Juntar Porquinhos da Índia & Pellets Madeira Prensada Lidl

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
backie
Membro
Registado: quinta mar 08, 2007 12:37 pm

sábado fev 12, 2011 5:18 pm

Muito boa tarde.

Vai fazer um ano que comprei os meus porquinhos da índia, duas fêmeas (Molly, Lola) e 1 macho (Baloo ou Balu, como queiram:)), desde aí eles sempre estiveram separados, pois mais ou menos até aos 8 meses os machos não podem ser castrados e decidi castrar o Baloo (que tem já 1 ano) há coisa de 2 semanas. Vai ter que ficar 8 semanas sozinho, porque ainda ficam restos de sémen e pode eventualmente cobrir as porquinhas, o que não é nada bom, visto a Molly e a Lola terem 12 e 10 meses, respectivamente, e nunca terem engravidado.

Mas o Baloo não me apoquenta muito, porque acho que elas o vão aceitar bem, mas no dia 31 de Dezembro comprei outra porquinha, que chamei de Cuca, uma Abissínio Tricolor e não as consigo juntar de forma nenhuma, elas (molly, lola) atacam sempre a pequenina e mordem. Até eu já levei um dedo furado por proteger a minha pequenita. Eu já as juntei em terreno neutro, uma vez, fiquei radiante porque se deram lindamente, outra vez, atacaram-na!

Agradecia que partilhassem experiências semelhantes, e que processo utilizaram para juntar os vossos bichinhos, agradecia imenso, visto que estou bastante afeiçoada à minha pequenita e não vejo outra hipótese senão dar a alguém de confiança!

E em relação ao Baloo? Irão elas reagir de forma positiva? :roll:

Outra questão que queria colocar é a seguinte:

Há uns meses a minha mãe encontrou no Lidl, uns rolos de madeira de pinho prensada, parecidos com o Cat's best que usávamos mas mais escuro e falou-me disso. Fomos investigar ao Lidl, é de origem 100% natural, sem químicos e muito pouco pó.
Primeiro ficamos apreensivas, mas procuramos na net, e encontramos num forum de coelhos, vários utilizadores que afirmavam que usavam como litter nas gaiolas e adoravam.
Já faz uns 4 meses que uso, e acho fantástico! Não faz tanto pó como o Cat's best, não se sente cheiros, e quase nunca as ouço espirrar.
Mais alguém utiliza estes pellets como litter?

São os Pellets Nova-Lenha que se vendem no super-mercado Lidl. Na embalagem diz:

- Pellets de madeira de alta qualidade
- Madeira de pinho: (100%)
- Madeira pura, prensada sem qualquer aditivo
- Grande valor calorífico (Aproximadamente) 4800 Kcal/kg 17500 KJ
- Baixo valor de cinzas: 0,68%
- Baixo valor de humidade: 6,61%

Alguém mais usa?

Desde já obrigada!

Cumprimentos,
Ana Nóbrega
<p><strong>''A indiferen&ccedil;a de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
RatosChinos
Membro
Registado: terça fev 08, 2011 2:52 pm

sábado fev 12, 2011 5:43 pm

Quanto aquilo das fêmeas se darem mal eu acho que é ou pela falta de espaço ou por causa de as duas estarem habituadas a viver sozinhas .
E acerca daquilo delas se darem bem com o baloo isso depende do seu feitio
pois podem não querer acasalar com o baloo e por não terem o cio. Cumprimentos!!!
backie
Membro

sábado fev 12, 2011 7:34 pm

RatosChinos Escreveu:Quanto aquilo das fêmeas se darem mal eu acho que é ou pela falta de espaço ou por causa de as duas estarem habituadas a viver sozinhas .
E acerca daquilo delas se darem bem com o baloo isso depende do seu feitio
pois podem não querer acasalar com o baloo e por não terem o cio. Cumprimentos!!!
Falta de espaço não é de certeza :lol: Tenho uma gaiola de 1mx50cm com um andar e ainda uma casinha exterior. Acho que é mesmo por não se conhecerem e estarem muito habituadas uma à outra. Obrigada!
<p><strong>''A indiferen&ccedil;a de um olhar, pode ser a resposta de um sorriso (:''</strong></p>
RatosChinos
Membro
Registado: terça fev 08, 2011 2:52 pm

sábado fev 12, 2011 9:10 pm

Olá de novo. Ocorreu-me uma coisa. Para elas se habituarem a outra porquinha podia tipo meter as duas gaiolas das porquinhas encostadas uma a outra para se poderem cheirar e conhecer melhor sem se magoarem.
backie
Membro

sábado fev 12, 2011 9:44 pm

RatosChinos Escreveu:Olá de novo. Ocorreu-me uma coisa. Para elas se habituarem a outra porquinha podia tipo meter as duas gaiolas das porquinhas encostadas uma a outra para se poderem cheirar e conhecer melhor sem se magoarem.
Também já tentei isso! :cry: Mas não funciona.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado fev 12, 2011 9:45 pm

Penso que esses pellets não são pra usar como litter... mas pra queimar na lareira. Pelo menos foi essa a ideia com que sempre fiquei!
backie
Membro

sábado fev 12, 2011 10:31 pm

marianamar Escreveu:Penso que esses pellets não são pra usar como litter... mas pra queimar na lareira. Pelo menos foi essa a ideia com que sempre fiquei!
Exactamente, são pellets para queimar. Mas visto serem 100% madeira natural e sem aditivos, sai bem mais em conta do que os famosos Cat's best e os pequenitos adoram :)
gins
Membro Júnior
Registado: sábado out 30, 2010 7:38 pm
*2.gatos
*1.PDI

sábado fev 12, 2011 11:36 pm

Dê tempo, mantenha as gaiolas juntas e mais tarde volte a tentar novamente em espaço neutro. Quando as voltar a juntar, tenha em atenção que muitos dos com comportamentos não são tão agressivos como parecem, são apenas para estabelecer dominância. Procure por mais informação em sites ingleses e videos no youtube, há muita informação sobre isso. :wink: Tenha também consciência de que elas podem nunca vir a aceitar a Cuca.

