hamster a caminho:)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
jafs123
Membro
Registado: sábado jan 01, 2011 6:02 pm
Localização: 2 tartarugas, 1 pastor alemão, 1 rafeira, 1 hamster e bichos-da-seda

quarta jan 05, 2011 9:54 pm

ola! tive um hamster siberiano a uns anos atras mas infelizmente morreu com 3 aninhos e tal e desde então nunca mais tive nenhum... estou a pensar comprar outro pois tenho muitas saudades do que tinha e adoro estes animais... já não me lembrava de algumas coisas mas já me informei bastante aqui no forum e fiquei a saber que não devia ter utilizado algodão mas felizmente não aconteceu nada ao bichinho e já não volto a cometer o mesmo erro :D no entanto agradecia se podessem que me respondessem a algumas dúvidas:

-os wc são mesmo necessários? como ensinamos o hamster a utilizar?
-qualquer papel de cozinha ou higienico desde que branco e neutro pode ser usado para colocar na casinha (ninho)?
-o que é melhor papel,feno ou ambos misturados?
- nos supermercados existe algum tipo de comida boa sem ser essas misturas más de que falam? (já não me lembro da que dava ao meu mas não tinha muitas sementes de girassol :wink: )
- uma roda chega ou é necessário algo mais? a minha gaiola tem aproximadamente 45*30*37 e é de arame neste momento tenho a roda antiga só o que posso por mais ou mesmo fazer em casa uma vez que o ela e grande e tem pouco ocupado?
- tenho um tijela de metal grande com cerca de 11cm de diâmetro é boa para ele?
-eu lembro-me de comprar umas barrinhas para o meu antigo hamster... são aconselháveis? posso deixar na casinha até acabar ou dou um pouco e tiro?
- que alimentos não posso dar ao hamster (tambem já não me lembro)

desculpem lá tantas perguntas mas já não me lembro de algumas coisas e descobri outras novas e antes de ter um novo amigo cá em casa gostava de tirar estas duvidas para não fazer asneira :?
Breski
Membro
Registado: terça nov 16, 2010 11:39 pm
Tartarugas
Corvo
Peixinhos

quarta jan 05, 2011 11:33 pm

jafs123 Escreveu:
-qualquer papel de cozinha ou higienico desde que branco e neutro pode ser usado para colocar na casinha (ninho)?
Tem que ser papel sem coloração e sem cheiro
-o que é melhor papel,feno ou ambos misturados?
No inverno é aconselhado ambos misturados, no verão pode usar ou só feno ou papel higiénico
- nos supermercados existe algum tipo de comida boa sem ser essas misturas más de que falam? (já não me lembro da que dava ao meu mas não tinha muitas sementes de girassol :wink: )
Alimentação:
*ração própria para hamster e existem várias no mercado, aqui ficam algumas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
  • PODE

FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.

VERDURAS: repolho, pepino, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve.

LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.

OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.

Uma observação: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.
- uma roda chega ou é necessário algo mais? a minha gaiola tem aproximadamente 45*30*37 e é de arame neste momento tenho a roda antiga só o que posso por mais ou mesmo fazer em casa uma vez que o ela e grande e tem pouco ocupado?
Eu julgo que uma roda seja o suficiente, além que podes arranjar outros brinquedos para ele
- tenho um tijela de metal grande com cerca de 11cm de diâmetro é boa para ele?
na minha opiniao acho que é grande demais
-eu lembro-me de comprar umas barrinhas para o meu antigo hamster... são aconselháveis? posso deixar na casinha até acabar ou dou um pouco e tiro?
sim são aconselhaveis, em relação de deixar ou n n sei
- que alimentos não posso dar ao hamster (tambem já não me lembro)
nao pode:
  • abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras.
isto é o q aprendi aqui neste forum :wink:
Última edição por Breski em quarta jan 05, 2011 11:37 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Meu Hamster &eacute; Especial ;)</strong>
jafs123
Membro
Localização: 2 tartarugas, 1 pastor alemão, 1 rafeira, 1 hamster e bichos-da-seda

quarta jan 05, 2011 11:36 pm

obrigada pelas respostas!
fico á espera de mais opinioes :D
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

quinta jan 06, 2011 12:33 am

Só para acrescentar ao comentário do forista Breski: em relação ao ninho aparas de madeira são também muito usadas e bem quentinhas para eles (para alem do feno e papel às tirinhas) e por fim quanto à alface referida que só pode ser dado aos poucos eu sempre li que nunca se pode dar porque é propícia a causar diarreia aos hamsters. De qualquer maneira mais foristas hão-de dar a sua opinião.. e acho que não me escapou mais nada de "errado".

