hamsters

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta mar 31, 2011 10:57 pm

Boa noite,
Venho expor uma situação que me deixou um pouco incomodada, mas não conheço nem sou entendida no assunto para saber o que fazer.
Hoje, ao almoço com um grupo de amigas, uma delas contou-me que tem uma conhecida que tem uma cobra em casa e que a alimenta com hamsters que compra nas lojas :o

Ela compra os bichinhos nas lojas, mata-os em casa para servir ao outro bicharoco. Apesar de não perceber nada de repteis, penso os donos os alimentam com pequenos ratos, mortos e congelados (lamento se estivar a fizer uma barbaridade) e não com os hamsters vulgares que se compram nas lojas para animais de companhia? Isso é permitido?
Disseram-me até que ela os chegou a dar vivos à cobra (nem sei se é bom para ela). Caso isto seja normal, lamento a intervenção, o facto é que não imaginava que tal se fizesse. Se não, como se pode acuar neste caso?
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

sexta abr 01, 2011 7:55 am

joana_boris Escreveu:Boa noite,
Venho expor uma situação que me deixou um pouco incomodada, mas não conheço nem sou entendida no assunto para saber o que fazer.
Hoje, ao almoço com um grupo de amigas, uma delas contou-me que tem uma conhecida que tem uma cobra em casa e que a alimenta com hamsters que compra nas lojas :o

Ela compra os bichinhos nas lojas, mata-os em casa para servir ao outro bicharoco. Apesar de não perceber nada de repteis, penso os donos os alimentam com pequenos ratos, mortos e congelados (lamento se estivar a fizer uma barbaridade) e não com os hamsters vulgares que se compram nas lojas para animais de companhia? Isso é permitido?
Disseram-me até que ela os chegou a dar vivos à cobra (nem sei se é bom para ela). Caso isto seja normal, lamento a intervenção, o facto é que não imaginava que tal se fizesse. Se não, como se pode acuar neste caso?
Eu não tenho cobras, ma o que tenho lido aqui no fórum o pessoal costuma dar alimento vivo incluindo ratos o resto nao me lembro, agora hamsters axo que nunca ouvi falar por aqui, mas penso que nao dão hamsters como animal vivo por causa do preço.
alvespaula
Membro Júnior
Registado: sexta nov 05, 2010 6:19 pm

sexta abr 01, 2011 11:54 am

esta questão depende muito dos valores pessoais de cada um.

há pessoas em portugal que fazem criação de ratos e ratazanas para alimento de cobras portanto não faz muito sentido, a meu ver, essa senhora comprar hamsters em lojas.
há lojas que não estão raladas com o fim dos animais que vende mas nem todas serão assim. é uma estupidez uma pessoa andar a perder tempo a manusear um bicharoco para este acabar no prato de outro. é para isso que existem criadores de alimento.

uma vez que não conseguirás por a foto dessa pessoa em todas as lojas a avisar que ela compra hamsters para a cobra, o melhor será forneceres uns contactos de criadores para a tua amiga dar a essa conhecida. mas lá está, tem a ver com os valores de cada um. muito provavelmente essa senhora quer lá saber...
Última edição por alvespaula em sexta abr 01, 2011 2:50 pm, editado 1 vez no total.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta abr 01, 2011 12:26 pm

Essa senhora além de não quer saber dos hamsters também não quer saber da cobra. Além de pagar muito mais caro por um hamster, também não está a dar alimento que supra as necessidades da cobra. A nível de alimentação, ratz são bem mais nutritivas.
Como disse a Paula, existe quem crie e venda alimento específico para quê fazer isso?
Se é permitido? Nada proíbe, além do que a senhora quando vai comprar não deve explicar para que fim vai "servir" o hamster.
Diga à sua amiga, para ela transmitir à tal conhecida que existem criadores de alimento, e para talvez pesquisar um pouco mais sobre os cuidados a ter com um réptil, neste caso...cobra.

**
Kathamina
Membro Veterano

sexta abr 01, 2011 12:31 pm

Kathamina Escreveu:Essa senhora além de não quer saber dos hamsters também não quer saber da cobra. Além de pagar muito mais caro por um hamster, também não está a dar alimento que supra as necessidades da cobra. A nível de alimentação, ratz são bem mais nutritivas.
Como disse a Paula, existe quem crie e venda alimento específico para quê fazer isso?
Se é permitido? Nada proíbe, além do que a senhora quando vai comprar não deve explicar para que fim vai "servir" o hamster.
Diga à sua amiga, para ela transmitir à tal conhecida que existem criadores de alimento, e para talvez pesquisar um pouco mais sobre os cuidados a ter com um réptil, neste caso...cobra.

