unha partida ratz

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

sexta set 10, 2010 12:06 pm

ola pessoal...aconteceu-me ca uma...que ainda tou meia abananada..foi o seguinte,
devido aos problemas de pele das minhas ratz o vet aconselhou a dar-lhes banho com um champoo anti-fungico. ontem dei-lhes banho e comecei pelo hiru, o meu macho de um ano e que é a coisa mais meiga e simpatica do mundo!

pois...o problema foi que quando ele sentiu a agua a tocar-lhe nas patas, ficou possesso!e isso que eu estava a segura.lo!!comecou a espernear e a guinchar de tal forma que me escorregou da mao e caiu la dentro, quando voltei a pegar nele para o tentar tirar de la, continuou a espernear e fez algo que nunca tinha feito..mordeu-me.

fikei em kolapso la o konsegui tirar, e sequei-o bem coom a toalha e o secador. nao me fez mais nda.ao po-lo na gaiola é ke dei konta de porke o bichinho me deve ter mordido..tinha uma unha da pata de tras partida e com sangue.
passei-me.sintemi tao mal...de pensar no ke o pobre passou e que ainda por cima se magoou!!pus-lhe um bocado de betadine e nao parece estar infeccionado nem nada, ate esta bem.

so que o hiru agora esta estranho, o que é normal klaro...mas ja nao vem kuando o chamo...deixa-me fazer festas mas kom o olhar de medo.

estou muito mal kom tudo isto..ainda por cima o tratamento que ele estava a fazer para a respiraçao, tive de o para porke nao o kero assustar mais pois tenho de pegar nele e darl-lho na bokita com uma seringa.

os outros meninos tomaram banho numa boa, e teem komportamento normal.

se alguem me pode dar umas dicas de komo agir kom ele para ke volte a apanhar a konfiança..é ke adoro-o mesmo..foi a minha primeira ratz..e pronto..ho...obrigado pessoal
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta set 10, 2010 5:01 pm

Isso é normal aldaraokupa... com o tempo ele há-de recuperar a confiança em ti, mas primeiro, e mais importante, é que fiquem todas boas! Que problema de pele elas têm?

Sobre o banho, caso volte a ser necessário, a Búzio tem um tópico muito bom no fórum Mundo dos Animais (podes ter que te registar pra ver): http://www.mundodosanimais.com/foruns/m ... /#msg79651

Este vídeo também pode ajudar:
http://www.youtube.com/watch?v=7end071b ... r_embedded

Sobre a administração de medicamentos, algo que me ajudava muito quando o meu Fivela estava doente era ter sempre uma toalha à mão. Quando lhe dava o remédio com a seringa enrolava-o na toalha, assim ficava quietinho e não se magoava, era mais fácil para os dois. Existe também uma espécie de pontinha de plástico para pôr na seringa em lugar da agulha, ajuda a conduzir o medicamento sem magoar o bicho, podes ver na farmácia :)
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta set 10, 2010 5:11 pm

marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta set 10, 2010 6:03 pm

Andei no teu blog à procura e não achei :P
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta set 10, 2010 6:30 pm

está lá bem para o meio do blog. :wink:
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

sábado set 11, 2010 12:28 am

boa noite meninas..pois exactamente eu tive a ver esa reportagem antes de lhes dar banho. segui esses passos todos a perfeiçao...mas o hiru passou-se. os outros nao, tentaram fugir ao principio mas depois nao houve problema.

ele agora pronto..aos poukos espero que volte a ser o que era. sinto-me muito mal mesmo. a unha acho que a roeu..pois ja nao se ve. ve-se so a ponta do dedo e esta algo vermelha. pus-lhe agora mais um pouko de betadine, mas foi komplikado porke tive que andar atras dele dentro da gaiola.porke tambem nao o kero stressar e voltar a pegar nele e polo ka fora ja.

o problema de pele, primeiro fora piolhos..fiz tratamento, pus-lhes pipetas...depois resulta que é um fungo...mas na sei. dei-lhes banho com o tal shampoo do vet, mas na sei. eles teem a pele por baixo do pelo com muitoas pintinhas cor de laranja. o hiru é o mais afectado, tambem é o mais sensivel...ele ja tem a cauda com uma especie dessas crostas cor de lartanja. mas nao é em ferida...é tipo borbulhas cor de laranja...

