alimentação para chinchila - sugestões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
dicosta
Membro
Registado: sábado jul 31, 2010 6:46 pm

quarta ago 04, 2010 9:21 pm

boa noite a todos!

o que costumam dar á vossa chinchila como alimento base, qual a marca? e depois, como guloseimas, gostam de dar o k? tenho posto barritas e dou duas uvas passas por dia, quando não come as barritas claro. ma li que também podia dar maça e banana.quando estiver a comer posso dar um pocuo? sem estarem secas/desidratadas?

são bichinhos muito sensiveis as chinchilas, tenho medo que adoeça.. :roll:

obrigada!
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta ago 04, 2010 11:11 pm

Bem, estão aí uns belos erros no que toca às guloseimas!

A barrita, se quer mesmo dá-la, deve dá-la no máximo uma vez por mês (eu só dou uma vez por festa, ou seja, de muitos em muitos meses). Quanto à uva passa deve dar apenas 1 por semana (faz bem à flora intestinal). A maça e banana pode dar, mas desidratada, apenas 1 pedaço e apenas 1 vez por semana (não no mesmo dia que a uva passa). Numa semana pode dar a maçã e na outra a banana.

Sei que pode parecer-lhe pouco (e a sua chin não ficará lá muito contente ao início), mas é o melhor que poderá fazer por ela. Eu cheguei ao ponto em que dou apenas a uva passa e uma vez por festa a barrita. Ah, uma vez ou outra dou um crock herbs da versele-laga.

Quanto à ração, dou a Chinchila Pro da Versele-Laga e até agora não tenho razões de queixa.
dicosta
Membro

quinta ago 05, 2010 10:37 am

obrigada! vou tentar dar menos guloseimas então..ele adora, coitadito..

obrigada
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quinta ago 05, 2010 6:07 pm

eu dou as minhas 3/4 de versele laga pró e 1/4 da duo. Junto sempre ao comedouro uns ringies de alfafa assim como esmigalho tabletes de calcio uma vez por semana =)
no inverno subo as proporcoes da duo para 1/3.

de resto é feno sempre a disposição e alfafa em cubos e em rama. Eu nao uso as barritas pois eles acabam sempre por ser gulosos e comer a barrinha toda de uma vez e depois podem ficar com diarreia. como a GSfanatic disse e muito bem, passas e bananas desidratas é mesmo o melhor a dar =) apenas uma vez por semana. O que pode fazer é cortar as passas em bocados mais pequenos e assim pode dar aos bocadinhos e mais vezes =)

também compro os crocs para chinchila que vem com alfafa e sao muito bons para elas e uma guloseima que nao lhes faz mal se dada com moderação e elas adoram são as tostas de apeitivos (aquelas pequenas e quadradas) divido sempre um tosta em quatro e dou um quarto a cada um de vez em quando.

A maçã fresca pode ser dada em casos de obstipação ou quando ve que os cocos sao muito pequeninos e durinhos. a maçã de preferencia reineta ou golden e um pedacinho muito pequeno do tamanho de uma unha. até agora só conheci uma chin que gostasse e que comia por isso acabo por não dar a nenhuma.

espero ter ajudado!
golyas
Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina

quinta ago 05, 2010 6:07 pm

peço desculpa enganei-me e onde disse duo é nature***
dicosta
Membro

quinta ago 05, 2010 6:21 pm

obrigada..também lhe dou comida versale gaga pro e estava a dar alfafa prensada mas vou começar a dar em rama pq segundo veterinários, é melhor..não sei, espero q ele se habitue.

obrigada pelos conselhos.vou dar menos guloseimas, o que o vai por muito chatiado cmg :) mas pronto..

