a questao nao e que eu va ter um animal por capricho , nem que eu tenha requisitado um animal que durasse um mes sem lhe ligar as caracteristicas , antes disso eu pesquisei sobre as duas especies que foram gerbil e hamster anao , foi inclusive o fato das pesquisas que me veio a mente a questao de nao tocar na gaiola por tais 20 dias ja que poderia ocorrer da femea se sentir estressada pela mudanca do hambiente onde vive e do seu cheiro na gaiola que poderia levar a perda dos filhotes , pesquisei sobre a nutricao do bichos , o que podem e o que nao podem comer , doencas ( inclusive gracas a pesquisa sobre doenças , e que nao comprei um casal de gerbils ontem numa agro , pois eles estavam com o nariz vermelho , e as orelhas rececadas , fora o estado deploravel da gaiola ) , nao so isso como comportamento deles para com os donos e possiveis companheiros na gaiola , como e o caso do gerbil que segundo bons criadores devem viver pelo menos em dupla , ja que a falta de um companheiro
comprovadamente lhe encurta a vida , e causa desequilibrio nutritivo e comportamental , porem nao devendo passar de duas femeas na mesma gaiola , nem de 3 machos , desde que haja espaco ........... e foi justamente essas caracteristicas que me atrairam , o jeito de ser do gerbil , o modo interesante como se desloca , e como possui um comportamento familiar interessante , fora a sua incomparavel fofura
quanto a sustentar o bicho , isso eu mesmo o irei fazer , pois ganho uma mezada , ainda que pouca , atende as demandas , como comida , possiveis necessidades de remedio , brinquedos , agrados , forracao e etc
quanto a questao do vet , alem de eu nunca ter visto um na cidade onde moro ( um vet de pequenos roedores ) , a unica vez que tinha visto mas que ja fechou foi um que me cobrou absurdos 450/500 reais por uma consulta , sei que e necessario , mas tbm e um custo alto , que por enquanto nem que eu estivesse trabalhando num estagio ( sou estudante ) poderia atender a isso , pois seria tecnicamente todo meu salario , e eu logicamente estaria ajudando em casa , porem acho que nesse ponto pode-se evitar ate que precise ir ao vet , com uma alimentação equilibrada , e outros cuidados
quanto a um mes ele
sozinho , nao estara completamente sozinho , eu me comprometi em pagar a uma pessoa de minha familia para ir que uma frequencia de ums 2 em 2 dias a minha casa , para trocar a comida e agua e dar uma olhada neles e me manter informado a cada visita , logico que vou deixar ... digamos assim , um mini manual focano a questao de doencas , pois apresentando tal necessidade posso aconselha-la o devido tratamento e etc. e sei que num possivel caso de necessidade a pessoa pode se por a pegar o bichinho caso necessario para aplicar remedio , e instinto natural de muitas pessoas fazer pequenos sacrificios em tais situacoes , e e claro manterei um fundo de caixa extra para necessidades de urgencia ........ e sozinho , sozinho ele nao vai estar pois tera a companhia de outro gerbil
a questao que me focou o fato de limpar a gaiola , foi num bom site de criadores de gerbil , em que resalta que num aqua de 50l com um casal , e indicado que se limpe a cada 3 semanas , e claro com exessoes , tpo se a agua derramar na gaiola , e coisas do tipo ( que podem ser evitadas ) , entao me baseei , se num aqua de 50l com um casal pode-se limpar a cada 3 semanas , essa media poderia ser prolongada caso o aquario fosse um de 200l com a mesma quantia de gerbils certo ? as medidas sao favoraveis , pois o aqua tem 100x50x40 ( CXLXA ) ou seja uma boa area para um casal , apesar de que os gerbil nao sao sujoes como os hamsters sirios , alem de nao federem , pois na tal pet em que os gerbils estavam doentes , mesmo com a gaiola suja , com aparente urina acumulada ( outro fator que me fez desistir da compra , o estado da gaiola ) cheguei bem perto e nao senti cheiro algum , diferente do meu sirio que quando passava uma semana estav insuportavel
outro fato e que nao e pressa minha , pois nao decidi ter um bichinho ontem e simplismente quis ter , mas venho planejando , pesquisando e lendo bem a uns 2 anos , so nao tomei iniciativa antes pq minha mae nao deixava ter , mas gracas ao bom DEUS ela mudou de opiniao passificamente , ate m pedindo desculpas por ter reclamado quanto a viagem e ter tentado me fazer desistir , isso pq ela sabe que gosto muito de bichos , e meu verdadeiro sonho era ter um cachorro da raçça akita , mas moro num apartamento e nao posso ter cachorro , pois e apertado e ela e alergica , e nao posso comprometer minha propria mae por um sonho meu , isso ja e demais , ou seja nao e de agora qu eu gosto de bichos , e desde que nasci , pois quando pequeno so brincava de ser algum bicho , e sempre gostei daqueles documentarios da vida selvagem , sempre me interessei , nao e atoa que frequentava ( ate sem necessidade ) petshops , so para estar em contato , proximo a animais , e meus preferido sao roedores e peixes , mas tbm tenho vontade de esperimentar o novo o diferente como um reptil ou anfibios , mas onde moro nao tem lugar que os venda e minha mae tem nojo.......... e nao e que minha familia tipo que nao gosta de bichos , mas e que eles nao sou acostumados a ideia de se ter um RATO ( assim eles chamam ) como pet , pois sao mais da epoca em que os caes , gatos e passaros dominavam a preferencia , e minhas tias tem medo de pagar , talvez plo medo de doencas , so que elas nao querem intender que eles nao nostrasnmitem doencas se forem bem cuidados , mas tem o risco de nos mesmos passaros algo para eles
por tanto como vcs podem ver nao e um simples
capricho mas sim um desejo antigo , pois ja tive 4 hamsters , um que minha mae deu pq ele me mordeu e ela achou que estava doente porque o testicuola estava grande ( lol lol ) , o outro morreu por fome , pois era uma gaiola antiga que ele nao tinha acesso a parte de baixo e acho que o pote virou ( nesta epoca eu so tinha ums 9 10 anos , foi imprudencia minha ) o outro morreu pelado e cego , provavelmente por velhice pois ja estava a mais de 2,5 comigo , e o ultimo um hamster anao russo morrei do nada , de manha estava otimo mas a tarde bem quieto e parado e quando peguei estavadesfalecendo em minhas maos , foi muito triste , nao sei se foi doenca , picada de algum inseto ( e por isso que nao gosto muito de gaiolas , prefiro aquas ) ou complicacoes da idade ( pois depois que o comprei ele nao cresceu mais , e acho que ja era adulto pois as lojas nao vendem filhotes , a unica que vende cobra 40 reais num pequeno ) e depois disso fiquei um tempao sem roedor algum , comprei um aqua mas depois de ir numa pet com roedores , me veio aquela enorme chama denovo , e foi uma grande batalha ate eu conseguir permissao , meu amor e tanto que ja tive oportunidade de ter um cachorro so que a troquei por um hamster sirio que me custou miseros 5 reais mais que foi de grande agrado para mim
bom pessoal sei que acabou sendo um desabafo , mas foi so para mostrar que nao o quero pelo simples fato de ter um bicho , mas sim porque gosto , e nao perguntei se a
gaiola poderia ficar sem ser limpa por um mes so para terum bicho que durasse as ferias , mas sim porque foi um imprevisto , foi um fato que me levou a essa duvida , se caso o aqua ficasse sem ser
limpo por um mes se tornaria algo caotico , ou prejudicial
no mais Abracos , e desculpem desde ja se algo que eu escrevi possa ter ofendido alguem!