aparas de mogno

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
veela
Membro
Registado: terça set 25, 2007 6:33 am
Localização: 4 Chinchilas (Six, Mia, Dexter e Gilly), 1 Yorkshire Terrier (Minnie), 3 Ratz (Kali, Gaia e Arya)

quarta mai 04, 2011 10:18 pm

Olá!
Aqui perto de casa tenho uma carpintaria e lembrei-me de ir lá pedir ao dono para guardar as aparas que ficam quando ele trabalha com as madeiras para poder aproveitar para pôr no fundo das gaiolas das minhas chinchilas, mas esqueci-me de lhe dizer os tipos de madeira que podia ser e ele deu-me um saco de aparas de mogno misturadas com aparas de pinha. Será que faz mal? As chinchilas não comem as aparas, é mesmo só para absorver o xixi mas não sei se o mogno lhes fará mal. =/
Obrigada a quem responder. =)
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quarta mai 04, 2011 10:43 pm

o problema é essas aparas estarem minadas de pó, isso numa semana traria infeções oculares e respiratorias aos animais, eu nunca arrisquei isso, ja trabalhei numa carpintaria e nunca me agradou prefiro comprar aparas já aspiradas
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

quarta mai 04, 2011 11:47 pm

Além do pó, existe madeiras que elas não podem comer e posso lhe garantir que elas de vez em quando dão umas trincas nas aparas, sinceramente acho que não vale o risco.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mai 05, 2011 1:07 am

Além de que mesmo a madeiro de pinho não é aconselhada... exala vapores tóxicos.
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

quinta mai 05, 2011 8:07 am

marianamar Escreveu:Além de que mesmo a madeiro de pinho não é aconselhada... exala vapores tóxicos.
não aconselhada porque?
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quinta mai 05, 2011 9:20 am

Fiz citar de um tópico da zona dos répteis.
MBocke Escreveu:Boas,

Propriedades do Fenol:
Massa molecular 94,111 g/mol
Ponto de fusão 40,89 °C
Ponto de ebulição 181,87 °C
Densidade 1,0545 g/cm³
Índice de refração 1,5408

(...)
O problema do pinho seria a libertação do vapor de fenol, cujas propriedades acima demonstram que caso não queira manter a temperatura das chinchilas acima dos 180º ( :lol: ) não deverá haver preocupações com tais vapores.

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 11:00 am

cinza2009 Escreveu:
marianamar Escreveu:Além de que mesmo a madeiro de pinho não é aconselhada... exala vapores tóxicos.
não aconselhada porque?
Pronto, vou reformular a resposta.
Não é aconselhada PORQUE exala vapores tóxicos.

Pure, o fenol não actua só a 180º... de onde tiraste essa ideia?
http://www.ratfanclub.org/litters.html
Pure
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 11:11 am

Fiz a interpretação dos dados encontrados no fórum, do post da área dos répteis que citei, o valor para ebulição (portanto passagem do líquido para o gasoso = vapor tóxico) será acima dos 180º.
Só coloquei a resposta pois houve a indicação dos tais vapores tóxicos, que nem nos répteis com temperaturas à volta dos 40/45º (estilo spot para dragão barbudo) haverá problema.
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 12:13 pm

Epa, não estou a dizer que não estás correcto... só que na minha pesquisa sobre aparas em exóticos, nunca encontrei tal informação. É caso para cruzar informações! Quem sabe é mesmo assim?...

Não podemos esquecer-nos que o tipo de aparas é diferente... aparas pra répteis vs pra mamíferos. As aparas para répteis são lascas duras, pedaços de madeira... as aparas para mamíferos são lascas fininhas, serradura...
Pure
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 12:54 pm

Não sei se haverá diferença entre aparas e madeira em si (no que diz respeito à libertação de vapor do fenol), no entanto as informações foram colocadas num tópico acerca da madeira para construção de terrário, não era referente ao uso do material como substracto.

Mas calculo que as informações postadas sejam correctas.

Cumprimentos
Pure
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 12:59 pm

Já agora deixo aqui o link para o tópico de onde citei a informação postada pelo "MBocke"

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ores+pinho
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 3:45 pm

Eu penso que o pormenor de serem tábuas, lascas ou serradura fará diferença. Uma tábua tem uma densidade completamente diferente de uma lasca de serradura...

Imagina... tens um hamster a viver num terrário construído com madeira de pinho. Em poucas semanas a urina do hamster vai entranhar-se na madeira de tal forma que o odor será terrível. A urina é húmida e quente, além de que tens um ser vivo a mover-se e a respirar num espaço fechado (com mais ou menos ventilação). Assim, a temperatura do terrário vai ser muito maior que a temperatura ambiente. Mesmo tratando-se de um mamífero que dispensa aquecimento através de lâmpadas.

Agora imagina um ambiente onde o animal vive sobre litter, lascas fininhas de serradura. Em poucos dias o local onde o hamster urina vai estar completamente encharcado. Penso que os vapores da urina se misturarão com o fenol... que a urina serve como "motor de arranque" dos vapores de fenol.

O que quero dizer é que a urina, quente, húmida e por si só ácida, pode ajudar a "acordar" o fenol... mas isto é só uma teoria minha, não tenho certeza nem muita vontade de sujeitar um bicho à experiência x)

Também uso litter de pinho... as aparas da versele-laga. Mas numa gaiola com muitos andares de altura, e os animais passam a maior parte do tempo nos andares do topo. Numa gaiola mais baixa onde o animal está em cima das aparas 100% do tempo, prefiro outros tipos de litter.
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

quinta mai 05, 2011 3:58 pm

Para as chinchilas a madeira recomendada quer para construção da gaiola, para fazer plataformas, para usar no fundo é RECOMENDADO A MADEIRA DE PINHO. O que não se pode fazer é utilizar pinho tratado ou verde.
marianamar
Membro Veterano

quinta mai 05, 2011 4:36 pm

Sempre pensei que a madeira NÃO fosse recomendada para a construção de qualquer gaiola de roedores :?
Exactamente por serem roedores... que roem. E para prevenir infiltração de urina. Gaiolas de rede com níveis de plástico ou vinil é o mais aconselhado...
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta mai 05, 2011 5:29 pm

A minha gaiola é num aglomerado ou assim e tem depois um tabuleiro baixinho de plástico no fundo, assim não fazem xixi directamente na madeira. E quanto a roer, são degus, supostamente super destruidores, mas a gaiola permanece intacta e eles já la estão a 2 meses.

EDIT: permance intacta... fora as grades que perderam um pouco o seu branco em baixo... e duas marcas na madeira de usarem a roda quando está encostada a parede. :roll:
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
Responder

Voltar para “Exóticos”