A minha Mini Rataria ( Mus - Ratz - Benin )

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
jamerico
Membro Veterano
Mensagens: 426
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sexta set 24, 2010 1:39 pm

A pedido do cdoroedor
novas fotos
Machos médios
Imagem

Fêmeas médias (2 delas são novas aqui em casa)
Imagem

Adultos 1 macho e 4 fêmeas
Imagem

Fêmea branca e preta e suas crias
Imagem

Imagem
5 fases diferentes em 8 pinkies

Imagem

Fêmea cinza e crias
Imagem
Imagem

Fêmea preta com ponta branca e pinkies
Imagem
jamerico
Membro Veterano
Mensagens: 426
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sexta set 24, 2010 1:48 pm

Já agora !
2 ratz e seus bebes
Imagem

Imagem
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta set 24, 2010 2:02 pm

Eles vivem nesses baldinhos??
jamerico
Membro Veterano
Mensagens: 426
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sexta set 24, 2010 3:00 pm

Os Mus sim estão em baldes de 25L
As Ratz estavam em 2 a duas em gaiolas
Só que por estarem para parir tive de as separar então estão também em baldes os pinkies ficarem um pouco maiores e ai vão para uma gaiola só para a fêmea e os bebes.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta set 24, 2010 3:04 pm

jamerico Escreveu:Os Mus sim estão em baldes de 25L
As Ratz estavam em 2 a duas em gaiolas
Só que por estarem para parir tive de as separar então estão também em baldes os pinkies ficarem um pouco maiores e ai vão para uma gaiola só para a fêmea e os bebes.
Mas podes deixar as ratz juntas na gaiola, elas são sociais que raramente haverá problemas, mesmo quando varias fêmeas parem ao mesmo tempo, em ninhos diferentes, começam a roubar filhotes umas ás outras e no fim acabam todos num ninho só, e elas a tomar conta das crias todas, o que podes separar é o macho no caso de não quereres que a fêmea fique logo prenhe ;)
jamerico
Membro Veterano
Mensagens: 426
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sexta set 24, 2010 3:13 pm

Já li que podem podem estar juntas já li que não devem estar juntas.
Em caso de duvida prefiro separar
Já tive problemas a 1ª vez que uma fêmea de mus tive 12 crias e passado uns dias só estavam 4 !
Por isso é que sempre que tenho uma fêmea para parir prefiro separar de todas as outras.
Também por questões de higiene ! Só volto a limpar onde as crias estão 15 dias após nascerem para não correr o risco das mães rejeitarem as crias ! Enquanto todo o resto é limpo no máximo de 7 em 7 dias
jamerico
Membro Veterano
Mensagens: 426
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sexta set 24, 2010 3:16 pm

já agora no caso dos Mus todas as minhas fêmeas só depois de 1 mês de terem as crias é que são separadas das crias e voltam a estar com o macho
Faço isso para dar descanso as mães de ninhada entre ninhada.
No caso das Ratz ainda estou a ver como vou fazer
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta set 24, 2010 3:32 pm

jamerico Escreveu:já agora no caso dos Mus todas as minhas fêmeas só depois de 1 mês de terem as crias é que são separadas das crias e voltam a estar com o macho
Faço isso para dar descanso as mães de ninhada entre ninhada.
No caso das Ratz ainda estou a ver como vou fazer
Eu como vivo no sul e no Verão onde elas estão as temperaturas são altas, optei por deixar criar á vontade de finais de Setembro/Outubro até Abril/Maio e depois no Verão não deixo criar, porque elas passam mal com o calor mesmo sem estar gravidas, gravidas então correm mais riscos.
jamerico
Membro Veterano
Mensagens: 426
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sexta set 24, 2010 3:59 pm

Não tive problemas com o calor !!! Junho ate inicio de Setembro os ratos tiveram na cave é o local mais fresco da casa ! O resto do ano vão ficar no sótão ! tem temperatura ambiente agradável durante o resto do ano !
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta set 24, 2010 4:09 pm

jamerico Escreveu:Não tive problemas com o calor !!! Junho ate inicio de Setembro os ratos tiveram na cave é o local mais fresco da casa ! O resto do ano vão ficar no sótão ! tem temperatura ambiente agradável durante o resto do ano !
Eu junto assim o util, faço o descanso das femeas nessa altura, só por isso o disse ;)
jamerico
Membro Veterano
Mensagens: 426
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sexta set 24, 2010 4:47 pm

Eu não estou a dizer que fazes mal
Só disse o que eu este ano fiz !
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

sexta set 24, 2010 5:22 pm

o hiru ja é avo!!jeje ke lindos sao.....mesmo!e vejo ke alguns parece que vao sair branquinhos...tao mesmo lindos.

e as outras femeas?nunca mais disseste nada, pa donde tinham ido e komo estavam... :cry:
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta set 24, 2010 7:16 pm

São lindas, mas esse baldinho... Olha no modelo costumam haver umas caixas de plástico maiorzinhas e não muito caras, talvez fossem uma boa solução para os partos ;)
jamerico
Membro Veterano
Mensagens: 426
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

sexta set 24, 2010 7:34 pm

Já tinha pensado essas caixas mas não são muito maiores que os baldes e para as passar para as caixas ia mexer no bebes e corria o risco de as mães rejeitarem as crias !
Vou só deixar as crias crescerem um pouco mais para passar ratz e bebes para gaiolas maiores do que os baldes !
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta set 24, 2010 7:42 pm

:)
Responder

Voltar para “Exóticos”