Chinchilas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Sisa
Membro
Registado: sábado jul 02, 2005 1:11 pm

quinta mar 24, 2011 10:49 am

Muito bom dia,

Vou adoptar duas chinchilas, e já á algum tempo que leio sobre elas, nos blogues e sites falam que elas gostam de roer madeira de pinho, macieira e outra que não me recordo e que estas nunca podem ser tratadas, o tratadas é tipo sulfatar? Isto é na vida inteira da árvore ela nunca pode ter levado um produto ou tipo foi sulfatada o ano passado e este ano lavamos bem e pudemos dar?

A nível de guloseimas só pudemos dar uma por dia, e são maça, uva, e snacs á venda em lojas de animais, não vi muito mais descrito?

Fico a aguardar as vossas respostas, beijinhos.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta mar 24, 2011 11:18 am

acho que um ano sem levar sulfato é bom, pois normalmente essa calda mal passa uma estação chovosa costuma e perde o efeito, daí sulfatar se todos os anos
Sisa
Membro

quinta mar 24, 2011 11:21 am

Obrigada Tekilla.
Lacasita
Membro Júnior
Registado: quarta nov 03, 2010 11:02 am
Localização: 12 chinchilas, 1 cadelinha, 1 canário, 1 coelha anã

quinta mar 24, 2011 2:10 pm

Quanto ao primeiro ponto não me posso pronunciar, mas em relação às guloseimas, uma por dia será demais. O ideal são talvez duas por semana, três no máximo. :wink:
Sisa
Membro

quinta mar 24, 2011 2:25 pm

Já ouvi as duas versões! Duas a 3 por semana e outra uma por dia... não sei.

O problema da informação na net é essa é que um diz uma cena o outro diz outra.....

Ninguem conhece um site ou fórum de confiança que tenha informação correta?
Lacasita
Membro Júnior
Registado: quarta nov 03, 2010 11:02 am
Localização: 12 chinchilas, 1 cadelinha, 1 canário, 1 coelha anã

quinta mar 24, 2011 2:31 pm

Veja a caixa de mensagens. :wink:
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta mar 24, 2011 2:45 pm

Sisa,

penso que a madeira sem tratamento seja referente a madeira em estado virgem, sem vernizes, tintas, ou outros produtos tóxicos.Não creio que tenha a ver com o cultivo da mesma...

Quanto às informações contraditórias que vamos lendo e ouvindo, todos nos deparamos com as mesmas.Conversando e trocando ideias com quem tem experiência parece-me a melhor aposta.

Também tenho ideia de que as goluseimas deverão ser mais espaçadas, pois causa diabetes nos diabretes :D

Felicidades com as suas novas inquilinas.
Sisa
Membro

quinta mar 24, 2011 5:37 pm

Olá Anioska muito obrigada pela resposta, concordo plenamente o ideal é mesmo troca de experiências, eu tenho macieiras em casa e sei que elas deve roer troncos para desgastar os dentes por isso era muito bom puder das lhes mas estava com receio porque são sulfatadas, mas pelo que parece desde que as lave bem posso dar, e claro que não seja pouco tempo depois de serem sulfatadas....

Ainda não as tenho comigo, estamos a ver se arranjamos boleia para elas virem para cima o Boquinhas e a Bagas estão em Faro e eu em Braga.

Obrigada e bjinhos
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta mar 24, 2011 7:16 pm

Eu defendo a ideia de que mais vale prevenir do que remediar. Não aconselho o uso de macieira para desgastar os dentes. Os meus pais têm macieiras mas nunca arrisquei. :wink:

Há tábuas de pinho não tratado em várias superfícies comerciais. São muito baratas, pode fazer uma casota para os 2 com uma tábua e ainda cresce muito material para construir brinquedos para elas roerem. :wink:

Não se esqueça de lhes comprar uma pedra de cálcio e alfafa (de preferência em cubos) para elas roerem.

Sabe o resto que deve comprar? :wink:

Parabéns pelo seu gesto! São animais fantásticos! :D :D
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

quinta mar 24, 2011 7:22 pm

quanto ás guloseimas pode-se dar passas, mas como já foi referido duas, três vezes por semana. não se esqueça que elas tomam banho com uma areia especial e não com água. boa sorte :)
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta mar 24, 2011 7:30 pm

pacoo Escreveu:quanto ás guloseimas pode-se dar passas, mas como já foi referido duas, três vezes por semana. não se esqueça que elas tomam banho com uma areia especial e não com água. boa sorte :)
Ups...esqueci-me das guloseimas. É isso mesmo, no máximo 2 por semana e sempre a vigiar os cócós. :wink:

Era à areia, ao feno e à ração que me referia no resto das coisas que a utilizadora tem de comprar.

Aproveito para relembrar que a transição da ração tem de ser gradual. :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”