[Ratz] Substrato

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado set 04, 2010 5:39 am

Litter

Alguns pontos a serem considerados em relação aos substratos utilizados. Depois de algumas pesquisas, partilhas de quem mantem ratz e da experiência com alguns litters que utilizei aqui fica.
Se alguns pontos estiverem incompletos ou de alguma maneira estiverem incorrectos agradeço que corrijam ;)

Litter/ Substrato:
Produto/os utilizado/os para absorver a urina e ajudar a controlar o odor entre as limpezas da gaiola, uma vez que estes podem ter influência na saúde das ratazanas. Neste ponto ter atenção ao pó que certos tipos de litter contêm visto que as ratz são propensas a problemas respiratórios.
Outro factor a ter em conta, ser confortável para as patas.
A questão aqui não passa pelos produtos mais económicos ou mais caros, mas sim pelos pontos a ter em atenção.

Não recomendados:
* Produtos que contenham pinho ou cedro, não devem ser utilizados, pois libertam tóxinas provocando problemas a nível respiratório,

* Produtos com aromas,

* Areia para gatos,

* Feno e/ou palha, não que seja algo perigoso, mas o nível de absorção é pouco e em pouco tempo o cheiro torna-se evidente,

*Produtos que contenham químicos, falo neste caso de papel ou cartão que possam utilizar,

* Corn Cobs, pois, por pesquisa e por experiência, apesar de ser um produto natural e de grande absorção é fácilmente ingerido pelas ratz o que pode provocar problemas intestinais e provocar asfixia.

Recomendados:
* Produtos à base de papel
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

* Produtos à base de plantas (ex: canhamo)
Imagem

Género de "tapete" feito à base de Linho
Imagem

* Aspen
ImagemImagem

*...

Recomendados mas com pontos a ter em conta:
* Aparas de madeira (libertam pó)
Imagem

* Cat´s Best, madeira prensada ( incómoda para as as patas das ratz)
Imagem
Imagem


Alguns produtos podem não se encontrar à venda no nosso mercado, mas mesmo assim, aqui ficam, escolham para a vossa gaiola o que acham mais adequado, todos ou quase todos os litters têm inconvenientes, cabe-nos escolher o que achamos melhor para as nossas ratz.
Se tiverem algo a corrigir ou algo que esteja em falta, agradeço ;)

[Este tópico é uma repetição do que já tinha colocado no meu tópico sobre as minhas ratz, mas achei que assim o tema poderia ser debatido melhor do que no outro tópico.]
Última edição por Kathamina em terça set 07, 2010 9:19 pm, editado 1 vez no total.
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sábado set 04, 2010 5:47 am

De momento uso este:

Imagem

É caro e para quem tem gaiolas grandes pode vir a ser ainda mais dispendioso, pois os sacos, pelo menos os que tenho visto à venda, não são muito grandes.
De óptima absorção, não tenho razões de queixa (só mesmo no preço).

Também recomendo este:

Imagem

Há quem nunca tenha tido problemas com as suas ratz utilizando alguns dos produtos que não são aconselhados ou libertam mais pó, como disse, cabe a cada um escolher o que acha melhor.*
Última edição por Kathamina em terça set 07, 2010 9:16 pm, editado 1 vez no total.
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

terça set 07, 2010 7:02 pm

ainda bem ke te lembraste de abrir este topico..é muitissimo importante.
por kausa da faalta de informaçao sobre isto, o meu hiru apanhou uma alergia enorme ao litter este de madeira prensada(uma me***) e acabou por fikar kom um problema croniko de respiraçao.

eu recomendo o litter de papel e o de milho, ke é o ke eu utilizo. algumas ratz komem-o, as minhas por akaso nao. ha ke ter cuidado com isso e reparar se elas o comem ou nao, porke pode causar-lhes problemas intestinais..
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 07, 2010 7:03 pm

Ainda tenho que meter a info sobre litter no meu blog... ainda bem que lembras! Bom tópico!
cdoroedor
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

terça set 07, 2010 7:15 pm

no teu blog??
podes mandar o link??
para eu cuscuvilhar?? :wink: :lol: :lol:
obrigado.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 07, 2010 8:33 pm

Mandei pm.
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

terça set 07, 2010 9:19 pm

Desapareceu-me uma imagem no tópico, mas já estou a tratar disso.

