MEU SONHO NAO MORREU !! ferias!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
pet92
Membro Júnior
Registado: quinta jun 03, 2010 6:01 pm

quinta jul 15, 2010 11:51 pm

ola galera , bom recentemente , eu acabei por levar um choque de realidade terrivel que destruiu meus sonhos , quer dizer restou um unico fil sustentando que foi a paixao pelos animais

minha mae questionou o problema das ferias , que passariamos um mes fora no final de ano e nao teria quem limpasse a gaiola , porque ninguem e muito fa de de bichos na minha familia , e para eles qualquer roedor e RATO! ( isso me da um odio ) entao a realidade me destrui por completo

acabei por desistir parcialmente de ter roedores , ate que vendo um video do milagre da vida ( um casal de gerbos a cuidar da ninhada ) me veio uma distante luz , vaga mais distante ....... que era ´´ quando os filhotes nascem , tem que ficar cerca de 20 dias sem mexer na gaiola `` uma frase muito lida no que dis respeito a manutencao , entao me veio a mente , poxa , se a regra implica em nao mexer na gaiola por 20 dias , meu caso nao esta perdido

pensei comigo , os criadores fazem isso , por tanto nao deve prejudicar os animais , sera que se for uma aquario grande ( 100x50x40 CXLXA ) como ha mais espaco sera que nao da para durar mais 10 dias ? sera que se tornaria algo catastrofico ?

poderia deixar a situacao mais leve se eu os acustumasse num banheirinho ? assim so uma zona ficaria suja , e estaria isolada ne ?

e se forem gerbos acho que fica mais tranquilo pois nao sujam tanto quanto hamsters ne ?

o que vcs acham , faz sentido minha logica ?

por favor me ajudem , a analisar a situação com calma , pois eu tenho muita mais muita vontade mesmo de ter roedores , sou louco , minha mae me fala direto , ´´ vc ja ta meio grandinho para negocio de bichinho , de hamster `` mas sera que ela nao entende que enquantos ums enchergam como uma simples besteira infantil , para outros que realmente entendem o valor de se ter um bicho e mais profundo e nao ha epoca para se gostar ? caramba!! abaixo ao preconceito!! :D

Abracos!!
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jul 16, 2010 12:34 am

Não sei se percebi bem...

Vais de férias e tens de deixar a gaiola com os "ratos" durante um mês sem qualquer cuidado e estás a tentar usar a desculpa de que quando se reproduzem não se deve mexer durante 20 dias e que 30 é só um pouco mais...?

Mas quem é que lhes muda a água e dá comida todos (quase todos) os dias duarante esse tempo?

É que o não mexer na gaiola, quer dizer apenas não mudar o substrato...
pet92
Membro Júnior

sexta jul 16, 2010 1:18 am

CARAMBA!! , me desculpem me expressei mal para caramba , eu quis dizer no que diz respeito a limpar , quanto a dar racao e agua eu posso arranjar uma pessoa que va de 2 em 2 dias la em casa para por mais comida e agua , meu problema era a limpexa , porque o pessoal tem medo e nojo por se parecerem com ratos ( apesar de ser uma diferenca obvia ) ai nao tinha quem a limpasse entende ?

e so em relacao a limpeza , tem problemas ? e se forem hamsters anoes ? sera que por o aqua ser grande aguenta ?

Abracos!!
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

sexta jul 16, 2010 7:23 am

É que tu só podes estar a brincar criatura. Então vais escolher a especie conforme a que conseguir passar aquele mês sem limpeza??

E tambem para que tanta pressa? Vai de férias e depois se realmente houver uma especie que te agrade (em vez de escolher uma especie qualquer apenas para ter um roedor) pensa nisso, mas pensa nisso lembrando te que podes voltar a ir de férias.

Isto é com cada um.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

sexta jul 16, 2010 9:22 am

mas se eu entendi bem o problema nao eram estas ferias em particular mas sim todos os anos ir de ferias um mes...
FeelingNerD
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 11:39 am

Parece me que o problema são as férias deste ano, pelo que eu entendi.

Para alem de que fala em ter animais de que pelos vistos nada percebe mas bem, deem uma olhadela neste tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=80988
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sexta jul 16, 2010 12:30 pm

FeelingNerD Escreveu:Parece me que o problema são as férias deste ano, pelo que eu entendi.

Para alem de que fala em ter animais de que pelos vistos nada percebe mas bem, deem uma olhadela neste tópico:
O rapaz só quer ter um animal de estimação mais interactivo que um peixe! Que mal tem isso? É crime?

