Hamsters russos (anões) & Diabetes [informação/diario]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
PeTiNgA
Membro Júnior
Registado: quinta jul 31, 2003 12:45 pm

quarta set 24, 2003 5:43 pm

Eu comprei à cerca de 1 mês um hamster russo preto muito lindo, segundo o dono devia ter 2 mêses, por isso agora é capaz de andar entre os 3/4 mêses de idade, e recentemente descobri que tinha diabetes, que como já tinha reparado, parece ser frequentemente aparecer nesta raça, o que eu pretendo fazer neste tópico, é informar as pessoas de como, no meu caso, me levou a duvidar deste problema, de como confirmar, de como evitar e se possivel de como tentar melhorar a sua vida, depois de já ter bastante informação adquiridas em newsgroups e alguns outros foruns, bem, vamos começar.

Existem 3 principais sinais de diabetes num hamster
- Beber muita agua (~50ml, cerca de 3x mais que o normal parece-me)
- Comer muito
- Andar bastante na roda

Infelizmente, o meu hamster aos poucos e poucos começou a mostrar estes sinais, primeiro a agua, depois andar muito na roda e agora comer muito, mas mesmo assim, no caso de beber muita agua, tb poderá ser uma infecção urinária, então, como descobrir se ele tem mesmo diabetes?
Bem, o que se deve fazer quando se desconfia, é ir logo que possivel a uma farmácia, e comprar umas tiras para ver o nicel de glucose na urina, a mim um pacote de 50 tiras destes custou cerca de 3€, por isso também não é nada por aí além. Foi assim que finalmente tive a certeza absoluta, que a minha bolinha de pelo tinha diabetes, a partir deste momento, decidi ir pesquisar de como fazer o melhor tratamento, e o que eu vou tentar fazer daqui em diantes é
- Comprar Pedyalite (não sei se o nome do produto em portugal é este, mas em breve irei saber), isto é um produtuo normalmente usado em bébés para evitar desidratação, que por´acaso é um dos problemas dos hamster diabéticos, então, como li em vários sitios, vou fazer uma mistura de 50% Pedyalite, 50% agua para ele beber, para ver se assim evita-se desidratação e o muito consumo de agua, agora para descer os seus niveis de glucose;
- fazer uma dieta rica em vegetais, aumentando gradualmente para não ter diarreia, até chegar a uma altura que os vegetáis serão +- 50% da sua dose diária de comida. O outros 50% serão a comida normal que se compra em lojas, mas com a mais variedade possivel de sementes, e deve-se retirar manualmente as seguintes milho, sementes de girassól e amendois, pois contêm alto teor de calorias/gordura. Espero que daqui a um mês o seu nivel de glucose esteja mais normalizado.

Os diabetes nos nossos pequenos amigos, aparecem frequentemente entre os 2/3 mêses, e entre os 6/7 mêses, gostaria também de avisar para quem os possui, tentar tirar um bocado dakelas sementes que eu disse anteriormente, só para prevenir. Nunca se deve dar qualquer tipo de comida com calorias, ou seja, chocolate, queijo, etc.

Avisa aos criadores Parece que os diabetes passam de geração em geração, por isso, se virem algum dos vossos queridos com estes sintomas evitem que eles procriem até terem a certeza que eles não têm diabetes.

Eu criei este post para informar deste problema que poderá ser evitado e pelos vistos mesmo tratado se for detectado a tempo.

D
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

quarta set 24, 2003 7:30 pm

Olá Petinga!

Normalmente os hamsters só bebem cerca de 5 a 10 ml, a comida dá sempre para mais de 3 dais e as vitaminas também (um comedouro normal), na roda por acaso nunca verifiquei o tempo que eles andam... :oops:

Devias de te informar num veterinário!

Obrigado por colocares aqui o alerta!;)

beijinhos
mini
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado set 27, 2003 12:48 pm

Olá Petinga,
Parabéns pelo excelente texto e pesquisa... Gostei muito de ler.
O produto que falas para a desidratação... Em Portugal há vários no mercado, sendo um deles o Redrate. Vem em saquetas para misturar com àgua e já utilizei várias vezes em roedores ;)
Um abraço,
Moya
Responder

Voltar para “Exóticos”