caracois africanos (achatina fulica)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
M_i_s_t
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça mar 14, 2006 9:24 pm
Localização: A Carica (cadela beagle) A Cleo (uma gata SRD) e o Mr. Felix (um caracol africano)

quarta abr 28, 2010 6:54 pm

olá pessoal!
há já um tempo que sou apaixonada por eles e tenho um. Apenas um.
Acontece que o meu Sr. Caracol resolveu apaixonar-se por ele próprio e pôr ovos. Acontece também que eu não esperava que tal pudesse acontecer (é raro e ele ainda é novinho) e quando os encontrei ja tinham caracoisinhos desenvolvidos.

enchi-me de coragem e esmigalhei alguns... por alguns digo cerca de 90 ou cem!

perdi a coragem quando ainda me sobravam uns poucos... por poucos quero dizer uns 40 !

lembrei-me de vir aqui perguntar: Estará alguém interessado em CARACOIS AFRICANOS (ACHATINA FULICA) ?

é claro que se ninguem estiver eu destruo os outros ovos... mas custa-me um bcado saber que la dentro ja estão caracois desenvolvidos.

se alguem quiser e mostrar saber cuidar deles e ser responsável, mande-me mp.

até breve
<p>Francisca Macedo</p>
golyas
Membro Veterano
Mensagens: 1006
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
Localização: chinchilas
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta abr 28, 2010 7:15 pm

olá m_i_s_t!!
eu também tenho um caracol africano que é o meu golias! =D
todos os caracois são hermafrodita, ou seja significa que são tanto femea como macho mas precisam de um parceiro para copular! está na caresheet deles =) tens a certeza que o teu caracol já não veio fecundado da loja? há quanto tempo o tens? realmente é estranho =/
muitos bjnhs!
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

quarta abr 28, 2010 7:19 pm

Nem todas as espécies de caracóis são hermofroditas...
M_i_s_t
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça mar 14, 2006 9:24 pm
Localização: A Carica (cadela beagle) A Cleo (uma gata SRD) e o Mr. Felix (um caracol africano)

quarta abr 28, 2010 8:56 pm

de facto, esta espécie é hermafródita. tenho-o há 4 meses, sensivelmente, e ele veio com pouco mais de 2 meses da loja, ou seja, só agora atingiu a "maioridade".
eu tb achava isso mas estive a pesquizar. embora rara, a autofecundação existe quando dois factores ocorrem simultaneamente: a) o caracol encontra-se num meio que julga ideal e b) julga que n existem mais membros da sua espécie nas redondezas e decide então formar uma nova colónia.
descobri tb que a autofecundação, embora não traga problemas na primeira geração deve ser evitada a partir da quarta geração se todas elas forem obtidas do mesmo modo, para garantir uma variabilidade genética significativa à sobrevivencia da espécie
<p>Francisca Macedo</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta abr 28, 2010 9:44 pm

Se não gostar de esmigalhar os ovos, pode penas congelar...
MrWoofWoof
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

quinta abr 29, 2010 11:36 am

LOOL, isso é giro, vou ver uma caresheet e digo qualquer coisa caso tenha interesse. :oops:
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
M_i_s_t
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça mar 14, 2006 9:24 pm
Localização: A Carica (cadela beagle) A Cleo (uma gata SRD) e o Mr. Felix (um caracol africano)

sexta mai 07, 2010 11:00 am

congelei alguns e de facto é mais fácil... de qualquer maneira deixei 18 ovos para eclodirem porque já algumas pessoas daqui e uns amigos meus me tinham pedido... e eu tb gostaria de ficar com 1 ou 2 agora que sei que dá para congelar :P

eclodiram anteontem e são simplesmente lindos com uns "olhos" gigantes. a carapaça é tão fina que dá para ver o coração a bater!

surge agora a questão: qual o melhor alimento para lhes dar? quando o introduzir? até agora têem-se mantido entretidos a comer os restos dos ovos uns dos outros...

alguem ja deixou eclodir caracois e sabe o que é melhor?
<p>Francisca Macedo</p>
miguelabm
Membro Veterano
Mensagens: 1326
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta mai 07, 2010 12:08 pm

Eu com os meus piquenos faço o mesmo regime de alimentação...mas aumento a dose de calcio e subo a temperatura um pouquito
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta mai 07, 2010 12:42 pm

Deves é separa-los dos adultos que a concha é muito fragil e os adultos esmagam os bébés com facilidade, começa ja a colocar á disposição osso de choco para a casca ficar durinha, eu criei o unico baby que eclodi num frasquinho baixo de compota com rede por cima e com o alimento normal dos adultos, folhas verdes, legumes e de vez em quando uma bolinha de ração de cão molhada e muito musgo para manter a humidade.
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta mai 07, 2010 2:11 pm

São muito giros!

O meu filho adora caracois... anda sempre a apanha-los na rua e depois temos de 'fazer a casinha'.

Basicamete o que é necessário para manter 1 ou 2 bixos destes?

