Ajuda? O meu Gerbo não está muito bem...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Pauinho
Registado: quarta jun 09, 2010 12:00 pm

quinta jul 29, 2010 2:53 pm

Olá a todos. A alguns dias para cá, o meu Gerbo começou a perder pelo numa zona do corpo, começou a ficar mais quieto, quase que deixava de comer. Tenho-o tido sempre ao pé de mim para ver se melhora, tento com que ele coma, ou pelo menos beba agua, até que hoje finalmente já come mais ao menos bem, já anda melhor, já brinca (não como dantes, mas pelo menos já vem quando o chamamos), mas mesmo assim ainda o acho muito chochinho, Consegui deita-lo ao comprido para tirar uma foto da parte com falta de pelo:

Imagem

A minha duvida é: Alguém sabe o que poderá ser? Será que lhe devo comprar ou dar algum comprimido? Tenho algumas pomadas cá em casa, como o fenistril gel, etc, mas se for preciso alguma coisa própria também se pode comprar (apesar da loja de animais ser a mais de 27 KM daqui)

Alguém consegue me ajudar? Dá-me dó ver o meu bichinho assim :cry:
ospcr
Membro Júnior
Registado: quarta jun 02, 2010 4:57 pm

quinta jul 29, 2010 3:04 pm

Eu ia com ele ao Vet. Não arriscava colocar pomada nenhuma.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jul 29, 2010 4:07 pm

isso pode ser stress, ele tem substrato para escavar...tem gaiola de tamanho suficiente??
Pauinho

quinta jul 29, 2010 6:21 pm

Bem, segui esse teu conselho de "stress" e aparentemente, ele estava um pouco triste. Ele realmente e um escavador, sai de casa, trouxe um valente balde de areia com algumas pedras, cobri o chão da gaiola todo com uma espessa camada de areia, bem, o animal ficou outro! Esta a escavar feito tonto, ficou muito mais alegre! Vou ver se lhe arranjo um companheiro, porque sei que eles são muito sociais. A gaiola é grande, bastante grande até, salvo erro tem 50cm de largura! comprei a maior que consegui para ele =p Daqui a uns dias espero que ele esteja com mais pelo, se não, realmente o melhor a fazer é ir ao veterinário com ele =/
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jul 29, 2010 6:34 pm

O ideal para gerbos é aquario para poder ter muita profundidade de aparas ou substrato para escavações, eu não usaria areia, principalmente apanhada da rua...tem pó e impurezas que podem agravar mais a alergia ou ferida do dorso. Cuidado ao juntar gerbos, geralmente tentar juntar depois dos 3 meses de idade pode ser missão impossivel e a morte de um deles devido a grandes lutas. Essa roda tambem não é a melhor, deve ser totalmente fexada que a cauda pode entrar nas barras e partir.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
http://www.erodent.co.uk/GerbilCages.htm
RP900
Membro
Registado: segunda abr 26, 2010 7:58 pm
Localização: "este utilizador ainda não tem animais de estimação!"
Ter até tenho mas ninguém está interessado..

quinta jul 29, 2010 6:39 pm

Melhor é o vet.... Ele tem areia para se limpar?! Aquela para chinchilas?!
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

sexta jul 30, 2010 1:29 am

Coitadinho do animal.

Não percebo nada de gerbos, mas uma coisa eu tenho a certeza: precisa de ir ao veterinário e URGENTEMENTE! Como se costuma dizer: a ida ao veterinário não é nem para hoje nem para amanhã, é já para ontem!
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta jul 30, 2010 9:05 am

Isso parece me coisa de sarna em estado avançado ou fungos.
Blodeuwedd
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 1:55 am

sexta jul 30, 2010 9:22 am

Também arriscaria sarna, mas seja o que for, precisa de vet URGENTE! Não está com nada bom aspecto :(
Deer hunting would be fine sport, if only the deer had guns.  ~William S. Gilbert
Pauinho

sexta jul 30, 2010 2:32 pm

Pedi a uma pessoa que visse o que poderia ser que ele tinha, bem, realmente ele estava com stress, segundo o meu colega. Essa pessoa, lavou com cuidado a zona da ferida, a areia da rua foi toda lavada antes de se por na gaiola (para como disseram, evitar piorar a situação), a roda já não é aquela (aquela era só até eu comprar outra, porque ele roeu a boa toda xD).

A zona da ferida está já limpa, e já se nota o pelinho a começar a nascer!
O bichinho anda muito mais contente, já se mexe muito mais, hoje até já voltou a subir pelo meu braço acima!

De qualquer das formas, acho melhor passar sim com ele por um veterinario. Vou tentar ir hoje a tarde com ele.

Obrigado pelas ajudas! Eu amanhã, mostro as novas condições do bichinho =p
Responder

Voltar para “Exóticos”