Comportamento Chinchila

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Figueles
Membro
Registado: segunda jan 10, 2011 1:16 pm

sexta jan 14, 2011 6:13 pm

Boa tarde a todos! Pois é, tenho duas chinchilas, a Lua e o Sol. A Lua que foi a primeira compreia numa loja, mais ou menos com 3 meses. O Sol comprei a um criador com 1mes e meio. Mas eles sao muito diferentes no temperamento. Como eu estava em Almada mas era de Lagos a Lua foi para a do meu Pai e era ele que cuidava dela. Eu estava sempre com ela aos fins-de-semana e ferias. Passado pouco tempo comprei o Sol pois nao queria que a Lua tivesse sozinha. A Lua mesmo quando a comprei e ate hoje é muito bruta. Nao gosta de festinhas e começa a fazer aqueles guinchos. E chega por vezes a mandar jactos de Xixi.. Sinceramente nao entendo, pois o Sol não é nem nunca foi assim. É super meigo, gosta de mimos, deixa sempre fazer festinhas, nunca mordeu ou teve comportamentos indesejaveis. Ja tiveram bebes e ela sempre foi boa mae, disso nao tenho queixas. Ah e tem a mania que manda em casa, ja tive de por dois comedouros, porque quando ponho a comida ate ela comer ninguem pode tocar. Tenta-se logo jogar ao macho. Ja estive a ler sobre chinchilas que eram criadas para uso da pele e que algumas eram para ser vendidas a lojas, sera o caso? De facto compreia numa loja e ja estou arrependida. Ela é linda e da-me bastante pena de ela ser assim. So deixa fazer festinha quando lhe dou comida a boca ou a maça ai sim ja deixa, mas não é grande coisa. . . Que dizem a isto? :?
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

sábado jan 15, 2011 2:35 pm

Ola Figueles.
Não há muito a dizer acerca do assunto... Resumidamente uma é muito mais socialvel que outra, fruto provavelmente de onde vieram... Na verdade a Lua como foi comprada numa loja de animais, não foi habituada desde pequena a um manuseio regular, o que por certo justifica o facto de não ser tão socialvel como o Sol que foi adquirido num criador.
O que tem de fazer é ter muita paciencia e insistir um pouco mais na sociabilização da Lua e vai ver que um dia ela vai se tornar bem mais meiga :wink:

Cumps
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Nouke
Registado: terça set 08, 2009 9:34 pm
Cães
Um monte de peixes
Rouxinol do Japão

sábado jan 15, 2011 2:38 pm

Figueles Escreveu:Ja estive a ler sobre chinchilas que eram criadas para uso da pele e que algumas eram para ser vendidas a lojas, sera o caso? :?
Não creio que seja daí porque o facto de serem criadas para uso da pele não altera o seu comportamento, altera apenas o seu fim.
Como é que fizeste a ambientação depois de comprares a Lua? Uma boa ambientação com uma boa interacção por norma não leva a esses comportamentos (embora cada chinchila tenha o seu próprio temperamento), as chinchilas só atiram jactos de urina quando se sentem ameaçadas portanto é óbvio que ela ainda não confia em ti.
Já agora, qual é a diferença de idades entre a Lua e o Sol?
Figueles
Membro
Registado: segunda jan 10, 2011 1:16 pm

sábado jan 15, 2011 3:52 pm

A lua tem mais meio ano que o sol!! Sempre tratei os dois de igual forma! Mas ela sempre foi assim. Em relação ao assunto da pele o que eu li é que como era para fazer uso da pele nao tinham contacto com o humano... Nao sei, vou tentanto domar aquela bicha linda =)
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo jan 16, 2011 11:10 am

isso não tem nada a ver, as chins têm personalidades vincadas, são como as pessoas nem todas são 100% sociaveis ou carinhosas etc
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”