Novo Inquilino! Primeiro PDI

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo out 10, 2010 7:53 pm

Ola,
Apresento-vos o meu novo amigo! Um Porquinho da Índia de raça Sheltie de 3 meses. Trouxe-o da exposição N. de Exóticos, da Santa Iria! É o meu primeiro porquinho, e estou bastante entusiasmada e fascinada com a espécie :D

Aqui vão fotos do “Lucky Tomodachi do Portinho Real” 8) :lol:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Despenteado:

Imagem

Gostava também de usar este tópico para esclarecer algumas questões… ainda nos estamos a adaptar um ao outro (acho que esta a correr muito bem até agora), e há coisas que ainda desconheço, algumas que apenas a experiencia me dirá. Tentei perguntar o máximo de coisas ao criador, mas como foi tudo muito em cima da hora não deu tempo para muita conversa.

Então cá vai:

1- Alem da Ração:
dou-lhe vários vegetais e frutos, nomeadamente couve, cenoura, maça melão, coco e pepino! Hoje fui às compras e comprei novos alimentos para juntar a sua dieta: Agrião, pêssego, tomate, avelãs, rabanete e beringela! Não sei se algum destes novos elementos é desaconselhado, mas se alguém estiver a par pronuncie-se por favor :P

E já agora, quem quiser acrescentar mais à lista está à vontade!

2- Em relação à vitamina C, tenho uma dúvida: A ração que lhe dou já tem uma percentagem elevada de vitamina C, será necessário complementar a sua dieta com mais vita C?

3- Em relação à companhia: Foi-me dada a indicação de que não faz mal ele estar sozinho na gaiola, apesar de eu ter lido sempre que deveriam estar mais do que um na mesma gaiola. Gostava de saber mais opiniões sobre isso.

A minha opinião: Por um lado, compreendo e acredito na pessoa que mo disse, ele mais do que eu conhece bem a espécie. Alem disso eu própria, como criadora não vou com muitas das coisas (ou mitos) que se escrevem sobre hamsters ou gerbos da Mongólia, acho que a experiencia é tudo (ou quase tudo) pelo que, entendo a posição da pessoa, que me deu vários exemplos pessoais e garantiu não haver problemas.

No entanto, são tantas as opiniões que afirmam ser necessário a companhia de outro porquinho, que todo o tempo em que não trabalho, estou com ele, para que não se sinta só! E com isto refiro-me a cerca de 14 horas por dia, se compactadas.

Se realmente for necessário, arranjarei um companheiro para ele.

4- Comportamentos: Não sei se é normal mas ele “cata-me as pulgas dos dedos” xD.
Gosta de se enfiar nos meus cabelos. Quando lhe faço festas dá turras com a cabeça na minha mão, e passa horas a fio na cantoria típica “cuicui cuicui” muito baixinho! :P – Nunca tive um porco, mas deduzo que estas atitudes demonstrem conforto e felicidade ao estar comigo… penso eu de que…

O que me deixa confusa é a atitude dele dentro da gaiola. Parece que não me reconhece, pois quando passo perto dela, ele as vezes começa a correr à volta (lá dentro). Não sei se é com a fugir com medo, ou se está feliz por me ver! Ainda não compreendi muito bem, mas parece-me medo! Contudo, se estiver no chão, no sofá, ou na cama, é capaz de passar uma hora estático na mesma posição, mesmo que por lá passem várias pessoas, é super sossegado (tirando no jardim, que se transforma em furacão) :twisted:

Depois há um barulho muito estranho que eles fazem se lhes mexermos no dorso, no sentido inverso do pêlo. Quem tem porquinhos sabe decerto do que estou a falar! Nunca soube ao certo se faziam-no por prazer ou desconforto! Agora que tenho o Lucky parece-me ser desconforto, estarei errada?

5 - Em relação à higiene: O meu porquinho é branco e mancha o pelo de amarelo na zona genital, é inevitável! O que eu gostava de saber é se alguém é da opinião de que o champô para pêlos brancos da Artero lhe fará mal à pele de alguma forma, já que existem champôs específicos para roedores, e este não é!