Uma coisa é alertar (e para isso ele teve a sensatez de vir pedir opinião), outra é criticar a vontade de alguem querer ter um animal de estimação, alegando ser capricho! Ok, até pode ser capricho como quiserem, mas então por esse prisma a maior parte de nós temos animais por capricho! :roll:

Eu tenho animais porque gosto, é disso que se trata! Provavelmente sou caprichosa, por isso não vou julgar o autor do tópico!

É obvio que não podes ter animais neste momento pet92, e a primeira razão deveria ser: ninguem aceita um animal a não ser eu aqui em casa! Um mês é demasiado para qualquer animal passar sozinho. Até pode haver alguma espécie que se adapte melhor que outras, mas imagine que de repente adoece? Não vai poder notar. Não vai poder ter cuidados especiais ou levar o animal ao vet, nem ter alguém disponível que o faça! Antes de ter qualquer animal é preciso pensar em tudo! Aguente mais uns anitos :wink:
FeelingNerD
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 1:52 pm

__dani__ Escreveu:
FeelingNerD Escreveu:Parece me que o problema são as férias deste ano, pelo que eu entendi.

O rapaz só quer ter um animal de estimação mais interactivo que um peixe! Que mal tem isso? É crime?

Uma coisa é alertar (e para isso ele teve a sensatez de vir pedir opinião), outra é criticar a vontade de alguem querer ter um animal de estimação, alegando ser capricho! Ok, até pode ser capricho como quiserem, mas então por esse prisma a maior parte de nós temos animais por capricho! :roll:

Eu tenho animais porque gosto, é disso que se trata! Provavelmente sou caprichosa, por isso não vou julgar o autor do tópico!

É obvio que não podes ter animais neste momento pet92, e a primeira razão deveria ser: ninguem aceita um animal a não ser eu aqui em casa! Um mês é demasiado para qualquer animal passar sozinho. Até pode haver alguma espécie que se adapte melhor que outras, mas imagine que de repente adoece? Não vai poder notar. Não vai poder ter cuidados especiais ou levar o animal ao vet, nem ter alguém disponível que o faça! Antes de ter qualquer animal é preciso pensar em tudo! Aguente mais uns anitos :wink:
Só que tu provavelmente escolheste ter certos animais por causa das suas caracteristicas, ele não parece querer saber minimamente, apenas quer um animal de estimação seja qual for.
Não se informa sobre esperança de vida dos animais que pondera ter, considera que uma iguana passa facilmente um mes sem ser tratada (quando até é um animal que precisa de muitos cuidados), etc.

E se reparares eu disse pra ele depois das tais férias pensar nisso, apenas não acho bem que ele esteja a querer o animal JÁ para o deixar sem tratamento um mês.
Se não fosse capricho porque esta pressa toda? Sem ter em atenção daquilo que é deixar um animal um mês assim e nem lhe importar bem as caracteristicas do animal mas sim se sobrevive um mês sem limpeza.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sexta jul 16, 2010 2:24 pm

Eu também concordo que ele não deva ter animal algum neste momento, mas não me precipito ao ponto de o julgar por querer um animal.

O máximo que posso fazer é alertá-lo para uma situação à qual ele veio solicitar ajuda.
O facto de ele ter vindo abertamente expor uma dúvida sem rodeios ou mentirinhas (que muitas vezes acontece) para mim já mostra que antes de fazer alguma coisa preocupou-se em saber mais. Não da melhor forma (podia ter pesquisado mais) mas da forma como ele se lembrou de fazer! :wink:

Olha e em relação a ter depois das férias, eu até vou mais longe, e aconselho a adquirir o animal apenas quando viver sozinho! A família não tem o mínimo interesse, e não se disponibiliza de nenhuma forma para o ajudar. Agora são as férias, mas o mais provável é continuarem com "problemas" durante a "estadia" do bicho. Não sei quem vai sustenta-lo, mas presumo que depende da familia para isso, ou seja, qualquer problema que haja de saude por exemplo, ninguem vai querer saber a não ser o pet92. Enfim, acho sinceramente que todos os membros devem aceitar e desejar o animal!
Eu sei bem o quanto é dificil viver numa casa com animais e uma familia que não os "grama". :evil:
Mas eu sustento os meus, e eles nem chegam a vê-los pelo local onde estão, mas mesmo assim "ouço" quase todos os dias... se eu não tivesse muita paciência, uma casa relativamente grande, e possibilidade de os sustentar, bem podia esquecer os animais. :roll:
FeelingNerD
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 2:49 pm

__dani__ Escreveu:Eu também concordo que ele não deva ter animal algum neste momento, mas não me precipito ao ponto de o julgar por querer um animal.