golyas adoro os seus bichinhos.tem imensas chinhcilas,muito lindas! eu tenteui juntar o meu há pouco tempo com uma mesmo bonitinha cinza claro mas ela era um pouco má e andava á luta com ele e o meu é muito meiguinho e por esta razão tive de a devolver á loja... :(
golyas
Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina

quinta ago 05, 2010 6:36 pm

obrigada =) espero ter ajudado :)
as vezes é assim, nem todos se dão bem, o melhor é juntar desde pequeninos ou entao comprar uma bebe para juntar ao seu menino. secalhar a femea era já adulta
boa sorte com os seus bichinhos!! :wink:
rosekika
Membro
Registado: quinta ago 12, 2010 9:47 pm

sábado ago 14, 2010 5:25 pm

Eu dou varias rações aquela que os meus e a nature da versele-laga quanto as barritas so dou uma ves por semana porque eles comen tudo de uma vez a outra goluseima que dou é a alfava em cubo tambem so dou uma vez por semana.Boa sorte.
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sábado ago 14, 2010 6:04 pm

rosekika Escreveu:Eu dou varias rações aquela que os meus e a nature da versele-laga quanto as barritas so dou uma ves por semana porque eles comen tudo de uma vez a outra goluseima que dou é a alfava em cubo tambem so dou uma vez por semana.Boa sorte.
Agora em Português, por favor.

Boa sorte :wink:
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
rosekika
Membro

sábado ago 14, 2010 6:27 pm

Eu dou da aquela marca vitakraft e da marca continente.
rosekika
Membro

sábado ago 14, 2010 8:19 pm

rosekika"]Eu dou varias rações aquela que os meus gostam é a nature da versele-laga quanto as barritas so dou uma ves por semana porque eles comen tudo de uma vez a outra goluseima que dou é a alfava em cubo tambem so dou uma vez por semana.Boa sorte.
Última edição por rosekika em sábado ago 14, 2010 8:22 pm, editado 1 vez no total.
rosekika
Membro

sábado ago 14, 2010 8:20 pm

rosekika Escreveu:
rosekika Escreveu:Eu dou varias rações aquela que os meus gostam é a nature da versele-laga quanto as barritas so dou uma ves por semana porque eles comen tudo de uma vez a outra goluseima que dou é a alfava em cubo tambem so dou uma vez por semana.Boa sorte.
Ja corrigi o erro.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado ago 14, 2010 9:00 pm

rosekika Escreveu:Eu dou varias rações aquela que os meus e a nature da versele-laga quanto as barritas so dou uma ves por semana porque eles comen tudo de uma vez a outra goluseima que dou é a alfava em cubo tambem so dou uma vez por semana.Boa sorte.
Não percebi bem. Dá-lhe várias rações... como assim? Numa altura dá Nature, noutra dá da Vitakraft, noutra dá do Continente?

Bom, seja assim ou não, é errado.

Sabe que as chinchilas têm um sistema digestivo muito frágil e que mudar a ração repentinamente e repetidamente só lhes fará mal?

Escolha uma ração e dê apenas essa, mais nenhuma. Dessas 3 que lhes tem dado, eu poria de lado, sem dúvida alguma, a do Continente. Nunca a vi na vida, mas não acredito que seja boa (se a ração para outros animais é uma porcaria, essa não há-de ser melhor). A Vitakraft e a Nature são ambas boas. É só ver qual a que eles comem melhor e pronto, é essa que fica.

As barritas 1 vez por semana são também um erro. No mínimo devem ser dadas 1 vez por mês, o que para mim já é demais (eu já não dou barrita nenhuma aos meus há cerca de 7/8 meses e eles vivem muito bem sem isso).

Eu já disse mais acima quais as guloseimas recomendadas (e quantas vezes dar). A golyas também deu bons conselhos.
rosekika
Membro

sábado ago 14, 2010 9:10 pm

Está bem vou tentar dar só da nature.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado ago 14, 2010 9:20 pm

rosekika Escreveu:Está bem vou tentar dar só da nature.
Não tente. DÊ só da Nature. Pode crer que as suas chinchilas (quantas são, já agora?) agradecerão.

Mais uma coisa (talvez algo que a rosekika já sabe, mas pronto). As chinchilas comem apenas cerca de 30g de ração por dia (algumas comem um pouquinho mais, outras um pouquinho menos, mas a média é 30g). :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”