Apresento-vos o meu novo amigo! Um Porquinho da Índia de raça Sheltie de 3 meses. Trouxe-o da exposição N. de Exóticos, da Santa Iria! É o meu primeiro porquinho, e estou bastante entusiasmada e fascinada com a espécie

Aqui vão fotos do “Lucky Tomodachi do Portinho Real”

Despenteado:

Gostava também de usar este tópico para esclarecer algumas questões… ainda nos estamos a adaptar um ao outro (acho que esta a correr muito bem até agora), e há coisas que ainda desconheço, algumas que apenas a experiencia me dirá. Tentei perguntar o máximo de coisas ao criador, mas como foi tudo muito em cima da hora não deu tempo para muita conversa.
Então cá vai:
1- Alem da Ração: dou-lhe vários vegetais e frutos, nomeadamente couve, cenoura, maça melão, coco e pepino! Hoje fui às compras e comprei novos alimentos para juntar a sua dieta: Agrião, pêssego, tomate, avelãs, rabanete e beringela! Não sei se algum destes novos elementos é desaconselhado, mas se alguém estiver a par pronuncie-se por favor

E já agora, quem quiser acrescentar mais à lista está à vontade!
2- Em relação à vitamina C, tenho uma dúvida: A ração que lhe dou já tem uma percentagem elevada de vitamina C, será necessário complementar a sua dieta com mais vita C?
3- Em relação à companhia: Foi-me dada a indicação de que não faz mal ele estar sozinho na gaiola, apesar de eu ter lido sempre que deveriam estar mais do que um na mesma gaiola. Gostava de saber mais opiniões sobre isso.
A minha opinião: Por um lado, compreendo e acredito na pessoa que mo disse, ele mais do que eu conhece bem a espécie. Alem disso eu própria, como criadora não vou com muitas das coisas (ou mitos) que se escrevem sobre hamsters ou gerbos da Mongólia, acho que a experiencia é tudo (ou quase tudo) pelo que, entendo a posição da pessoa, que me deu vários exemplos pessoais e garantiu não haver problemas.
No entanto, são tantas as opiniões que afirmam ser necessário a companhia de outro porquinho, que todo o tempo em que não trabalho, estou com ele, para que não se sinta só! E com isto refiro-me a cerca de 14 horas por dia, se compactadas.
Se realmente for necessário, arranjarei um companheiro para ele.
4- Comportamentos: Não sei se é normal mas ele “cata-me as pulgas dos dedos” xD.
Gosta de se enfiar nos meus cabelos. Quando lhe faço festas dá turras com a cabeça na minha mão, e passa horas a fio na cantoria típica “cuicui cuicui” muito baixinho!

O que me deixa confusa é a atitude dele dentro da gaiola. Parece que não me reconhece, pois quando passo perto dela, ele as vezes começa a correr à volta (lá dentro). Não sei se é com a fugir com medo, ou se está feliz por me ver! Ainda não compreendi muito bem, mas parece-me medo! Contudo, se estiver no chão, no sofá, ou na cama, é capaz de passar uma hora estático na mesma posição, mesmo que por lá passem várias pessoas, é super sossegado (tirando no jardim, que se transforma em furacão)

Depois há um barulho muito estranho que eles fazem se lhes mexermos no dorso, no sentido inverso do pêlo. Quem tem porquinhos sabe decerto do que estou a falar! Nunca soube ao certo se faziam-no por prazer ou desconforto! Agora que tenho o Lucky parece-me ser desconforto, estarei errada?
5 - Em relação à higiene: O meu porquinho é branco e mancha o pelo de amarelo na zona genital, é inevitável! O que eu gostava de saber é se alguém é da opinião de que o champô para pêlos brancos da Artero lhe fará mal à pele de alguma forma, já que existem champôs específicos para roedores, e este não é!
Desculpem lá todas as perguntas!

Há.. espero que gostem do novo dentuças da Casa hehe