Curiosidade sobre o murganho
-
- Membro
- Registado: quarta nov 17, 2010 8:52 pm
- Localização: Iguana Verde, Cobra do Milho (fase amel. albina), Chinchila (cor Cinza), Ratazana Doméstica, Gato Eu
Olá users,
Ouvi uma história que me deixou deveras curioso, foi o seguinte:
A mãe de um amigo meu contou'me que uma vez teve um hamster (não sei que espécie) e que este fugiu e nunca mais o viram, só que passado uns tempos começaram a ver "ratos" (usando a expressão dela), ou seja murganhos, de cores idênticas à do hamster. A questão que venho colocar é se é possível fazer cruzamento de murganhos com outros roedores de tamanho equivalente, seja da mesma ordem, família, subfamília ou algo do género? E se sim como sei se esta espécie é compatível com aquela
A mãe de um amigo meu contou'me que uma vez teve um hamster (não sei que espécie) e que este fugiu e nunca mais o viram, só que passado uns tempos começaram a ver "ratos" (usando a expressão dela), ou seja murganhos, de cores idênticas à do hamster. A questão que venho colocar é se é possível fazer cruzamento de murganhos com outros roedores de tamanho equivalente, seja da mesma ordem, família, subfamília ou algo do género? E se sim como sei se esta espécie é compatível com aquela
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita
nao sou muito experinte mas minha mae cotou-me que um dia o meu pai ofereceu dois hamsters(pensavam eles que eram ambos machos) num dia fugiram e passado tempo era so ratos, hamster misturado com ratos e os gatos ate se assustavam com tanto ratos e em vez dos afugentarem punham-se a olhar e a brincar com eles, roiam tudo e a minha mae ate apanhou fobia aos hamsters,eu acho que é possivel, visto que sao roedores, mas nao sei, como eu ainda nao era nascida e so a pouco tempo tenho como amiginho hamster nao sei,nunca me atrevi a fazer essa experiençia
,espero que venha alguem mais experiente venha dizer se é possivel ou nao 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Bem, se existem casos de hibridação ente lobo e coiote, lobo e cão, lobo e chacal... seria também possível a hibridação entre certas espécies de roedores?
Sinceramente hamster x rato parece-me alucinação
Mas murganho x rato parece-me bem possível.
Sinceramente hamster x rato parece-me alucinação

Mas murganho x rato parece-me bem possível.
-
- Membro
- Registado: quarta nov 17, 2010 8:52 pm
- Localização: Iguana Verde, Cobra do Milho (fase amel. albina), Chinchila (cor Cinza), Ratazana Doméstica, Gato Eu
Temos de ter em conta que toda a gente que não está informada chama hamster a um roedor que se tenha em casa, seja ele de facto um hamster, um gerbo, um sírio, etc. E acho que logo duas pessoas a dizer o mesmo deve ter algum pingo de verdade

Mariana, rato como assim?marianamar Escreveu:Mas murganho x rato parece-me bem possível.
-
- Membro Veterano
Sim eu sei, mas terão um nome científico diferente certo? Não sei o que lhes chamar :S
Mas exactamente por serem murganho x murganho parece-me possível, tal como seria possível o cruzamento entre uma ratazana doméstica "pet" e uma ratazana selvagem.
Mas exactamente por serem murganho x murganho parece-me possível, tal como seria possível o cruzamento entre uma ratazana doméstica "pet" e uma ratazana selvagem.
Só é possível o cruzamento entre sub-espécies. Sendo o murganho e o hamster de espécies diferentes mesmo que se cruzassem os embriões não seriam viáveis. Biológicamente é impossível, isso não passa de histórias.Kyapo Escreveu:Olá users,
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
Pois, então é como com as ratazanas, Mus musculos "fancy" e Mus musculus selvagens...
Bem bem bem... então agora vou eu contar uma história, na primeira pessoa! Nunca ouvi dizer... vi mesmo, com os meus próprios olhos.
Como a maioria de voces sabem, tenho bastantes hamsters, ora, como é óbvio la se consegue soltar um ou outro da gaiola, ou roi e consegue fugir, etc. Não passam da divisão porque está fechada e até tenho um ninho no chão para essas eventualidades.
À uns três anos atrás os meus vizinhos do lado tinham imensas ratazanas e ratos (selvagens) atraídos pelas rações dos animais (têm galinhas, patos, ovelhas, cães.. na altura até tinham avestruzes). Essas mesmas ratazanas (os ratos nem por isso, é bem raro) vinham para o meu lado, e chegaram a fazer ninho numa zona inacessível a nós, mesmo no anexo onde estão os hamsters, aproveitando-se de pequenas quantidades de feno/aparas/comida que iam encontrando pelo chão.(credo cada vez que me lembro disto da-me uma impressão danada
... bendito seja o meu cão que conseguiu erradicar a bicharada, não gosto de utilizar veneno)
Pois bem, uma das minhas hamsters fugiu durante uma noite, sem qualquer outro hamster simultâneamente. Qual não é o meu espanto, quando, passados uns dias (não contei o tempo de gestação pois não estava a contar - de facto ela parecia mais cheinha mas pensei eu que fosse apenas gorda), lhe vou a dar comida e vejo 3 hamsters bebes com cauda grande
!! Mais enrugados que o normal e com o focinho um pouco mais comprido! Dois morreram no dia seguinte, o outro que ficou morreu uma semana depois. Confesso que estava bastante curiosa com o que ia dali sair. Que me lembre era cinza muito escuro, ainda não tinha mt pêlo, só a típica penugem, mas já se notava que ia ser escuro, provavelmente black.
É uma história e tanto, parece daquelas dos pescadores... quando li alguns dos comentários a dizer q era impossível, comecei logo a rir-me a lembrar-me deste episodio. É possível sim senhor... não só com ratos, porque os habitantes errantes da casa do hamster na altura eram mesmo ratazanas! E esta, hein?
Como a maioria de voces sabem, tenho bastantes hamsters, ora, como é óbvio la se consegue soltar um ou outro da gaiola, ou roi e consegue fugir, etc. Não passam da divisão porque está fechada e até tenho um ninho no chão para essas eventualidades.
À uns três anos atrás os meus vizinhos do lado tinham imensas ratazanas e ratos (selvagens) atraídos pelas rações dos animais (têm galinhas, patos, ovelhas, cães.. na altura até tinham avestruzes). Essas mesmas ratazanas (os ratos nem por isso, é bem raro) vinham para o meu lado, e chegaram a fazer ninho numa zona inacessível a nós, mesmo no anexo onde estão os hamsters, aproveitando-se de pequenas quantidades de feno/aparas/comida que iam encontrando pelo chão.(credo cada vez que me lembro disto da-me uma impressão danada

Pois bem, uma das minhas hamsters fugiu durante uma noite, sem qualquer outro hamster simultâneamente. Qual não é o meu espanto, quando, passados uns dias (não contei o tempo de gestação pois não estava a contar - de facto ela parecia mais cheinha mas pensei eu que fosse apenas gorda), lhe vou a dar comida e vejo 3 hamsters bebes com cauda grande

É uma história e tanto, parece daquelas dos pescadores... quando li alguns dos comentários a dizer q era impossível, comecei logo a rir-me a lembrar-me deste episodio. É possível sim senhor... não só com ratos, porque os habitantes errantes da casa do hamster na altura eram mesmo ratazanas! E esta, hein?

-
- Membro Veterano
Ui, e esta é bem invulgar!
Mas a mãe natureza é uma caixinha de surpresas! Obrigada pela pérola
Mas a mãe natureza é uma caixinha de surpresas! Obrigada pela pérola