a verdade é ke ja na sei muito bem o ke fazer para lhes tirar esta porkaria! eles ja nao se coçam tanto komo antes..e supoe-se ke estao desparasitados kontra os piolhos..na sei. e é ke nao enkontro nada na net parecido a isto..ha bastante falta de informaçao sobre as ratz e os seus problemas...

buzio, o teu blog esta altamente. ja o tinha visitado, antes de saber ke era teu.parabens :wink:
achais que deva voltar a tentar pegar no hiru e kontinue kom os tratamentos?ou é melhor esperar um bokado para nao estressalo mais??

obrigado!
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado set 11, 2010 8:52 am

É preciso continuar sempre os tratamentos... o stress é mau, uma unha partida é chato... mas o problema de pele é muito mais grave. Então fungo...
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado set 11, 2010 2:01 pm

por isso é que diz lá que cada rata reage de um modo diferente.
isso da falta de confiança desaparece com o tempo, basta não desistir.
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

domingo set 12, 2010 10:20 pm

eleja esta bastante melhor..tenho kontinuado a por betadine e kuase ja na manca da patinha.
noto é ke esta algo mais agressivo kom os outros ratz, mas komigo ja e sta a voltar ao normal.ja vem e tal...
obrigado pela força!! :D
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda set 13, 2010 5:11 pm

E do problema de pele, está melhor? :)
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

segunda set 13, 2010 11:31 pm

ho pa..eu notei alguma diferença depois de os lavar kom o champoo esse.mas ainda tem akelas borbulhinhas na cauda, apesar de que ja nao estao tao cor-de-laranja. emagreceu um bocadito mas nao lhe fez ma pk estava demasiado gordo.

kual era a doença ke teve o teu amiguinho?desculpa preguntar, imagino ke nao seja facil...mas pode ser util kompartir info...=) bgado
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 14, 2010 6:39 am

Pois, ele tinha exactamente um problema de pele com fungo. Apesar das papas para bebé e de todas as guloseimas (saudáveis) que lhe dei continuou a reduzir de peso até estar só pele e osso. Nenhum tratamento estava a funcionar, tinhamos chegado a um ponto de tentar um tratamento muito forte, para humanos. Gastei umas centenas de euros no vet, mas valeu a pena os meses extra porque ele não estava em muito sofrimento... mas lá pro fim, se não começasse a melhorar... já tinhamos pensado em acabar com o sofrimento. Penso que no fim não resistiu por estar fragilizado depois de tudo.

Fiquei com um bocado de pó a problemas de pele... por isso estou a ser chata, desculpa.
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

terça set 14, 2010 11:12 am

ho!!achas mesmo??!!klaro ke nao estas a ser xata, antes pelo kontrario pa!!!
e qual foi o tratamento ke fizeste??o hiru nao tem feridas nem nada..eu vi as ofots na tua pagina e nao se assemelha nada com isso..sabes-me dizer em quanto tempo se começou a manifestar o fungo esse??
acredita ke o facto de falar e compartir informaçao, ja é uma grande ajuda...!!
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça set 14, 2010 5:53 pm

Começou a partir de uma ferida, muito pequenina, que infectou. O fungo penso que deve ter avançado aos poucos. Opa foram tantos tratamentos diferentes... tenho registado se quiseres saber, mas era algo muito diferente do que os teus têm, pela tua descrição deve ser sarna?... Não te estou a querer assustar xD, só que é preciso ter mesmo muito cuidado com esse tipo de problemas.
aldaraokupa
Membro
Mensagens: 72
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

terça set 14, 2010 6:47 pm

ho pa o vet diz ke nao...mas tambem nao me sabe dizer o que é..eu agora vou mudar de cidade, pa koimbra..se alguem me souber indicar um vet de exotikos por la, oderia tentar uma segunda opiniao...a ver.

mas tambem nao kreio ke seja sarna pk nao fikam sem pelo nem em krostas nem mada...é meso algo muito estranho.

mas se me poderes dizer o ke usaste nos tratamentos, tambem agradeço...
bgado!
Responder

Voltar para “Exóticos”