Esquilos Siberianos - Sonho antigo! ( para realizar JA ) =p

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
eldourado91
Registado: sexta dez 24, 2010 7:01 pm

sexta dez 24, 2010 7:08 pm

Pois é, mal chego e começo já a chatear =p SORRY

Bem, confesso que não sou daqueles "tipos" fanáticos por animais de estimação, mas ultimamente e agora que passei a viver sozinho tenho sentido necessidade para arranjar uma companhia ):
Cães, por muito que gostasse, não pode ser por causa dos meus pais. Gatos, fora de questão, espero não ofender ninguém mas odeio gatos :$ Pássaros, não creio serem grande companhia, muito menos para estarem dentro de casa. Repteis NO WAY =p Sobram os roedores.

Sempre achei bastante piada aos Esquilos Siberianos, mas não tenho muita informação nem experiência com tal espécie, por isso apelava a toda a comunidade, principalmente ao que têm Esquilos Siberianos, que me ajudassem. Já os vi á venda numa Loja de Animais em Viseu, no Palácio do Gelo, e são incríveis, não param =p
Queria compra-lo logo, mas depois o meu lado racional levou-me a colocar os interesses do esquilo á frente dos meus, e por isso decidi informar-me melhor em relação a eles para lhe poder proporcionar um bom lar.
Pensei em fazer uma gaiola em madeira, espaçosa, vários abrigos, ramos de árvore para tornar tudo mais natural e terra para eles escavarem ( mas já li algures que não é boa ideia ). Aceitam-se opiniões ::):
De resto, gostava (já pareço um miúdo a escrever a carta ao Pai Natal =p) que me elucidassem em relação á socialização deste animal com o dono. Se são inteligentes, sociais, etc...
Reproduzem se facilmente ou nem por isso (queria que eles tivessem bebes xD ehehe
E por agora é tudo. Peço desculpa pelo Post tão extenso :( Prometo que o Pai Natal se vai lembrar de quem o ler todo =p

Abraço
Enjoy
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta dez 24, 2010 8:08 pm

Lê um pouco sobre as ratazanas...interagem, são inteligentes, existem em muitas cores e padrões...e são uns pets fantasticos ;)
http://www.youtube.com/watch?v=7ikm3o5hDks
http://www.youtube.com/watch?v=09DckaeOW8M
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

sexta dez 24, 2010 9:23 pm

não te percebo méne, tas sempre a promover as ratas :twisted:
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta dez 24, 2010 9:34 pm

Tekilla Escreveu:não te percebo méne, tas sempre a promover as ratas :twisted:
tens alguma coisa contra?? Já enjoaste??
LovesMeNot
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2010 12:48 pm

sexta dez 24, 2010 10:06 pm

Boas!

Pelo que pesquisei sobre os esquilos, eles não são animais muito sociaveis.. quer dizer, conseguem interagir com o dono mas é necessário muita paciencia para que tal aconteça, como serem manuseados diariamente.

Eu tambem sou de Viseu e no outro dia vi o esquilo que la tava no palacio LOl realmente chamam bastante a atençao e sao engraçados, mas tens que considerar os pros e os contras para ver se é o animal que realmente queres.. é que tens mais escolhas para alem dos esquilos dentro da família dos roedores que se calhar iam resultar num animal de estimaçao melhor para ti!

Anyway boa sorte nisso!

Ah e boas festas! :D
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sexta dez 24, 2010 11:50 pm

LovesMeNot Escreveu:Boas!

Pelo que pesquisei sobre os esquilos, eles não são animais muito sociaveis.. quer dizer, conseguem interagir com o dono mas é necessário muita paciencia para que tal aconteça, como serem manuseados diariamente.

Eu tambem sou de Viseu e no outro dia vi o esquilo que la tava no palacio LOl realmente chamam bastante a atençao e sao engraçados, mas tens que considerar os pros e os contras para ver se é o animal que realmente queres.. é que tens mais escolhas para alem dos esquilos dentro da família dos roedores que se calhar iam resultar num animal de estimaçao melhor para ti!

Anyway boa sorte nisso!

Também sou de Viseu. Não nasci aí mas vivi aí 15 anos, até Setembro. :D É a minha cidade. :)
Também vi esse esquilo e outros roedores no palácio... Eu ponderava bem antes de escolher, pelo referiu o LovesMeNot.
Boas Festas! :D
LovesMeNot
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2010 12:48 pm

sábado dez 25, 2010 3:27 pm

chinchilavis Escreveu:
LovesMeNot Escreveu:Boas!

Anyway boa sorte nisso!