O máximo que posso fazer é alertá-lo para uma situação à qual ele veio solicitar ajuda.
O facto de ele ter vindo abertamente expor uma dúvida sem rodeios ou mentirinhas (que muitas vezes acontece) para mim já mostra que antes de fazer alguma coisa preocupou-se em saber mais. Não da melhor forma (podia ter pesquisado mais) mas da forma como ele se lembrou de fazer! :wink:

Olha e em relação a ter depois das férias, eu até vou mais longe, e aconselho a adquirir o animal apenas quando viver sozinho! A família não tem o mínimo interesse, e não se disponibiliza de nenhuma forma para o ajudar. Agora são as férias, mas o mais provável é continuarem com "problemas" durante a "estadia" do bicho. Não sei quem vai sustenta-lo, mas presumo que depende da familia para isso, ou seja, qualquer problema que haja de saude por exemplo, ninguem vai querer saber a não ser o pet92. Enfim, acho sinceramente que todos os membros devem aceitar e desejar o animal!
Eu sei bem o quanto é dificil viver numa casa com animais e uma familia que não os "grama". :evil:
Mas eu sustento os meus, e eles nem chegam a vê-los pelo local onde estão, mas mesmo assim "ouço" quase todos os dias... se eu não tivesse muita paciência, uma casa relativamente grande, e possibilidade de os sustentar, bem podia esquecer os animais. :roll:
Eu tambem sei o que isso é acredita. Desde que aprendi a ler que lia revistas/livros de cães, com o passar dos anos fui me interessando tambem por outros animais, recebi uma tartaruga aos 8 anos mas praticamente até este ano ( em que ela infelizmente morreu ) não me era permitido praticamente nem pensar em ter outro animal qualquer.
Agora se ele se interessar por um animal, se informar, se responsabilizar por ele não dando trabalho a mais ninguem da familia (isto inclui se necessario abdicar das férias em caso de não haver outra solução). Claro que não me refiro por exemplo a um cão que é um animal mais de familia, mas por exemplo o tal hamster ou periquito que até nem são animais muitooo dispendiosos (mesmo assim se estudar pode tentar trabalhar nas férias para sustentar o animal).
Agora não fazer as coisas á pressa e com o requisito unico do animal durar aqele mês.
kokax
Membro Júnior
Registado: domingo abr 26, 2009 11:46 am

sexta jul 16, 2010 7:57 pm

Estes casos fazem-me muito lembrar o meu, que desde os 4 anos que via todas as meninas da minha idade a pedir ao pai natal bonecas e barbies e eu todos os anos pedia um cão, mas o meu pai dizia que não podia ter porque vivia num apartamento =/
Quando tive internet pela primeira vez passava o tempo a pesquisar sobre raças de cães, doenças ,tudo sobre animais e ficava ali horas e horas ou então via a serie hospital animal (:
Ate que os meus pais me deram 2 peixinhos mas eu não achava piada....
Recentemente deram-me um hamster, a minha mãe não gostou da ideia mas acho que já está habituada...
Desde pequena que digo à minha mãe que não vou ter filhos, vou ter animais :D e ela não acha piada nenhuma.
No ano passado, nas ferias ia todos os dias para uma clínica veterinária não para ganhar dinheiro mas sim para aprender, passei la as minhas ferias e aprendi muito mesmo.

O amor pelos animais faz disto :D
Porque eles nos amam simplesmente de uma forma irracional, total e perfeita como jamais o ser humano é capaz de amar!
FeelingNerD
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 8:06 pm

kokax Escreveu:Estes casos fazem-me muito lembrar o meu, que desde os 4 anos que via todas as meninas da minha idade a pedir ao pai natal bonecas e barbies e eu todos os anos pedia um cão, mas o meu pai dizia que não podia ter porque vivia num apartamento =/
kokax Escreveu:Desde pequena que digo à minha mãe que não vou ter filhos, vou ter animais :D e ela não acha piada nenhuma.
Fomos separadas á nascença ou que? 8)
kokax
Membro Júnior
Registado: domingo abr 26, 2009 11:46 am

sexta jul 16, 2010 8:08 pm

Talvez :p
Porque eles nos amam simplesmente de uma forma irracional, total e perfeita como jamais o ser humano é capaz de amar!
pet92
Membro Júnior