**
Edit: Para dizer que existem lojas de animais que vendem alimento.
joana_boris
Membro Veterano

sexta abr 01, 2011 1:41 pm

A tal conhecida até se diverte a contar histórias, dizendo que uma vez uma funcionária numa loja ficou um pouco emocionada com a comrpa do hamster por dizer ser um animal muito sociavel e até já se estar a afeiçoar a ele, claro que não soube, nem sabem os outras, para que fim são comprados, presumem todas que para companhia.

Ah, será certamente irónico o facto de a tal pessoa ter criado um grupo de defesa aos animais na escola, tendo espalhado cartazes com fotografias de chichilas, texugos, martas, etc com uma mensagem a indicar a quantidade de bichinhos necessários para fabricar um casaco :roll:

Vou tentar passar a ifnormação que me deram, aparentemente o mal não é só dos hamsters mas também da cobra que não esta a receber uma alimentação equilibrada. Apesar de não ser a favor de uns e contra outros, pois compreendo que as cobras também necessitam de uma alimentação equilibrada, tal como nós que também comemos animais, seria importante fazer uma distinção entre os anims para companhia e os animais para alimento. Eu também não vou a uma loja de animais comprar coelhos para fazer arroz.
alvespaula
Membro Júnior

sexta abr 01, 2011 3:00 pm

joana_boris Escreveu:A tal conhecida até se diverte a contar histórias, dizendo que uma vez uma funcionária numa loja ficou um pouco emocionada com a comrpa do hamster por dizer ser um animal muito sociavel e até já se estar a afeiçoar a ele, claro que não soube, nem sabem os outras, para que fim são comprados, presumem todas que para companhia.
cheira-me a desequilibrada com pitada de perversa.
mas também da cobra que não esta a receber uma alimentação equilibrada.
qualquer dia a cobra come-a :twisted:
Kathamina
Membro Veterano

sexta abr 01, 2011 5:09 pm

joana_boris Escreveu:A tal conhecida até se diverte a contar histórias, dizendo que uma vez uma funcionária numa loja ficou um pouco emocionada com a comrpa do hamster por dizer ser um animal muito sociavel e até já se estar a afeiçoar a ele, claro que não soube, nem sabem os outras, para que fim são comprados, presumem todas que para companhia.

Ah, será certamente irónico o facto de a tal pessoa ter criado um grupo de defesa aos animais na escola, tendo espalhado cartazes com fotografias de chichilas, texugos, martas, etc com uma mensagem a indicar a quantidade de bichinhos necessários para fabricar um casaco :roll:

Vou tentar passar a ifnormação que me deram, aparentemente o mal não é só dos hamsters mas também da cobra que não esta a receber uma alimentação equilibrada. Apesar de não ser a favor de uns e contra outros, pois compreendo que as cobras também necessitam de uma alimentação equilibrada, tal como nós que também comemos animais, seria importante fazer uma distinção entre os anims para companhia e os animais para alimento. Eu também não vou a uma loja de animais comprar coelhos para fazer arroz.
Essa moça não deve bater bem da pinha :roll:
joana_boris
Membro Veterano

sexta abr 01, 2011 5:19 pm

Pois, só pode mesmo :roll:
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo abr 03, 2011 8:20 am

De facto não se entende, mas também já não me choca. Nunca tive cobras, porisso não posso falar de experiencia, mas uma pessoa disse-me hà uns dias, no seguimento de uma conversa sobre este mesmo assunto, que os pêlos do hamster são prejudiciais à cobra.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo abr 03, 2011 10:32 am

vou fazer um bocado de advogado do diabo porque são a ser um nadinha hipócritas em algumas intervenções. Não há animais de primeira e animais de segunda, logo, ser criado para alimento não implica que não tenha uma boa vida e que não seja sociável. Aliás tenho-me batido sempre pela criação de alimento com boas condições para os progenitores. Não há diferença alguma em abater um hamster de loja ou uma rat de criador. Ambos sao animais e ambos estiveram vivos.
Eu não o faria por várias razões, não consigo abater o hamster e o preço comprado em loja é demasiado alto. Mas rato é rato e tem direito a ser bem tratado.
O hamster não é o melhor alimento, mas não deixa de ser alimento.
Não dou nem darei alimento vivo por duas razões (e atenção que por vezes também chamam alimento vivo ao que já está morto e congelado), porque pode ferir o predador e não há necessidade de prolongar o sofrimento da presa, além de muitas bactérias serem eliminadas com a congelação.

