mal, mas fazem mal quando se pegam a outras espécies. O "tão engraçadinho que comiam as mesmas comidas" tem duas coisas erradas. Primeiro, se comiam a mesma, algum deles estava a ser prejudicado, pois não é possível ser uma alimentação equilibrada para ambos. Depois, a questão das doenças.
Parece que quem ficou a perder foi o porquinho. Pobre porco.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado mar 13, 2010 11:17 pm

MartinhaNS Escreveu:Que coisa mais amorosa... =')

O Nestum e o Tobias também dormiam assim... =(

Acho que vou arranjar uma amiga (feminino!) para o Tobias.. :)
Sendo assim junte-os apenas após os 6 meses dela. Pode mantê-los separados por uma rede, por exemplo, para que se conheçam e não se estranhem quando os juntar.

Eu espero é que não faça isso apenas porque acha piada ter um casal. Pesquise muito bem sobre criação de chinchilas (que acontecerá com toda a certeza) e tenha todos os cuidados necessários.

Volto a repetir, porque é importante: Pesquise!

Já agora, concordo com tudo o que a Buzio disse. E ainda não me disse se dava legumes à chin e ao PDI.
MartinhaNS
Membro

domingo mar 14, 2010 12:11 am

buzio Escreveu:não vou comentar a aquisição, mas posso comentar a situação do porquinho.
Não sei porque razão tinha as duas espécies juntas, dado que não devem estar.
Existem doenças que alguns animais são portadores e não lhes fazem mal, mas fazem mal quando se pegam a outras espécies. O "tão engraçadinho que comiam as mesmas comidas" tem duas coisas erradas. Primeiro, se comiam a mesma, algum deles estava a ser prejudicado, pois não é possível ser uma alimentação equilibrada para ambos. Depois, a questão das doenças.
Parece que quem ficou a perder foi o porquinho. Pobre porco.

Na altura eu perguntei na loja de animais onde costumo ir se podia dar aquela ração a ambos, e o senhor disse-me que sim. =/
Para complementar dava legumes e fruta fresca, se bem que o Tobias não gosta de comida fresca nem da banana seca que vem na ração... :S
MartinhaNS
Membro

domingo mar 14, 2010 12:17 am

GSfanatic Escreveu: Sendo assim junte-os apenas após os 6 meses dela. Pode mantê-los separados por uma rede, por exemplo, para que se conheçam e não se estranhem quando os juntar.

Eu espero é que não faça isso apenas porque acha piada ter um casal. Pesquise muito bem sobre criação de chinchilas (que acontecerá com toda a certeza) e tenha todos os cuidados necessários.

Volto a repetir, porque é importante: Pesquise!

Já agora, concordo com tudo o que a Buzio disse. E ainda não me disse se dava legumes à chin e ao PDI.

Eu tenho vária gaiolas, se calhar é mais prático do que por uma rede no meio da gaiola grande.

Sim, claro, não estou a pensar adquirir para já. Vou estudar o assunto primeiro até porque há muitos aspectos da reprodução das chinchilas que eu desconheço!
GSfanatic
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 12:21 am

Não devia ter acreditado no que o lojista lhe disse. Regra geral eles não sabem nada de nada (sabem tanto quanto eu sei de carros de corrida). Os chinchilas e os porquinhos têm necessidades diferentes, portanto as rações são diferentes. Devia ter pesquisado sobre isso.

Quanto a dar legumes e fruta fresca, mais um erro. Os porquinhos podem (e devem) comer legumes, mas os chinchilas não. Os chinchilas precisam de ração (própria), feno e alfafa de 2 em 2 dias. Mais nada! Pode dar também passas 1 vez por semana (bom para a flora intestinal) e maçã desidratada (visto que ele não gosta de banana). Agora, legumes e fruta frescos... nunca! Pode provocar problemas intestinais e uma bela de uma diarreia.

Isto são coisas que pode fazer agora e pode crer que o seu chinchila e a menina que lhe fizer companhia serão muito mais saudáveis. :wink:

Já agora, posso perguntar qual o tamanho da gaiola onde vão estar os meninos?
Responder

Voltar para “Exóticos”