sábado jul 17, 2010 12:38 pm

a questao nao e que eu va ter um animal por capricho , nem que eu tenha requisitado um animal que durasse um mes sem lhe ligar as caracteristicas , antes disso eu pesquisei sobre as duas especies que foram gerbil e hamster anao , foi inclusive o fato das pesquisas que me veio a mente a questao de nao tocar na gaiola por tais 20 dias ja que poderia ocorrer da femea se sentir estressada pela mudanca do hambiente onde vive e do seu cheiro na gaiola que poderia levar a perda dos filhotes , pesquisei sobre a nutricao do bichos , o que podem e o que nao podem comer , doencas ( inclusive gracas a pesquisa sobre doenças , e que nao comprei um casal de gerbils ontem numa agro , pois eles estavam com o nariz vermelho , e as orelhas rececadas , fora o estado deploravel da gaiola ) , nao so isso como comportamento deles para com os donos e possiveis companheiros na gaiola , como e o caso do gerbil que segundo bons criadores devem viver pelo menos em dupla , ja que a falta de um companheiro comprovadamente lhe encurta a vida , e causa desequilibrio nutritivo e comportamental , porem nao devendo passar de duas femeas na mesma gaiola , nem de 3 machos , desde que haja espaco ........... e foi justamente essas caracteristicas que me atrairam , o jeito de ser do gerbil , o modo interesante como se desloca , e como possui um comportamento familiar interessante , fora a sua incomparavel fofura :D

quanto a sustentar o bicho , isso eu mesmo o irei fazer , pois ganho uma mezada , ainda que pouca , atende as demandas , como comida , possiveis necessidades de remedio , brinquedos , agrados , forracao e etc

quanto a questao do vet , alem de eu nunca ter visto um na cidade onde moro ( um vet de pequenos roedores ) , a unica vez que tinha visto mas que ja fechou foi um que me cobrou absurdos 450/500 reais por uma consulta , sei que e necessario , mas tbm e um custo alto , que por enquanto nem que eu estivesse trabalhando num estagio ( sou estudante ) poderia atender a isso , pois seria tecnicamente todo meu salario , e eu logicamente estaria ajudando em casa , porem acho que nesse ponto pode-se evitar ate que precise ir ao vet , com uma alimentação equilibrada , e outros cuidados

quanto a um mes ele sozinho , nao estara completamente sozinho , eu me comprometi em pagar a uma pessoa de minha familia para ir que uma frequencia de ums 2 em 2 dias a minha casa , para trocar a comida e agua e dar uma olhada neles e me manter informado a cada visita , logico que vou deixar ... digamos assim , um mini manual focano a questao de doencas , pois apresentando tal necessidade posso aconselha-la o devido tratamento e etc. e sei que num possivel caso de necessidade a pessoa pode se por a pegar o bichinho caso necessario para aplicar remedio , e instinto natural de muitas pessoas fazer pequenos sacrificios em tais situacoes , e e claro manterei um fundo de caixa extra para necessidades de urgencia ........ e sozinho , sozinho ele nao vai estar pois tera a companhia de outro gerbil

a questao que me focou o fato de limpar a gaiola , foi num bom site de criadores de gerbil , em que resalta que num aqua de 50l com um casal , e indicado que se limpe a cada 3 semanas , e claro com exessoes , tpo se a agua derramar na gaiola , e coisas do tipo ( que podem ser evitadas ) , entao me baseei , se num aqua de 50l com um casal pode-se limpar a cada 3 semanas , essa media poderia ser prolongada caso o aquario fosse um de 200l com a mesma quantia de gerbils certo ? as medidas sao favoraveis , pois o aqua tem 100x50x40 ( CXLXA ) ou seja uma boa area para um casal , apesar de que os gerbil nao sao sujoes como os hamsters sirios , alem de nao federem , pois na tal pet em que os gerbils estavam doentes , mesmo com a gaiola suja , com aparente urina acumulada ( outro fator que me fez desistir da compra , o estado da gaiola ) cheguei bem perto e nao senti cheiro algum , diferente do meu sirio que quando passava uma semana estav insuportavel

