verdades e mentiras sobre hamsters russos , ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
pet92
Membro Júnior
Registado: quinta jun 03, 2010 6:01 pm

sábado jun 26, 2010 8:48 pm

ola amigos do forum

andei pesquisando em diversos sites , criadores e etc , e encontrei questoes que ficaram mal resolvidas para mim , meio que divididas

queria que vcs me ajudassem quanto as seguintes duvidas

1° li num lugar ( nao to achando mais o link ) que os hamsters anoes sao capazes de controlar a inseminação , que eles sao capazes de adiar a reproducao , isso procede ? ouvi dizer que os gerbil o fazem , mas hamster anoes podem fazer tbm ?

2° o que sempre ouvi falar , que a hamster morre depois do 3° parto seguido , isso e verdade ? com uma alimentacao adequada isso acontece ? por que ?

3° uma coisa que ainda ficou em questao para mim , o casal pode ficar junto sempre ? se o problema for ninhadas , eu tendo para quem dar , tem outro problema alem desse ?

4° o hamster macho ajuda a femea a cuidar dos pequenos ? uns dizem que sim , outros que nao , li neste site http://justhamsters.no.sapo.pt/ que e de um criador daqui do forum , que o macho pode ficar junto , e que se eu quiser manter esse casal procriando nao devo separa-los pois ela nao aceitara mais ele , e verdade ?

5° hamsters podem viver numa caixa de madeira ? tipo um terrario ? ouvi dizer que eles so roe se tiverem por onde comecar , e verdade ?

bom galera espero que possam me ajudar , eu realmente queria gerbils , mas nao to conseguindo achar nem ferrando aqui na minha cidade ( salvador , brasil ) por tanto minha opcao sao os hamsters mesmo , ate porque os filhotes vao me ajudar a juntar dinheiro para montar meu aqua , ja que as lojas compram por 5 a 10 reais cada

Abracos!!
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

domingo jun 27, 2010 1:33 pm

Eu só tenho resposta a algumas questoes:à segunda questão, a hamstér não morre depos do segundo ar seguido. Eu tive um casal de hamstérs siberianos (mas so percebi que eram um casal quando surgiram as primeiras crias) que tiveram cinco ninhadas, mas depois o macho morreu de doença :cry: ; à terceira pergunta, o casal pode estár sempre junto, não à problemas com as crias; à quarta pergunta no meu caso, o macho ajudava e muito a femea a tomar conta das crias. Só tenho resposta a estas perguntas: Espero ter ajudado :P
pet92
Membro Júnior

domingo jun 27, 2010 7:01 pm

nao se preocupa em so ter respondido algumas , alias , vc respondeu umas das mais importantes , queria saber da opiniao de quem ja teve

principalmente quanto a femea morrer por partos seguidos , fiquei assustado , mas ja q nao ha problema :D , sou louco por ver os cuidados de uma mae por seus filhos , me sinto bem , ainda mais o macho ajudando , deve ser lindo

muito obrigado mesmo por sua ajuda , e eu sinto muito pelo seu macho :(

Abração!!
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

domingo jun 27, 2010 8:34 pm

Eu não sou nenhuma criadora proficional nem nada, apenas respondi porque tive a experiencia de ter hamsters bebes (sao tao pequenos quando nascem, nao têm pêlo e são cor de rosa, uns amores). Ainda bem que pude ajudar :P . Boa sorte com os seus hamsters.
pet92
Membro Júnior

domingo jun 27, 2010 9:51 pm

arigato gozaimasu!
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

segunda jun 28, 2010 10:52 am

Ora vamos lá ver se posso ajudar!

1° li num lugar ( nao to achando mais o link ) que os hamsters anoes sao capazes de controlar a inseminação , que eles sao capazes de adiar a reproducao , isso procede ? ouvi dizer que os gerbil o fazem , mas hamster anoes podem fazer tbm ?

