Topolinos_alimentação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

segunda set 06, 2010 1:54 pm

Boa tarde,
eu tenho topolinos e gostaria que me dessem a vossa opinião acerca da sua alimentação.
Antes de os adquirir, a informação que encontrei sobre a sua alimentação foi de que alimentos com elevado teor de gordura poderiam não lhes fazer muito bem, e que citrinos não lhes podiam ser dados.
Mas quando comprei, a comida mais apropriada que consegui encontrar(e sugerida pelo vendedor) foi mistura de sementes para hamster. Fiquei um pouco na dúvida em relação ao teor de gordura, pois esta tinha muito girassol e amendoim, mas em relativamente pouco tempo reparei que estavam a ficar com "menos" pêlo, então comprei-lhes outra com poucas sementes gordurosas à qual adicionei metade em alpista(semente que adoram e que lhes fez muito bem).
Mas como alguns só comiam um tipo de semente, os que quase só comiam girassol começaram a ficar com problemas de pêlo e gordos, por isso procurei uma ração homogeneizada que fosse o mais específica possível para mus musculus, a única que consegui encontrar foi: Rat & Mouse Pro da Versele- Laga: 20% proteína bruta;
4% gordura b.;
5,5% fibra b.;
6,5% cinza b.;
1,1% cálcio;
0,8% fósforo;
A minha dúvida é se este granulado é realmente adequado como alimento base para ratitos, pois pelas informações que encontrei, ratzs, ratos e hamsters têm diferentes exigências alimentares, e além disso já encontrei num tópico da arca que o teor proteico desta ração talvez seja excessivo para mus musculus(não esquecendo que o granulado é quase do tamanho dos ratos!)
Também devido ao referido tamanho da ração, e facilidade com que ele se transforma em "farinha", não o consigo colocar o comedouro que anteriormente utilizava, por isso coloco-o numa tacita, o problema é que eles M... urinam na comida! ficando a gaiola a cheirar demasiadamente mal, e eles ficam de patinhas no ar, à espera que eu lave aquilo e lhes meta mais comida!!!!!!!!!!!
Por isso, se alguém souber de alguma forma de os fazer deixar de fazer isso, ou comedouro(s) à prova de xixis... agradeço (comedouro não está em canto) Como são/funcionam os das gaiolas de lab?
Aguardo agradecidamente as vossas respostas :)
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

segunda set 06, 2010 2:31 pm

ola .
a cumida que eu dou aos meus murgahus e a raçao das ratazanas (rat nature versele-laga)
e a mais propria que cunheço.
e estou satisfeito .tanto pelas ratz como pelos murganhos. :lol: :wink:
mas mesmo assim se so tem murganhos a que cunheço e ja ouvi falar muito bem dela foi tambem a (rat&mouse) e qualquer coisa assim :lol:
mas veja no topico onde dis criadores de ratazanas;) que fui eu que abri que esta la as fotos das cumidas.
tanto de uma quanto de outra. :wink:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda set 06, 2010 8:57 pm

cdoroedor Escreveu:ola .
a cumida que eu dou aos meus murgahus e a raçao das ratazanas (rat nature versele-laga)
e a mais propria que cunheço.
e estou satisfeito .tanto pelas ratz como pelos murganhos. :lol: :wink:
mas mesmo assim se so tem murganhos a que cunheço e ja ouvi falar muito bem dela foi tambem a (rat&mouse) e qualquer coisa assim :lol:
mas veja no topico onde dis criadores de ratazanas;) que fui eu que abri que esta la as fotos das cumidas.
tanto de uma quanto de outra. :wink:
Agora em português por favor
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
MFPJ
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:16 am

Boa noite,
obrigado pela resposta cdoroedor, já vi o tópico sobre as ratzs, mas ainda não encontrei bem o(s) exclarecimento(s) que desejava...
por isso... agradecia mais respostas!, já vi vários tópicos mais antigos e desses não encontrei algum que se pronunciásse sobre as minhas dúvidas...

Como acho que não é motivo para abrir mais um tópico :? ...
Gostaria também de saber mais(alguma coisa :| ) sobre a genética do topolino.
Na net não consegui encontrar nada sobre, apenas acho que sei que este é portador de um gene recessivo responsável pelo tamanho... menor que os murganhos.
Aguardo exclarecimentos :!:
Já agora, quem aqui da Arca tem topos como pet? ... (reformulando)
... Alguém aqui da Arca tem topolinos?
cdoroedor
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:23 am

ola.
eu como tinha dito anteriormente,tenho apenas murganhos,mas cunheço uma loja de animais que tem topolinos.
quanto aos genes nao sei bem. poste uma fotozita par vermos o menino ou meninos que tem. :wink:
cumprimentos.
MFPJ
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:25 am

"Na net não consegui encontrar nada sobre..."
Ups! acho que se não me engano a Kitten já se referiu anteriormente num tópico a um ... gene anão... :oops:
Mas prontos, não há problema...
...
...
... não?
MFPJ
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:30 am

ola cdoroedor, sim, tenho umas ... meninas.
Em relação a fotos... não tenho máquina fotográfica, por isso...
:( no photos
cdoroedor
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:31 am

e telemoveil?? :wink:
gostava de as ver!!! :cry:
pois tambem gosto muito de topolinos.
fazes criaçao de topolinos?? :wink: :lol:
cdoroedor
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:33 am

e ja agora que cores tem ?? :wink:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 07, 2010 12:36 am

MFPJ, espreita também no MDA, lembro-me de ver lá alguém com topolinos há pouco tempo, e na secção de exóticos havia pelo menos um tópico sobre alimentação. Por aqui também os há, experimenta fazer uma busca de tópicos usando "topolino" ou "murganho" :)
MFPJ
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:45 am

Telemóvel tenho, até com uma câmara mais ou menos, mas não tenho cabos nem me recordo de alguém que tenha que me possa emprestar!
Em relação à criação, sim faço, todavia só uma fêmea de cada vez, e previamente seleccionada!
Caso contrário não moraria numa casa, mas num "ratil"!
Acerca das cores, apenas tenho em preto e branco, e sempre com diferente disposição em cada um(algo que gosto neles, nenhum é igual a outro!)
Eu acho que originalmente o topolino só possui este tipo de coloração...
os pequenos que existem malhados de branco com outras cores, eu acho que são resultado de cruzamento selectivo com murganhos, herdando as suas cores... mas não tenho a certeza...
Última edição por MFPJ em terça set 07, 2010 12:59 am, editado 1 vez no total.
MFPJ
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:48 am

Obrigado Marianamar, só uma coisa ... MDA?...
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 07, 2010 12:53 am

Fórum Mundo dos Animais.
MFPJ
Membro Veterano

terça set 07, 2010 12:53 am

só uma coisa... se súbita e inexplicavelmente eu deixar de responder a algum tópico ou resposta que seria suposto eu responder...
não morri nem estou num dia não :lol:
simplesmente a minha MUITO limitada internet acabou :(
ok
cdoroedor
Membro Veterano

terça set 07, 2010 1:03 am

pois os malhados de preto e branco dvem ter a cor dos murganhus, o tricolor.
repara se nao teem castanho na barriga!! :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”