Fui enganada.
Precisava de uma chinchila fêmea para fazer conpanhia ao Messi, e o dono da loja de animais vendeu me um macho tendo dito que era fêmea. Sinto-me enganada. Só com ele maiorzinho é que reparei que era macho como o Messi. Tenho os dois na mesma gaiola. Há problema?
Posso ir reclamar à loja? Na mesma quero fêmea para o Messi. E não sei de criar duas familias será complicado.
Posso ir reclamar à loja? Na mesma quero fêmea para o Messi. E não sei de criar duas familias será complicado.
ola .
pode ser mesmo femea e nao aceitar o macho. pois quando elas nao estao habituadas a estar com machos podem se tornar agressivas.

pode ser mesmo femea e nao aceitar o macho. pois quando elas nao estao habituadas a estar com machos podem se tornar agressivas.

Última edição por cdoroedor em quarta set 08, 2010 12:24 pm, editado 1 vez no total.
Primeiro, não tinha dito que ia falar como um engenheiro? É assim que um engenheiro fala? Não me parece.cdoroedor Escreveu:ola .
pode ser mesmo femea e nao aceitar o macho. pois quando elas nao estao habituadas a estar com machos podem se tornar agrecevas.![]()
Segundo, onde viu isso? Caso seja uma fêmea, se fosse para ser agressiva já o teria sido (não teria aceite o parceiro logo desde o início). E se mais tarde se tornar agressiva, não será por não estar habituada a machos, mas sim por territorialidade, sentido de protecção das crias... tudo menos "não estar habituada a estar com um macho". Até porque elas estão bem habituadas a machos, visto que os pais chins ajudam a cuidar das crias.
Deduzo que a chin tenha sido comprada com 2 meses, portanto ainda não tinha atingido a maturidade sexual, o que significa que não rejeitaria nem um macho nem uma fêmea (seria mais provável ser o adulto a rejeitar a cria do que a cria a rejeitar o adulto).
yargo, se realmente tem 2 machos, pode sempre tentar ir reclamar à loja, mas duvido que lhe sirva de alguma coisa

Se nada puder fazer em relação a isso, tem 2 escolhas:
1- Mantém os dois machos juntos (eles dão-se bem)
2- Separa-os e compra duas fêmeas, uma para cada um (aí fará criação a dobrar e há que pensar bem nisso)
Nunca deve juntar 2 machos com 1 ou 2 fêmeas, pois os machos lutarão pelas fêmeas até à morte.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
.. é que tanto o macho como a fêmea têm uma "piripeta" no meio das pernas. a diferença está na distância entre isso e o ânus.buzio Escreveu:como viu que eram 2 machos?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

buzio Escreveu:.. é que tanto o macho como a fêmea têm uma "piripeta" no meio das pernas. a diferença está na distância entre isso e o ânus.buzio Escreveu:como viu que eram 2 machos?

Lindo ! O que eu já ri com esta palavra : piripeta !

Não sei se te apercebeste mas a proximidade desta palavra a palavras como pipeta ou pirueta veio dar novo fôlego ao vocabulário ...

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Tem distância de um dedo entre a "piripeta" e o ânus... Além de que tentou "saltar" para cima do Messi. E sim, comprei o bichinho com pouco mais de 2 meses.
Tenho uma gaiola enorme, que dá para dividir em duas e criar duas familias, mas tanto eu como o meu marido trabalhamos por turnos e às vezes torna-se difícil ajustar rotinas. Imaginem com duas famílias. Preferia até abrir a gaiola e ter o Messi com duas fêmeas, também daria bastante criação.
Estou a pensar devolver o Adolf à loja em troca de uma fêmea, até porque ele só está há um mês conosco, porque são bichinos caros e comprar mais dois é dose!!!
Tenho uma gaiola enorme, que dá para dividir em duas e criar duas familias, mas tanto eu como o meu marido trabalhamos por turnos e às vezes torna-se difícil ajustar rotinas. Imaginem com duas famílias. Preferia até abrir a gaiola e ter o Messi com duas fêmeas, também daria bastante criação.
Estou a pensar devolver o Adolf à loja em troca de uma fêmea, até porque ele só está há um mês conosco, porque são bichinos caros e comprar mais dois é dose!!!
-
- Membro
- Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm
Cada um sabe de si, mas se estivesse na sua situação era incapaz de devolver o animal. Por muito pouco tempo que o tivesse, criam-se laços, especialmente da chinchila com o dono. Para mim é uma espécie de abandono... não seria capaz.
Epah, acredita que gosto muito do bicho, e é realmente um pecado devolver.
E é por isso que estou muito indecisa e sem saber o que fazer...
Quem sabe consigo que na loja me façam um desconto por me ter induzido em erro.
São muito caras as chinchilas aí no continente?

depende du que chama caro
a que preço mais ou meonos custam ai?
aqui os preços variam de criador para criador pois ja vi brancas mosaico a 180 e brancas mosaico a 120. e a outros preços mais baixos.
eu tambem ja nao era capaz de o devolver.
pois logo no dia tomo amizade aos bichinhos...

a que preço mais ou meonos custam ai?
aqui os preços variam de criador para criador pois ja vi brancas mosaico a 180 e brancas mosaico a 120. e a outros preços mais baixos.

eu tambem ja nao era capaz de o devolver.
pois logo no dia tomo amizade aos bichinhos...

Depende. Em lojas o preço de uma chinchila cinza varia de 30€ até 70€ (aqui eu até ri às gargalhadas). Num criador o preço de uma chinchila cinza até pode ser 20€ (depende do criador). Num criador decente uma cinza standard não passa dos 30€.yargo Escreveu:Epah, acredita que gosto muito do bicho, e é realmente um pecado devolver.![]()
Porque não compra uma fêmea para 1 dos meninos primeiro e depois mais tarde compra outra para o outro? Não precisa de comprar duas logo de uma vez.
Conheço um bom criador que é dos Açores. Se quiser posso enviar-lhe o contacto por mp.