Lagarta

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado dez 11, 2010 12:47 pm

Boas, encontrei uma Acherontia atropos (?) no meu pátio.
Além que conheça a espécie sabe onde eu a posso deixar? Se eu a tivesse deixado lá os meus cães matavam-na.

Imagem

Agradeço desde já as respostas que me puderem dar :wink:
Última edição por __dani__ em sábado dez 11, 2010 3:13 pm, editado 1 vez no total.
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

sábado dez 11, 2010 2:25 pm

Ui, fantastica :o nunca tinha visto nada igual ! Quanto ao seu problema nao posso ajudar :?
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 11, 2010 2:58 pm

Pois eu tb nunca tinha visto, calculo que não seja assim muito comum...
daí também o meu interesse em querer ajuda-la. :?

Ela é mesmo grandalhona, tem a volta de 15 mm de grossura e 8 cm de comprimento.

Gostava mesmo de a salvar, mas não sei em que ambiente a deva colocar, a alimentação dela...
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

sábado dez 11, 2010 5:30 pm

Muito bonita. Já vi algumas parecidas no jardim da minha avó.
Não tem vegetação em redor do pátio, ou tem alguma ideia de onde ela possa ter aparecido?
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 11, 2010 5:45 pm

tenho vegetação a volta sim, mas não faço ideia de que lado ela terá vindo, pois em de cada lado da minha casa tem vegetação diferente, diria mesmo, diferentes ecossistemas/habitats, e por isso tenho medo de a colocar no sitio errado e ela ficar sem alimentação, etc. Mas vou mesmo ter de tirar a sorte daqui a pouco se não obtiver respostas, porque assim, mais depressa morre aqui :?
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

sábado dez 11, 2010 5:56 pm

Pois, nesse caso não é facil :?
Lamento por não poder ajudar.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado dez 11, 2010 10:09 pm

_dani_, tem aqui alguma informação (não muita...):
http://serra-da-adica.blogspot.com/2007 ... ropos.html

tb já fui "mãe" de uma borboleta, n faço ideia qual a espécie. A lagarta era verde com cabeça preta, como as que se encontram nas couves, chegou aos 5 cm e cerca de 8 mm. Estava num vaso com urtigas (pois, eu arranco-as dos outros vasos, mas n sou capaz de as deitar fora e re-planto... sempre dá para ocasiões destas, as urtigas n incomodam as lagartas, e estas n me destroem as outras plantas). Quando a encontrei caída e inerte no vaso, até pensei que tinha morrido, mas depois começou a formar-se um "bolorzinho"... percebi q estava a transformar-se em crisálida e coloquei-a dentro de casa, numa caixa de cartão com folhagem, para manter a temperatura acima dos 20º (era inverno e estava demasiado frio na varanda, além disso a bichinha ficava completamente vulnerável). Após cerca de 21 dias, eclodiu uma borboleta acastanhada, daquelas "feiotas", a que chamam "bruxas". Coloquei a caixa na varanda... a última vez que vi a borboleta ainda tinha as asas "coladas" e estava dentro da caixa, que deixei um pouco aberta. Boa sorte! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
JP666
Membro Júnior
Registado: sábado dez 11, 2010 5:00 pm

sábado dez 11, 2010 11:14 pm

__dani__ Escreveu: Ela � mesmo grandalhona, tem a volta de 15 mm de grossura e 8 cm de comprimento.
Isso é um trambolho de lagarta porra...

Talvez seja melhor deixa-la na vegetação que haja perto da zona onde a encontrou.... digo eu que nunca vi tal coisa à frente.
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 11, 2010 11:49 pm

Chamarrita muito obrigada!!! :D

Eu também encontrei esse site, infelizmente não diz muito sobre ela... pelo que andei a pesquisar elas podem se alimentar da planta da batata...

De qualquer forma o testemunho ajudou bastante. Não queria muito coloca-la numa caixinha e ficar aqui com ela.. ah ah! Confesso que me mete um bocado impressão a "borboleta da Morte" :lol: Acho que a vou colocar numa caixinha de cartão sim, e deixa-la num dos terrenos ao lado, que tem ervas selvagens.

Obrigada :wink:
__dani__
Membro Veterano

sábado dez 11, 2010 11:51 pm

JP666 Escreveu:
__dani__ Escreveu: Ela � mesmo grandalhona, tem a volta de 15 mm de grossura e 8 cm de comprimento.
Isso é um trambolho de lagarta porra...

Talvez seja melhor deixa-la na vegetação que haja perto da zona onde a encontrou.... digo eu que nunca vi tal coisa à frente.
É mesmo, e pelo que pesquisei, a borboleta é grandalhona e chia!! :o :lol:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo dez 12, 2010 12:30 am

Não lhe será difícil depois trepar fora da caixa? Eu deixava no meio de alguma vegetação perto do sítio onde achou... se não for o tipo certo de vegetação, ela encontra-o ;)

Agora dentro de casa ou de uma caixa é que não fica bem :/
__dani__
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 12:41 am

marianamar Escreveu:Não lhe será difícil depois trepar fora da caixa? Eu deixava no meio de alguma vegetação perto do sítio onde achou... se não for o tipo certo de vegetação, ela encontra-o ;)

Agora dentro de casa ou de uma caixa é que não fica bem :/
Quando falei em caixa, era aberta.... ela trepa. Sinceramente não sei o que fazer. Mas é muito dificil para ela, ir para o local certo se eu a colocar no local errado. Eu encontrei-a no meu pátio, que é fechado, com muros muito altos (cerca de 5 metros de altura). De cada lado (frente/esquerda/direita/trás) da minha casa há um tipo de vegetação diferente. Eu encontrei-a no meio do pátio! :roll: Não é brincadeira, é uma charada real! Não sei onde a meter! Dentro de casa esta fora de questão. Tenho medo de coisas que contenham "morte" no nome :lol:
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo dez 12, 2010 8:27 pm

alimentam se principalmente na família Solanaceae, Bignoniaceae, Verbenaceae e Oleaceae

verbenas
oliveiras
batateiras
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

segunda dez 13, 2010 7:08 pm

a futura mariposa safou se?
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
__dani__
Membro Veterano

segunda dez 13, 2010 11:26 pm

Desculpa nunca mais ter dito nada! Eu não tenho aqui perto esse tipo de plantas. Mas de qualquer forma só vi a tua mensagem após deixar a lagartinha(ona) no descampado que há à frente da minha casa (tem uma grande variedade de ervas). Deixei-a dentro da caixa, com a abertura virada para a vegetação. Agora é com a mãe natureza! Espero que se safe! :?
Responder

Voltar para “Exóticos”