Piolhos- Ratz

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

terça jul 20, 2010 3:32 pm

Boas pessoasl...apesar de já ter passado um mês, queria vir aqui desabafar os trabalhos que tive com as minhas ratazanas, e os desgostos também!
Notei ha cerca de dois meses quase, que as minhas ratz tinham piolhos!! :( ninguém sabia a razão, mas as veterinárias propuseram que a razão estivesse na serradura que eu comprava, que apesar de embalada, podia trazer bicharada. Olhem e assim foi...depois de muitas idas ao vet com todas as minhas ratz (5 ao todo, porque o hairless nao tinha piolhos obvio) para levarem injecções para matar piolhos adultos e depois d emuitos banhos a serem catados pa tirar as lendias (o que era impossivel...e cansativo) decidiu se rapar todas as ratz!! E assim foi...levaram todas anestesia para serem rapadas. Uma delas não sobreviveu a anestesia, porque ficou muito nervosa....a minha primeira perda..
O soy, o meu rato mais querido, desenvolveu uma otite interna nesta historia toda...para alem de ser rapado, foi operado para drenar o abcesso que tinha...
Acabou por ficar tao fraquinho, porque o abcesso fez uma capsula e n drenava, apesar de todos os dias ir ao vet.. (durante um mes).
Conclusão..para ele ficar a sofrer, eu não queria, até que tivemos de o adormecer...e assim foi...visto que o abcesso era inoperavel (pois estava colado ao cranio) e que ele reagiu muito mal à anestesia anterior...
Agora estão todos bem de saúde, apenas a recuperar da carecada que levaram!!! Enfim pelos nossos animais faz se tudo..é so um desabafo=)
E como nem tudo são coisas más..aqui deixo umas fotos dos meus pequenos todos (antes da rapadela).
O meu Soy gordão...era tão lindo...foi uma perda muito grande para mim...
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Este era o meu Jack, que veio da Buzio, e foi o que não sobreviveu à anestesia :( :(
http://img408.imageshack.us/i/dsc00025bl.jpg/
Aqui está o meu Fivel, o siamês que veio da Kitten, que está recuperado da rapadela, e é uma ratz bem gorda e tonta :P
http://img408.imageshack.us/i/dsc00028nf.jpg/
Aqui estão o Blacky e o Booky, dois irmãos que vieram do Ruy..que também estão gordos e apesar de serem um pouco assustadiços são muito meigos=)

http://img687.imageshack.us/i/dsc00086jk.jpg/
http://img375.imageshack.us/i/dsc00075l.jpg/

E finalmente o meu careca que adoptei:
http://img638.imageshack.us/i/dsc00218s.jpg/

Cumprimentos
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jul 20, 2010 4:19 pm

lamento pelo jack, Lá se foi mais um bocadinho da áfrica...
aldaraokupa
Membro
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

terça jul 20, 2010 6:01 pm

olha..antes de mais nada, sinto muito a tua perda...

em segundo, kompartir contigo que as minhas ratz, um casal e 11 crias, apanharam tambem piolhos.e nao tem nada a ver com a serraçao, é algo relativamente normal kuando as ratz estao baixas de defesas. actualmente tou a fazerlhes um tratamento kom iveromec, e nao é injecçao é via oral, precisamente pela injecçao lhes poder causar absessos.

tenho a sorte de ke o vet das minhas amigas é bastante dedikado e aprofundou bastante no tema das ratz desde que la apareci com a primeira, e tambem graças a ter procurado na net sobre o tema, entre os dois chegamos a konklusao de ke seria o melhor tratamento.
esta semaqna levam a segunda dose, e ja noto diferenças pelo lado positivo. pa semana ke vem levo-os la para ver se korreu tudo bem.

dizer ke abri um subtopiko ha uns tempos aki sobre o tema, mas ngm aderiu muito, e acho ke é importante compartirmos experiencias e ideias sobre o assunto dos parasitos das ratz, pk nao é algo ke se fale muito e nem ha muita informaçao.

lamento imenso o ke te akonteceu...se kiseres aumentar a tua familia, eu tenho hoodheads para dar...na sexta fazem 5 semanas.
força!!!
~
:)
Sapos
Membro Veterano

terça jul 20, 2010 6:09 pm

Obrigada pela partilha de experiência. A minha vet também e especializada em exoticos, na maior parte roedores... e o Soy desenvolveu o abcesso por causa da otite, porque tinha as defesas em baixo, e não porcausa do medicamento para os parasitas...
O facto dos parceiros da gaiola lhe andarem depois a lamber o ouvido tambem ajudou para a proliferação das bactérias no ouvido, pelo que tive de o separar...enfim...foi um mês muito complicado!! Mas que já se resolveu graças a Deus=) Obrigada também pela disponibilidade de aumentar a minha familia...por enquanto estou a tentar habituar os dois que estavam com o soy a estarem com o siamês, porque eles estavam separados..devido a incompatibilidades entre eles, pelo que agora estou a tentar habitua-los..talvez daqui a uns tempos arrange mais uns para a família=) até porque adoro ratz e nem sei o que é viver sem te las=)
Obrigado**
buzio
Membro Veterano

terça jul 20, 2010 7:36 pm

um gordo daqui ira concerteza a caminho quando passar a infestação e quando estiver tudo estável.

