areia de gato para coelho - faz mal?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Bicocas
Membro Júnior
Registado: quinta jun 24, 2010 10:34 am

quinta jun 24, 2010 11:28 am

Quando o Orelhas veio para casa vinha já de outra casa que não pôde ficar ocm ele. Tinha apenas 3 mesinhos .
Foi sempre às consultas ao mesmo veterinario onde continuei depois a segui-lo, e lá disseram que poderiamos utilizar areia de gato apra as suas necessidades.
So ponho um bocadinho num cantinho da gaiola, mas já me foi dito que é errado pois a areia pode trazer-lhe complicações...
Já tive aqueles rolinhos de madeira prensada mas não gostei, não absorve nada de jeito... aparas de madeira ele além de as comer agarram-se ao pêlo....
obrigada pelos conselhos que me possam dar.
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

quinta jun 24, 2010 11:40 am

ja exprimentaste corncobs? nao sei se serve para coelhos na pratica, mas na embalagem diz que sim.
Bicocas
Membro Júnior

quinta jun 24, 2010 11:45 am

chinchy Escreveu:ja exprimentaste corncobs? nao sei se serve para coelhos na pratica, mas na embalagem diz que sim.
Nunca ouvi falar, mas vou investigar... :P
Nativee
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 2:16 pm

quinta jun 24, 2010 1:00 pm

basta ter um wc para roedores com areia de gato de preferencia daqueles wc com grade em cima
<strong>Adoro a arca</strong>
Bicocas
Membro Júnior

quinta jun 24, 2010 1:13 pm

Nativee Escreveu:basta ter um wc para roedores com areia de gato de preferencia daqueles wc com grade em cima
~

Tenho mesmo de comprar um desses wc's... nunca o fiz, porque primeiro sou novata nestas andanças e depois pq o Orelhas roi tudo oq ue encontra pela frente e atira tudo o que são recipientes ao ar!
Inclusive os da comida... peloq ue so lhe consigo por a comida no chão....
chinchy
Membro

quinta jun 24, 2010 1:20 pm

sempre que tive coelhos era erva (feno) no chao, e eles so faziam as necessidades num cantinho, nao vejo necessidade para wc´s
Bicocas
Membro Júnior

quinta jun 24, 2010 1:30 pm

chinchy Escreveu:sempre que tive coelhos era erva (feno) no chao, e eles so faziam as necessidades num cantinho, nao vejo necessidade para wc´s
Para mim tambem não vejo gr necessidade, de facto ele acaba por espalhar a pedra um pouco, só se for mais por isso, porque os xixis ficam semrpe lá bem no cantinho.... :lol:
Nativee
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 2:16 pm

quinta jun 24, 2010 1:47 pm

qualquer animal nao treinado não faz nada como queremos,o feno não se mete no chao, o feno é para comerem e o que comem nao pode tar sujo, fenõ é na manjedoura, se atira a comida po chao usa se tigelas de ceramica que são pesadas assim ele nao vira,
<strong>Adoro a arca</strong>
Bicocas
Membro Júnior

quinta jun 24, 2010 1:57 pm

Nativee Escreveu:qualquer animal nao treinado não faz nada como queremos,o feno não se mete no chao, o feno é para comerem e o que comem nao pode tar sujo, fenõ é na manjedoura, se atira a comida po chao usa se tigelas de ceramica que são pesadas assim ele nao vira,
Talvez ele não consiga levantar em ceramica... so experimentando...
..mas ele é um coelhinho mt porquinho... :lol: assim que lhe ponho a comidinha ele poe-se em cima dela e esgravata tudo à procura do que gosta mais (alfarroba)!!! fica tudo espalhado... :oops:
chinchy
Membro

quinta jun 24, 2010 2:28 pm

olha nativee:

eu crio coelhos em casa da minha avo (ate a pco tempo vivia la tambem), literalemnte, desde que me lembro. apanho erva para eles, e a erva e a palha que eles nao comem, faz de chao.
e evidente que nao sao coelhos de companhia, o que em nada quer dizer que n sejam igualmente meigos e bem tratados (e muito saborosos).

nunca tiveram areias, nem nada, e sempre fizeram coco e xixi no mesmo sitio, no curral deles. e nunca foram ensinados. sempre foram, simplesmente, limpinhos.

e nao quer dizer que nao tenham palha limpinha pa comer (que se coloca no curral de pe, como se fosse uma meda), mas tb tem para o chao.

e claro, tambem tem tijelas. e ate te digo mais, os chinos que tive, estivejam sempre juntos dos coelhos (e das vacas), e sempre viveram em harmonia, com vet uma x por mes a monotorizalos: como ves, nao estavam em mas condições.