Um faunario, tapete termico+termostato, higrometro, substrato, piscina e prato, falta alguma coisa ou há excedentes?
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta mai 07, 2010 2:37 pm

tarasofia Escreveu:São muito giros!

O meu filho adora caracois... anda sempre a apanha-los na rua e depois temos de 'fazer a casinha'.

Basicamete o que é necessário para manter 1 ou 2 bixos destes?

Um faunario, tapete termico+termostato, higrometro, substrato, piscina e prato, falta alguma coisa ou há excedentes?
Os achatinas são potenciais vectores de meningite, para crianças que brincam e metem as mão na boca de seguida, não serão o melhor animal, mas se é apenas para observar e a mãe tomar conta é um animal engraçado ;)
Quanto ao necessário sendo mantidos sempre em casa, não precisam mesmo do tapete de aquecimento, mas se tiver um de baixa potencia só faz bem, um faunario ou aquario, osso de choco, legumes, frutas, uma bolinha ou outra de ração de cão molhada..tudo o que é materia organica eles comem, musgo que já se vende seco e pode molhar-se para manter sempre uma boa humidade, se usares turfa humida como substrato os gajos enterram-se muito e a turfa agarra-se á ranhoca e como eles passeiam nas paredes do faunario lambusam tudo, quando lavas tudo, convem ter os tais cuidados de higiene pela razão que descrevi acima e podes dar uns duches neles que eles gostam mas com cuidado para nao os afogar e podes lavar a concha com uma escova de dentes velha e macia ou uma esponja, não deves agarrar nunca pela orla da concha porque é muito fragil e parte deixando depois marcas no na concha quando crescem.
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta mai 07, 2010 2:43 pm

Bondage2010 Escreveu:
tarasofia Escreveu:São muito giros!

O meu filho adora caracois... anda sempre a apanha-los na rua e depois temos de 'fazer a casinha'.

Basicamete o que é necessário para manter 1 ou 2 bixos destes?

Um faunario, tapete termico+termostato, higrometro, substrato, piscina e prato, falta alguma coisa ou há excedentes?
Os achatinas são potenciais vectores de meningite, para crianças que brincam e metem as mão na boca de seguida, não serão o melhor animal, mas se é apenas para observar e a mãe tomar conta é um animal engraçado ;)
Prontos ja me desiludis-te :evil:

Obrigado pela informação... de facto esta a pensar investigar bem a situação... mas como com putos é sempre melhor prevenir... e como tal não me parece sensato sequer continuar a equacionar a hipotese

Mas que ele ia ficar delirante de poder ter um caracol, aí isso ia de certeza :P
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta mai 07, 2010 2:56 pm

tarasofia Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
tarasofia Escreveu:São muito giros!

O meu filho adora caracois... anda sempre a apanha-los na rua e depois temos de 'fazer a casinha'.

Basicamete o que é necessário para manter 1 ou 2 bixos destes?

Um faunario, tapete termico+termostato, higrometro, substrato, piscina e prato, falta alguma coisa ou há excedentes?
Os achatinas são potenciais vectores de meningite, para crianças que brincam e metem as mão na boca de seguida, não serão o melhor animal, mas se é apenas para observar e a mãe tomar conta é um animal engraçado ;)
Prontos ja me desiludis-te :evil:

Obrigado pela informação... de facto esta a pensar investigar bem a situação... mas como com putos é sempre melhor prevenir... e como tal não me parece sensato sequer continuar a equacionar a hipotese

Mas que ele ia ficar delirante de poder ter um caracol, aí isso ia de certeza :P
faz isso com os nossos, acho que só os achatina são vetores da meningite....mas podes apanhar uma ou duas caracoletas e manter para o miudo, claro que o gozo dos achatinas fullica e achatina achatina é o tamanho que atingem.
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta mai 07, 2010 3:07 pm

Bondage2010 Escreveu: faz isso com os nossos, acho que só os achatina são vetores da meningite....mas podes apanhar uma ou duas caracoletas e manter para o miudo, claro que o gozo dos achatinas fullica e achatina achatina é o tamanho que atingem.
Que remédio tenho eu em fazer casinhas para os caracois que ele trás da rua :roll: a minha sorte é que os caracois 'misteriosamente' fogem durante a noite das caixinhas.
à custa deste gosto dele, tenho de comer caracois às escondidas... mãe sofre
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta mai 07, 2010 3:10 pm

tarasofia Escreveu:
Bondage2010 Escreveu: faz isso com os nossos, acho que só os achatina são vetores da meningite....mas podes apanhar uma ou duas caracoletas e manter para o miudo, claro que o gozo dos achatinas fullica e achatina achatina é o tamanho que atingem.
Que remédio tenho eu em fazer casinhas para os caracois que ele trás da rua :roll: a minha sorte é que os caracois 'misteriosamente' fogem durante a noite das caixinhas.
à custa deste gosto dele, tenho de comer caracois às escondidas... mãe sofre
achas que se lhe explicasses que ele so lhes podia tocar com luvas de latex descartaveis(molhadas) ele entendia e respeitava? Se sim, não haveria problema.
Responder

Voltar para “Exóticos”