Esta nunca ouvi falar de tal!
Quanto ao resto quanto ao resto...eles podem sim estar sempre juntos mas eu não o faria porque se estiverem sempre juntos assim que a femea parir ira engravidar novamente o que no meu ponto de vista não é muito saudavel pois ela estara ainda alimentando e criandos os primeiros quando os segundos nascerem e é muito desgastante e setressante para a femea e pode levar a que ela coma uns pois instintamente saberá que não vai dar conta de todos entre outras coisas como ficara muito magra e assim sim podera masmo a vir a morrer...o macho pode sim ajudar a tomar conta dos pequenos ams de todos os hamesters que tive só com dois casais é que isso deu resultado...o que eu fazia era: deixava um casal cerca de 15 dias juntos e depois separava-os, esperava mais 15 dias e provelmente a femea iria ter bebés se não tivesse voltava a junta-los, se a femea tiver bebés só juntava o macho depois de tirar as crias assim dava tempo para a femea se recompor e evitava problemas...isto não quer dizer que não os possa ter sempre juntos mas eu não iria por ai!

Quanto ao terrario, ja tive hamester em aquarios mas não achei a melhor opção porque acabam por ser mais humidos que as gaiolas habituais logo o cheiro é mais intenso e pode criar fungos...os de madeira suponho que seja a mesma coisa e se não tiverem uma grade por cima eles arranjam maneira de subir e fugir...tambem acho que arranjaram uma maneira de roer a madeira!
pet92
Membro Júnior

segunda jun 28, 2010 7:00 pm

vlw pela ajuda

no caso de crias seguidas

a gestacao dela e de uns 21 dias ne ? nesse tempo os outros ja nao podem ser vendidos ?

quanto a ela ficar magra , isso nao pode ser resolvido com alimentacao reforcada ? a base de mais vitaminas alem da racao ?

quanto a ela comer uns , se o macho ajuda-la isso nao pode ser resolvido ?

quanto ao terrario , se for destampado , ajuda ? ou com uma grade em cima

Abracos!!
MouTiL
Membro
Registado: quarta jan 12, 2005 2:33 pm

terça jun 29, 2010 10:56 am

normalmente a gestação é de 16 dias.
devem ser separados da mãe apartir dos 21 dias num maximo de 28 dias pois apartir dai a femea começa a ataca-los.
A questão é que não é bom para a mãe ser gestante a amamentar ao mesmo tempo!
Pode sim dar-lhe algumas coisas duarnte a gestação como ovo cozido ou miolo de pao molhado em leite morno....existem nas lojas de animais uns fortificantes para hamsters que também são bons.
Naõ se trata de come-los por não ter ajuda para os criar, trata-se de os comer por saber que não os pode criar a todos por não ter leite por exemplo, de algum ser defeciente, ou até para os defender até do macho.
Não é muito boa ideia o terrario sem tampa eles são habeis na fuga, pelo menos uma rede deve ter.

Mas porque é que não opta pelo melhor que seria ter um outro sitio para por o macho até separar os bebes da mãe?
E porque é que não espera pelo menos uns 15 dias depois de tirar os bebes para a mãe se recompor?
Está bem que eles criam rápido mas com isso não quer dizer que o devam fazer...e muito menos que voçê o deva fazer para retirar mais lucros disso...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 29, 2010 1:28 pm

SIM, o facto das fêmeas estarem constantemente grávidas encurta-lhes a vida já de si pequena. :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

euniceebia
Membro
Registado: sexta ago 21, 2009 10:39 pm

segunda jul 05, 2010 9:19 pm

se gosta dos seus hamster deve separar o macho da femea assim k vir k esta gravida, pois a mae gosta de estar descansada para poder preparar o parto. quanto ao pai la estar por vezes come os filhos com ciumes, ja para nao falar de estar sempre a engravidar a femea, o que desgasta a bichinha, tenham pena dela
pet92
Membro Júnior

quarta jul 14, 2010 11:25 pm

galera muito obrigado pelo apoio , mas vou ter que desistir , por causa da questao da viagem , nao tera quem cuide dos hamsters tipo , limpar a gaiola pois ninguem da minha familia tem coragem ou gosta de pegar os hamsters , ai a gaiola ficaria fedida , e nao tenho solucao para isso , ja que passarei um mes fora ......... terei que arranjar um bichinho diferente , talvez periquitos

mas mesmo assim fico sentido , o unico problema e a limpeza mesmo , e acho que nao ha outra solucao

Abracos!!
Responder

Voltar para “Exóticos”