DEGU - Primeiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Mitola
Registado: quarta jan 05, 2011 5:19 pm

quarta jan 05, 2011 5:31 pm

Boas ! Comprei hoje um Degu, desconhecia como se tratavam deles, mas já me estive a informar, não sei a idade dele, pois a rapariga da loja não sabia dizer-me, se alguém me pudesse ajudar a ganhar a confiança dele, adoraria. E também gostava que me dissessem se possível o que lhe posso fazer, pois ele tem a cauda mordida e uma falha de pelo em cima, não sei que lhe aconteceu, veio assim da loja e tenho pena dele. Agradeço as ajudas possíveis. :D
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quarta jan 05, 2011 6:09 pm

Devias ter estudado muito bem sobre esse animal, se era mesmo isso que querias. Depois devias ter escolhido um animal aparentemente saudável e não um mordido.

Sabes que convém ter mais do que 1 Degu, ou então conviver muito bem com ele. Deixa-o que ele ganhe a sua confiança depois brinque com ele, pois eles são bastante sociáveis.

Qualquer dúvida...
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Mitola

quarta jan 05, 2011 6:17 pm

vitor22 Escreveu:Devias ter estudado muito bem sobre esse animal, se era mesmo isso que querias. Depois devias ter escolhido um animal aparentemente saudável e não um mordido.

Sabes que convém ter mais do que 1 Degu, ou então conviver muito bem com ele. Deixa-o que ele ganhe a sua confiança depois brinque com ele, pois eles são bastante sociáveis.

Qualquer dúvida...
Sim, deveria te-lo feito primeiro, mas comprei-o com um amigo que já tratou de dois e ajudou-me. A cauda irá sarar, ou vai ficar assim ? Como faço para ele confiar em mim ? Eu já o soltei mas ele fica um pouco intimidado. Sim, em relação à alimentação já sei, estive à pouco a dar-lhe fruta e ração, mas ele não come nada, o que me preocupa :s
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quarta jan 05, 2011 6:35 pm

É normal ele estar estranho. Deixe-o uns 2 dias sozinho apenas dê comida(ele deverá ter feno SEMPRE) pois eles gostam. Depois comece a pegar nele, a dar-lhe festas, etc e verá que vai ganhar a sua confiança.

Acerca da cauda, não sei como está a situação, portanto não sei ajudar, pode sempre ir a um vet e sempre veria se está tudo ok.

Boa Sorte
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
grishnackh
Membro
Registado: quarta ago 18, 2010 1:55 pm

quarta jan 05, 2011 8:04 pm

Como já disse o Vitor, devias ter pesquisado antes de o comprares. Deves ter feno sempre disponível, a gaiola deve ser espaçosa e convém teres uma roda, pois são animais que se exercitam muito.

Quanto a ele estar muito tímido, vais ter que ganhar a confiança dele e vai demorar. E quando pegares nele, nunca pegues por cima! Pois dessa forma eles pensam que é um predador e começam a espernear :lol: Tenta aos poucos colocar a mão na gaiola durante um bocado e deixa que seja ele a ir para a tua mão.

Não devias ter comprado apenas 1 Degu. Não devias ter comprado um animal em mau estado de saúde, é melhor ires ao vet.

Boa sorte
Mitola

quarta jan 05, 2011 9:07 pm

Obrigada pela ajuda : ) Sim, ele tem feno na gaiola. Amanhã vou buscar uma gaiola maior e vou buscar também o mano dele, e vou tratar também de transformar a gaiola num parque de diversões para eles, muito obrigado pela ajuda : )
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta jan 13, 2011 11:10 pm

Podias postar fotos. :)
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Nocas84
Membro Júnior
Registado: sábado jan 02, 2010 7:40 pm
Localização: Tumba (coelho), Fritz (coelho), Dadão, Pimpas, Goofy - RIP (degus), Deda (hamster), Bores (cão) e pe

sábado jan 22, 2011 11:19 pm

Epá, eu isso de trazer animais doentes não concordo com vocês, e explico: dá-me pena ir a uma loja e ver lá um doente. Como sei que terá menos sorte que os outros e que não será vendido, normalmente é pelo que opto sempre. Mas, lá está, é um risco que corro, mas dá-me mesmo pena...

Isso da cauda deve ter sido uma dentada e a falta do pêlo talvez também , ou falta de banho de areia. :?:

Condeno piamente, quem adquire um animal sem saber nada dele.... Hoje em dia, com os meio de informação que dispomos, não há justificação. Mas, como educada que sou, nem vou "dar-te na cabeça", pois já o fizeram.

Pelo que pesquisaste, deverias ter visto que a fruta e legumes doces, como cenoura, deve ser dada muito raramente (ou mesmo não dar), pois eles são extremamente propícios a diabetes.

Também devias ter constatado que nunca devem estar sozinhos, no mínimo 2, sob o risco de graves problemas "psicológicos", pois são animais extremamente sociáveis e que, por exemplo, no meio natural chegam a viver em comunidades de 100 ou mais indivíduos. Mesmo que tu convivas muito com ele, não é o suficiente.

O feno, como foi referido, deve estar sempre à disposição.
Podes dar um amendoim, sem casca, uma vez por semana, como guloseima.
Podes comprar uns sacos de ervas alimentares próprias com dente-de-leão, pétalas de rosa, salsa seca, ...