Também sou de Viseu. Não nasci aí mas vivi aí 15 anos, até Setembro. :D É a minha cidade. :)
Também vi esse esquilo e outros roedores no palácio... Eu ponderava bem antes de escolher, pelo referiu o LovesMeNot.
Boas Festas! :D
Haha :D tanta gente de Viseu! Feliz Natal ^^
eldourado91
Registado: sexta dez 24, 2010 7:01 pm

domingo dez 26, 2010 9:09 pm

Hoje fui á loja de animais. Fui logo direito ao esquilo que la estava. É brutal eheh
Falei com o dono da loja e pedi-lhe algumas informações.
Disse-me que os esquilos não são nada sociais, mordem, não se deixam agarrar, fogem quando podem e blablabla :(
Fiquei um pouco triste, já sabia á partida que não são os animais mais queridos e fofinhos do Mundo mas não esperava que fossem verdadeiros "diabos".

Por experiência própria, alguém me pode ajudar e dizer se o que o dono da loja me disse é exactamente assim, ou se os esquilos ate se podem tornar sociais com o tempo e depois de se adaptarem ao dono?
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo dez 26, 2010 11:01 pm

Já lhe responderam ali em cima. Se não disseram mais nada é porque sentiram que não tinham algo a acrescentar.
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

domingo dez 26, 2010 11:13 pm

boas. eu tive um em finais de Setembro e a coisa não estava a correr mal apesar das 3 mordidelas que já tinha levado em 2 semanas :twisted: !
Era o meu Bolota, ele fugiu-me pouco antes de fazer um mês na minha companhia... mas penso que já tinha feito uns progressos... já tinha conseguido pô-lo a utilizar um WC e já comia qualquer coisita da minha mão... era muito assustadiço e escondia-se ao mínimo movimento mas mais para o final, quando se apercebia que era eu, já não se escondia tanto! no dia em que me fugiu até "lambeu" o meu dedo que tinha chocolate (às vezes dava-lhe um pedacito de chocolate e ele adorava!)
Ele fugiu-me por acidente... como ele não gostava de andar no roda, eu comprei-lhe uma bola de exercício para ele não ficar tanto tempo parado (só fazia mais exercício quando eu o punha lá fora em dias se sol, adorava!). O bicho gostava muito de andar lá e eu já conseguia pegar nele para o meter dentro da bola (pegava pelo pescoço como se pega no gatos e ele deixava). O problema é que eu às vezes abria a bola para lhe fazer mimos e um dia, ao fechá-la, apertei-lhe 2 deditos... fiquei tão aflita que abri logo a bola e ele aproveitou para se escapulir, ainda por cima no jardim...
Ainda atirei comida para a zona onde ele foi e o Bolota ainda chegou a ir buscar 4 avelãs e uma boa remessa de sementes de girassol. então eu fiz uma armadilha na gaiola dele mas ele não voltou a lá ir...pode ser que ainda o veja por aqui a passear na primavera... já estava a afeiçoar-me ao bicho e fiquei preocupada mas já estava preparada para esta possibilidade quando o comprei...

Ficam algumas fotos para o relembrar

file:///G:/Images/C%C3%A2mara/201009/201009A0/28092010574.jpg
file:///G:/Images/C%C3%A2mara/201009/201009A0/28092010576.jpg
file:///G:/Images/C%C3%A2mara/201009/201009A0/29092010580.jpg
file:///G:/Images/C%C3%A2mara/201009/201009A0/29092010581.jpg
file:///G:/Images/C%C3%A2mara/201010/201010A0/07102010613.jpg
file:///G:/Images/C%C3%A2mara/201010/201010A0/14102010643.jpg
file:///G:/Images/C%C3%A2mara/201010/201010A0/14102010644.jpg

Fiquei muito triste... apesar da sua energia e força, acho que ainda íamos ser bons amigos. Entretanto ofereci um PDI, o Orelhas, ao meu namorado e gostei tanto dele (acaba por ser um pouco meu também) que comprei uma menina para mim, a Pandora! são animais muito mais sociáveis...
são uns fofinhos! Mas gostei da experiência com o esquilo. Mas se queres um animal para fazer festas e deixar no colo, põe o esquilo de parte...