outro fato e que nao e pressa minha , pois nao decidi ter um bichinho ontem e simplismente quis ter , mas venho planejando , pesquisando e lendo bem a uns 2 anos , so nao tomei iniciativa antes pq minha mae nao deixava ter , mas gracas ao bom DEUS ela mudou de opiniao passificamente , ate m pedindo desculpas por ter reclamado quanto a viagem e ter tentado me fazer desistir , isso pq ela sabe que gosto muito de bichos , e meu verdadeiro sonho era ter um cachorro da raçça akita , mas moro num apartamento e nao posso ter cachorro , pois e apertado e ela e alergica , e nao posso comprometer minha propria mae por um sonho meu , isso ja e demais , ou seja nao e de agora qu eu gosto de bichos , e desde que nasci , pois quando pequeno so brincava de ser algum bicho , e sempre gostei daqueles documentarios da vida selvagem , sempre me interessei , nao e atoa que frequentava ( ate sem necessidade ) petshops , so para estar em contato , proximo a animais , e meus preferido sao roedores e peixes , mas tbm tenho vontade de esperimentar o novo o diferente como um reptil ou anfibios , mas onde moro nao tem lugar que os venda e minha mae tem nojo.......... e nao e que minha familia tipo que nao gosta de bichos , mas e que eles nao sou acostumados a ideia de se ter um RATO ( assim eles chamam ) como pet , pois sao mais da epoca em que os caes , gatos e passaros dominavam a preferencia , e minhas tias tem medo de pagar , talvez plo medo de doencas , so que elas nao querem intender que eles nao nostrasnmitem doencas se forem bem cuidados , mas tem o risco de nos mesmos passaros algo para eles :) :( :?

por tanto como vcs podem ver nao e um simples capricho mas sim um desejo antigo , pois ja tive 4 hamsters , um que minha mae deu pq ele me mordeu e ela achou que estava doente porque o testicuola estava grande ( lol lol ) , o outro morreu por fome , pois era uma gaiola antiga que ele nao tinha acesso a parte de baixo e acho que o pote virou ( nesta epoca eu so tinha ums 9 10 anos , foi imprudencia minha ) o outro morreu pelado e cego , provavelmente por velhice pois ja estava a mais de 2,5 comigo , e o ultimo um hamster anao russo morrei do nada , de manha estava otimo mas a tarde bem quieto e parado e quando peguei estavadesfalecendo em minhas maos , foi muito triste , nao sei se foi doenca , picada de algum inseto ( e por isso que nao gosto muito de gaiolas , prefiro aquas ) ou complicacoes da idade ( pois depois que o comprei ele nao cresceu mais , e acho que ja era adulto pois as lojas nao vendem filhotes , a unica que vende cobra 40 reais num pequeno ) e depois disso fiquei um tempao sem roedor algum , comprei um aqua mas depois de ir numa pet com roedores , me veio aquela enorme chama denovo , e foi uma grande batalha ate eu conseguir permissao , meu amor e tanto que ja tive oportunidade de ter um cachorro so que a troquei por um hamster sirio que me custou miseros 5 reais mais que foi de grande agrado para mim

bom pessoal sei que acabou sendo um desabafo , mas foi so para mostrar que nao o quero pelo simples fato de ter um bicho , mas sim porque gosto , e nao perguntei se a gaiola poderia ficar sem ser limpa por um mes so para terum bicho que durasse as ferias , mas sim porque foi um imprevisto , foi um fato que me levou a essa duvida , se caso o aqua ficasse sem ser limpo por um mes se tornaria algo caotico , ou prejudicial

no mais Abracos , e desculpem desde ja se algo que eu escrevi possa ter ofendido alguem!
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sábado jul 17, 2010 1:03 pm

pet92 Escreveu:(...)
quanto a questao do vet , alem de eu nunca ter visto um na cidade onde moro ( um vet de pequenos roedores ) , a unica vez que tinha visto mas que ja fechou foi um que me cobrou absurdos 450/500 reais por uma consulta , sei que e necessario , mas tbm e um custo alto , que por enquanto nem que eu estivesse trabalhando num estagio ( sou estudante ) poderia atender a isso , pois seria tecnicamente todo meu salario , e eu logicamente estaria ajudando em casa , porem acho que nesse ponto pode-se evitar ate que precise ir ao vet , com uma alimentação equilibrada , e outros cuidados(...)
pet92 tente escrever menos :lol: não é por mal, mas duvido que um décimo das pessoas vão ler o "testamento" todo (eu por acaso até li tudo).

Peço imensa desculpa se lhe vai "cair mal" este comentário mas acho muito sinceramente que não deve ter um animal de estimação, se ele qual for, devido à parte que transcrevi a negrito.
Um animal pode necessitar de uma consulta veterinária por qualquer razão que não tenha nada a ver com a forma como o trata, já para não entrar pelas visitas ao veterinário por precaução só para ver se tá tudo em ordem...
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Responder

Voltar para “Exóticos”