e eles sempre foram bem tratados. logo sim, a erva resulta como chao para eles, tens e que saber como poes a erva limpinha para eles nao estregarem.
Bicocas
Membro Júnior

quinta jun 24, 2010 2:36 pm

Pois, eu tb penso que estes animais, podem ser muito bem tratados como merecem, mas não precisam de tanta frecura como tanta gente tem.
Tem a sua gaiola bem limpinha (limpo-a todos os dias), so tem um cantinho com a pedrinha pra fazer as necessidades (agora até já faz mais cocozinho nesse lado), e o feno e a comida coloco-a no canto oposto. Ele gosta muito de esgravatar nela e espalha-a toda e se eu vejo que está suja reitro-a e deito fora.
Claro que preferia que ele conseguisse conviver com tigelas, mas como não consigo, e se ele está bem penso que não ha problema.
E aqueles coelhos selvagens que vivem no meio do mato?!

o que me têm dito é que a areia pode provocar nos coelhos problemas respiratorios, porque ao contrario dos gatos que só vão à caixinha fazer as necessidades, os colehos acabam por estar mais em contacto, mas eu coloco tão pouquinha e todos os dias a mudo... :P
chinchy
Membro

quinta jun 24, 2010 2:43 pm

eu sou da opiniao que existem animais que, como os meus gerbos, merecem todas as mordomias e mais algumas. mas tb ha animais como os coelhos que sao felizes c erva fresquinha (correjo e trevo por exemplo), raçao, um pco de antençao (sim os meus, ate de colinham gostam: sao habituados deste pequeninos) e um curral limpinho. (e claro vet de x em quando, nos temos todos os meses por vendermos a carne dos animais).

e a receita pa um coelho feliz^^ exprimenta deixalo sem areia e ver se ele vai sempre ao mesmo canto. como os meus vao sempre desde o primeiro dia, nem pensei que desse tanto trabalho.

ah, e se tiveres um chao biodegradavel (ou seja, que se possa utilizar como estrume em vasos), fica a saber que e um estrume muito bom para as plantas. ca na terrinha, ate nos pedem as carretas do estrume para por nos campos!
Bicocas
Membro Júnior

quinta jun 24, 2010 2:55 pm

chinchy Escreveu:eu sou da opiniao que existem animais que, como os meus gerbos, merecem todas as mordomias e mais algumas. mas tb ha animais como os coelhos que sao felizes c erva fresquinha (correjo e trevo por exemplo), raçao, um pco de antençao (sim os meus, ate de colinham gostam: sao habituados deste pequeninos) e um curral limpinho. (e claro vet de x em quando, nos temos todos os meses por vendermos a carne dos animais).

e a receita pa um coelho feliz^^ exprimenta deixalo sem areia e ver se ele vai sempre ao mesmo canto. como os meus vao sempre desde o primeiro dia, nem pensei que desse tanto trabalho.

ah, e se tiveres um chao biodegradavel (ou seja, que se possa utilizar como estrume em vasos), fica a saber que e um estrume muito bom para as plantas. ca na terrinha, ate nos pedem as carretas do estrume para por nos campos!
Ah sim, eu tb achoq ue o bichinho apra viver bem, confirtável e feliz não precisa de tanta mordomia e tanta esquisitive, como casas super hiper sei lá o que, e areias espeicias que custam balurdios.
Ele vai sempre ao mesmo cantinho (agora porque até ser castrado fazia chichi por todo o lado e de repuxo :oops: )
Como lhe retiro todos os dias a areia suja e torco por uma limpinha, limpo a gaiola e coloco comida e agua fresquinha, penso que ele está bem.
Mas assustaram-me dizendo que os colehos não podia eer areia de gato, porque feriam as patas, e porque o po lhes vai apra as vias respiratorias... enfim... e os que andam por ai a correr pelo mato?! também não têm almofadas nas patitas como os cães ou gatos....

Nós devemos amar os nossos animais, mas cair em exageros é que não.... :lol:
chinchy
Membro

quinta jun 24, 2010 3:00 pm

devemos dar tudo de bom aos animais, por ex, a melhor raçao, o melhor feno...

mas esta descansada que ca pa mim, o teu coelho e feliz! se tiveres probelmas substitui por corncobs (que sao bem carinhos). nao me parece que causem maleitas ao animal. ou o catbest (nem sei como se escreve).
Bicocas
Membro Júnior

quinta jun 24, 2010 3:10 pm

Eu tb acho que sim :lol: Ele nunca teve problema nenhum.
Somente antes de ser castrado andava mt doidão e até se mordeu a ele proprio e arrancou umas peladas nas patitas, mas depois de tratado a coisa passou e nunca mais teve nada...
Nem de pele... nem nada...
Responder

Voltar para “Exóticos”