Conselhos sobre furões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Popcorn13
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 11:40 am

quarta jul 21, 2010 11:41 am

Ola a todos.
Gostaria de colocar algumas questões relativa aos furões. Já tive a oportunidade de pesquisar em alguns sites e com pessoas que "criam" furões e persistem-me algumas duvidas e antes de dar o passo de adopção ou compra do animal, necessitava que me dessem um feedback. (reforço a ideia, que coloco estas questões para ficar devidamente informada e não é para uma compra ou adopção repentina...estamos ainda numa fase de observação e investigação :lol: )
1 - Se optar pela adopção de uma femea, qual a média do custo para uma futura esterilização ou o custo médio para as injecções que tanto já ouvi falar para parar o cio por um "X" tempo?! Pelo que percebi, as injecções são o melhor a optar para retardar o acto da esterilização, sendo assim, quantas injecções num ano terá de levar a furanita?!
2 - Qual o custo médio mensal com os cuidados a ter com um furão? Qual a alimentação mais adquada (marca)?
3 - Já por várias vezes, li alguns foristas a falar do facto da gaiola dos furões estar numa parte escura da casa. Há algum motivo especifico para isso ou é por mera opcção?
4 - Uma ultima questão. Gostava de saber até que ponto é viavel colocar a furanita connosco na mesma divisão?! Até que ponto o seu cheiro caracteristico se torna ou não demasiado incomodativo?!... Já li também em diversos locais que algumas pessoas utilizam Bi-odor ou Ferret Farm para diminuir o odor, mas gostava de saber se nenhum deles é prejucial e se podem ser utilizados de uma forma rotineira.

Peço desculpa pela extensão da mensagem, mas tal como referi prefiro estar prevenida do que depois haver surpresas. :)
Peço a vossa colaboração para me informarem de assuntos que achem pertinentes.
Obrigada por tudo.
metraonspeed
Membro
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm

quarta jul 21, 2010 4:34 pm

Olá pop! Vou ver se "ajudo":

1 - Na vetoeiras paguei (salvo erro) qualquer coisa como 150€ pela esterlização da minha mas dias antes fiz uma consulta com hemograma para verificar os valores dela (mais uns 50€). Ela tinha já cerca de 2 anos e meio, nunca tinha levado as injecções pois tinha um namorado que a namorava mas nunca engravidou (apesar de ter feito uma falsa gravidez em que ficou mesmo uma ternura);
2 - Eu não acho tão dispendioso quanto isso caso o animal esteja saudavel e só necessite de manutenção, ie, vacinas e consulta anual. Compro de 4 em 4 meses cerca de 60€ em ração (vitalin, james wellbeloved, marshall, totally ferret, etc) num site espanhol e chega. A Mouca foi "atrofiada" de pequenina pois vivia numa gaiola de hamster antes de me chegar às mãos, não é, portanto, a maior fêmea do mundo e não come tanto quanto isso;
3 - antes de ser esterlizada, a Mouca entrava no cio caso apanhasse demasiada luz (e o cio é um problema pois pode deixa-las anemicas, causa frequente de morte precoce nestes animais), é o unico facto que posso expor. De resto, como sou uma aluna obediente, a Mouca fica às escuras grande parte do dia, tendo talvez 4 a 6horas de paródia com luz (e esta artificial) :D. Também acontece se a deixar à solta durante o dia com luz na casa ela andar lá nas correrias e mudanças dela durante - no máximo - duas horas e depois enfiar-se literalmente dentro do sofá e não a ver até altas horas...

