Ninho de um hamster

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
juresende
Registado: quarta set 09, 2009 12:51 pm

quarta jun 15, 2011 5:54 pm

Ola vou adquirir um hamster e queria saber se posso usar algodao para animais no ninho agradeço a respota o mas rapidamente :D :D
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta jun 15, 2011 5:55 pm

Não.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta jun 15, 2011 7:16 pm

element Escreveu:Não.
Curto e grosso! :lol:

Mas eu vou um pouco mais além e explico porquê.

O ninho é onde o hamster dorme, e onde, na maioria dos casos, guarda a comida! Esta é uma parte muito importante, porque pelo ninho morrem alguns hamsters, se for utilizado o material errado. E infelizmente é um erro bastante comum e pouco conhecido como erro – Refiro-me ao uso de algodão… exactamente, esse material fofinho que parece tão inofensivo e eles tanto adoram!

O algodão pode fazer com que o hamster perca algum membro, pois prende-se nas patinhas e faz amputação. Ou poderá mesmo causar morte…

Isto porquê?

Os hamsters podem sem querer engolir o algodão. Durante a digestão, quando o algodão entra no intestino, muito dificilmente consegue sair, porque o intestino dos hamsters não tem músculo, são as fezes que empurram as restantes e assim sucessivamente para que sejam expelidas, logo o algodão acaba por obstruir o intestino, muitas vezes causando um prolapso rectal (que é basicamente a saída do intestino para o exterior do ânus), algo que é muito difícil de tratar nos hamsters.
Esta regra aplica-se tanto ao algodão normal, como ao dito “algodão específico para hamster” que tanto se vêem nas lojas de animais.
O ideal para o ninho é o uso de feno, que além de o manter aquecido e confortável, serve para gastarem as dentuças (ou mesmo de alimento em alguns casos).
No inverno se quiser pode acrescentar tiras de papel higiénico ou de cozinha (sem cheiro e sem cor) para o manter mais quentinho.
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quarta jun 15, 2011 11:49 pm

__dani__ Escreveu:(...)
Mas eu vou um pouco mais além e explico porquê(...)
Chata pá
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta jun 16, 2011 1:53 am

Pure Escreveu:
__dani__ Escreveu:(...)
Mas eu vou um pouco mais além e explico porquê(...)
Chata pá
Eu sou assim :twisted:

Mas voces adoram-me que eu sei! 8) ahaha
MaryR
Membro Júnior
Registado: sábado ago 01, 2009 7:10 pm

quinta jun 16, 2011 11:44 am

Bom dia, tenho um hamster a relativamente pouco tempo (2 semanas) e ao ler este tópico fiquei preocupada... Será que estou a usar o material apropriado no ninho do meu hamster?

Passou a publicidade, comprei este produto:

http://www.pet4you.net/roedores/alojame ... dores.html

Fiz bem?? :S

Obrigada a todos
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta jun 16, 2011 12:01 pm

__dani__ Escreveu:
element Escreveu:Não.
Curto e grosso! :lol:

Mas eu vou um pouco mais além e explico porquê.

O ninho é onde o hamster dorme, e onde, na maioria dos casos, guarda a comida! Esta é uma parte muito importante, porque pelo ninho morrem alguns hamsters, se for utilizado o material errado. E infelizmente é um erro bastante comum e pouco conhecido como erro – Refiro-me ao uso de algodão… exactamente, esse material fofinho que parece tão inofensivo e eles tanto adoram!

O algodão pode fazer com que o hamster perca algum membro, pois prende-se nas patinhas e faz amputação. Ou poderá mesmo causar morte…

Isto porquê?

Os hamsters podem sem querer engolir o algodão. Durante a digestão, quando o algodão entra no intestino, muito dificilmente consegue sair, porque o intestino dos hamsters não tem músculo, são as fezes que empurram as restantes e assim sucessivamente para que sejam expelidas, logo o algodão acaba por obstruir o intestino, muitas vezes causando um prolapso rectal (que é basicamente a saída do intestino para o exterior do ânus), algo que é muito difícil de tratar nos hamsters.
Esta regra aplica-se tanto ao algodão normal, como ao dito “algodão específico para hamster” que tanto se vêem nas lojas de animais.
O ideal para o ninho é o uso de feno, que além de o manter aquecido e confortável, serve para gastarem as dentuças (ou mesmo de alimento em alguns casos).
No inverno se quiser pode acrescentar tiras de papel higiénico ou de cozinha (sem cheiro e sem cor) para o manter mais quentinho.
Responder

Voltar para “Exóticos”