Boa sorte com o pequenote e não se esqueça de o vir apresentar! :)
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
jafs123
Membro

quinta jan 06, 2011 6:08 pm

isso da alface por acaso lembro-me de nunca ter dado ao meu antigo hamster porque fazia mal...
existe alguma ração boa para hamster num supermercado normal caso seja alguma vez necessária? caso não haja nenhuma das indicadas na loja de animais como sei se existe outra adequada?
jafs123
Membro

sexta jan 07, 2011 1:44 pm

para alem de me responderem a estas perguntas poderiam me indicar algum criador se conhecerem aqui na zona de sesimbra/ seixal ou algo perto?

obrigado :wink:
1Claudia
Membro
Registado: quarta out 21, 2009 1:09 pm

sexta jan 07, 2011 5:17 pm

No hipermercado aqui da zona têm muitos produtos da vitakraft (não sei se consideram "bons" ou não), eu no Verão estava de férias fora da cidade e comprei o menu vital para misturar com o Hamster Cryspy da Verselle-laga porque por qualquer razão o meu hamster deixou de lhe "achar" piada lol e ele assim começou a comer os 2 =) mas normalmente nas lojas de animais têm diversas marcas e variedades, pelo que devem ter pelo menos uma ou outra que foram acima referidas ;)
quanto a criadores não posso ajudar, o hamster que tenho é o meu 1o e comprei-o numa loja.
jafs123
Membro

sexta jan 07, 2011 7:00 pm

penso que essa deva ser das poucas que dao para desenrascar nos hipermercados... penso que ja vi isso aqui em algum ladode qualquer forma quando o comprar compro a raçao logo na loja :wink: eu tava a perguntar porque ca na zona só conheço tres lojas e uma não tem hamsters siberianos de momento a outra ta fechada e a que ainda não fui pelo menos os peixes não me pareciam muito bons e se tiverem não estou a pensar lá o comprar... depois a unica que sei que costuma ter e que os animais estão bem tratados e num shopping do seixal que fica a 15 minutos daqui e não sei se faz mal ao bicho uma viagem assim fora de uma gaiola:/ mas se calhar tem de ser já pesquisei na net e não acho criadores aqui na zona...

já li que as barrinhas podem ficar ate acabarem quantas vezes por semana posso dar fruta ou algo para alem da ração e das barrinhas? sabem de alguma coisa para alem da roda que haja para adaptar a uma gaiola de grades?
Lek21
Membro Veterano
Registado: sábado jan 30, 2010 1:25 am

sábado jan 08, 2011 1:19 pm

Em relacao a criadores nao faço ideia, porque sou do algarve. Os legumes ou fruta pode dar frequentemente. Duas vezes por semana penso que é suficiente. As barritas pode dar num dia e deixa-las la ate acabar.

Quanto a algo que substitua a roda, so mesmo uma runner ball mas isso nao se poe numa gaiola, é claro. A nao ser que teja a falar de brinquedos para a gaiola para alem da roda. Se for isso tem tuneis à venda nas petshops, tem essas barritas, tem baloicos... existem varias coisas com que eles se podem entreter. :wink:
<strong>"Os animais s&atilde;o amigos t&atilde;o agrad&aacute;veis: n&atilde;o fazem perguntas, n&atilde;o criticam." George Eliot
</strong><strong>"Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem &eacute; a &uacute;nica criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes s&atilde;o divertidas por si." James Froude</strong>
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado jan 08, 2011 2:44 pm

Não penso que 15 minutos cause stress ao animal. A meu ver se comprares lá basta ter a gaiola pronta, com o comer água, exercício, etc e quando o trouxer deixa-lo sossegado para acalmar durante a viagem.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
jafs123
Membro

sábado jan 08, 2011 2:46 pm

pois provavelmente tenho mesmo de comprar na loja do shopping... não hade ser nada...
eu ja ouvi falar dessa runner ball mas nunca vi pode-me mandar um link ou mostrar uma foto para eu saber o que para depois comprar sff?

quando me referi a mais alguma coisa para alem da roda que já tenho se o pequeno gostar não a tiro mas a gaiola é grande e gostava de colocar mais alguma coisa só que como é de arame não sei se as lojas vendem alguma coisa que se possa adaptar a estas e é essa a dúvida... :?
jafs123
Membro

sábado jan 08, 2011 2:48 pm

vitor22 apenas não percebi uma coisa devo levar a gaiola comigo para o colocar logo la ou devo tê-la já pronta em casa para assim que ca chegar colocá-lo lá?
1Claudia
Membro

sábado jan 08, 2011 2:51 pm

Quando comprei o meu, meteram-no numa caixinha de cartão e demorei cerca de 10min a chegar a casa, ele tentou roer a caixa e não parava de espreitar pelos buracos, mas tal como foi dito não acho que seja muito tempo :wink: quando cheguei a casa coloquei-o logo na gaiola e ele teve imenso tempo a "explorar" e depois foi para a "casota" descansar.

isto é uma runner ball http://arcadenoe.sapo.pt/foto/_/328575 :)
jafs123
Membro

sábado jan 08, 2011 2:56 pm

eu quando comprei o meu primeiro tambem o colocaram numa de cartao mas a loja era a 2 minutos daqui só que agora fechou e abriu noutro local tambem aqui na zona só que não têm de momento:/
sendo assim vou comprar as coisas para a gaiola e limpá-la uns dias antes de ele chegar para ter tudo pronto :D
eu vi uma bola dessas numa loja mas tinha uma espécie de suporte... o suporte pode ser tirado? não reparei muito na altura nisso
1Claudia
Membro

sábado jan 08, 2011 3:01 pm

a que eu tenho nao tem suporte mas acho que sim dá para tirar, o suporte deve ser para apoiar a bola quando o hamster não está lá dentro, ou mesmo para o hamster correr no mesmo sitio ou seja quando o dono não o quer a andar pela casa. :roll: Mas isso sou eu a supor lol
Responder

Voltar para “Exóticos”