4 - eu tive a minha durante mais de um ano no meu quarto pois era o unico local que estava sempre às escuras. Mudei-a recentemente para uma marquise que fechei, com estores de correr, fresquinha e onde não é exposta ao sol. Se fosse hoje não repetia a proeza. Não sou grande apologista desses "desodorizantes" pois prefiro um cheiro a lavado, que é quando não me cheira a exactamente nada. Para conseguir isto quase limpava a gaiola diariamente (o que dá um trabalhão...) e existe sempre um cheiro caracteristico. A mim, que sou uma esquisita com cheiros, honestamente não me incomodava posi não me cheirava mal, cheira a furão. Mas cada animal, tal como nós, deita o seu odor. Outra desvantagem de se ter o animal no quarto são os horários. A Mouca gosta de brincar quando eu estou a dormir...

Acho que a questão 3 poderia ter uma resposta mais clinica que eu não lhe consigo dar. A mãe-de-todos não tarda deve aparecer ou, no forum do furão (na categoria outras raças) encontra concerteza matéria com mais sustento.

Beijinhos

Popcorn13 Escreveu:Ola a todos.
Gostaria de colocar algumas questões relativa aos furões. Já tive a oportunidade de pesquisar em alguns sites e com pessoas que "criam" furões e persistem-me algumas duvidas e antes de dar o passo de adopção ou compra do animal, necessitava que me dessem um feedback. (reforço a ideia, que coloco estas questões para ficar devidamente informada e não é para uma compra ou adopção repentina...estamos ainda numa fase de observação e investigação :lol: )
1 - Se optar pela adopção de uma femea, qual a média do custo para uma futura esterilização ou o custo médio para as injecções que tanto já ouvi falar para parar o cio por um "X" tempo?! Pelo que percebi, as injecções são o melhor a optar para retardar o acto da esterilização, sendo assim, quantas injecções num ano terá de levar a furanita?!
2 - Qual o custo médio mensal com os cuidados a ter com um furão? Qual a alimentação mais adquada (marca)?
3 - Já por várias vezes, li alguns foristas a falar do facto da gaiola dos furões estar numa parte escura da casa. Há algum motivo especifico para isso ou é por mera opcção?
4 - Uma ultima questão. Gostava de saber até que ponto é viavel colocar a furanita connosco na mesma divisão?! Até que ponto o seu cheiro caracteristico se torna ou não demasiado incomodativo?!... Já li também em diversos locais que algumas pessoas utilizam Bi-odor ou Ferret Farm para diminuir o odor, mas gostava de saber se nenhum deles é prejucial e se podem ser utilizados de uma forma rotineira.

Peço desculpa pela extensão da mensagem, mas tal como referi prefiro estar prevenida do que depois haver surpresas. :)
Peço a vossa colaboração para me informarem de assuntos que achem pertinentes.
Obrigada por tudo.
Popcorn13
Membro Veterano

quarta jul 21, 2010 6:09 pm

Metraonspeed fico bastante agradecida pela sua resposta previa. Eu sinceramente estou um pouco renitente, não tanto por mim mas sim pelo meu companheiro e se bem que isto tem de ser uma decisão tomada a dois, ando empolgadinha :lol:
Eu já estava a par dos problemas de anemia que as femeas podem desenvolver, quanto à luz nao fazia ideia ser por esse motivo que especificou. Ela iria ficar no quarto connosco e visto ser um sotão, tem bastantes recantos e um deles fica bem isolado da luz do dia (há sempre alguma luz, mas é daqueles recantos que estão mais escondidos)...
É um caso a pensar muito bem, pois não sendo o quarto uma boa opcção não temos nenhum outro local, onde ela esteja alheia a outras pessoas..!
:) Estou entusiasmada e vou continuar a investigar
Mais uma vez obrigada pela breve resposta
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 21, 2010 8:14 pm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Popcorn13
Membro Veterano

quarta jul 21, 2010 11:06 pm

Dinodane eu efectivamente já tinha visitado o link que me deu, mas de qualquer forma agradeço imenso. Eu não tive oportunidade de ler todos os assuntos pois centrei-me naqueles que os topicos me evidenciavam maior interesse...vou continuar a minha leitura ... :lol:
Obrigada
Responder

Voltar para “Exóticos”