eu tenho topolinos e gostaria que me dessem a vossa opinião acerca da sua alimentação.
Antes de os adquirir, a informação que encontrei sobre a sua alimentação foi de que alimentos com elevado teor de gordura poderiam não lhes fazer muito bem, e que citrinos não lhes podiam ser dados.
Mas quando comprei, a comida mais apropriada que consegui encontrar(e sugerida pelo vendedor) foi mistura de sementes para hamster. Fiquei um pouco na dúvida em relação ao teor de gordura, pois esta tinha muito girassol e amendoim, mas em relativamente pouco tempo reparei que estavam a ficar com "menos" pêlo, então comprei-lhes outra com poucas sementes gordurosas à qual adicionei metade em alpista(semente que adoram e que lhes fez muito bem).
Mas como alguns só comiam um tipo de semente, os que quase só comiam girassol começaram a ficar com problemas de pêlo e gordos, por isso procurei uma ração homogeneizada que fosse o mais específica possível para mus musculus, a única que consegui encontrar foi: Rat & Mouse Pro da Versele- Laga: 20% proteína bruta;
4% gordura b.;
5,5% fibra b.;
6,5% cinza b.;
1,1% cálcio;
0,8% fósforo;
A minha dúvida é se este granulado é realmente adequado como alimento base para ratitos, pois pelas informações que encontrei, ratzs, ratos e hamsters têm diferentes exigências alimentares, e além disso já encontrei num tópico da arca que o teor proteico desta ração talvez seja excessivo para mus musculus(não esquecendo que o granulado é quase do tamanho dos ratos!)
Também devido ao referido tamanho da ração, e facilidade com que ele se transforma em "farinha", não o consigo colocar o comedouro que anteriormente utilizava, por isso coloco-o numa tacita, o problema é que eles M... urinam na comida! ficando a gaiola a cheirar demasiadamente mal, e eles ficam de patinhas no ar, à espera que eu lave aquilo e lhes meta mais comida!!!!!!!!!!!
Por isso, se alguém souber de alguma forma de os fazer deixar de fazer isso, ou comedouro(s) à prova de xixis... agradeço (comedouro não está em canto) Como são/funcionam os das gaiolas de lab?
Aguardo agradecidamente as vossas respostas