Ajuda na identificação de um esquilo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Visil
Membro Júnior
Registado: sexta jul 23, 2010 4:51 pm
Localização: Rotteweiller, Canário, Tarântula Rosa Chilena, Uromastix Ocelatta, Esquilo ?? e outros em liberdade.

sexta jul 23, 2010 5:13 pm

Tenho há alguns anos um esquilo conforme mostra a foto. Estou a pensar arranjar uma fêmea para fazer criação mas não consigo que me identifiquem a espécie. A loja onde o adquiri já fechou há algum tempo e comprei o animal pois encontrava-se numa pequena gaiola com 50x30x30. Agora tem um pequeno "viveiro" com 60x60x120, e estou a pensar construir no meu terreno um espaço com pelo menos o dobro do tamanho, excepto em altura!

Agradeço ajuda, não só sobre a identificação da espécie, como uma ajuda sobre o tamanho das novas instalações.

Os meus agradecimentos antecipados,

Imagem
jfcs
Membro Veterano
Registado: terça fev 10, 2009 7:21 pm
Localização: Kyara , Luna , Jeniffer , 2 Tartarugas , 2 Chinchilas: Chin & Xico

sexta jul 23, 2010 6:21 pm

acho que é um esquilo vermelho e penso que não são muito vulgares
Joana Silva
Visil
Membro Júnior
Localização: Rotteweiller, Canário, Tarântula Rosa Chilena, Uromastix Ocelatta, Esquilo ?? e outros em liberdade.

sexta jul 23, 2010 6:29 pm

A identificação que lhe dei foi de Sciurus vulgaris. O problema está em encontrar uma fêmea pois nas lojas desconhecem a espécie.
Também concordo que me parece um esquilo vermelho, que pertence à identificação que lhe dei e tenho no meu site http://reinosdanatureza.com.

Os meus agradecimentos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 23, 2010 7:07 pm

Será por ser uma espécie cuja posse e venda é ilegal...?
pois nas lojas desconhecem a espécie.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jul 23, 2010 7:18 pm

Não me parece Dino, a maioria das lojas apenas sabe o nome comum e mesmo assim...

Esse rabo/cauda faz lembrar uns esquilos que vi com nome comum :roll: de esquilos japoneses...
Visil
Membro Júnior

sexta jul 23, 2010 7:21 pm

Penso que não é (era) proibida a venda, pois alguns biólogos meus conhecidos reconheceram o referido animal mas não sabia a espécie exacta. Não era a especialidade deles, dou-me mais com biólogos de aves (e aí não há quaisquer dúvidas - SPEA), de borboletas (TAGIS), de aranhas (NATURDATA, antiga ARANHAS.INFO) e, neste caso, fotografei e enviei uma aranha, que só foi fotografada 3 vezes desde 1900, e anda a viajar pelas faculdades da Europa. Nem sempre se podem deixar os animais em liberdade se forem necessários para o seu estudo.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta jul 23, 2010 7:24 pm

dinodane Escreveu:Será por ser uma espécie cuja posse e venda é ilegal...?
pois nas lojas desconhecem a espécie.
Nome Científico:

Sciurus vulgaris

Comprimento:
Cabeça-Corpo: 18 a 24 cm
Cauda: 17 cm
Peso: 220 a 450 g
Longevidade: 7 anos

Distribuição:
Espécie selvagem

presente em Portugal

Estatuto:
Raro.
Espécie protegida
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta jul 23, 2010 7:27 pm

Sem saber a espécie como é que pode dizer que é ou não legal...
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

sábado jul 24, 2010 11:08 am

Realmente... :roll: basta um pouco de pesquisa pois aparece logo essa indicaçao.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jul 24, 2010 1:41 pm

Realmente é preciso ter um doutoramento para inferir que um esquilo vermelho, espécie que se vê em algumas matas do nosso país, logo parte da fauna nacional introduzido ou não é que já não sei, é de posse e venda ilegal.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado jul 24, 2010 1:51 pm

desculpem, mas não me parece nada um scirius vulgaris. Ia mais para o lis, embora essa cor me esteja a baralhar e a falta de pelo nas orelhas também.
buzio
Membro Veterano

sábado jul 24, 2010 1:51 pm

onde foi buscar o esquilo?
Visil
Membro Júnior

sábado jul 24, 2010 2:43 pm

Realmente existem pessoas que conseguem distinguir uma espécie protegida só pela foto. Penso que essas pessoas, devido aos seus grandes conhecimentos, deviam apresentar a sua candidatura na Faculdade de Ciências de Lisboa pois alguns biólogos de lá não o conseguem fazer com o animal à vista.

Mas acho que estou a entrar por um caminho que raramente segui e, nessas alturas, de nada serviu mostrar a inconsciência dessas pessoas que continuam hoje em cargos para os quais são incompetentes.

Quanto à pesquisa não a baseei na internet, apesar de ter por aqui procurado, mas através de biólogos. Infelizmente há quem coloque, por exemplo na Wikipédia informação completamente absurda sobre determinados assuntos, neste momento refiro-me a animais!

O problema surge realmente pela questão "onde foi buscar o esquilo?". Tenho o esquilo há cerca de dois anos e a loja onde o fui buscar já não existe como frisei na minha primeira mensagem.

Mas mesmo assim duvido que os responsáveis das lojas saibam as espécies de animais que vendem. É um Sciurus vulgaris e nada mais sabiam! E já era muito!
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

sábado jul 24, 2010 3:07 pm

Quanto à informação nas lojas é perfeitamente normal eles nao saberem nada e mais valem os que dizem logo que não sabem (que são uma minoria) dos que os que inventam...

Quanto ao resto geralmente ANTES de adquirir um animal é que se deve procurar a informação que eu saiba, é uma questão de bom senso.
buzio
Membro Veterano

sábado jul 24, 2010 3:24 pm

Visil Escreveu:Realmente existem pessoas que conseguem distinguir uma espécie protegida só pela foto. Penso que essas pessoas, devido aos seus grandes conhecimentos, deviam apresentar a sua candidatura na Faculdade de Ciências de Lisboa pois alguns biólogos de lá não o conseguem fazer com o animal à vista.

Mas acho que estou a entrar por um caminho que raramente segui e, nessas alturas, de nada serviu mostrar a inconsciência dessas pessoas que continuam hoje em cargos para os quais são incompetentes.

Quanto à pesquisa não a baseei na internet, apesar de ter por aqui procurado, mas através de biólogos. Infelizmente há quem coloque, por exemplo na Wikipédia informação completamente absurda sobre determinados assuntos, neste momento refiro-me a animais!

O problema surge realmente pela questão "onde foi buscar o esquilo?". Tenho o esquilo há cerca de dois anos e a loja onde o fui buscar já não existe como frisei na minha primeira mensagem.

Mas mesmo assim duvido que os responsáveis das lojas saibam as espécies de animais que vendem. É um Sciurus vulgaris e nada mais sabiam! E já era muito!
deixe-se de disparates, porque está também a inferir nas opiniões de quem não conhece, ou seja, aqui também há biólogos e outros que tais, porque realmente o lis e o vulgaris são muito parecidos. Vamos é tentar descobrir o que é isso. mas independentemente do que é duvido que consiga criar.
Diga-me, ele sempre teve essa cor? e o pelo da cauda está todos em bom estado?
vou ver se acho um amigo cuja "especialidade" são os esquilos.
Responder

Voltar para “Exóticos”