Tudo para chinchilas saudáveis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

segunda ago 30, 2010 12:52 pm

boas tardes pessoal :wink:

em relação à alimentação das chinchilas que ração que aconselham a comprar? e a alfafa será melhor em cubos ou rama?!

que quantidade devo dar de ração e alfafa diariamente?

uva passa darei 1 por semana junto com banana desidratada. estou certo?

objectos para roer poderei arranjar madeira pinho sem estar tratada?

desculpem tanta pergunta mas é normal para quem tem estes animais a pouco tempo. só quero o bem delas :wink:
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

segunda ago 30, 2010 2:11 pm

RubenLPT Escreveu:(...) é normal para quem tem estes animais a pouco tempo. só quero o bem delas :wink:
Até lhe digo mais, o normal (e se quisesse mesmo o bem delas) era fazer essas perguntas antes de ter o animal.

As goluseimas não deverão ser dadas através de um "horário", na minha opinião, as pessoas também não têm horários para comer doces, é um ou outro de vez em quando, quando calhar e sem exageros ;)

Cumprimentos e boa sorte
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

segunda ago 30, 2010 9:01 pm

RubenLPT Escreveu:boas tardes pessoal :wink:

em relação à alimentação das chinchilas que ração que aconselham a comprar? e a alfafa será melhor em cubos ou rama?!

que quantidade devo dar de ração e alfafa diariamente?

uva passa darei 1 por semana junto com banana desidratada. estou certo?

objectos para roer poderei arranjar madeira pinho sem estar tratada?

desculpem tanta pergunta mas é normal para quem tem estes animais a pouco tempo. só quero o bem delas :wink:

Não lhe dês a uva passa e a banana no mesmo dia. Vai alternando. ;)

Em relação à ração, já há imensos tópicos sobre isso aqui na Arca. As que o pessoal mais usa são a Chinchila PRO e a Nature da VL. Uns dão uma, outros dão outra, outras dão uma mistura das duas. Não te esqueças de fazer a transição gradual para a nova ração.

Sim, podes arranjar pedacinhos de pinho não tratado. ;)
RubenLPT
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 1:16 am

fazer a transição gradual para a nova ração??
explica-me lá isso melhor se faz favor.

afinal fiquei com 1 casal de chinchilas cinzas e actualmente como as estou a tratar é da seguinte forma:

actualmente estou a dar ração chincchila nature e gostaria de saber qual das 2 será melhor para as chinchilas: chichila nature ao chinchila pro.

o senhor da loja de animais receitou-me feno em vez de alfafa porque diz que a alfafa é mais doce e eles comem-na mais e em relação ao que usar no fundo da gaiola ele receitou-me lenços higienicos em vez de Forração .

ou seja uso lenços higienicos e feno em vez de Forração e alfafa.

acham que deveria alterar?

peço desculpa por tanta pergunta mas é normal .

abraços
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

terça ago 31, 2010 7:15 am

Quanto à alfafa concordo, pois a alfafa deve ser dada de 2 em 2 dias, não todos os dias. O feno é muito importante na alimentação das chinchilas e já deverias saber isso. Bastava uma pequena pesquisa (é que nem 5 minutos precisavas) para saberes que a alimentação base deles é ração e feno.

Quanto aos lenços, não concordo nem um pouco. Compra aparas de madeira, pois absorvem a urina, não deixam cheiros e eles até podem roê-la, que não lhes fará mal. Já os lenços pode fazer mal.

Tanto a Pro como a Nature são boas rações. Por enquanto a Pro é vendida apenas em sacas de 25kg, por isso se eu fosse a ti mantinha a Nature. A não ser que encontres alguma loja que venda a Pro avulso. Com a Pro as chinchilas não podem escolher o que comem, pois a ração é toda igual (assim comem tudo o que devem comer e não se armam em esquisitas), mas não vale a pena comprares uma saca de 25kg para 2 chinchilas. O meu conselho é que mantenhas a Nature.

