Precisava duma ajudinha com hamster

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
tomasroca
Registado: domingo abr 11, 2010 10:26 pm

terça abr 13, 2010 8:56 pm

Olá a todos!
Eu vou comprar um hamster chinês, mas antes gostava de esclarecer uma dúvida.
Quando eu tiver de lavar a gaiola, mudar o serrim, etc. onde coloco o hamster?
E já agora, agradecia se me dessem umas dicas de como o domesticar, de modo a que ele não morda, e que fique meu amigo.
Obrigado :D
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

terça abr 13, 2010 10:38 pm

Olá :D

bom... pode pô-lo em qualquer lado menos no chão e em cima de camas e sofás, pelo menos enquanto ele não se adapta a si e à casa... caso contrário vai perdê-lo de vista durante um bom bocado :D O melhor será um caixote de cartão ou qualquer coisa do género

Para o domesticar... nos primeiros dias dê-lhe comida sempre à mão (não use o comedouro) para ele perceber que não precisa ter medo de si. Sempre que possível, pegue nele, ponha-o um bocadito "ao colo" (praticamente impossível para qualquer hamster :lol:), dê-lhe umas guloseimas (bocadinhos de maçã ou passas, já sabe, nunca chocolate, bolachas, etc)... e some alguma dose de paciência e algumas dentadas de vez em quando :D
Zoomer34
Membro
Registado: segunda fev 23, 2009 7:02 pm

terça abr 13, 2010 11:26 pm

LiveToRock Escreveu:Olá :D

bom... pode pô-lo em qualquer lado menos no chão e em cima de camas e sofás, pelo menos enquanto ele não se adapta a si e à casa... caso contrário vai perdê-lo de vista durante um bom bocado :D O melhor será um caixote de cartão ou qualquer coisa do género

Para o domesticar... nos primeiros dias dê-lhe comida sempre à mão (não use o comedouro) para ele perceber que não precisa ter medo de si. Sempre que possível, pegue nele, ponha-o um bocadito "ao colo" (praticamente impossível para qualquer hamster :lol:), dê-lhe umas guloseimas (bocadinhos de maçã ou passas, já sabe, nunca chocolate, bolachas, etc)... e some alguma dose de paciência e algumas dentadas de vez em quando :D
Só uma coisinha a adicionar: antes de tudo isso, tente por a mão na gaiola 15 - 30 minutos por dia para que o hamster se adapte ao seu cheiro e se habitue à presença da sua mão, antes disto lave as mãos (com água apenas) para que o seu cheiro "natural" seja presentido pelo hamster pois em caso contrário este sente-se tentado a uma dentadinha curiosa devido a cheiros fortes.

Se pretende um hamster para lhe fazer "companhia" e o queira domesticar desaconselho desde já um hamster chinês, não quero dizer com este que estes não sejam meigos ou domesticados, mas para isto exige um pouco mais trabalho e paciência, se for este o caso, opte por um sírio.

Quanto ao onde colocar o hamster enquanto limpa a gaiola o melhor é mesmo outra gaiola (vazia claro) mas se não possuir uma pode optar por uma caixa, mas desaconselho as de cartão pois o hamster pode roer facil mente o cartão, mas se estiver sobre supervisão não há problema caso isto não seja possível opte por uma de plástico, com uma boa ventilação.
TurtleLover
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

quarta abr 14, 2010 12:01 pm

Peço desculpa intervir neste post mas não vejo razão para criar outro só com uma dúvida...
A minha Nikita (hamster siberiano) anda a dar comigo em doida! :| Não sei o que fazer mais para ela parar de roer as grades da gaiola e a rodinha dela!! Ela dispõem de feno para roer e de alimentação própria para ela da Verselle-lague e de vez em quando algumas guloseimas, porém não liga nada aos rolos de cartão e eu não sei mais o que lhe posso dar para ela desgastar os dentes!
Recomendações precisam-se!! :wink:

Cumprimentos
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta abr 14, 2010 12:32 pm

È normal roer as grades, eles têm necessidade de roer para gastar os dentes alguns não ligam aos brinquedos que damos para roer.
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

quarta abr 14, 2010 6:07 pm

os meus bebes gostam mt daquelas pedrinhas de calcio de maça da vitapol e resulta bem, nao sei se tb resulta para hasmters
Zoomer34
Membro
Registado: segunda fev 23, 2009 7:02 pm

quarta abr 14, 2010 6:32 pm

chinchy Escreveu:os meus bebes gostam mt daquelas pedrinhas de calcio de maça da vitapol e resulta bem, nao sei se tb resulta para hasmters
Sim, as pedras de cálcio costumam resultar bem.
Também podes usar madeira tratada (nunca madeira que tu recolheste, mas sim as que se encontram à venda em pet shops) mas esta normalmente não resulta muito bem, é preferível optar por pedras de cálcio, pois além de eles desgastarem os dentes também recebem vitaminas para se reforçarem o seu organismo.
chinchy
Membro

quarta abr 14, 2010 6:37 pm

exprimenta comprar daquelas que tem sementes entranhadas, eles agarranse aquilo como se n houvesse amanha^^
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quinta abr 15, 2010 11:51 am

Acho que mesmo dando pedrinhas de cálcio e madeira das que se vende em lojas de animais não vai resolver o problema, pelo menos no caso dos meus não resolveu! Eles continuam a roer as grades da gaiola... :lol:
TurtleLover
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

quinta abr 15, 2010 11:55 am

Obrigada a todos pelas sugestões,vou mesmo tentar as pedras de cálcio! :wink: Se não resultar venho cá pedir mais opiniões! xD
É que ela já roeu duas rodinhas de plástico e eu fiquei preocupada por serem de plástico,mas ela continua bem disposta e a alimentar-se bem! Está gorda que nem um texugo! xD

Cumprimentos
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
VanesIsa
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 12:04 pm

TurtleLover Escreveu:Obrigada a todos pelas sugestões,vou mesmo tentar as pedras de cálcio! :wink: Se não resultar venho cá pedir mais opiniões! xD
É que ela já roeu duas rodinhas de plástico e eu fiquei preocupada por serem de plástico,mas ela continua bem disposta e a alimentar-se bem! Está gorda que nem um texugo! xD

Cumprimentos
Pois... É normal! Em vez de andar na roda, come-a!!!! :lol:

Também há umas barrinhas de sementes, nunca experimentei, mas pode ser que ela comece a roer essas barrinhas...
chinchy
Membro

quinta abr 15, 2010 12:35 pm

eu tenho essas espetadas de comida, e eles gostam mas e de comer mesmo e dp ficam gordissimos^^ tiram uma semente de cada x para comer
VanesIsa
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 12:44 pm

chinchy Escreveu:eu tenho essas espetadas de comida, e eles gostam mas e de comer mesmo e dp ficam gordissimos^^ tiram uma semente de cada x para comer
Pois... Então é melhor a TurtleLover esquecer, senão ainda fica mais gordinha a hamster!

E se a roda for em metal? E depois adaptar qualquer coisa para tapar as grades e ficar uma superfície uniforme?
chinchy
Membro

quinta abr 15, 2010 1:07 pm

mas roer as grades faz assim tao mal?
VanesIsa
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 1:10 pm

chinchy Escreveu:mas roer as grades faz assim tao mal?
Os meus sempre roeram... Nunca lhes fez mal, faz-me mal é a mim! Eu é que não consigo dormir! Não sei se é este o caso... :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”