Desculpem lá todas as perguntas! :oops: Sou picuinhas admito… mas são perguntas que tinha de fazer aos mestres, porque eu ainda sou aprendiz neste novo mundo! Obrigada a quem tiver a paciência para me ler e responder! E perdoem-me se já existem tópicos com este tipo de dúvidas.
Há.. espero que gostem do novo dentuças da Casa hehe
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

domingo out 10, 2010 8:04 pm

Olá,
acho muito bonito o seu porquinho!

Cumprimentos,
João Martins
chiquinho234
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

domingo out 10, 2010 8:07 pm

Tão bonito e lindo.
__dani__
Membro Veterano

domingo out 10, 2010 8:39 pm

Obrigada! Eu tb acho ^^ hehe :P
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo out 10, 2010 8:53 pm

Dani, tens imensa informação no sub forum dos pdis.

Parabéns. Tens aí um lindo porquinho. Mas vindo do Portinho, não era de esperar outra coisa. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
__dani__
Membro Veterano

domingo out 10, 2010 9:00 pm

Ninoquinha Escreveu:Dani, tens imensa informação no sub forum dos pdis.

Parabéns. Tens aí um lindo porquinho. Mas vindo do Portinho, não era de esperar outra coisa. :wink:
Obrigada Ninoquinha :D

Ainda não tinha pensado nisso (preguiça mental) vou dar uma espreitadela
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

domingo out 10, 2010 9:06 pm

ai minha nossa q coisa taaaaao linda!!!!!!! :D
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

domingo out 10, 2010 9:44 pm

Parabens, Dani, o porquinho é lindissimo!

Em relacao as tuas duvidas:

1: Sinceramente nunca li ninguem dar coco aos porquinhos... e variedade eh bom, mas convem nao exagerar. Mantem uma dieta base e por vezes alterna.
Consulta este site:
guinealynx.com
Tem uma tabela de alimentos aconselhaveis e a percentagem de vitaminas, nomeadamente a vitamina C, que eh o mais importante.

2: A racao eh apenas um complemento. Ate porque a partir do momento em que a embalagem eh aberta vai comecando a perder propriedades. Novamente, consulta a tabela do site que te indiquei acima.

3: Os porquinhos sao realmente animais sociaveis. Um amigo do mesmo sexo eh recomendado porque da mais confianca, estimulam-se e competem.
A minha primeira experiencia foi so com um porquinho. Tive-o sozinho durante um ano, ate que lhe decidi arranjar companhia. A coisa correu bem, mas sinceramente, ele estava tao habituado a estar sozinho que neste caso teria sido quase igual...
Hoje em dia tenho 3 meninas. Primeiro arranjei uma, mas como vi que ela era um bocado medrosa arranjei logo uma amiga e neste caso foi o melhor que podia ter feito :)

4: As turras regra geral significam: deixa-me em paz! Assim como o rrrrrr quando lhes tocamos atras. (o teu palpite esta certo, portanto). Nao gostam muito. Mas o facto dele falar e gostar de se meter nos cabelos eh muito bom sinal :)

Um porquinho com medo ou fica paralisado com os olhos muito esbugalhados (nota-se realmente a diferenca) ou entao corre desalmadamente. Com o tempo vais ver como ate nem eh dificil distinguir um comportamento de medo com um de contentamento. :)

E vais tb ver que fazem varias vocalizacoes, assim como linguagem corporal:
um som quando andam a passear
um para quando ouvem um som estranho que os incomoda
um para agrado
o tipico CUICUI quero comida...

Um porquinho confortavel deita-se meio de lado e estica a patinha.
Quando lhe das festas espreguica e boceja.
Quando o soltas no chao, passa por ti em jeito de provocacao...

5: Em relacao ao pelo ficar amarelo eh inevitavel. Podes manter mais curto atras e lavar com alguma frequencia com um champo proprio oara roedores ou um champo com ph neutro, ja que a pele dos porquinhos tb eh delicada.
os criadores muitas vezes usam papelotes, de forma a que o pelo cresca saudavel e ficar apresentavel para uma exposicao.

e pronto, ja me alonguei... :P
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

domingo out 10, 2010 10:02 pm

Absolutamente lindo! :D
__dani__
Membro Veterano

domingo out 10, 2010 10:13 pm

Muito muito obrigada Marta!! :D Sem duvida foste uma excelente ajuda :)

1: Ele gostou imenso de coco! Aliás gostou de tudo até agora, o que menos ligou, por incrível que pareça foi maça! Muito obrigada pelo site, vai-me ser muito útil.

