Queda de pelo em Porquinhos da Índia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
sofassis
Membro
Mensagens: 147
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

segunda nov 22, 2010 10:56 am

Estou um pouco preocupada com o meu porquinho. Durante o fim-de-semana apercebi-me que ele está a perder muito mais pêlo que o normal... Se lhe passar os dedos pelo pêlo e prender um pouco sai um "monte" de pêlos sem forçar muito ou arrancar... Parece os gatos quando estão na mudança do pêlo!
Já fiz pesquisas e não encontro nada em concreto a não ser a má alimentação e a falta de vitamina C mas eu penso que não seja esse o caso, até porque a fêmea tem as mesmas condições e alimentação que ele e só está a perder o normal (como ele perdia até agora).
A ração deles é da Versele-laga, a que tem extra vitamina C e já estão a comê-la há quase 1 mês. O feno é da mesma marca e é o mesmo que começou a comer quando o compramos há quase 2 meses e têm sempre à disposição. Todos os dias lhes dou alguns legumes mas nos últimos dias não introduzi nenhum alimento novo.
Ele continua brincalhão e comilão como costume mas na semana passada só engordou 11gr (ao passo que há 2 semenas tinha engordado 40gr).
Já o examinei todo e não encontrei qualquer pelada ou crostas, continua com muito pêlo e sem falhas localizadas, acho que a queda é generalizada pelo corpo. Piolhos e outros parasitas também não encontrei até porque ele foi desparasitado na veterinária no início deste mês e também não se tem coçado mais do que o normal.
As únicas diferenças entre o Orelhas e a Pandora são o sexo e a idade (ele tem 3 meses e meio e ela tem 1 mês e meio). Será algum destes factores que está a determinar a queda de tanto pêlo?
Outra coisa que não sei se tem relevância, eles estão em gaiolas separadas mas conseguem ver-se um ao outro, caso contrário começam os 2 a gritar cui cui muito alto e só param quanto os deixamor outra vez de forma que se vejam. Todos os dias logo desde que ela veio, há 3 semanas atrás, eles brincam soltos cerca de meia hora por dia e dão-se muito bem.
Eu vou passar na veterinária para falar com ela mas só posso ir ao final da tarde e se alguém me conseguisse ajudar, pelo menos já ficava mais descansada.
Possivelmente estou a colocar uma questão parva mas são os primeiros porquinhos que tenho e qualquer alteração já me deixa preocupada e alerta.

Peço desculpa pelo testamento mas acho que se tiverem toda a informação pormenorizada será mais fácil de me ajudarem...
martaldf
Membro Veterano
Mensagens: 1410
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Localização: 3 porquinhas da india e 1 schnauzer miniatura
Contacto:

segunda nov 22, 2010 1:35 pm

Queda de pelo em porquinhos é normal. O que não será normal é quando o pelo cai ficarem zonas com peladas.

Factores como stress ou parasitas podem contribuir.
Aconteceu-me uma situacao semelhante com uma das minhas meninas quando trouxe uma nova porquinha para casa... a Miya chegou a fugir da gaiola umas 2 vezes e quando lhe passava a mãe pelo pelo caia da maneira como descreve. Curiosamente era ela quem fazia a vida negra à nova... mas lá se ambientaram e passou. Mas aqui era claramente uma situação stressante, e caia algum pelo sim, mas nunca ficou com zonas sem pelo, nem carecadas.

Mas acho que faz bem em levar ao veterinário :)
Assim se for realmente algo grave faz já o despiste.

Já agora, informe-se com o veterinario sobre a possibilidade de esterilizar o macho. Porque se realmente for uma questao de stress por estarem separados, seria uma maneira de estarem sempre juntos. Porque mesmo que queira fazer uma ninhada com eles, depois vai ter de os voltar a separar de tempos a tempos, senao é muito desgastante para a fêmea estar sempre a engravidar.

As melhoras do seu porquinho.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”