Pois, lamento pelo Hiru. Como está ele?

Cdoroedor, mete nos teus favoritos que o blog da Marinamar está muito completo a nível de informação e outros conteúdos.

;)
cdoroedor
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

terça set 07, 2010 10:44 pm

sim ja o fis. e verdade o blog esta muito bem feito e esta muito completo. parabens marianamar. :wink: :wink:
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

quarta set 08, 2010 10:14 am

parabens tambem pelo blog..je

pois é..ho ele la anda.so ke espirra muito e as vezes faz uns barulhos estranhos, ke parece komo kuando nos estamos konstipados...da-me ca uma afliçao.

agora estou a tentar um tratamento natural, com malvas e hortelas pimenta.parece ter melhorado um bocado, ao menos alivia-lhe esses barulhos.
nao tem tido nenhuma sorte o pobre...mas tenho feito o ke posso.

ja agora, se a alguem lhe aconteceu algo parecido, ke komparta aki a experiencia...
Rafaelmelo
Membro Veterano
Mensagens: 745
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

quarta set 08, 2010 10:42 pm

Partilhamos do mesmo litter kathamina :D
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

quinta set 09, 2010 7:56 pm

Eu também uso do litter de papel, igual ao da Kath. :D

Mas com o passar do tempo, e a experiência que vou tendo com as ratz cheguei a uma conclusão.

Não acho o litter do tipo cat's best seja incómodo para as patinhas delas, e às minhas, enquanto usei, nunca detectei problema nenhum a outros níveis. Eu usava desse litter, em madeira prensada. Mudei porque aqui perto de mim começaram a vender em papel e como aconselhavam como sendo o melhor... mas a verdade é que este é um pouco mais caro!

É que as minhas miúdas andam sempre "agarradas" às grades, penduradas na gaiola. E não parecem queixar-se... ou seja, não será o litter, no qual até assentam pouco as patas, a ser prejudicial. Já quanto ao pó... eu penso que dependerá um pouco das marcas...


:wink:
Kathamina
Membro Veterano
Mensagens: 2338
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta set 10, 2010 3:19 am

Comadre, eu compro no mesmo sitio que tu, afinal quem me levou lá foste tu, muahaha.
No caso do cat´s best, foi algo que li, não é a minha apreciação, porque nunca usei.
Obrigada pelo testemunho sobre o mesmo ;)

E sim, o de papel prensado é caro, mas a meu ver um dos mais "seguros".


P.s- Rafael, qdo me envias as medidas para as camitas??
Rafaelmelo
Membro Veterano
Mensagens: 745
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

sexta set 10, 2010 12:09 pm

Tive a oportunidade de vir dia oito á arca, estive em leiria em trabalho uma semana e nao pude estar aqui desculpa. Vou mandar pm agora amiga :D :D
xikilana
Membro Veterano
Mensagens: 636
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

sexta set 10, 2010 12:50 pm

Kathamina Escreveu:Comadre, eu compro no mesmo sitio que tu, afinal quem me levou lá foste tu, muahaha.
No caso do cat´s best, foi algo que li, não é a minha apreciação, porque nunca usei.
Obrigada pelo testemunho sobre o mesmo ;)

E sim, o de papel prensado é caro, mas a meu ver um dos mais "seguros".


P.s- Rafael, qdo me envias as medidas para as camitas??
Eu sei. Sempre que lá vou a senhora diz-me assim:

" A sua amiga já cá veio buscar o dela " eheheh :D

Pois, este de papel a nível de absorção e segurança é realmente bom. Uma embalagem dá-me para duas limpezas de gaiola... mas quem tenha gaiolas maiores como é o teu caso é mais complicado.
Responder

Voltar para “Exóticos”