Fazer a transição gradual da ração significa juntar a ração antiga com a nova. Primeiro pões mais da ração antiga do que de nova, depois vais aos poucos retirando a antiga e pondo mais da nova, até ao dia em que pões apenas a ração nova. Deves fazer isso durante um mínimo de 5 dias (eu costumo fazê-lo durante 1 semana).
MartinhaNS
Membro

terça ago 31, 2010 12:50 pm

GSfanatic Escreveu:Tanto a Pro como a Nature são boas rações. Por enquanto a Pro é vendida apenas em sacas de 25kg, por isso se eu fosse a ti mantinha a Nature. A não ser que encontres alguma loja que venda a Pro avulso. Com a Pro as chinchilas não podem escolher o que comem, pois a ração é toda igual (assim comem tudo o que devem comer e não se armam em esquisitas), mas não vale a pena comprares uma saca de 25kg para 2 chinchilas. O meu conselho é que mantenhas a Nature.
Aqui no Porto ainda se vão encontrando sacos de 1kg. Sortinha a minha. :)
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 1:04 pm

Sacos de 1kg? Da nova ração pro (a reformulada)? Com pellets pequeninas?
RubenLPT
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 1:22 pm

ok muito obrigado.
sim tenho alimentado elas com com ração e feno.
quero so que me digam que quantidade devo por no comedouro de ração diariamente e a que devo por de feno e alfafa.

obrigado pela ajuda :wink:
RubenLPT
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 1:27 pm

em relaçáo ao feno o que uso é da montanha. nao a diferença do feno e feno da montanha?
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 2:02 pm

Não, não há diferença.

Uma chinchila costuma comer em média 30/40g de ração por dia. O feno deve estar sempre disponível e a alfafa, se for em rama dê uma mão cheia de 2 em 2 dias, se for em cubo dê um cubo de 2 em 2 dias.
RubenLPT
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 10:22 pm

30 ou 40 gramas de ração dá mais ou menos 1 colher de sopa cheia!?

em relação ao feno e alfafa eu dou em rama.

em relação aos lenços higienicos fui lá de novo a loja para ir buscar aparas de madeira e o homem voltou a dizer que as aparas suja o pelo dos animais e mais uma vez nao trouxe nada. :? dá-me sempre baile :|

já nao sei o que vou buscar. uns dizem umas coisas outros dizem outras

boa noite
MartinhaNS
Membro

terça ago 31, 2010 11:14 pm

GSfanatic Escreveu:Sacos de 1kg? Da nova ração pro (a reformulada)? Com pellets pequeninas?
Desta. ;)

Imagem
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 11:35 pm

Porra que o homem é parvo! O da loja, não tu.

Desde quando é que as aparas sujam o pêlo? Quanto muito pode uma ou outra ficar agarrada ao pêlo, mas isso eles próprios tiram. As aparas absorvem bem a urina (muito, mas muito muito muito melhor do que o papel higiénico) e não sujam o pêlo!

Não existe nenhuma outra loja na zona? Se não existir, simplesmente diz ao dono da loja que o cliente és tu, quem faz a pesquisa (salvo seja) és tu e se ele quer ter um cliente satisfeito deve apenas e somente vender o que tu queres comprar e deixar de dizer tretas.

Sinceramente, pá! Vê-se aí tanto dono de lojas a tentar vender tudo e mais alguma coisa e este tonhó não quer vender uma porcaria de um saco de aparas? Mas está numa de falir ou quê?
GSfanatic
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 11:38 pm

MartinhaNS Escreveu:
GSfanatic Escreveu:Sacos de 1kg? Da nova ração pro (a reformulada)? Com pellets pequeninas?
Desta. ;)

Imagem
Pois, essa ração é a que veio substituir a Duo, mas não foi bem aceite pela maioria das chinchilas e a Versele-laga reformulou-a, sendo que agora as pellets são pequeninas e o cheiro não é tão forte. As embalagens de 1kg que encontra à venda são as que restaram do stock. Hão-de acabar. A Pro reformulada (com pellets pequenas) ainda é vendida apenas em sacas de 25kg. Não existem ainda pacotes de 1kg.
MartinhaNS
Membro

quarta set 01, 2010 12:59 am

GSfanatic Escreveu:
MartinhaNS Escreveu:
GSfanatic Escreveu:Sacos de 1kg? Da nova ra��o pro (a reformulada)? Com pellets pequeninas?
Desta. ;)

Imagem
Pois, essa ra��o � a que veio substituir a Duo, mas n�o foi bem aceite pela maioria das chinchilas e a Versele-laga reformulou-a, sendo que agora as pellets s�o pequeninas e o cheiro n�o � t�o forte. As embalagens de 1kg que encontra � venda s�o as que restaram do stock. H�o-de acabar. A Pro reformulada (com pellets pequenas) ainda � vendida apenas em sacas de 25kg. N�o existem ainda pacotes de 1kg.
Que bom. =/ Espero que a senhora tenha sacos de 1Kg desta até virem sacos de 1Kg da nova então, porque se eu comprar um saco de 25kg bem que faço uma criação de fungos e bolores lá dentro antes de conseguir gastar a ração toda. =/
Responder

Voltar para “Exóticos”