3: Talvez tente encontrar um novo amigo para ele, entretanto vou vendo a sua adaptação.

4: Não fazia ideia que as turras significam: deixa-me em paz! Hehe pensei que fosse por gostar dos mimos :lol: imagino a chata que fui para o bicho!

“Um porquinho com medo ou fica paralisado com os olhos muito esbugalhados” – Coitado do animal, e eu a pensar que ele ficava estático porque era sossegadinho e se sentia bem onde estava. 8)

“o tipico CUICUI quero comida...” – Este ainda não ouvi! :D

“Um porquinho confortavel deita-se meio de lado e estica a patinha.” -> hehe ele faz isto quando dorme comigo, com o focinho colado na minha cara, por baixo do meu braço, com a cabeça pousada na minha mão! :P

Quando lhe das festas espreguica e boceja. -> quando lhe faço festas ele cata-me as pulgas do dedo. :lol:

“Quando o soltas no chão, passa por ti em jeito de provocação... “-> Estou anciosa por isto! 8) :lol:

5: Pois cortar não quero, daqui a um mês é que começarei a fazer os papelotes! É quando o pêlo começar a rastejar! Entretanto vou lavando a zona frequentemente com um champô para roedores, ou com o champô de pelos brancos muito dissolvido em água.. ainda não sei!

E não te alongas-te nada! Foi informação preciosa :D

Obrigada
__dani__
Membro Veterano

domingo out 10, 2010 10:14 pm

chinchilavis Escreveu:Absolutamente lindo! :D
Obrigada :)
ice2
Membro Júnior
Registado: sábado out 18, 2008 8:31 pm

domingo out 10, 2010 10:17 pm

Ola,

Teu porquinho da india india é lindo.
Tambem tenho uma porquinha, chama-se Alice, raça despenteada ou abissinio.

Parabens pelo poquinho!!!
Lindo demais!!!
:wink:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

domingo out 10, 2010 10:28 pm

__dani__ Escreveu:Muito muito obrigada Marta!! :D Sem duvida foste uma excelente ajuda :)

1: Ele gostou imenso de coco! Aliás gostou de tudo até agora, o que menos ligou, por incrível que pareça foi maça! Muito obrigada pelo site, vai-me ser muito útil.

3: Talvez tente encontrar um novo amigo para ele, entretanto vou vendo a sua adaptação.

4: Não fazia ideia que as turras significam: deixa-me em paz! Hehe pensei que fosse por gostar dos mimos :lol: imagino a chata que fui para o bicho!

“Um porquinho com medo ou fica paralisado com os olhos muito esbugalhados” – Coitado do animal, e eu a pensar que ele ficava estático porque era sossegadinho e se sentia bem onde estava. 8)

“Um porquinho confortavel deita-se meio de lado e estica a patinha.” -> hehe ele faz isto quando dorme comigo, com o focinho colado na minha cara, por baixo do meu braço, com a cabeça pousada na minha mão! :P

Quando lhe das festas espreguica e boceja. -> quando lhe faço festas ele cata-me as pulgas do dedo. :lol:

“Quando o soltas no chão, passa por ti em jeito de provocação... “-> Estou anciosa por isto! 8) :lol:

5: Pois cortar não quero, daqui a um mês é que começarei a fazer os papelotes! É quando o pêlo começar a rastejar! Entretanto vou lavando a zona frequentemente com um champô para roedores, ou com o champô de pelos brancos muito dissolvido em água.. ainda não sei!

Obrigada
Fartei-me de rir com este post!
__dani__
Membro Veterano

segunda out 11, 2010 7:45 pm

chinchilavis Escreveu:
__dani__ Escreveu:Muito muito obrigada Marta!! :D Sem duvida foste uma excelente ajuda :)

Obrigada
Fartei-me de rir com este post!
:lol:
Hoje decidiu que devia trepar para a minha cara e trincar-me a orelha! Assim tudo muito rapido enquanto eu estava meio a dormir! :roll: O que que lhe deve ter passado pela cabeça..
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

segunda out 11, 2010 9:08 pm

Ou tinha fome e a tua orelha cheirava bem, ou decidiu que era hora de acordares, hehe. Mas foi so provar ou doeu?

Uma das minhas porquinhas quando esta ao colo e farta-se começa a mordiscar a camisola...
:)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”