Quanto ao espaço da gaiola, pode ser um problema. Veja o site GuineaPigCages. :wink:

E quanto ao litter, não faço a mínima ideia se é bom ou mau...
<strong>Os animais dom&eacute;sticos <u>N&Atilde;O</u> s&atilde;o brinquedos. </strong>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo fev 13, 2011 4:23 am

Hmm... pois eu não confio em experimentar algo que não foi feito mesmo pra animais. Não obedecendo a normas, pode sempre contar algum componente tóxico...
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo fev 13, 2011 1:07 pm

se os rolos prenssados são iguais aos do continente e modelo não serve pa roedores pois são feitos de pinho para arderem melhor
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
chiquinho234
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

domingo fev 13, 2011 7:03 pm

Eu nunca vi essa madeira prensada do lidl á venda.Eu tive porquinhos da india e eu usava o Cat´s best para o fundo da gaiola deles e é melhor para eles.
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

domingo fev 13, 2011 9:53 pm

Eu ja usei esses rolos de madeira prensada desse supermercado. Apesar de serem muito absorventes e nao terem muito po, sao demasiado rijos para as patinhas. Uma das minhas meninas comecou a ficar com as patas inflamadas e tive de retirar isso... E tambem tem um certo cheiro a pinho que nao me deixou muito confortavel, porque ja li que isso nao eh bom.
Eh uma pena, porque realmente saia muito em conta...

Em relacao as porquinhas, eu tambem tinha 2 meninas que se davam muito bem, e decidi juntar uma outra - a Sookie que ja tinha 3 meses. (as outras tinham ja cerca de 9 meses).
Acho que tem a ver com a personalidade.
A Toffee aceitou bem, mas a Miya comecou logo por intimidar a mais nova. Encurralava-a a um canto e nao a deixava sair de la. Perseguia-a, e as tantas ja dava "bicadas" a qualquer uma das duas que se pusessem a frente. Ela ficou muito perturbada porque era a pseudo dominante da gaiola (digo pseudo porque a sorte dela foi a Toffee nunca lhe dar chatices). O stress foi tanto que ela chegou a saltar para fora da gaiola 2 vezes e comecou-lhe a cair pelo. E ela era a agressora!
Apos uma semana de correrias na gaiola, e alguns guinchos, a coisa comecou a compor-se. Agora a Sookie eh a maior de todas e ja se impoe. Ainda hoje ela nao se pode aproximar muito da Miya.

A diferenca na minha historia eh que nunca se morderam (por isso eu escrevi bicadas e nao dentadas). Era mais barulho e fogo de vista. Por isso tentei sempre interferir ao minimo para que se estabelecesse a hierarquia. Mas la esta, aqui nao houve dentadas nem sangue... E era uma contra uma, nao era as 2 mais velhas contra a mais nova.

Quando as colocou na gaiola, teve o cuidado de lavar a gaiola e mudar as coisas de sitio? ja me deram a sugestao de por um bocadinho de po de talco no rabinho para que todas tenham o mesmo cheiro.

Mas nesta fase em que ja tentou algumas vezes, nao sei se sera possivel.
Uma vez que essas porquinhas que ja tem sao territoriais, a gaiola deveria ser maior para 3 (ou 4 quando colocasse o macho de volta)...

O forum do guinealynx tem topicos de pessoas que tentaram juntar varios porquinhos - com sucesso e sem. Pode ser que ajude tambem.

Cumprimentos,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

domingo fev 13, 2011 10:47 pm

Realmente pode haver problemas com a junção de uma nova fêmea, pois os porquinhos têm uma hierarquia estabelecida entre eles, e um novo elemento causa desordem nessa hierarquia e é normal os mais velhos e fortes se tentarem impor aos mais novos, por vezes não de uma forma muito agradável.

No entanto, normalmente e por experiência, tal como aconteceu com a Marta isso só dura umas horas ou uns poucos dias de rebuliço e depois volta tudo ao normal.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça fev 15, 2011 12:01 pm

A minha opinião é que a personalidade deles é determinante.
Há 4 anos comprei um porquinho com cerca de 1 mês de idade.Passado 1 mês juntei-lhe um amigo com a mesma idade.O primeiro tentou logo "acasalá-lo", mas foi mesmo só nos primeiros dias, depois virou-se o feitiço...e nunca mais parou :?
Nunca se morderam, apenas tentativas de defesa, nunca houve sangue, mas houve arrancadelas de pêlo e guincharia de meia noite.
Tive que obviamente separá-los.Só se juntavam no recreio, e sempre o dominante atrás da "vítima", até que tive que fazer recreios separados também.Fui sempre tentando, mas nunca tive sucesso, só por breves instantes.Entretanto o meu pequeno Ruby partiu com quase 4 anos, no inicio deste ano.

Há 1 mês surgiu-me o pedido de adopção de outro porquinho, mas já com quase 3 anos e muito assustadiço.Mas vivem separados e vou promovendo encontros controlados, para ver como se dão.Creio que agora será mais dificil...mas para já ainda não correu mal.
Quero que sintam a falta um do outro para se querem juntar sem se portarem mal.Isto faz algum sentido?Vamos lá a ver.
Responder

Voltar para “Exóticos”