Para mim, também não há diferença entre comer um coelho de loja e comer um coelho de "aviário" (cunicultor), pois são ambos coelhos, lá está, as únicas diferenças são o preço e o tamanho (por vezes nem isso).
Aceitaria a crítica sim, se fosse um vegan a falar que não come carne de modo nenhum, críticas de omnívoros sobre este assunto é que não compreendo (e eu nem como coelho).
A senhora não será maluca, a única coisa que achei digna de chamar pírulas foi mesmo a parte de se divertir, porque a cobra terá eventualmente que comer.
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

domingo abr 03, 2011 10:47 am

off topic, na asia as cobras rateiras comem hamsters e até hoje nenhuma cuspiu bolas de pelo, nao se deve dar sao os long hair ou angórás pois são mutaçoes com muito pelo, sempre dei hamsters, mus, ratz e catrefadas de ratos mas sempre de pelo curto
joana_boris
Membro Veterano

domingo abr 03, 2011 2:22 pm

Olá buzio, obrigada pela intervenção.
Como já disse não percebo do assunto e admiti poder estar a dizer uma barbaridade. A verdade é que fiquei um pouco mal-impressionada, o que não implica que não se faça e que não seja meu o problema por não estar familiarizada com o assunto.
E também não ahco que os animais devam ser melhor ou pior tratados consoante o fim que têm.

Talvez seja um pouco falta de respeito àqueles que criam para companhia comprar animais para alimento quando há outros que criam para alimento. Embora acredite que muitos se estam pouco lixando.

Consigo compreender os dois ponto de vista. Antes de abrir o tópico tinha a ideia de que se compravam os ratinhos já mortos para servir de alimento as cobras, agora estou a perceber que não é bem assim.

De qualquer forma, achei a intervenção interessante, permite ver outro ponto de vista. Na minha opinião a pessoa em questão gaba-se de comprar e matar os hamsters em casa e/ou dá-los vivos à cobra para dar ares de mázona/durona e faz disso tema de conversa para chocar outras pessoas. Eu vim aqui expor o assunto para perceber se era motivo de preocupação ou perfeitamente normal.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo abr 03, 2011 2:36 pm

ser idiota, infelizmente, é cada vez mais normal.... por isso disse que a única coisa que fazia dizer que a senhora é um bocadinho pírulas é mesmo a atitude.
Quanto a não ser educado explicar para que fim se trata, duvido que a maioria das pessoas em loja quisesse saber.

As cobras são alimentadas normalmente com ratos mortos, congelados e depois descongelados.
a maior parte das vezes nem são pequenos, são bem grandes.
Mas, há muita gente a criar em casa para alimento e defendo que qq que seja o caso ou situação, mesmo os que são alimento devem ser correctamente tratados.

Sempre criei pets e também já criei alimento e não foi por isso que saíram bravos, desequilibrados ou piores pets, como algumas das foristas daqui da arca podem comprovar.
alvespaula
Membro Júnior

domingo abr 03, 2011 3:13 pm

buzio Escreveu:vou fazer um bocado de advogado do diabo porque s�o a ser um nadinha hip�critas em algumas interven��es. N�o h� animais de primeira e animais de segunda, logo, ser criado para alimento n�o implica que n�o tenha uma boa vida e que n�o seja soci�vel. Ali�s tenho-me batido sempre pela cria��o de alimento com boas condi��es para os progenitores. N�o h� diferen�a alguma em abater um hamster de loja ou uma rat de criador. Ambos sao animais e ambos estiveram vivos.
iniciei a minha intervenção com "isso depende dos valores de cada um".
estava a referir-me a algo emocional... quem cria animais para os comer ou dar de alimento a outro obviamente que os trata bem e disso não tenho dúvidas. mas comer uma coisa pelo qual se tem afecto é para mim sobre-humano. seria incapaz de comer as minhas ratazanas ou de as dar de comer a uma cobra só e apenas porque tenho um elo emocional, afectivo e protector para com elas.

é verdade que não há animais de primeira e outros de segunda mas em relação aos humanos já não posso dizer o mesmo, que é o que está aqui em causa.
tenho aqui um cão para adopção, onde o vacinei, desparasitei, treinei-o a fazer as necessidades na rua e a ser bem-comportado e amigo para depois acabar no tacho de alguém que não respeita as intenções de outrem. é só isso que está aqui em causa... e isso tudo depende dos valores pessoais de cada um.
Responder

Voltar para “Exóticos”