Desculpa lá pelo testamento mas como é a primeira vez que falo desta história aqui, fiquei um pouco nostálgica... era tão lindo o meu Bolota! Espero que se esteja a aguentar a este inverno tão frio.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda dez 27, 2010 12:24 am

Dava-lhe chocolate!? :?
E como é que sabia que ele adorava andar nessa roda? Foi ele que lhe disse? :twisted:
sofassis
Membro
Registado: sexta set 24, 2010 8:35 am

segunda dez 27, 2010 12:38 am

Zahn Escreveu:Dava-lhe chocolate!? :?
E como é que sabia que ele adorava andar nessa roda? Foi ele que lhe disse? :twisted:
Sim, chocolate. e se nunca teve um esquilo, faça o favor de se informar primeiro. Vá ao seguinte site http://esquilos.no.sapo.pt/ e pesquise um pouco na parte da alimentação. E como este site, há outros. E como é que eu sabia que ele gostava da bola? normalmente eu perguntava e ele dizia que sim. é como os cães, também sabemos que eles estão doentes porque eles nos dizem "À e tal, dói-me a barriga. Também não estou muito bem da cabeça... Se calhar é melhor levares-me ao veterinário!" :twisted: :twisted: :twisted:
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

segunda dez 27, 2010 12:52 am

sim, eles no habitat comem chocolate, eles migram para a america central, vão aos aztecas roubar cacau para fazer um chocolate, não é?

ou será que vão a suiça gamar choc á milka?
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

segunda dez 27, 2010 2:30 am

eldourado91, não tenho nem nunca tive, mas pelo que leio, não são animais fáceis e é necessário muita persistência do dono para criar laços, como em muitos outros casos de animais não fáceis.
Se vai pelo achar piada, então acaba por deixar de ter quando as primeiras tentativas falharem ou vir que não era como pensava ser.
O melhor mesmo é pesquisar muito, tentar informar-se com quem tenha experiência com estes animais, ponderar bem e só depois...
Claro que muitos empregados de lojas de animais não estão devidamente informados, muitos deles nem sabem em que tipo de condições devem manter, alimentação e afins, por isso, pesquise bastante, recolha informação em várias fontes.
Só lhe posso desejar sorte e que pondere bem.

Não posso de deixar de concordar com o meu pai Bondage, ratazanas são animais fabulosos, super inteligentes...mas sou suspeita a falar de ratazanas, ihih.

sofassis, eu nunca tive esquilos mas já li algumas coisas sobre eles, e apesar de estar ali no site a dizer que se pode dar chocolate, não diz a quantidade, também não sei o que dáva ao seu esquilo, mas "suponho" que chocolate não seja alimentação...mais vale dar uma boa alimentação rica em todos os nutrientes que precisam do que dar guloseimas à toa.
A bola de exercício??? Para um esquilo?? Eu acredito que ele adorava quando chegava a hora de sair de lá, isso sim... :roll:
Lá porque não tivemos um esquilo durante 1 mês, não quer dizer que não estejamos informados...

Tekilla na volta gamam mesmo, lol

Boa sorte
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

segunda dez 27, 2010 3:37 am

Eu tenho uma esquila e uma ratazana :)

A esquila está cá em casa, vai fazer 3 anos em janeiro.
Demorei uns bons meses só para que se habituasse à minha presença sem se esconder no ninho.
Ela tem tanto medo, que nem tenta fugir da gaiola :lol: É onde se sente mais segura.
Já consegui dar-lhe guloseimas à mão, mas foi preciso muito esforço e paciência.
E, depois, há o pormenor de ela "semi-hibernar", nas alturas mais frias mal a vejo, acorda de vez em quando para fazer as necessidades, comer e volta para o ninho.
Neste processo ela acaba por "esquecer" a maior parte da aproximação que fizemos antes.
Curiosamente, neste ano que está agora a terminar, foi quando ela menos medo teve, mesmo de estranhos, lá ficava um pouco a olhar antes de se ir esconder, quando antes mal ouvia a porta já ninguém a conseguia ver.
Também julgo que ela não fosse muito novinha quando chegou, o que pode não ter ajudado.
Há pessoas que com esquilos habituados a serem manuseados desde bebés, têm uma relação mais próxima com eles, mas não são animais "de colo", se não gostarem de algo não terão problema em dar uma dentada ou em fugirem.
Mas não são nenhuns diabos... é preciso é conhecer-mos o animal e o aceitarmos como é.

Quanto à minha ratazana, nem tem comparação, é um macho e apesar de tímido a comparar com a generalidade das ratazanas, é muito mais interactivo, aprecia realmente a nossa companhia e pede atenção.
E ele só está comigo desde junho deste ano e até julgo que seja mais velho do que a esquila quando veio.

Acho as ratazanas perfeitas especialmente para quem não tem mais animais, pois assim podemo-nos dedicar inteiramente a elas.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Responder

Voltar para “Exóticos”