Quanto a legumes, os meus são muito esquisitos...Acho que o que comem melhor são os tomates cherry (sem sementes), couve bruxelas, ervas para roedores, couve e pouco mais.

tens que comprar areia de chinchila e colocar numa banheira (aconselho um recipiente de vidro, etc, ppois de plástico vai logo à vida.

A roda deve ser grande 8as minha têm 22cm e, de preferência, sem a base central.

É necessário imensos brinquedos de madeira, para desgaste dos dentes e estimulação.

São muito meigos e inteligentes, mas, enquanto não conquistarmos a confiança deles, nada feito. há que ter paciência e interagir o máximo possível com ele. Experimenta tocar-lhe ao de leve e logo a seguir bater no chão com a ponta do dedo (não sei porquê, mas também li, que eles poderão ser atraídos, talvez pelas vibrações).

Qualquer coisa, estaremos todos aqui para te tentar ilucidar.

Deixo-te uma foto da minha gaiola,para teres uma ideia, que foi construída por mim e que alberga 3 terroristas (a foto já é antiga. Neste momento tem muito mais coisas e já está um pouco mais destruída.): :lol:

Imagem
Imagem
(a gaiola ainda tem mais um piso em cima que não se vê).
<a href="http://www.oca-forum.com">www.oca-forum.com</a>&nbsp;- f&oacute;rum sobre coelhos
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

domingo jan 23, 2011 12:16 am

Nocas84, onde é que eu já vi esses terroristas queridos e inteligentes? :D :wink:
grishnackh
Membro

domingo jan 23, 2011 12:18 pm

Olá Nocas, podes dar-me algum feedback dessa roda que tens em baixo?
A roda que os meus tinham avariou :evil: deve ser algum problema nos rolamentos, e ando a ver se compro uma nova. Andei a ver esse modelo que tu tens, mas fiquei na dúvida. Essa parte da frente é removivel? Os meus quando um está a andar na roda, as vezes vai la o outro "expulsá-lo" e se a roda tivesse essa protecção da frente a rodar penso que poderia magoá-lo...
De qualquer forma, aconselhas essa roda?

A tua gaiola está cheia de brinquedos, Degus sortudos :lol:

Obrigado,
Cumps
Nocas84
Membro Júnior
Localização: Tumba (coelho), Fritz (coelho), Dadão, Pimpas, Goofy - RIP (degus), Deda (hamster), Bores (cão) e pe

domingo jan 23, 2011 2:38 pm

Chinchilavis, só te falta conhecê-los pessoalmente... :lol:

Grishnackh, os meus também têm esse hábito, daí eu ter 2 rodas para ver se eles não embirram todos na mesma.
A de baixo é de plástico, tem 28 cm, salvo erro, sendo que essa tampa é removível, para o caso de a quereres tirar. Comprei-a numa loja online (Petmanias) e custa cerca de 9.00€.
Eu gosto da roda e eles também. Ah, e o melhor é que é silenciosa. Tem o suporte para estar no chão, como está a minha, ou para prender em grades.
Neste momento, essa tal tampa está em metade, pois os senhores degus já roeram metade.

Quanto aos brinquedos, alguns são comprados, mas outros fi-los eu. Por exemplo, essas escadas em corda que se vê na foto (de onde está um a pular), foi eu que fiz. Comprei a corda e umas varas, cortei à medida e foi só pôr na gaiola. Escusado será dizer que já tive que mudar os degraus algumas vez, pois os terrores adoram roê-los. Aconselho-te, pois eles adoram e sai bastante barato. Também fiz um brinquedo com casca de côcô, mas desse já não gostam tanto.
Tive mesmo que comprar muitos brinquedos, pois, como sabes que eles são, adoram roer, e sendo a gaiola em madeira,tive que lhe arranjar distracções para a deixarem em paz. :lol:
<a href="http://www.oca-forum.com">www.oca-forum.com</a>&nbsp;- f&oacute;rum sobre coelhos
grishnackh
Membro

domingo jan 23, 2011 3:06 pm

Obrigado Nocas, então se calhar vou mesmo optar por essa roda, e tem um bom tamanho.
Eu conheço esse problema, a minha gaiola também é de madeira, tenho que os entreter com tudo o que seja possível, e essa escada também é uma boa ideia a experimentar.

Obrigado :wink:
grishnackh
Membro

domingo jan 30, 2011 12:07 am

Boa noite,

Venho apenas dizer que recebi esta semana uma roda da trixie igual à da Nocas. É silenciosa, tem um bom tamanho e os degus gostaram :D

Aproveito também para salientar a importância da roda para os degus. Devem ter muitos brinquedos na gaiola, mas devem sobretudo ter uma roda disponível para se exercitarem.
Nocas84
Membro Júnior

domingo jan 30, 2011 12:42 pm

grishnackh Escreveu:Boa noite,

Venho apenas dizer que recebi esta semana uma roda da trixie igual à da Nocas. É silenciosa, tem um bom tamanho e os degus gostaram :D

Aproveito também para salientar a importância da roda para os degus. Devem ter muitos brinquedos na gaiola, mas devem sobretudo ter uma roda disponível para se exercitarem.
Se forem como os meus, devem gostar tanto que a protecção vai logo à vida com os dentitos deles.... :lol:
Como vês, essa protecção dá para tirar e se calhar irei fazer isso à minha (pelo menos, o que resta dela).
Sim, tem um bom tamanho, tanto que já apanhei dois ao mesmo tempo nel (escusado será dizer que, como cada um andava para o seu lado, deu mau resultado, do género andar um quase às cambalhotas). :lol:
Responder

Voltar para “Exóticos”