O piolhos não aparecem do nada por causa do sitema imunitário, são parasitas externos cujos ovos devem vir de algum lado. Não estará a confundir com outra coisa?
aldaraokupa
Membro

quarta jul 21, 2010 12:18 pm

pelo que li na net, tanto pode ser de uma causa externa como devido a falta de defesas o que ostorna mais frageis..na net ate dizzia que quando as ratz se aproximavam do momento da morte apareciam maiores casos de infestaçao de piolhos e fungos...ao menos foi o ke li, talvez esteja mal.

o que interessa é ke eles ja estejam bem...é sempre muito triste perder um amiguinho, e agora la esta, esforçar-se para ke eles se deiam bem..ke de certeza vais conseguir.

os meus estao bastante melhor..amanha levam a segunda dose e ja quase nao tem ovos no pelo,,piiolhos ja na vejo nenhum.so ke é sempre muito chato para eles e para nos...porkaria de parasitos!!!

os meus pikenos faem 5 semanas amanha e ja tenho de os separar para ke nao façam mais ninhadas...ainda so arranjei dono para dois...por iso volto a fazer apelaçao..lol...se alguem kiser hoodheads...digam!!é ke nao vou tedr espaço para 6machos e 5 femeas.... :roll:
quando puder passar as fotos po pc, ponho aki algumas deles..
buzio
Membro Veterano

quarta jul 21, 2010 1:41 pm

aldarao, é verdade que quando estão doentes não se limpam tão eficazmente e têm mais infestações e maiores. O que eu quis dizer é uma questão de leitura atenta, os ovos já têm que existir, porque os piolhos não nascem por geração espontânea.
Última edição por buzio em quarta jul 21, 2010 2:48 pm, editado 1 vez no total.
aldaraokupa
Membro

quarta jul 21, 2010 2:10 pm

entao deve-me ter escapado algo...sobretudo porque era em ingles... :roll:

entao tambem nao estou a ver de onde podem ter apanhado os piolhos...sera do litter como no caso de sapos??

enfim...inda bem ke ja esta a passar :)
buzio
Membro Veterano

quarta jul 21, 2010 2:49 pm

pode ser do litter, normalmente é do feno e por vezes até aparecem ovos nas rações que são mal acondicionadas.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta jul 21, 2010 6:02 pm

O Fivel está lindissimo, parabéns :D
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Sapos
Membro Veterano

quarta jul 21, 2010 9:38 pm

Bem..não sei que tipo de tratamento os seus estão a afazer..mas garanto lhe que as lêndias (os ovos) não vão sair com qualquer medicamento que lhes possa administrar..pelo que foi esse o principal problema dos meus ratazanos...as lêndias so podem ser removidas mecanicamente. Ou seja, mesmo com champos proprios (que NÃO PODEM mesmo ser colocados em ratazanas) as lêndias ~só são eliminadas em cerca de 20% (ate mesmo em humanos é preciso muitas vezes usar o tel pente...que eu cheguei a usar ou no mais extremista rapar o cabelo!!!) por isso..duvido muito que a suas ratazanas fiquem livres dos piolhos so com medicamenteção, porque as lêndias teem um cimento muito forte a servir de protecção...pelo que qualquer que seja o quimico.não as vai matar!!
Cumprimentos
aldaraokupa
Membro

quinta jul 22, 2010 10:04 am

bom dia!~
o tratamento so mata os piolhos vivos...por iso sao dadas as doses em espaço de semanas, para que matem aqueles que eclosionam das lendias.eu sei que vou ter de passar-lhes o pente, mas o que quis dizer foi que eles nao tem muitas lendias comparado com o seu caso, como teve a explicar teve de recorrer a rapar-lhes o cabelo...

se ja nas pessoas é um filme..entao nas pobres das ratz pior...que sao muitissimo mais delicadas que nos!!=)

e eles entre eles tambem se catam, nao é??talvez isso ajude a eliminar as lendias, apesar de nao todas.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta jul 22, 2010 6:54 pm

Lamento muito :(
Sapos
Membro Veterano

quinta jul 22, 2010 8:48 pm

Bem..o principal problema eram mesmo as lêndias, porque logicamente deles nascem novos piolhos..e por muito que va matando os adultos..basta ficar uma lendia para o pesadelo continuar!!! é praticamente impossivel erradicar os piolhos com o pente e não vale a pena compra lo porque alem de ser caro (cerca de 17 euros) não funciona, porque os piolhos dos humanos (sim hã varias espécies) são muito mais pequenos e as suas lendias tamb+em, pelo que passam entre os dentes do pente..não vale mesmo a pena de nada!!!
Veja as suas ratazanas ao sol...as lendias reluzem ao sol..e veja se tem algumas..porque vai ser praticamente impossivel de retira-las...por experiencia propria..soluçao: rapar....
Mas boa sorte e espero que siga os meus conselhos, pente...esqueça!!!
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Exóticos”