Boas
Em resposta ás suas questões de sarap :
Cuidados básicos de saúde é apenas tera gaiola limpa pelo menos 1 x por semana. Quanto a idas ao veterinário não fará mal nenhum ir de vez em quando, apesar de estes animais serem super saudáveis e é muito difícil contrair doenças.. De qualquer maneira não tenho conhecimento de vacinas nos EUA, quanto mais em portugal. Também não sei se existe algum veterinário que perceba a sério de cães da pradaria, pois a maioria percebe de roedores exóticos em geral, que não serve de grande coisa.
Quanto a fazer as necessidades em local apropriado penso que depende do próprio animal e da "educação" do mesmo. Por exemplo o meu acabei por nunca conseguir que ele fizesse as necessidades num recipiente como vi algums treinados fazerem (tb n insisti mto), mas por exemplo so faz as necessidades dentro da gaiola.. quando tem vontade quer ir para dentro da gaiola e só caso não for é que faz no chão. De qualquer forma os dejectos sólidos não sujam, os líquidos é que convem fazer mesmo na areia da gaiola.
Quanto a socializar será com facilidade (ainda melhor se for bébé) pois são animais muito sociáveis e ao fim de algum tempo de perceberem quem é o dono, retribuirão todo o carinho que lhes será dado. O meu da me "beijos", lambe me os dedos, adormece no meu colo com festas na barriga de barriga para o ar..
Quanto ao tempo de vida, já ouvi numeros diferentes.. no meio natural vivem cerca de 5 anos, como animais de estimação e com 1 boa alimentação podem chegar aos 10 ou até 12 anos de vida!
O mais indicado é mesmo esse granulado à da Witten Mollen.. Comida própria para cão da pradaria não existe em portugal, e o sítio mais próximo onde vi á venda (na internet) foi na Alemanha, mas era inviável o preço!
Falando da gaiola, eles trepam alguma coisa sim, mas n é bom pq podem cair e magoar-se. Se vai arranjar 1 gaiola grande, escolha uma em comprimento, e no caso de ser alta, tente por 1 patamar, pois assim multiplica-lhe a área de recreio. As gaiolas próprias para cães da pradaria têm varios andares com rampas e feitas de maneira a que eles n caiam de muito alto. A rede também não deve ser muito miuda para não partirem as unhas.